Carro esquentando! { Resolvido}

Thomas

Administrator
Galera, seguinte.

Já procurei no fórum todo e tem assuntos relacionados a isso, mas nada CONCRETO acerca desse defeito.

Alguns dizem ser relacionado ao ar condicionado, a tal " torre".... ao congelamento dos tubos do ar condicionado que para de funcionar..

Seguinte, meu carro apresenta:

1- Ar condicionado para de gelar depois de uns 15 minutos ligado, como se desligasse o compressor e ficasse só no ventilador;

2- Ventuinhas ligam normalmente ( as 2)

3- A temperatura do carro sobe sem explicação. Não precisa estar com o ar condicionado ligado, depois de uns 15 minutos andando ( de boa, sem correria) a temperatura sobe até atingir 110C e o carro acusa temperatura alta com o simbolo de arrefecimento e as 2 ventuinhas ligam e o carro demora muito pra abaixar a temperatura... Eu nem fiquei andando com ele até baixar.

Não sei se tem relação com o ar condicionado, o certo é que ele esquenta estando ou não o ar ligado.
Meu filtro do ar já verifiquei e está em ordem...
Já verifiquei caixa de fusiveis que fica em cima de bateria, são 3 fusiveis de 30, todos normais!

Qual a solução galera?

Vou levar segunda em um eletricista, mas esses erros são complicados de diganosticar e não quero que o eletricista me dê mil soluções pra ir trocando peça por peça até encontrar o problema.

Abração e obrigado

Thomás Lélis
 
Thomas,

Parece que os dois defeitos são isolados entre si.

Quanto ao ar condicionado, ele está congelando depois de algum tempo o radiador interno devido ao excesso de umidade, o que faz com que a quantidade de vento diminua bastante e deixe de gelar.Na maioria das vezes, isso se deve a problemas no filtro secador, que existe justamente para não deixar o ar úmido antes de passar por esse radiador.Ele é feito de sílica gel em seu interior.Talvez seja necessário trocá-lo.Aproveite e revise o sistema.Com certeza vc usa bastante o ar aí em RP por razões óbvias, logo o desgaste dele será maior.

Quanto ao aquecimento, acredito que trocando a bomba d'água e a válvula termostática resolva o problema.Esses dois itens devem ser trocados a cada 60.000 km, de acordo com os manuais da Audi.Bomba d'água e válvula termostática ruins certamente farão o carro esquentar caso ligue o ar condicionado.Caso ainda não tenha trocado a correia dentada ( além do tensor e do rolamento ), faça junto com a troca da bomba uma vez que estará tudo incluso na mesma mão de obra.

Uma dica: a bomba original Audi tem interior de plástico e costuma durar bem mais do que as que vemos por aí, que tem interior em ferro.

Feliz 2013!!

Abs,

Patrick Mello
 

Thomas

Administrator
Opa Patrick, obrigado pelas dicas.

De fato eu achei que poderia estar relacionado, uma vez que os problemas começaram juntos...

Pode ser coincidencia, pois o carro esquenta sem precisar ligar o ar.

Sobre esse tal filtro secador, vou dar uma pesquisada, sabe algum lugar barato para encontra-lo?

Agora correias, tenseonador foram trocados com 60 mil.. vou esperar mais.,
Agora bomba dagua e valvula termostatica acredito que não.... pode ser isso mesmo.... que faz o carro esquentar...

Tem aqueles kits da ECS que vem correias, bomba dagua, tudo junto e a bomba dagua é de rotor de ferro, tu fala que dura menos que a de plastico?

O pessoal diz o contrário.. kkkk
 

alexsp91

Membro
Qnt ao arrefecimento, realmente tem q ver a termostatica, pressao bomba d'agua, tem q verificar a circulacao da agua, ver como esta a tampa do reservatorio...

sao coisas faceis de verificar...

manda mp q te ajudo no jeito mais basico soh pra verificar por cima, termostatica compra a original vw/audi, paguei 25 dolares na ecs' o anel de borracha vc consegue comprar aqui por 1~2 reais
 

brunaum00

Novato
Show, achei o tópico que precisava!

Passei pelo mesmo problema na segunda-feira. Meu carro começou a esquentar muito e, logo que passou dos 90º eu parei. A água estava borbulhando MUITO no reservatório de expansão.

Estava com o Ar ligado e, percebi que o ar começou a esquentar. Verifiquei nos botões do ar e ele estava desligado, somente na ventoinha mesmo... e a temperatura subiu com menos de 15 minutos rodando com o carro. No momento ele está no mecanico. Pelo diagnóstico, a bomba d´água foi pro pau mesmo :(....

Pesquisei algumas coisas na internet e disseram que esse problema do ar também é relacionado a um relé que tem no motor, procede? Se sim, onde encontro esse relé?

Abraço pessoal.
 

della

Membro
Diz uma coisa, o a/c para de funcionar quando a temperatura sobe, é isso?
Quais tubos estão congelando?

Sobre o aquecimento, aposto na bomba d'água.

Sobre o filtro secador, isso não tem nada a ver, ele não deve ser substituído a menos que o circuito de refrigeração do a/c tenha que ser aberto para manutenção e assim permaneça por muito tempo.
A função deste filtro é reter umidade do gás refrigerante que circula no compressor, nada tem a ver com o ar que circula pela cabine.

Abraço e feliz 2013!!!
 

Thomas

Administrator
Fiquei um tempão falando com o Alex ( obrigado meu caro!!!)

E ele me deu umas dicas.
Olhamos o retorno do liquido de arrefecimento e me parece normal, então de primeiro momento descartamos a bomba dágua.

Me parece ser valvula termostatica, pois ainda não foi trocada.
Irei ver com meu mecanico de trocar ela e ver se resolve...

Sobre o ar condicionado, eu reparei que ele para de gelar junto com a temperatura alta.... será que se arrumar a temperatura o ar volta a funcionar!??! será que é uma " proteção" do carro desligar o ar pq o carro ta muito quente???
 

Jordaum

Aro 99
Também acho que seus problemas não tem ligação não, pois a ventoinha esta armando. Se não tivesse ventoinha funcionando, ai até poderia ser, mas o ar funciona mesmo sem a ventoinha girando..


Mas eu resolveria primeiro o problema do aquecimento, pois pode mesmo ter alguma proteção que desligue o ar em caso de aquecimento (se bem que quando o ar ta funcionando, gira as duas ventoinha, o que ajuda a esfriar mais o carro. )

Se a água esta circulando normal, realmente a bomba dagua funciona, mas o volume de agua que retorna é normal? Dependendo da km do seu carro, eu já trocaria a termostática e a bomba dagua, pra economizar na m.o., coloca ainda o G12 e fica tudo zero km..

O Patrick falou que troca a cada 60mil km, mas se me lembro bem, da ultima vez que consultei isso era 120mil km.. (mas troquei o kit todo com 50mil, por via das duvidas.. eheh)

[]s,
Jordão
 

della

Membro
Se o a/c está parando quando ocorre o aquecimento, é certeza que ele é desligado pra diminuir a temperatura, dia desses estava folheando o manual do carro e li que inclusive ele pode se desligar automaticamente caso o torque do motor seja exigido severamente, como por exemplo em ultrapassagens.

Não se esqueçam que a/c ligado significa que o motor tem mais um trabalho que é tocar o compressor do a/c, e portanto mais uma carga gerando calor.

Água retornando no vaso não é garantia de que a bomba esteja funcionando legal, mas sim significa que a termostática está aberta, ao menos parcialmente...

Tire a termostática e veja como a temperatura se comporta antes de gastar dinheiro com ela...
 

jcjrsbc

Membro
Olá galera estou com o mesmo problema, porém, mandei o carro para a oficina de a/c que tinha parado e foi trocada a válvula do compressor. Voltou a gelar mas o carro está aquecendo, no climatronic até 106°C, mas sem avisos no painel. Quando isso acontece, o A/C perde um pouco de eficiência. uns 10mil km troquei a correia dentada e a bomba dágua preventivamente, mas coloquei paralela. Estou realmente desconfiado dela. Há com testar a bomba dágua efetivamente? Um grande abraço
 

jefersong

Membro
faça como o della falou retire a termostatica para testar, e sobre o ar toda vez que aquece ele para de funcionar fora que com a temperatura da agua maior o carro vai gelar menos.
 

John

Novato
Olaaa pessoal estou com o mesmo problema, muito legal esse tópico!

Tem uma coisa que não está funcionando é a minha ventuinha!! A água do reservatório do radiador tah abaixando... mas com respeito a ventuinha, verifiquei os fusiveis e não tem nada ruim, o que será q pode ser?

Abs!
 

Thomas

Administrator
Amigos, temos muito problema relacionado a isso, então vamos lá:

Cheguei agora pouco do mecanico e meu problema é a bendita valvula termostática!!

Ela faz com que o sistema chegue a mais de 90c e depois disso arma para resfriar todo sistema.

Tem relação sim com o ar condicionado, pois se ela não está funcionando, o carro esquenta e o sistema de resfriamento não funciona, fazendo com que a pressão aumente e o calor também e assim o compressor do ar condicionado é desligado justamente para não causar uma pane no sistema do carro.

A válvula tem durabilidade, segundo o mecanico, por volta de 80 mil kilometros, meu carro ta com 90 mil, então ta dentro!
MInha valvula era original, troquei por outra da mesma especificação, ou seja, 87C.

Não tenho preços ainda, estou andando para testar o carro, mas já andei 15 kilometros com ele e nem sinal do problema...


FOTOS:

Local onde fica a valvulva termostática. Note que é do lado do alternador e da vareta de óleo do motor ( não está aparecendo, pois tirei ela, que está no lugar do pano que tampamos para não cair nada dentro)
ValvulaTermostatica_zps0431d7a3.png





Valvula termostatica. Veja que tem as especificações e o grau dela.
IMG_0896_zpsecadbb5f.jpg




Mais uma fotinha da valvula:
IMG_0894_zps7b5bff5f.jpg





Obrigado a galera do clube, que mais uma vez matou a pau o problema. Por sorte tenho um mecanico de confiança que foi a primeira coisa que ele quis testar, mas tem muito picareta por ai que não sabe o que ta fazendo e o fórum ajuda muito!

Abração galera!
 

Thomas

Administrator
Olaaa pessoal estou com o mesmo problema, muito legal esse tópico!

Tem uma coisa que não está funcionando é a minha ventuinha!! A água do reservatório do radiador tah abaixando... mas com respeito a ventuinha, verifiquei os fusiveis e não tem nada ruim, o que será q pode ser?

Abs!

Sua ventuinha pode ter queimado.
O correto é ver se está chegando correnta nela, e caso esteja, terá que troca-la, pois sua vida útil se foi.
Verifique isso primeiro antes de fazer qualquer troca.

Abração
 

alexsp91

Membro
Aeeee mano... muito bom, e o ar esta zeradinho sem dar mais dor de cabeça tbm??

e parabens por tem finalizado o topico explicando direitinho o problema, local, peça e tudo mais...


abrass
 

Thomas

Administrator
então Alex...

Eu já vi muito tópico sem o feedback pra galera... ai não ajuda em nada.,

Desse jeito agente pode ajudar quem futuramente precisa sem dor de cabeça.

Agora tudo zerado, Ar Condicionado funcionando legal, 100 %. Deixei o carro testando antes e agora também... gelando 100%!!

Tem muito mexanico que manda trocar compressor e etc... as vezes não é o problema.

Abração e valeu!
 

jcjrsbc

Membro
Então Jefersong, vou tentar retirá-la para testar. Alguém poderia conferir comigo a temperatura da agua do motor pelo climatronic(que é diferente do painel)?
procedimento: Carro ligado, apertar junto o botão de circular ar e a seta para cima, ira aparecer 1C nas setas de controle de temperatura do AC selecione 49 e aperte novamente botão de circular ar e irá aparecer a temperatura exata da agua do motor (No Painel aparece 90 com o carro entre 88 e 110).

Apenas um histórico: há mais ou menos um ano eu troquei a termostática por uma MTE Thompson conforme recomendação, pois eu estava percebendo o mesmo problema que o edusc e, de vez enquando, faço trajetos curtos, o que prejudica o motor e o consumo, por rodar abaixo da temperatura mas, infelizmente não adiantou nada. Aí troquei o sensor de temperatura do painel por um original, anterior era um MTE Thompson e nada de resolver isso então desisti. Se alguém já conseguiu resolver essa, me dá a dica.
De vez em quando, 01 x 15dias, tenho que completar a água pq o CB avisa nível baixo, e completo com aditivo e agua destilada. Já visualizei 02 vazamentinhos e, qdo tiver um tempo, arrumo.
Abraços
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Gostei da troca de informações dete topico .... muito legal saber que a agalera ja se familiariza com o argolas ... vou colaborar:

1 - Ar para de gelar quando em altas velocidades (vc desliga e demora um pouco fica normal): Troca da valvula torre no compressor

2 - Bomba d´agua: Diferente que o Patrick postou ... a atualização desse componente foi justamente para a com rotor de metal .. a de plastico reseca e quebra dentro do bloco indo pedaços para o sistema ...

3 - Valvula Termostatica: Atente para a especificação .. cada motor tem a sua é um componente de suma importancia ... não va na onda de andar sem ela ...
 

jcjrsbc

Membro
É, matou a pau! Como disse anteriormente, eu troquei a Vávula termostática que estava por uma MTE Thompson esperando que o motor esquentasse mais rápido, Resultado: além de não resolver, aumentou a temperatura de trabalho para valores acima do normal, estava demorando a abrir no teste da panela(com a pistola térmica para mais de 90oC e verifiquei um erro no projeto da peça: o vão de abertura é menor que da peça anterior diminuindo a vazão. Portanto, como podemos perceber: melhor seguir a recomendação do ROXO referente a necessidade da peça e a origem. Ufaaa melhor que trocar a bomba denovo. Obrigado ao pessoal do Fórum Novamente! Abraço!
 
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