Cambio automatico P para o D

jaltinier

Plantonista
cara....tem um amigo aqui do clube que meche com isso aí...é o raphaelmgm, ele tem ofinica no guaira...manda uma MP e vê se ele te dá uma luz sobre o assunto...

abraço

mohaully

Membro
tem algo de errado aí...

o P nao deixa o carro engatado... eu entendo que ele fica como se fosse neutro, porem, como se estivesse engatado (pra segurar o carro)... mas nao q a marcha fique engatada... senao, no momento de ligar ou parar, se tirar o pe do freio, ele ja andaria e isso nao acontece... tem outro porem... no golf pelo menos, se não deixar em P, a chave não sai da ignição... e no manual dele diz q eh assim... tem q parar e colocar no P.

alexrpm disse:
Tem um macete de câmbio automático que quase ninguém sabe:

Na hora de estacionar o veículo coloque em ponto morto (N), puxe o freio de mão e desligue o carro. Só depois coloque em parking (P).

Se você coloca o carro no P antes de desligar força o câmbio pois ele fica engrenado segurando o peso do carro. Se for no plano até que não tem muito problema, mas numa subida ou descida é fatal. Se você coloca em N e desliga o carro somente o freio de mão vai segurar o peso do carro, deixando o câmbio livre.

Mais de uma vez, deixando o carro com manobrista que parou em uma subida, a câmbio ficou travado no P. Tive que fazer tanta força que parecia que ia quebrar a alavanca!

Northon

Membro
Isso mesmo, o procedimento é correto mohaully
não é que ele fica engatado, mas sim que no P há uma trava, se vc n puxar o freio de mao dessa maneira ele vai apoiar na caixa, coxins etc...

outra coisa, é bom soltar um pouco o freio do pé pra ele se apoiar nos freios traseiros...

jaltinier

Plantonista
galera, acho que esse procedimento é meio estranho, pois vc vai movimentar as engrenagens do cambio sem estar lubrificado...sei lá...

Northon

Membro
como assim estranho? qdo vc engata o P ele só ativa uma trava dentro da caixa, nao irá movimentar nada, além disso, dentro da caixa

jaltinier

Plantonista
cereal, me expressei mal, o que eu acho estranho é o jeito que o amigo alex falou...desligar o carro no N e depois com o carro desligado empurrar a alvanda para o P, isso que eu acho estranho, pois entendo que a alavanca de cambio sempre deve ser movimentada com o carro ligado, pois assim lubrifica as engrenagens...

o que vc disse eu entendi sim, sei que o P é para travar o carro, sempre deixo meu carro no P, não deligo ele antes de que a alavanda esteja no P, realmente a chave não sai do contato se a alavanca não estiver no P, e acrescento, o carro somente liga se estiver no P ou N....

o que estou questionando é esse procedimento de desligar no N e depois passar para o P com o carro desligado...realmente parece que engata mais suave, mas entendo estragar o cambio..

será que alguem pode explicar se esse procedimento que o amigo alex falou está correto?

jaltinier

Plantonista
mas e a lubrificação do cambio? o cambio fica lubrificado só quando o carro está ligado...isso não acarretaria em desgate excessivo das engrenagens????

cara, tentei achar no manual algo em relação a isso, mas não achei, vou continuar a fuçar e ver como eles explicam o procedimento de parar e desligar o carro...

jaltinier

Plantonista
ah sim, desligar sei que nã precisa, mas de fato com o carro desligado a troca é mais suave.

cereal, vc tem o carro ATM tb? se tiver, vc faz esse procedimento de desligar o carro no N e depois passar para o P?

testei e vi que é mais suave passar com o carro desligado...

jaltinier

Plantonista
entendi...tb faço o mesmo procedimento...

galera...agente num tá com dois tópicos parecidos ou é impressão minha?

se tiver..agente pede pra unir os dois...

Pessoal meu carro sempre deu trancos no câmbio automático, troquei os dois coxins do câmbio, conforme já postei nos posts anteriores, eu utilizava apenas a marcha D(drive) tanto para cidade, quanto para estrada. Sem dúvida é mais cômodo utiizar apenas o D. Comecei a utlizar as marchas manualmente, e percebi que os trancos diminuiram e são mais raros. Principalmente quando engato D para R ou R para D, quando manobro o carro na garagem apertada no condomínio onde moro. Dá a entender que as trocas de marchas manualmente deixa as engrenagens melhor lubrificadas com o movimento constante de trocas.

totolati

Novato
o meu qdo dava esse problema era as famosas trizetas.
Troquei o semi eixo inteiro e o problema sumiu.

Agora ele voltou a dar uns de leve e eu to axando q é do outro lado q nao foi trocado.