Carro esquentando e ventoinha só liga acima dos 90 graus

Opa rapaziada blz.
Está ocorrendo um problema com minha a3 T, já aconteceu 3x comigo esse problema. Está aquecendo acima de 90 graus e só aciona a ventoinha quando está em mais ou menos 100/110 graus. Não é válvula termostatica, eu nao sei o que. Precisando de uma ajuda!

ABoehringer

Membro
Primeiramente, passaria o VAG para ver se não tem nada mostrando lá, já faria uma revisão no sistema de arrefecimento, vê se a termostatica não está com problema mesmo, se não tem nenhuma mangueira vazando, se o sistema está aguentando pressão, verifica tbm a caixa de fusíveis em cima da bateria tbm, sensor de temperatura da agua tbm começa por isso, com certeza algum desses itens está com problema

boa sorte, valeu!

Andr3T

Membro
Esse problema é típico de ventoinha. Elimina o mais fácil que é verificar se a termostática está travada, deixa o carro esquentar e coloca a mão nas mangueiras de agua. Se a que entra no motor está fria e a outra quente, já pode olhar a termostática.
Se estiver ok, pede pra um eletricista testar as ventoinhas. Ele vai jogar 12V direto nelas para ver se o motor delas está bom, assim como a resistência do primeiro estágio. É MUITO comum estragar apenas o primeiro estágio das ventoinhas.
Você pode mandar pra remanufaturar ou troca-las. Se o eletricista ver que está tudo OK com as ventoinhas, olhe a caixa de relês embaixo da bateria assim como o cebolão de água que fica no radiador. Ele que é o responsável de ativar o primeiro e segundo estágio das ventoinhas, através dos relês da caixinha de relês. Se nada disso der resultado, aí já olha conectores, chicotes e até mesmo bomba dagua.