Cambio automatico P para o D

BODYGLOVE

Novato
entao,até ontem o cambio estava normal..tudo certo..

mas o carro foi pra oficina hoje pois ele deu problema no chicote e nao dava partida no carro,foi diagnostico problema no chicote.
ai a tarde minha namorada tá com o carro,e me disse que quando ela ta parada no P quando ela vai botar no D,ele dá um pequeno ''tranco''
lembrando que hoje de manha nao estava assim,e nas demais marchas tá normal..

o que pode ser?
tem a ver com o problema no chicote?sera que ele mexeu no cambio?
me ajuda ai galera..
to nervoso :/
seria uma regulagem?
 

AS555N

Membro de Honra
Notou se a marcha lenta está normal?, se ele estiver acelerado devido alguma entrada de ar falsa o giro fica alto e a marcha engata mais "forçada", tenho um tip e um aut. e de vez em quando fica assim e pode ser tambem a temperatura do óleo do câmbio, mais frio fica mais denso e o engate fica mais "justo" sem aquele delay normal. Abraços
 

BODYGLOVE

Novato
opa amigo..obrigado pela ajuda..
eu nao entendi muito bem o que voce quis dizer..
vou pegar o carro so amanha,pois ele esta com minha namorada.
em nenhum momento deu isso no meu cambio..e HOJE pela amnha antes de deixar no mecanico estava normal..
essa temperatura do oleo do cambio..onde que ve isso?
entao nao devo me preocupar?
se fosse um problema maior acusaria outros sintomas?haja vista que hj pela manha esta NORMALZINHO..e agora final da tarde que ela percebeu esse ''tranco'' do P para o D...
 

BODYGLOVE

Novato
sou de curitiba amigo..

obrigado!!

seguinte,peguei o carro hoje..
e assim,quando coloco do P para o D,ele dá um ''tranco''parece que é embaixo do carro,percebo tambem que quando piso no freio com força o ''TRANCO'' é quase nada..percebi tambem que meu freio tá mais ''solto'',tem alguma coisa haver?
lembrando que é apenas do P para o D...vice versa nao e na RÉ tambem nao,por favor gostaria de ajuda de voces amigos do forum..
percebi tambem que nas marchas lentas ele as vezes dá um ''tranco'' mais ''forte'' nada demais..talvez seja só impressao mesmo..
mas o que poderia ser ?
lembro que o carro até 5 feira nao estava dando nada disso,depois que foi consertado no mecanico por conta de mau contato no chicote para ligar o carro,que apresentou isso..
seria apenas uma regulagem?
agradeço a todos

um abraço
 
olá colegas, estou tendo o mesmo problema no meu carro cambio tiptronic, mudando de P para D, ele dá um tranco, troquei as duas buchas do cambio, faz 3dias, deu uma amaciada inicial no tranco, mas hoje o giro do motor em marcha lenta estava maior e voltou a apresentar os trancos. Conversei com o maior especialista de cambio aqui de Campinas-SP e ele disse que não se deve mudar de marcha diretamente de P para D, para evitar um desgaste maior do cambio, colocar em N antes de ir direto ao D. Esse é o maior erro de quem usa esse cambio.
 

Carlinho

Consultor Técnico
Falando isso eu lembrei que, quando eu ando no carro do meu velho, um Astra AT, eu puxo do P para o N apertando o botão da alavanca, e so depois puxo do N para o D e sem precisar apertar o botão da alavanca...

Será que o que isso que vcs estão fazendo é uma maneira incorreta?
 

BODYGLOVE

Novato
toninhogui disse:
olá colegas, estou tendo o mesmo problema no meu carro cambio tiptronic, mudando de P para D, ele dá um tranco, troquei as duas buchas do cambio, faz 3dias, deu uma amaciada inicial no tranco, mas hoje o giro do motor em marcha lenta estava maior e voltou a apresentar os trancos. Conversei com o maior especialista de cambio aqui de Campinas-SP e ele disse que não se deve mudar de marcha diretamente de P para D, para evitar um desgaste maior do cambio, colocar em N antes de ir direto ao D. Esse é o maior erro de quem usa esse cambio.

vou dar uma conferida nisso ai...

mas meu cambio estava normalissimo..usando do P para o D direto..
começou a apresentar esse ''tranco'' na sexta feira depois que veio da oficina..
nao me conformo..

alguem teria alguma ideia do que pode ser?
 

BODYGLOVE

Novato
entao..fiz o teste de passar pro N e depois pro D..acontece a mesma coisa..nada mudou!!

quase todo mundo passa do P para o D e se fosse um problema de uso,acredito que 99,5% dos proprietarios de carros ATM iriam acusar algum problema..
nao creio que seja mal uso..

percebo que quando piso forte no freio..o ''tranco'' nao acontece..

evidente que preciso levar numa mecanica,mas peço ajuda aos conhecedores de carros que tem aqui,pois moro em CURITIBA e o mercado aqui de CURITIBA eu nao conheço direito ainda...se alguem tb souber de algum lugar de confiança pra eu levar,agradeço desde ja..
o cambio ATM pode ser problema ELETRICO??haja vista que até mexerem na parte eletrica do meu carro nao apresentou nenhum tipo de tranco...mexeram no CHICOTE,pois meu carro nao estava ligando...
ajuda ae galera se alguem souber..
 

RafaPR

Consultor Técnico
Cara, se quando pisa no freio o tranco não acontece, tá tudo normal.

Todo carro automático dá um tranquinho quando coloca o câmbio em "Drive", inclusive porque se você soltar do freio ele já vai começar a andar "sozinho", mesmo na lenta.

Inclusive grande parte dos câmbios modernos têm uma trava de segurança que só deixa tirar do P para o D se o pé tiver no freio, será que não estragou essa trava no seu carro? Até pq vc comentou que o freio ficou "leve".

Na realidade nem sei se o Audi tem ela, mas é muito provável que sim.
 

BODYGLOVE

Novato
rafapr..obrigado pela postagem..

assim,meu carro nao estava assim,ele dá um tranco no cambio..de ''leve''mas nao estava assim..e a impressao que dá é que dá um tranco embaixo do carro..
nao está normal nao..!!
quando eu disse do freio é o seguinte..
se eu piso forte no freio o ''tranco'' é quase imperceptivel,quando eu piso mais fraco no freio,o tranco é perceptivel..e isso acontece apenas do P PARA O D....ou do N para o D..enfim,pra fazer o carro andar..

na R nao acontece,e nem do D para o P..

sim,o freio parece que está mais ''leve''..
voce é de curitiba senao me engano,e senao me engano tem um primo que trabalha numa oficina e tudo mais ne?
enfim,voce teria algum lugar para me indicar na cidade,pq sou novo aqui e nao conheço quase nada ainda..

obrigado pela ajuda mesmo assim.!!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Putz cara, de câmbio automático não conheço oficina não. Meu irmão já mexeu num câmbio automático uma vez, vou ver se descubro que oficina foi.


Sobre o tranco, pode ser que seja trizeta e não o câmbio!
 

mohaully

Membro
cara... eu tenho um golf, e é tip tb... noto que ao ligar pela manhã, especialmente quando está bem frio, a rotação dele fica em torno de 1250rpm... aí se passa menos de 1 min, ele abaixa (não sei se é normal... acredito que seja, por causa da temperatura)... aí, quando saio do P para R ou D, ele dá um pequeno tranco (pra mim seria normal issO), visto que é o momento de engate da marcha... já andei em outrros carros automaticos e tb da esse tranco... sei lá

Esse esquema de engatar a marcha só com o pé no freio... no golf plo é assim... ele até acusa no cambio e no painel, indicando que se não pisar no freio, não aciona o D
 

BODYGLOVE

Novato
exato..

meu carro é assim tambem,senao pisar no freio nao muda a marcha nao,e tem um icone inclusive que indica quando voce pisa ou nao no freio pra mudar a marcha.
esse tranco,nao estava dando...e faz um barulho tambem,e parece que é embaixo do carro sabe...
ainda nao tive tempo de levar na mecanica..mas vou levar semana que vem e ai vejo logo que é isso.
ele dá um tranco e faz tipo ''POFT'' um barulho..baixo..mas nao tá normal..enfim..
nao sei se é o cambio se nao é...pode ser que seja essa tal de TRIZETA ai...
nao creio que seja o oleo nao,embora acho que preciso colocar..
se alguem poder ajudar ai..agradeço
 
Quando levei meu carro numa mecânica de confiança, ele ergueu o carro no elevedador e somente levantando o coxim do cambio com um ferro deu para verificar que os coxins estavam com as borrachas trincadas e parcialmente desgastadas. Como sou segurado da Porto Seguro, levei no centro automotivo da Porto Seguro e me informaram que os coxins do cambio estavam normais. Outro especialista de motores importados me disse que tinha que verificar o óleo do cambio automático. Portanto somente um especialista em cambio, para fazer uma avaliação mais precisa, outros levantaram apenas "hipóteses". A troca de óleo de um cambio tiptronic fica em torno de 1500,00. O óleo do cambio vem num compartimento selado, e dizem os fabricantes de carro não precisa ser trocado(?).

Troquei dois coxins do meu cambio automatico cerca de 125,00 cada, somente a peça. O cambio deu um melhorada. Mas logo voltaram os trancos e percebi que era a rotação da marcha lenta estava alta. Recentemente fez calor e usei muito o ar condicionado no gelado e percebi que a rotação alterava com o uso do ar condicionado. Troquei o filtro do ar condicionado e a rotação alta da marcha lenta diminuiu. No meu caso particular, deu para verificar que além dos coxins do cambio estavam desgastados naturalmente, pois meu carro tem 9anos de uso(2001), meu filtro de ar condicionado estava sujo, fato que com uso também do ar condicionado aumentava a rotação em marcha lenta.
 

alexrpm

Membro
Tem um macete de câmbio automático que quase ninguém sabe:

Na hora de estacionar o veículo coloque em ponto morto (N), puxe o freio de mão e desligue o carro. Só depois coloque em parking (P).

Se você coloca o carro no P antes de desligar força o câmbio pois ele fica engrenado segurando o peso do carro. Se for no plano até que não tem muito problema, mas numa subida ou descida é fatal. Se você coloca em N e desliga o carro somente o freio de mão vai segurar o peso do carro, deixando o câmbio livre.

Mais de uma vez, deixando o carro com manobrista que parou em uma subida, a câmbio ficou travado no P. Tive que fazer tanta força que parecia que ia quebrar a alavanca!
 

alexrpm

Membro
Tem um macete de câmbio automático que quase ninguém sabe:

Na hora de estacionar o veículo coloque em ponto morto (N), puxe o freio de mão e desligue o carro. Só depois coloque em parking (P).

Se você coloca o carro no P antes de desligar força o câmbio pois ele fica engrenado segurando o peso do carro. Se for no plano até que não tem muito problema, mas numa subida ou descida é fatal. Se você coloca em N e desliga o carro somente o freio de mão vai segurar o peso do carro, deixando o câmbio livre.

Mais de uma vez, deixando o carro com manobrista que parou em uma subida, a câmbio ficou travado no P. Tive que fazer tanta força que parecia que ia quebrar a alavanca!
 
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