Cambio manual - trocar oleo ou não?

Thomas

Administrator
Galera, pouco vi a respeito desse tema no forum.
Há mesmo necessidade de se trocar o oleo do cambio MANUAL aos 70/80 mil kilometros?

Já tive vários tipos de respostas, e gostaria de saber dos mais experientes ou alguém que teve experiencia com o assunto e relatasse pra gente resolver de uma vez essa questão....

Até com relação aos cambios automaticos há essa polêmica, do tal " long life" .......

O meu carro ta com 80 mil agora... cambio perfect, sem defeito algum, mas fica a duvida em trocar ou não...

De inicio tenho um pouco de receio, pois se está tudo bem, acredito que não precisa mexer.. mas e ai?

Sabem como é feito essa troca?

Abração

Thomás Lélis

daponte

Novato
Cara eu vou troca porque as vezes arranham algumas marchas (acredito que ta faltando).

Ai fica a questão, mal com certeza não vai fazer mas será que se você trocasse iria conservar a parte mecânica por mais tempo?

Acho que vale a pena sim.

Thomas

Administrator
Então, tem que trocar, mas como é feito isso?
Abre o cambio? ou não?

Digo porque isso requer mão de obra especializada, e a duvida fica: depois de aberto, ja pensou se isso começa a vazar ou não funcionar mais redondo como era antes original?
Sei lá... fico sempre receoso com isso..

Alguém ja fez isso? sabe o procedimento e as " manhas" para isso???

Quantos litros, qual oleo usar...

Abração

MarceloA3T

Membro
Tem que trocar Thomas !!
Imagina um oleo com 7 anos de uso ou uma KM x, com certeza ele não tem mais as propriedades lubrificantes de quando era novo.

Eu ja encomendei 3 litros para o meu.
Vou usar o melhor que tem 100% sintetico Motul Gear 300.
Nao vaza nada, fica perfeito.

Cfacioli

Membros VIP
"TER" que trocar NÃO TEM não.

Mas é altamente recomendado trocar. Quando vc trocar tenta acompanhar para vc ver como é. Vc vai ver no fundo da carcaça do câmbio, um "barro", deve ter bem pouco mas deve ter. Isso não é barro, é limalha de aço que foi saindo do atrito das engrenagens. Logo, se vc limpar e colocar óleo novo, COM CERTEZA o funcionamento do cambio vai melhorar bastante.

Thomas

Administrator
putz galera.. tem mais essa então..

meu carro ta com 80 mil e ta na hr de fazer.. vou me informar qual oleo o pessoal da oficina me recomenda.... la eu so uso phentosim....

Falei na oficina da qual faço as manutenções, e me disse que poderia trocar com 100 mil.. mas que é bom trocar mesmo...
Ele me disse também que são 3 litros... então não estão querendo ganhar dinheiro em cima disso....
MArcelo, tu comprou esse oleo onde?
Sabe me falar quanto vai ficar tudo para trocar? mao de obra, preço do oleo e etc?

Acho que vou fazerr isso no meu....

Eu perguntei na oficina se o pessoal sabia qual oleo era, ele falo que teria que ver nas especificações do cambio, que tem lá a numeração dizendo qual oleo que é... sabem dessa informação?!?!

Abração

edusc

Membro
Sim o meu acontecia de arranhar a marcha da primeira para segunda em altas rotações ai eu levei final do ano passado para trocar o óleo do cambio e me assustei pois só tinha 1 litro e meio dentro do câmbio, ai depois de mudar notei uma grande diferença no câmbio ficou muito bom, eu troquei o óleo com 95 mil km. Se não me engano o óleo usado é 75 w 80 alguém poderia me confirmar aqui?

Thomas

Administrator
Tambem preciso de confirmação de oleo e qual o recomendado.. nem vou ligar nas concessionários porque para falarem merd.... pouco custo...

Marcelo, tu encomendou o oleo onde? da tempo de encomendar mais ? rs.. qual o preço? quem indicou tais especificações?
Tem algum filtro que vai também? ou algum retentor ou etc?

abração

MarceloA3T

Membro
Eu comprei no ML Motul Gear 300 a especificação é 75w90 custa 109,00 cada litro.

Conversei com muita gente, e é considerado um dos melhores se não o melhor oleo que existe.
O Pi do Golf Club.com usava no Golf dele que tinha 800cv. Tem muita gente lá que tem carro preparado e usa esse oleo no cambio e diz ser o superior. É o mesmo oleo usado em cambio Manual das BMW, Subaru, Porsche e varios outros esportivos
Troca agora e depois só troca daqui a 60 ou 70 mil Km.

A mão de obra não vi o valor ainda... provavelmente vou encostar na oficina para trocar tudo de uma vez soh oleo do motor que ja dando os 5000 mil KM e do cambio.
Nao sei se tem algum filtro que precisa ser trocado tb... ninguem comentou de filtro.

Thomas

Administrator
Essa especificação Marcelo não deve mudar do 180 para o 150 não né?

No Ml é voçê que fez algumas perguntas para ele??? kkk
nesse link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... io-bmw-_JM

Se as vezes achassemos algum distribuidor poderiamos comprar em grande quantidade.....

Esse óleo é caro hein... mas como tu disse,é um dos melhores.... acho que vou colocar ele também..... quero fazer isso pra deixarr tudo certo, mesmo não tendo problemas com o cambio...

MarceloA3T

Membro
Isso mesmo... na verdade tava fechando com o Edu la do RJ mais o frete com os litros de oleo de motor e cambio fica inviavel !!

Ele disse que o sedex para SP ficava 83 reais !

Ai estou vendo de comprar aqui em SP mesmo.
Se quiser vamos pedir juntos e eu retiro pra Vc !! So me falar !

Thomas

Administrator
ta pensando em comprar quando Marcelo? se alguém mais do clube tiver interesse, as vezes fazemos um pacote e conseguimos mais barato!!!

Alguém se interessa ?

Abração

Thomás Lélis

MarceloA3T

Membro
Ja era pra ter comprado... preciso trocar o oleo do motor e ja ia aproveitar e trocar tudo.
Preciso comprar hoje ou amanha... Se quiser me avise o quanto antes.

MarceloA3T

Membro
Entao Da ponte... mais tem que ser ponta firme...

Ja cliquei em comprar no ML... Pra ficar barato o pagamento tem que ser a vista.
Se dividir no ML ja começa a subir os valores.

Se estiver realmente interessado é soh depositar em minha conta.
Estou vendo se compensa ir retirar o oleo na loja do Vendedor ou se pago o sedex para chegar em casa.
A loja fica em Santo Andre- SP

Qualquer coisa manda MP.

daponte

Novato
Não sabia que você já tinha comprado, pensei que ia juntar uma galera, entrar em contato com o vendedor e fazer uma oferta em grande quantidade, pra comprar por esse valor que está anunciado no ML eu mesmo compro.

Vlw Marcelo pela atenção!

kikohonda

Membro
Marcelo e Thomas, já troquei o óleo do câmbio do meu carro com um pouco menos de 100.000 km, e apesar do manual não falar nada, acho altamente recomendado. O óleo do câmbio do meu carro estava muito turvo, de uso mesmo, apesar do câmbio estar funcionando perfeitamente. Vale a pena trocar.
O óleo recomendado para nossos carros é o 75W90, 100% sintético. Coloquei esse da Motul Gear 300 que comprei no ECS Tuning. Aproveitei e troquei o bujão de evacuação do óleo por um magnético que vende lá no site.
A troca é super tranquila, não tem mistério. Existe um bujão para evacuar o óleo (mais baixo) e outro para completar (mais alto). O nível correto é até começar a vazar o óleo pelo bujão superior, quando se está completando. Bem fácil assim! O nosso câmbio pega, se me lembro direito, um pouco menos de 1,5 litro. Com certeza absoluta é menos de 2 litros.
Acho que respondi tudo do post. Qualquer dúvida podem perguntar a vontade.

Outro detalhe que me lembrei é que existe um óleo de câmbio da petrobras que atende a especificação de viscosidade para nosso câmbio (75W90), mas é semi-sintético. Aqui no Rio o litro desse óleo custa R$ 30,00. É uma alternativa para quem não quer gastar muito, mas nesse caso eu trocaria o óleo com maior frequência.

kikohonda

Membro
Esqueci de perguntar se vocês já tocaram de vocês? Mas de qualquer maneira, se tiverem, fica a dica para outros colegas.
Abraço