Cambio tiptronic do A3 é idêntico ao do VW golf tip ?

padovani

Novato
Pessoal, é só pra confirmar mesmo...

O câmbio tiptronic do A3 é exatamente o mesmo do VW Golf tiptronic 09A, certo? Pois estou pra importar o óleo e filtro, e achei um kit muito legal que já vem com tudo necessário para fazer a troca. Mas quando entrei em contato com a loja eles me disseram que não existe nada relacionando a caixa do golf com a do A3.

Valeu!
 

Tang

Membro
Eles (EUA) nao tem e nao tiveram A3 do nosso modelo por la, soh foi o S3 e os agora os 8P, modelo 8L nao tem, entao eles nao tem parametro.

Voce tem que buscar pelas pecas do Golf GTI MK4, a caixa TIP eh a mesma, fabricada pela Jatco, modelo 09A.

O Fluido do Tiptronic eh o G052990A2, se for esse fluido, nao tem erro, voce pode usar tambem um fluido Mercon V (MERCON 5), como o MOBIL 1 MERCON 5 que o cara usa no tutorial que estou postando aqui.

Voce soh precisa do Fluido, de um Funil legal e seria legal trocar a arruela do parafuso de esgotamento que eh um parafuso de 24 mm.
A travinha vermelha, no meu ate estava sem, com uma chave de fenda fina, vc levanta as laterais da trava/tampa preta do bocal de abastecimento e puxa ele pra cima. Nem precisa repor a tal trava vermelha, pois o plug do bocal de abastecimento eh bem preso.

No tutorial abaixo ele ilustra bem o processo. No meu carro esgotei quase 2,6 litros e repus 3 litros, contando com a perda por evaporacao e pra evitar problemas com falta de oleo, pois o carro estava com + de 70 mil km e nunca tinham trocado o oleo do Tip.

Esse tutorial eh fantastico, mas o cara quebrou todo o plug preto do bocal de abastecimento, com uma chavinha de fenda vc levanta as aletinhas laterais dela e puxa pra fora, nao precisa quebrar ....hehe
http://forums.vwvortex.com/showthread.p ... ansmission


Filtro do Tip, voce nao troca .... Soh se quiser mandar numa oficina, baixar o cambio, desmontar e trocar, pois ele fica proximo ao conversor de torque.

Neste tutorial ensina trocas as Solenoides do nosso cambio Tip 09A, porem o carro eh um Jetta (nosso Bora).

http://forums.vwvortex.com/showthread.p ... -Tiptronic


Soh um detalhe, na caixa cabem mais de 5 litros, portanto uma troca de +-4 litros nao vai renovar o oleo todo do cambio, eu aconselho repetir o processo apos uns 10/20 mil km pra renovar o fluido mais uma vez, se ainda continuar escuro, repita o processo dps de 20 mil km, dai pode mudar o intervalo pra uns 40/50 mil, desde que o oleo esteja limpinho.

Oleo bom eh oleo novo, sua caixa e seu bolso agradecem =)

Bom divertimento.
 

padovani

Novato
Primeiramente Tang, muitíssimo obrigado! Já é a segunda vez que você me ajuda nesse assunto.

Só tem uma coisa que ainda me intriga: a não troca do filtro. Como você mesmo disse, uma troca de óleo só irá esgotar a metade do óleo existente na caixa. Sem contar com a sujeira que vai acumulando aos poucos no filtro. Isso me preocupa se no futuro o próprio filtro de óleo fique bloqueado com sujeira, e a circulação do óleo fique prejudicada.

Bom, mas pra finalizar, eu sei que você já abriu essa caixa de transmissão. Realmente é necessário baixar todo o câmbio pra trocar o filtro? Digamos no meu caso, onde tenho um amigo proprietário de oficina, que tem elevador. Colocando o carro no elevador, esgotando o óleo e depois removendo a tampa inferior do filtro, mesmo assim num dá pra chegar no filtro pra trocá-lo?
 

padovani

Novato
Bom, lendo melhor os links do Tang, vou eu mesmo responder minha pergunta: é impossível remover o filtro de fluido da transmissão tiptronic sem baixar o câmbio... A princípio, nem mesmo os gringos sabem direito onde ele fica dentro da caixa de transmissão, que é muito diferente da construção das caixas dos automáticos 4 marchas...

É Tang, você tava certo desde o início. O negócio é comprar alguns litros de fluido direto da RMeuropean (que tem o fluido da Febi por um excelente preço), e fazer trocas frequentes... A única coisa que eu queria arrumar é aquela bombinha manual de alta vazão pra colocar o óleo direto no bocal, sem precisar fazer uma mangueira com um funil na ponta pra encher a caixa da transmissão.
 

Tang

Membro
Eu não baixei e nunca abri minha caixa não. Fiz só a troca do fluído, aliás, em breve eu troco novamente, assim que fizer 90 mil km, pra garantir que vai estar limpo, pois até agora só fiz 1 troca.

O único porém pra comprar na RMEuropean, é que eles não enviam mais aqui pros pobre mortais, eles indicam a Shipito.com pra usar, eles cobram uma taxa pra mandar pra cá, fora o frete. Com certeza compensa, tendo em vista a diferença de valor pra outros lugares, já pede 8 litros. (que ao meu ver daria pra 2 trocas esgotando somente o que está no carter da caixa).

abs
 

gabrielm

Novato
tang, tu mesmo quem fez a troca? em casa mesmo? que ferramenta precisa? meu tip ta chegando a hora de ver o oleo de novo...
 

Tang

Membro
Sou eu mesmo Gabriel, eh bem simples a troca, esse link que postei mostra certinho.

http://forums.vwvortex.com/showthread.p ... ansmission

Bom, hoje acordei inspirado, nao tava chovendo e eu precisava trocar o oleo do motor, entao vamos lah, maos a obra.

Eu ao abrir o caput percebi que o fluido da DH estava vazando pelo reservatorio, abri e vi que estava acima do nivel. Ja fiquei puto na hora, pois o meu fluido eh Original, verdinho, e tava um meio vermelho. Mandei a pouco mais de 1 mes trocar a correia dentada, bomba dagua, etc e nisso acho que o MEC precisou tirar o reservatorio dali e colocou um fluido qualquer.
Porr.... eu fiquei puto, ele poderia ter falado que ia precisar do fluido q eu mandaria o OEM pra ele pois eu tinha 1 litro de Pentosin 202 guardado aqui em casa.

Bom, vamos la, visto isso, tirei o protetor de carter, esgotei o fluido da direcao removendo a mangueira que vai presa na bomba da direcao, proximo a polia onde vai a Poly V. Voltei a mangueira no local e abasteci com o Pentosin ate a marca .... liguei o carro e virei a direcao pra todos os lados umas 5x, desliguei e fui la esgotar novamente. Desta vez, com o carro desligado eu virei umas 10x a direcao pra cada lado, nisso o fluido velho foi saindo .... terminado esse processo, reconectei a mangueira e presilha, abasteci ate pouco pra cima da marca o reservatorio e com o carro desligado, repeti o processo de estercar a direcao pra todos os lados umas 10x, voltei pro reservatorio que estava quase seco e abasteci ate pouco pra cima da marca MAx, fechei, liguei o carro e virei umas 5x cada lado, desliguei e fui verificar o nivel do fluido, estava no MAX, tudo Ok com a direcao.

Esgotei e troquei o oleo do motor e depois parti pro oleo do Cambio. (PS: Desta vez usei o Filtro Fram PH 2895, eh bem maior que o PH 2870B que eu uso. Ao meu ver, mais oleo no filtro da uma melhor refrigeracao no oleo do motor e maior capacidade de filtragem de particulas).

Seguem fotos de como foi a troca do oleo do cambio. Apesar de muita gente falar que vc tem que usar o VAG COM, etc. etc, eu acho BALELA .... Vejamos, se vc sabe que nunca foi trocado o oleo do seu TIP, na 1a. troca, eu aconselho voce a colocar uns 500 ML a mais do que sair.

No meu caso, na 1a troca saiu 3,4 litros pelo carter do TIP, eu retornei 3,9 litros.
Nesta 2a. troca, eu ja tinha rodado uns 10 mil km e saiu os mesmos 3,3 / 3,4 litros, eu medi +- pois caiu um pouco de oleo pro chao e foi aquela meleca ...rs

Eu retornei pro TIP 3,5 litros ... portanto, nao precisa da frescura do Vag-Com, temperatura a 40 graus e abrir o Check Plug como dizem, alias eu nunca desrosqueei o tal do check plug, que deve ficar perto do parafuso de esgotamento do oleo.

A regra eh simples, se nao quer ter problemas ou duvidas, tirou 3 litros, volta 3 litros ou uns 200 ml a mais e boa, nao vai fazer mal pra tua transmissao, mas na 1a troca eu aconselho uns 500 ml a mais, pois o nivel pode estar baixo.

Seguem as fotos do processo, desta vez eu usei 2 litros de oleo Original VW/Audi que comprei na Inglaterra, veja que o oleo eh fabricado pela Texaco ...hehe ...deve ser um Dexron III.
E usei tambem 1,5 litros do Febi, ambos possuem a mesma "textura" e coloracao, e ambos tem a spec e part number do Tiptronic G052990A2.

Foram usados no processo 1 chave torx pra tirar as protecoes laterais do protetor de carter, 1 chave 16mm pros parafusos do protetor de carter

Pra troca do fluido do TIP foi usado ... 1 bacia velha, 1 chave de boca de 24 mm, 1 funil de cozinha com um pedaco daquelas mangueiras de chuveiro transparentes adaptada, uma chave de fenda pqna com ponta fina (pra levantar a aba do plug do bocal de abastecimento).

G052990A2
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Remova o plug levantando levemente uma destas abas e puxando ele pra cima ao mesmo tempo, eh meio chato, mas sai de boa. Lembrando que eu nao uso a capinha vermelha que protege este plug, vc pode remover ela e se ela quebrar, nao vejo necessidade de substituir, o plug tbm nao ha necessidade, a nao ser q vc quebre ele e nao trave mais no bocal de abastecimento.

Pra facilitar a vida, desconecte 1 conector preto que vai ali perto do plug e puxe o chicote que passa por cima do plug, nisso vai liberar um espaco essencial pra acessar e remover o plug.
removerplug.jpg



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Encaixe o funil, colocando a mangueira transparente pra dentro do bocal de abastecimento (nao queremos perder nada do precioso liquido)

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Levante o carro com um macaco hidraulico, verifique q esteja seguro, remova o parafuso do carter do Tip, eh uma chave de 24 mm

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Esgote o oleo num recipiente. Veja que o oleo, mesmo tendo sido trocado 3,5 litros a 10 mil km atras, ele saiu marrom e bem sujo. Meu carro ta com 82 mil km Hoje.

Esse eh o oleo que saiu.
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Feche o bocal de abastecimento, de um torque legal, nao apertando mto pra nao espanar ;) ... Eh a 2a troca e eu nao troquei o retentorzinho de aluminio que vai no parafuso de 24 mm ...nao precisou, mas troque se achar conveniente.

Agora eh soh colocar o oleo novo, vermelhinho e bonito. Voltar o Plug do bocal de abastecimento, reconectar o chicote eletrico que vc desconectou pra ter acesso ao plug, encaixar o chicote ali sobre o plug e boa.

20111210165134366.jpg


Volte o protetor de carter e esta pronto, eh soh ligar e rodar por ai.

abs


20111210163900476.jpg
 

gabrielm

Novato
valeu tang. vou adiantar a compra do oleo e tentar eu mesmo trocar. foi trocado com 60kkm. meu carro ta fechando 105k. posso esperar mais uns kms ainda...mas ja vou me adiantar...

muito obrigado.
 

Tang

Membro
Fala Gabriel, tudo bom? Eu comprei mais 4 litros pra mim (Original VW/Audi) e acredito que vai sobrar 1 litro, se tiver interesse, quando chegar negociamos.

Voce pretende comprar de onde?

abs
 

gabrielm

Novato
Tang disse:
Fala Gabriel, tudo bom? Eu comprei mais 4 litros pra mim (Original VW/Audi) e acredito que vai sobrar 1 litro, se tiver interesse, quando chegar negociamos.

Voce pretende comprar de onde?

abs


e ai tang...ainda tem o oleo?

att
 
Ola foristas,

Padovani a transmissão do Golf GTI 180cv e Audi A3 turbo tip são a mesma os os dois carros usam a mesma plataforma de mecanica , fica uma dica a voçes que estão trocando oleo em casa fiquem atento ao nivel correto, para conferir ligue o carro com o motor frio solte o bujão de sextavado interno de 5MM que fica proximo ao bujão de dreno assim que soltar o oleo deve começar a escorrer se isto não ocorrer esta faltando.
Quanto ao filtro da transmissão jacto de 5 velocidades tip , não há como efetuar a troca pois ela se encontra dentro da caixa e o acesso é possivel somente na desmontagem , o filtro é montado desta maneira em muitas transmissões modernas atualmente.
Abs !
 
Pessoal, levei meu a3 em uma mega oficina e apos algum tempo o carro comecou a vazar muito oleo .... muito mesmo... por uma tampinha embaixo da bateria. Resolvi checar o oleo E para minha surpresa sairam 6 litros e fora o q vazou. Coloquei de volta 3, 3 litros. Chequei o nivel com carro nivelado, 40 graus removi o parafuso 5 mm e saiu oleo. Parece estar normal. Alguem ja viu isso? Tem mais testes pra fazer?
 
Amigo, sem querer assustar mas nível alto de fluído é a 2ª causa mais grave de danos à transmissão, só perdendo para a mistura de fluído com água...
Provavelmente a empresa se enganou e colocou fluído a mais, saindo por um respiro que existe na parte superior da trans.
Se você verificou o nível corretamente e, sendo o especificado, estará tudo bem.. mas respeite criteriosamente o procedimento de verificação, pois o fluído altera seu volume em até 30% com o aumento da temperatura!!!
Abraços
 
Repetindo o procedimento.

1 Zerei o oleo primeiro
2 Coloquei o Carro no nivel
3 Cambio no P
4 Motor ligado
5 Atf temp entre 33 e 40 graus
6 Parafuso do nivel removido e um fio de oleo saindo

Preciso andar com o carro e engatar todas as marchas primeiro ou basta o procedimento acima?

Desde ja muito obrigado
 
Bestmarques disse:
Repetindo o procedimento.

1 Zerei o oleo primeiro
2 Coloquei o Carro no nivel
3 Cambio no P
4 Motor ligado
5 Atf temp entre 33 e 40 graus
6 Parafuso do nivel removido e um fio de oleo saindo

Preciso andar com o carro e engatar todas as marchas primeiro ou basta o procedimento acima?

Desde ja muito obrigado
O procedimento está correto mas faltou:
Confirmar se existem falhas no motor e ou trans. automática...

Se você andar com o carro, todo o conjunto estará aquecido e não somente o corpo de válvulas e o fluído, portanto, é melhor sim...
Sucesso!
 
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