Cabeçote AGU ou trocador de calor?

minheicks

Novato
Boa tarde galera! Bom venho aqui contar o que me aconteceu semana passada, estava parado com o ar ligado, derrepente começou a esquentar...bom saí do local segui viagem, cerca de 15km, senti a temperatura subir nunca tinha chegado a 100º antes, não apitou nada parei no posto ví que a ventoinha não estava armando, procurei o fusível achei o danado! acima da bateria queimadoooo!! troquei e tudo bem.... Aí 1 semana depois resolvi olhar a água, qdo abri o reservatório uma surpresa, óleo na água, agora depois de ler vários tópicos aqui . vem a questão será que queimou a junta, ou o trocador de calor?Esse trocador de calor queima? O que me deixa na dúvida é que meu carro aqueceu, mesmo que não tenha fervido, foi rapido mas a temperatura subiu. alguém poderia me ajudar?

roxo

Moderador
Meus caros,

Olhem só ... pode ser 1 dos dois ou até mesmo os dois ..

Analise: O carro tava normal, fusivel queimou, eletroventiladores nao funcionaram, a troca de calor (liquido) ficou prejudicado, aquecimento - nessa condição a junta pode sim ter queimado ou deformado dando essa passagem de agua (pode ser)

Meu conselho: Drene todo liquido, faça uma limpeza no sistema de arrefecimento ( nesta condição acho que vc vai fazer uuns 3 procedimentos com intervalo de 2 dias para cada) e observe se ainda vai acontecer a mistura.

Antes disso veja na vareta se o oleo ta contaminado, se estiver tipo café com leite, faça a troca do oleo e verifique se vai contaminar novamente tb ....

minheicks

Novato
pessoal hj drenei o sistema, oleo não tem agua, agua que estava suja de oleo, e o nivel do oleo me parece que nao baixou mais, mas vou conferir amanha de manha, minha duvida é compro o trocador ou pode ser besteira? o problema pode ser mais grave

minheicks

Novato
Bom pessola, hj comprei o danado do trocador de calor, custou 145,00 no RJ, troquei limpei o sistema todo troquei meu óleo e filtro que estava na hora, uso óleo pentosin 5w 40 rodo apenas 5000km com ele, baixa 0,5l a cada troca vou monitorar isso visto que ja estou acostumado com meu carro ele esta com 120.000km. Posto aqui os resultados na semana que vem.

minheicks

Novato
Pessoal ...monitorando, hj andei cerca de 90km sendo 60 na estrada no final da tarde olhei no reservatorio e tudo normal, agua no nivel e nada de óleo...vou dar mais um tempo. vou postando aqui os resultados.

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Onde vc faz a manut do seu A3 amigo? Tbm sou de Niteroi, podiamos marcar pra trocar ideia sobre os nossos A3.

minheicks

Novato
Boa tarde pessoal, nada de óleo, a temperatura esta normal, no painel quase 90º e no climatronic vai a 97º arma a ventoinha e cai para 92º na cidade mantendo assim, normal.
Junior na realidade quase não dei manutençao, só troco mesmo correia e´óleo, mas costumo trocar na michellin de Sao Gonçalo.

roxo

Moderador
minheicks disse:
Boa tarde pessoal, nada de óleo, a temperatura esta normal, no painel quase 90º e no climatronic vai a 97º arma a ventoinha e cai para 92º na cidade mantendo assim, normal.
Junior na realidade quase não dei manutençao, só troco mesmo correia e´óleo, mas costumo trocar na michellin de Sao Gonçalo.

Meu caro,

Que bom então o problema resolvido .... agora na possibilidade dá uma olhada nessa valvula termostatica do seu argolas e no sensor de temperatura .... acredito que a termostatica pode ser de referencia errada pelo que vc postou das temperaturas ... o sensor é de praxe revisar !!!!!

minheicks

Novato
Obrigado Roxo vou verificar sim, e por falar nisso, vc teria como me da uma referencia mais precisa de como trabalha o seu? só p eu ter uma ideia de como esta errado o meu, ele quente trabalha entre 97 e 90. sem ar e entre 78 e 80 com o ar.

roxo

Moderador
Meu caro,

Eu vou anotar essas medições pq tem 2 informações : uma que vc verifica no painel e no climatronic e outra que é a captada no VagCom .. de logo, nossos carros do grupo Vag trabalham a 90 graus, não podendo ter variações nem quente, nem frio, nem com ar .. etc .... pra isso serve a termostatica ela tem essa função de manter o liquido a temperatura sempre ideal (90) deixando circular o liquido de maneira eficiente (controle de abertura) e por ai vai ...

della

Membro
Mas a informação que tenho (pesquisada aqui) é que no climatronic é normal a temperatura variar um pouco para mais...

RFagundes

Novato
Galera, aconteceu o mesmo comigo... tomei um susto achando que era junta.
Meu carro ficará na oficina essa semana, pois vou aproveitar e fazer um check-up geral, mandar limpar carter, pescador, trocar bomba de óleo até.
Vou atualizar o tópico com valores depois para que seja referência para o pessoal.

Abraços!

Micuim

Membro
Fagundes, não se esqueça de verificar a bomba d'água... A minha estava com uma das pás avariada e ocasionou variação na temperatura...

della

Membro
Se a Km estiver perto de vencer, já manda um kit de correia dentada incluindo a bomba d'água, pois pra poder saber se a bomba está OK só demontando...