Capítulo final da novela do meu A3

Andr3T

Membro
Fala pessoal!!
Vou compartilhar o que ocorreu comigo para ficar o relato salvo aqui.

Há 1 mês atrás mais ou menos, fui arrancar (só de brincadeira) com a Blazer V6 de um amigo meu. Fomos para um local, digamos, impróprio e arrancamos. Infelizmente aconteceu uma combinação de ruim de alguns fatores. Câmbio com 10 anos de uso (com folgas) + asfalto liso novinho + pneus 225 novos. Afundei o pé no acelerador e soltei de uma vez a embreagem. Na hora já senti que deu algo de errado. Pensei no mesmo segundo: TRIZETAS. Como falam tanto nas trizetas desse carro, achei que fossem elas. O carro fazia um barulho de engrenagem moída quando o motor dava carga. Quando eu saia na manha, não fazia barulho, só se eu afundasse o pé. Aí eu fui pra oficina.

1ª ida: rolamentos. Realmente, eles já estavam ruins. Comprei dois rolamentos FAG e dois cubos de roda dianteira. Trocado e nada do barulho parar.

2ª ida: amortecedores pegando no pneu. Os amortecedores estavam empenados (eu já peguei muito buraco fundo) e a cambagem estava -6 graus de um lado e 1 grau do outro. Comprei 2 amortecedores Monroe premium, duas balanças, kits de batentes completos, barras axiais e mais umas buchas lá. Trocado tudo, nada de resolver o problema. Voltei a pensar na trizeta, mas logo me falaram que não era, pois o carro iria tremer muito, fora que a coifa foi retirada e estava tudo ok. É que eu não queria pensar no pior hahaha.

Aí um amigo meu que entende MUITO do A3 me ajudou via telefone (sem ver o carro) e levantou a possibilidade de ser algum suporte do motor ou câmbio. Levei para ver e não era. Voltei onde eu troquei os amortecedores e me falaram o seguinte: "seu motor está rajando igual de chevette, provavelmente o primeiro mancal do vira está frouxo". Fiquei dois dias com isso na cabeça, até eu perceber que se fosse isso mesmo, meu motor já estaria e orbita.

Foi aí que eu fui na oficina de um outro amigo que tem um brother que saca muito do carro também, e ele chegou no problema. Diferencial estourado. Isso mesmo, consegui quebrar o diferencial. Amanhã o carro está indo para a oficina, vou trocar o câmbio dele por de outro A3 de sucata. Vou aproveitar o embalo e trocar também algumas mangueiras de água e respiro de óleo, vai entrar uma embreola Sachs stage 1, trocar retentores, juntas e etc. Aproveitar e fazer uma revisão nessas coisas.

Por enquanto é isso aí, assim que o carro for sendo desmontado, vou tirando fotos de tudo e postando. Inclusive da caixa e do estrago.

Um abraço!!
 

Reinaldo.a3

Membro
Um fluido de diferencial velho poderia causar esse tipo de estrago? ou nada a ver?

abcs e boa sorte na recupeção da tua viatura
 

Andr3T

Membro
A falta do óleo leva ele a quebra em pouco tempo e sem esforço. Um óleo velho eu acho que acelera o desgaste da peça e faz ela quebrar mais rapido do que deveria, sob uma condição extrema (assim como eu fiz com o meu carro).

Ahh, amanhã antes de deixar o carro na oficina vou tentar gravar um vídeo mostrando o barulho para vocês verem como é.
 
Como fez para concluir que é o diferencial André? Eu já quebrei diferencial duas vezes no emu ex-Voyage turbo (na verdade quebrei coroa e pinhão que é o par de engrenagens que passa a rotação do câmbio para as rodas e tem o diferencial "dentro")... Na primeira só quebrou umas "faixa" de dentes da coroa, ai com isso o carro fazia barulho metálico e andava "dando soco" , mas sempre fazia barulho q mesmo em neutro roda o diferencial... menos mas fazia... menciono isso pq acho estranho vc dizer q só faz barulho qnd tem carga e se sair na manha não faz barulho...

Na segunda vez o pinhão "carecou" ai o carro perdeu completamente a tração UAHUHAuHAUhUAH Num outro Voyage que tive, mas que era 2.0 aspiradão, eu consegui moer as planetárias do diferencial... Elas quebraram em diversos pedaços e o carro perdeu completamente a tração também
 

Andr3T

Membro
Certeza absoluta eu ainda não tenho, mas essa semana eu vou num lugar aqui em Goiânia que é o cara dos câmbios manuais. Lá ele vai falar se é problema no câmbio ou não. Se ele falar que é, é porquê é, se ele falar que não é, é porquê nao é hehe.
Aí confirmando isso eu posto aqui.
 
Iae André blza?? resolveu o problema mano?
manda um vídeo do barulho pra mim ver como é..?
o meu faz um barulho estranho qnd acelero forte de primeira tbm.. tipo algo vibrando.. ou roçando.. mas só de primeira...
 
Também quebrei um diferencial nessa mesma brincadeirinha ! Soltei a embreagem com pressão e afundei o pé... o cambio chegou cuspir da primeira kkk
 
Topo