Cambio automático travado

Boa noite pessoal,

Procurei aqui no fórum mas não encontrei um problema parecido.

Eu possuo um Audi A3 2001 1.8T Automático e a máquina está com 80k km. Eu acho que o dono anterior não trocou o óleo da transmissão e já está na minha agenda trocá-lo, mas hoje, ao parar em um sinal, coloquei a alavanca no neutro e ao tentar sair, ela ficou travada, como se eu não estivesse pisando no freio. Precisei desligar o carro, colocar a alavanca no Park e ligar de novo para colocar em Drive.

Alguem faz ideia do que pode ter acontecido? Ele fez isso duas vezes hoje, parece ser intermitente.

Obrigado desde já!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Diria que não é problema no câmbio de fato, provavelmente é só a trava de segurança da alavanca que tá com alguma coisa!
 

della

Membro
Outra possibilidade:

Há uma solenóide que trava a alavanca quando está em N ou P com o carro ligado e que só permite passar para D ou outra posição quano o freio é acionado, preste atenção que quando ela está funcionando bem, ao pisar no freio, a luz espia que manda pisar no freio apaga e é possivel perceber um suave "tec" da solenóide sendo acionada, bem na alavanca. Verifique esta solenóide.
Obs: Se o sensor de freio (cebolinha) estiver defeituoso, ao pisar no freio, as luzes da traseira não acederão. Verifique isto tb.

Abraço,
 
Já aconteceu comigo há cerca de um ano atrás. Borrifei um pouco de limpa-contato no sensor do freio e nunca mais deu esse problema.

Abraços!
 

gmoura

Novato
Pessoal, estou com esse mesmo problema no carro. Ele está travando um pouco no "P", preciso forçar um pouco para engatar no "D". Como o óleo do câmbio foi devidamente trocado a pouco tempo, tudo me leva a crer que é algum problema no sensor do freio

PITTELLA12 disse:
Já aconteceu comigo há cerca de um ano atrás. Borrifei um pouco de limpa-contato no sensor do freio e nunca mais deu esse problema.

Abraços!

@PITTELLA12 : onde fica o sensor? quero tentar fazer a mesma coisa que vc fez para ver se melhora.

Abraços!

gmoura
 

softechA3

Novato
Pessoal, boa noite

Estou desesperado, vim de BH para o Colatina-ES, viagem tranquila, parei na casa de parentes, quando fui ligar o carro, ligou CORRETAMENTE, sem nenhum erro no computador de bordo, quando tentei engatar a marcha, ela estava travada no P, pesquisei em foruns e vi que poderia ser o sensor do freio, descartado pois quando piso no freio a lampada da trava apaga corretamente, não sei mais o que fazer, alguém pode me ajudar?

OBS.: Quando piso no freio a lampada da solenoide e o "Teck" do acionamento do destravamento parecem funcionar normalmente!
 

diego4100

Membro
softechA3 disse:
Pessoal, boa noite

Estou desesperado, vim de BH para o Colatina-ES, viagem tranquila, parei na casa de parentes, quando fui ligar o carro, ligou CORRETAMENTE, sem nenhum erro no computador de bordo, quando tentei engatar a marcha, ela estava travada no P, pesquisei em foruns e vi que poderia ser o sensor do freio, descartado pois quando piso no freio a lampada da trava apaga corretamente, não sei mais o que fazer, alguém pode me ajudar?

OBS.: Quando piso no freio a lampada da solenoide e o "Teck" do acionamento do destravamento parecem funcionar normalmente!
Veja se a esteira não quebrou e travou o a alavanca seletora do câmbio. Aconteceu com o ex-dono do meu tip, ele teve que arrebentar a esteira pra conseguir movimentar a alavanca.
 
tudo isso pode ser resolvido com um scanner ou levando diretamente a um técnico ...
o interruptor do pedal de frenagem pode estar queimado .. coloque peças originais, se precisarem eu forneço abraço
 
Topo