Camshaft follower

Claudião

Novato
Bem amigos, utilizando o chavão do galvão napa é nóis levantando uma
questão braba!!!!

Mas, como tudo na vida pede uma inovação, vou lançar o tópico de
uma maneira diferente.

1) até o que eu sei isso é uma falha p/ alguns bons anos do SPB
2) o problema existe e é grave, pelo que vi, não existe nenhuma recomendação de manutenção da fábrica
3) o custo da peça problemática é U$50 ou pelo menos possiveis U$5000,00 em preju no motor, SEM EXAGEROS!
4) a troca da peça é recomendada a 20mil km, para carros originais, mas não consta no
manual dos SPBs
5) Para os spbs fortes, a recomendação é que seja feita a troca entre 8 e 15 mil km

Independente disso, na minha opinião, SPB continua sendo "o carro", só descobrimos uma bagaça que
se for trocada, não haverá problemas.

Pesquisem sobre o assunto na net, porque teremos a noção exata da dificuldade ou falta de informação
sobre o caso.

Não desmerecendo os auderas, mesmo assim continuam sendo minha preferência total.

Posso pedir opinião no irmão PB sobre o assunto! esse devia ser AB, Audi brasil, mas errou por
uma letra.

Abraço
CM
 

gabrielm

Novato
os a4 2.0 2011 tem problemas de baixar oleo e a audi tambem nao se pronunciou...o a1 tambem tem alguns apresentando problemas de barulho na caixa de direção e tambem estao empurrando até acabar a garantia....
 

paulobeto

Membro
eh... eu vi com meus proprios olhos o estrago que faz a não troca desta peça ( que a Audi não coloca como item de desgaste!!! ou de avaliação a cada x km... ) .... o dono ta gastando uma bala , já abriu motor... valvulas pro saco.... 15k de conserto.... SPB 2008/2009 que só tinha um chip e nada mais
 

Claudião

Novato
gabrielm disse:
os a4 2.0 2011 tem problemas de baixar oleo e a audi tambem nao se pronunciou...o a1 tambem tem alguns apresentando problemas de barulho na caixa de direção e tambem estao empurrando até acabar a garantia....

Gabriel,

pelo que conversei na concessionária, realmente os A4 baixa o óleo, tem que ficar atento. Dizem que é normal !!
Normal até vc tomar um fumo gigante!
 

Claudião

Novato
AndreDal disse:
Dei uma pesquisada na internet, li algumas coisas em sites gringos e etc, mas não achei nada totalmente claro e resolvedor. Uma das coisas que eu achei é sobre um camshaft follower dos motores TFSI 2.0 que gira a bomba de combustivel de alta pressão do sistema de injeção direta. O texto relaciona o principal cuidado com essa peça com a qualidade do oleo e o periodo de troca. Ele diz que não adianta colocar esses sinteticos 5w40, que nós utilizamos muito por aqui no Brasil, que eles não tem qualidade suficiente. Ele recomenda, pelo menos, o Mobil 1 0w40 e trocas com 5000 milhas, no minimo.
O proprio autor do texto é dono de um GTI 2007 com esse motor TFSI 2.0 c/ 57.000 milhas rodados. Ele desmontou a peça, que segundo ele, está em otimo estado de conservação: http://changegears.files.wordpress.com/ ... lower1.jpg

Bom, to atrás ainda de algum texto que explique a fundo sobre isso, fiquei curioso com esse assunto. Só pra lembrar que esse texto ai em cima é só relatando o que eu li, até o momento o que sei sobre o assunto é apenas leitura, e sabemos que na pratica é outra coisa.


camfollower1.jpg


Andre,

a "peçinha" é realmente essa ai. Por incrivel que pareça, ela que aguenta toda a pressão da
bomba de combustivel, que não é pouca... meu carro no dina monitorando essa pressão via
a VAG, chegava a mais de 120bar !

o que acontece é que a peça não aguenta o tranco, mesmo com as bombas originais(veja o relato do PB).

Essa parte de cima, tipo a tampa da peça é de metal e quebra !

Além de danificar a bomba, tem o destino dos pedaços de metal: pra dentro do motor!!! ou seja, fumo ! no caso que o PB viu, a parada travou o comando e foi tudo pro saco! até o cabeçote teve que retificar.

É facil verificar a peça, nos SPBs é só retirar a bomba de combustivel e de cara já se vê a peça da foto, se tá inteira
ou não.

Por 50U$ lá fora, é prudente trocar a certa quilometragem, de acordo com a preparação do carro.
Ao invés de arriscar ter que fazer cabeçote, comprar a "capa" aonde essa peça vai encaixada, comando,
bomba, valvulas, correia, etc!

Eu já comprei 4 !!
 

Cfacioli

Membros VIP
Galera, não rola mandar fazer essa capa com um material mais resistente? É bom trocar idéia com algum técnico a respeito, medir a dureza disso aí com um durômetro e tal, mas com meu limitado conhecimento, se vc fizer com um material mais elástico, porém ainda resistente (por exemplo, aço INOX), vc soluciona esse problema para sempre...
 

paulobeto

Membro
essa peça da tanta zica que já existe um "kit de reparo" nos US e parece que é um pouco mais forte.

Num é isso Claudião?
 

Cfacioli

Membros VIP
Tinha q estudar isso direito, ver se a peça permite fazer essa tampa com maior espessura, etc. Inox é forte pra caralho, e tem a vantagem de não despedaçar igual aço temperado.

Nossa, mas que mancada da audi hein...
 

Claudião

Novato
paulobeto disse:
essa peça da tanta zica que já existe um "kit de reparo" nos US e parece que é um pouco mais forte.

Num é isso Claudião?

Pois é PB, lá na ECS já tem um kit de reparo pronto, pois já sabem que isso pode acontecer!!

vem o comando de válvulas atualizado, a pecinha, bomba(as vezes não é necessário trocar), juntas, etc.

Agora não sei afirmar se a peçinha é reforçada, ou se é a original. Que eu vi aqui no brasil, a peça
que veio é original VW/Audi.
 

Claudião

Novato
Cfacioli disse:
Tinha q estudar isso direito, ver se a peça permite fazer essa tampa com maior espessura, etc. Inox é forte pra caralho, e tem a vantagem de não despedaçar igual aço temperado.

Nossa, mas que mancada da audi hein...


Então mano, pelo que eu vi no desgaste da mola e o pino da minha bomba... a peçinha
aguentou pancada pra caramba! mas se pegar ela na mão vc realmente não dá nada !

Erro de projeto ! lá fora devem ter feito um recall , mas aqui... esquece!

Tanto é que os novos motores 2.0T da VW não tem essa peça, é um outro sistema. Não
sei afirmar nos audis, como está isso.
 

Claudião

Novato
AndreDal disse:
Outro site que eu li a respeito disse que os novos SPB vem com essa peça com uma liga diferente, com diferente dureza e etc etc. Falou também que o problema dos SPB mais antigos é justamente esse, a mal escolha da liga metalica empregada na peça.

Andre,

eu acho que não tem nada haver com a questão de óleo afetar essa peça, pois ela fica na admissão
de combustivel.

Ufa, tomara que as novas venham com essa liga mais resistente. Quando chegar as novas , vou comparar
no visual se dá pra ver alguma diferença!
 

paulobeto

Membro
ahhhh

a Audi arrumou de vez o problema da Trizeta e agora o ponto fraco é o camshaft...affff acho que vou ter que comprar Mercedes.... ou BMW .. subir o nível...
 

paulobeto

Membro
tenho um grande amigo que mora na Africa do Sul e lá existe o Audi Club tambem...

ele me relatou que lá tambem tem muitos e muitos casos de problema no camshaft e me passou tambem outros problemas comuns ao SPBs:

valvula DV (diverter)
valvula PCV (num sei que m... é essa)


Olha o estrago na peça:

camshaft1.jpg
 

Claudião

Novato
AndreDal disse:
Ela é presa no eixo comando de admissão e gira a bomba de combustivel de alta pressão da injeção direta dos 2.0T FSI.

Mano, eu não sou especialista, mas pelo que eu vi das peças, tanto cam , quanto da bomba, pela minha
visão, essa peça só auxilia em absorver o impacto/contato da mola e do pino da bomba que também são afetados pelo desgaste e a pressão do combustivel. E afinal, 130 bar na bagaça é de detonar.
 
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