Bomba de Combustível Bosch F 000 TE1 64W

Andr3T

Membro
Pessoal, minha bomba de combustível estava começando a ficar cansada, e resolvi trocar ela de uma vez. Achei na Poli Peças aqui de Goiânia que é uma distribuidora de peças a Bosch de código "F 000 TE1 64W" por 75,00 reais. Ela custa normalmente entre 130,00 a 150,00 reais, mas na distribuidora é esse preço. Como meu pai tem oficina de caminhão, 'ótemo'...

O catálogo de aplicação dela está aqui: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/injecao/downloads/2012_NB_Kits_Bomba_Gasolina_64W_64Y.pdf

Vejam que ela serve em vários carros, inclusive o A3 1.6, 1.8 e 1.8T. Também no Uno Mille rsrs.

Fotos dela:






E para finalizar, vou trocar ela hoje a noite com a ajuda do meu pai. Ele vai levar uma caixa de ferramentas da oficina e vamos fazer a troca nós mesmos. Vou documentar a parada e depois fazer um DIY, isso se eu não explodir o carro durante o processo kkkkk. Relaxem que vou desligar a bateria.

Ah, se alguém souber de um passo a passo para efetuar essa troca, me mande por favor, melhor que ir fazer no escuro.

Abraços!!
 
Cara já troquei de gol e golf 1.6 na boa em casa mesmo, nada de desligar bateria não, a troca é super tranquila...
coisa de 30 minutos tirar trocar e colocar no lugar novamente.
 

gabrielm

Novato
não precisa desligar a bateria, só se estiver com o tanque muito cheio nao convém fumar perto! :risada:

bom seria deixar ficar bem vazio e limpar com uma estopa por dentro a sujeira que certamente tem dentro do tanque.

fiz essa limpeza no meu antigo polo classic.

edit: ah, eu sofri pra conseguir abrir o tampão maior ali..tem que bater com alguma coisa forte pra conseguir girar...
 

RaFa360x

Membro
a minha deu problema tbm, mas nao achei o refil original, ai coloquei um pcl algo assim, de 4bar... a unica diferença do meu carro, parece q aquele plug de energia não eh assim...

pra retirar a bomba vc pode usar esse tutorial:
http://www.youtube.com/watch?v=_VYEWVhURbk

ai pra trocar o refil, é só abrir com uma chave torx os 4 parafusos, e vai desmontando...
facil...

o mais dificil eh rancar a presilha da mangueirinha hehehehe fui abrindo ela com uma chave de fenda e martelo....
dps coloquei uma nova que veio no meu kit...


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o meu eh igual esse:

 

Thomas

Administrator
Galera não precisa trocar todo o conjunto? apenas a bomba é? porque ela vem acopalhada a várias coisas não é?

Abração
 

Andr3T

Membro
Me falaram no Facebook agorinha que os nossos carros tem corpo da Siemens e que o meu refil Bosch não serve. Vou testar hoje a noite, tomara que sirva :(. Não queria esperar até amanhã rsrs.
 

Andr3T

Membro
Vou descobrir isso hoje, e se não servir, amanhã coloco a minha a venda e vou atrás da outra aqui em Goiânia mesmo.
 

Andr3T

Membro
Resumo da ópera: a bomba Bosch não serve no meu carro, e como dito por outros, em nem 99% dos A3 que rodam por ai. Como eu estava LOUCO pra trocar a bomba de combustível do meu carro, sai mais cedo da empresa hoje e fui atrás da Siemens VDO até achar. Achei ela em outra distribuidora por 100 dilmas com desconto. Cheguei em casa com as duas bombas e comecei a desmontar a parada lá, até que chegou a hora de desconectar as mangueiras. Ok, tinha visto um vídeo, é bem fácil, é só empurrar a travinha e puxar pra cima. Quando eu faço, volta uns 200ml de gasolina pressurizada em cima da tampa do tanque. Sorte que ali tem um respiro pelos lados, no final de tudo eu lavei com agua e alcool, ficou 100%, nenhum cheiro de gasolina.

A troca do refil em sí foi tranquila, muito fácil. Fiz em coisa de 1 hora, pois eu fiz bem devagar e lavei todas as partes, sequei com meu soprador térmico e tal. Montei e pronto. Carro está 100%, o problema da bomba era o seguinte, quando parava o carro por um periodo prolongado, ele demorava a pegar. Me falaram que poderia ser a válvula anti retorno da bomba, que estava fazendo com que a pressão voltasse para o tanque, e demorasse a pegar na próxima partida. Vamos ver se resolve né, amanhã vou testar.

Um abraço a todos que ajudaram, sem vocês eu teria chegado em casa, desmontado tudo e só ai descobriria que a bomba era errada.

Ah, a Bosch que eu tenho agora eu vou vender, para vocês do clube eu vendo pelo preço da distribuidora, 75 pilas. Se alguem tiver um carro que use ela, só falar. Vou anunciar também no ML por uns 120 :).
 

Andr3T

Membro
Heheheh, eu te agradeci lá no Facebook, não sabia quem tu era aqui no fórum. Valeu demais veio, me cobre essa coca quando estiver em Goiânia!!!!
 
Rafa Monteiro disse:
a minha deu problema tbm, mas nao achei o refil original, ai coloquei um pcl algo assim, de 4bar... a unica diferença do meu carro, parece q aquele plug de energia não eh assim...

pra retirar a bomba vc pode usar esse tutorial:
http://www.youtube.com/watch?v=_VYEWVhURbk
KKKKK Esse é o famoso mecânico martelo + talhadeira de beira de estrada, com direito a tatoo de cadeia e tudo. Só que importado! KKKKKKKKKKK
 

RaFa360x

Membro
mas eh assim que retira mesmo, e aperta...
na mão não da.. pq tem que ter bastante pressão.. se deixar mal apertado vai ficar com cheiro de gasolina o carro inteiro...
 
Rafa Monteiro disse:
mas eh assim que retira mesmo, e aperta...
na mão não da.. pq tem que ter bastante pressão.. se deixar mal apertado vai ficar com cheiro de gasolina o carro inteiro...
Não. Em casa eu tiro assim, na verdade nem precisa bater é só usar alavanca. Mas na oficina tem uma garra específica para não estraga a peça.
Eu fiz um vídeo quando troquei;
http://www.youtube.com/watch?v=vh7tnNWA44U

Algumas das ferramentas http://www.lojadomecanico.com.br/produto/847/19/191/ferramenta-para-desmontar-e-montar-bomba-de-combustivel
 

RaFa360x

Membro
jorgescosta disse:
Não. Em casa eu tiro assim, na verdade nem precisa bater é só usar alavanca. Mas na oficina tem uma garra específica para não estraga a peça.
Eu fiz um vídeo quando troquei;
http://www.youtube.com/watch?v=vh7tnNWA44U

Algumas das ferramentas http://www.lojadomecanico.com.br/produto/847/19/191/ferramenta-para-desmontar-e-montar-bomba-de-combustivel
A minha eu tive que dar umas batidinhas pra soltar, tentei apenas empurrando com a chave de fenda mas não deu...
mas tbm não danificou as garrinha, é só usar uma chave de fenda maior..

pra quem é mecanico, claro que o ideial é ter todas as ferramentas adequadas..

abraços
 

sharaujo

Membro
Jorge beleza?

Ah quase 1 mês atras, fiz esse mesmo processo, comprei inclusive no ml e a boia e meu ponteiro nao voltou ao normal. será que tem algo a mais que possa ser feita?


jorgescosta disse:
Não. Em casa eu tiro assim, na verdade nem precisa bater é só usar alavanca. Mas na oficina tem uma garra específica para não estraga a peça.
Eu fiz um vídeo quando troquei;
http://www.youtube.com/watch?v=vh7tnNWA44U

Algumas das ferramentas http://www.lojadomecanico.com.br/produto/847/19/191/ferramenta-para-desmontar-e-montar-bomba-de-combustivel
 
shu disse:
Jorge beleza?

Ah quase 1 mês atras, fiz esse mesmo processo, comprei inclusive no ml e a boia e meu ponteiro nao voltou ao normal. será que tem algo a mais que possa ser feita?

Cara, o meu não voltou na hora. Eu coloquei o VAG-COM zerei tudo na ie e no painel. Depois fui no teste output do painel.
Desliguei, tirei a chave, depois deu uns 5 minutos coloquei a chave e girei voltou a marcar.

Tem uma manha que os mecânicos usam que é; com o novo sensor instalado, ainda fora do tanque, girar a chave e simule o enchimento completo do tanque manualmente subindo a boia, então desliga e tira chave, instala tudo no lugar e colocar a chave e gira a chave e aguarda 5 min. Segundo eles engana o carro, nunca testei.
 

gustavof

Novato
Pqp, eu paguei 220 na bomba bosch e o mecânico ainda me enfiou um copo "adaptador" por mais acho q 50 ou 80 :ameaca: :parede:
 
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