Bomba de agua

chedid

Administrador
yurimedau disse:
Voltando ao assunto das flanges, meu acrro apresentou trincas nas duas flanges, uma em formato de " Y " que fica abaixo do reservatório de agua e outra que fica em baixo do motor, ao lado da bateria.
Como sou de uma cidade pequena fiz uma breve gambiarra com durepoxi ( rsrsrsrsrs ),. quie durou felizes 3 meses, e depois optei por fazer as peças em inox em um torneiro mecanico de confiança, ficou muito melhor e mais resistente e esteticamente legalzinho!!

Obs: As conexões originais são feitas de um baquelite ( vagabundíssimo )que se deterioram na presença de aditivos, portanto que nunca usou, não use!
Abraços

não usem aditivo, "porpe" os plasticos e ferrem com todo resto, inclusive cabeçote.... boa economia né?
 

Micuim

Membro
Pessoal, só trocando uma idéia sobre custo x benefício:

Vou trocar a bomba d'água do meu A3T, 150cv, e mandei uns emails para lojas on line e foi assim:

SA Imports ("Belzonte"): bomba marca Kamax: 100,00 + frete

Gamacar (SP): bomba marca Villa Franca = 125,00 + frete

Ponto A Imports (SP): bomba marca Altotec = 135,00 + frete

Aqui em Vitória, um amigo meu, da Hankook, consegue ela original por 320,00

Na Volks, não tem a pronta entrega, mas tá bem baratim: 1.100,00 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E aí? Levando-se em consideração que esta daqui de Vix seja mesmo original, compensa pagar 200 pilas a mais que uma paralela?

ps.: meu A3 está com sintomas parecidos com o já narrados no tópico: estourou uma conexão (comprei na Volks por 180 pilas, mas na internet tá 100 conto); trocada a conexão, estourou, ainda dentro da oficina, uma flange "Y", que meu mecânico (meu primo) substituiu por uma de metal que ele confeccionou... Mas a temperatura ainda não normalizou... Quando exijo um pouco mais do carro, tipo uma subina longa, a temperatura passa dos 90ºC... É a primeira vez que isso acontece... Nunca tinha passado de 90...


Edit.: só complementando, liguei prá esse meu amigo da Hankook e ele me disse que a "original" é SKF... aí já fiquei meio sismado, pois na Crestana tem a originalzona mesmo, made in Germany, por R$ 349 + frete... (http://www.crestana.com.br/bomba-dagua- ... turbo.html) Aí já nem sei... :parede:
 

MarceloA3T

Membro
Micuim a minha eu comprei no Kit da ECS ... e de uma marca importada... mais a peça é de alta qualidade no padrão OEM. Essa da SKF ja ouvi falar que é muito boa.

O mecanico que trocou a minha me mostrou como fica a bomba.... Tem umas bombas que tem as helices da bomba de plastico... e com o tempo essas helices se quebram inteiras.
A bomba nova que usei tem as helices de aluminio... ele disse que essa dura tranquilamente 80 mil KM.
 

Micuim

Membro
Pois é Marcelo...
Peguei a bomba lá com meu cumpadi e a caixa é da SKF, mas a peça em si não tem inscrição alguma... só uma gravação na carcaça: US 08/10.
Pior que ainda veio com um código que é para o A3 1.6, segundo o catálogo da SKF... Putz! (http://www.skf.com.br/catalogos_online_ ... asp#ancora)
No catálogo até tem o código da montadora, que por sua vez nem bate com o da Crestana (supostamente original) e os fdp da Volks não querem me passar o código do catálogo de peças...

No final das contas, nem sei direito o que fazer... Sinceramente, vou esperar meu mecânico me ligar e passar o código da bomba certinho... Se a Crestana tiver mesmo, acho que vou comprar com eles a originalzona mesmo, made in Germany (se realmente for), porque a diferença de valores é pequena...
Disseram que iam tirar a bomba agora na parte da tarde... Vou esperar a ligação...
 

MarceloA3T

Membro
Micuim disse:
Pois é Marcelo...
Peguei a bomba lá com meu cumpadi e a caixa é da SKF, mas a peça em si não tem inscrição alguma... só uma gravação na carcaça: US 08/10.
Pior que ainda veio com um código que é para o A3 1.6, segundo o catálogo da SKF... Putz! (http://www.skf.com.br/catalogos_online_ ... asp#ancora)
No catálogo até tem o código da montadora, que por sua vez nem bate com o da Crestana (supostamente original) e os fdp da Volks não querem me passar o código do catálogo de peças...

No final das contas, nem sei direito o que fazer... Sinceramente, vou esperar meu mecânico me ligar e passar o código da bomba certinho... Se a Crestana tiver mesmo, acho que vou comprar com eles a originalzona mesmo, made in Germany (se realmente for), porque a diferença de valores é pequena...
Disseram que iam tirar a bomba agora na parte da tarde... Vou esperar a ligação...


Bom a minha bomba OEM está em casa... provavelmente era original do carro . Nao sei se tem codigo gravado nela, mais tenho foto da que foi colocado no local e posso tirar foto da que foi substituida se precisar...

Abraço
 

Micuim

Membro
Marcelo, se puder fazer esta gentiliza... não só por mim, mas para o acervo aqui do forum, seria legal ter fotos da bomba OEM... Valeu.
 

MarceloA3T

Membro
Ok Fui la ver a bomba que foi substituida.
Ela é OEM tem simbolo VW e Audi
Bomba Made in Germany... o rotor é de plastico !!
Codigo gravado na bomba 06A121031C

Vou fazer upload das fotos...
 

MarceloA3T

Membro
Bomba OEM que foi substituida
20120223221145.jpg


20120223221559.jpg


Repare na direita dessa foto. A Bomba do Kit ECS tem o rotor de aluminio. Segundo o mecanico essa dura muito mais que a de plastico
dsc06892z.jpg
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Bonito kit ai .. so primeira ... parabens ... quanto a bomba posso te dizer:

Temos aqui 2 marcas que pode ir sem medo URBA ou SHARDECK...

A minha é da marca SHARDECK, que é peça OEM ... e já atualizada com rotor de aluminio ... o preço ta na casa de 200 a 300
 

Micuim

Membro
Pois é galera... Meu primo fez a substituição antes mesmo de eu debater o assunto... Quando liguei prá saber do diagnóstico, o carro já tava pronto... Rsrsrrsrs... Fiquei meio chateado, mas já tava feito. O que me desanimou um pouco foi que ele aproveitou o embalo e deixou sem termostática, pois disse que foi fazer a verificação e não estava muito 100%... Foda é que agora a temperatura quase não chega nos 90 graus, ou seja, vou ter que comprar uma nova e encostar denovo prá instalar, pois não dá prá ficar sem, eis que a temperatura quase nunca fica no ideal, fora que é provável o aumento do consumo...

ps.: Marcelão, valeu pelas fotos! :joselito:
 

roxo

Moderador
Meu Caro,

Micuim ... recomendo comprar a termo OEM .. na crestana tem ... não vai de MTE não .. aproveita e troca o o-ring da termostatica .... e a todos: NUNCA ANDE COM O ARGOLAS SEM A TERMOSTATICA
 

rodrigopu

Novato
Para quem acha interessante rodar com a bomba d'água com rotor de metal, procurem um tópico no VWGC onde o rotor de metal comeu toda a polia, fazendo a mesma estourar e dando um prejuizo brabo pro dono!

EU não confio! ;)
 

roxo

Moderador
rodrigopu disse:
Para quem acha interessante rodar com a bomba d'água com rotor de metal, procurem um tópico no VWGC onde o rotor de metal comeu toda a polia, fazendo a mesma estourar e dando um prejuizo brabo pro dono!

EU não confio! ;)


Meu Caro,

Interessante .. pois a atua;ização da peça e justamente a condiçã que o rotor de plastico se partia e a bomba nào realizava seu trabalho, inclusive com travamento .. consequencia: afeta o arrefecimento do motor e até mesmo na parte de distribuição (correia dentada) o preju é no motor.

No mais, gostaria que vc mandasse o link ai da sua informação ... vamos avalia aqui !!!!
 

MarceloA3T

Membro
Procurei a respeito do topico citado e não achei nada a respeito da bomba com rotor metalico no VWGC. O vendedor da Miami Rio pode nos informar algo a respeito. Acredito que possa ter havido algum erro na montagem ou defeito na peça.
 

chedid

Administrador
eu lembro de algo parecido! mas era bomba nacional e pediram a peça de volta para análise... parece que ficou afiado os dentes e quase cortou a correia.
 

Micuim

Membro
chedid disse:
eu lembro de algo parecido! mas era bomba nacional e pediram a peça de volta para análise... parece que ficou afiado os dentes e quase cortou a correia.

Mas aí nem tem nada a ver com o rotor ser ou não de metal...
Sinceramente, prefiro o de plástico mesmo...
Se durou 90.000Km, tá bom né...
Acho que o metal corrói mais que o plástico...
Roxo, estou rodando sem a termostática e a temperatura raramente chega nos 90 graus...
O que mais me incomoda é ficar com receio de dar uma puxada mais brava e acontecer alguma coisa no motor por estar abaixo da temperatura ideal...
Sempre ouvi dizerem que é perigoso forçar o motor quando está frio, mas não sei se é pela temperatura em si, ou se porque presumem/confundem que o motor frio é sinônimo de motor ainda não lubrificado adequadamente...
É meio que lenda urbana na verdade, pois nunca vi um caso concreto de danos decorrentes destes fatores...

ps.: de qualquer forma, tô andando só no sapatinho...
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Pois é .. ficar aqui discutindo sobre plastico ou metal .. vaos levar a vida, tenham só em mente que essa atualização é em virtude que o plastico sofre com as condições .. reseca e quebra ... o que foi menconado sobre um defeito na bomba, foi a polia de uma shardeck que na usinagem ficou meio afiada cortando a correia dentada, e até onde lembro a empresa deu todo suporte nas consequencias do problema.

Eu sei que to com a minha shardeck, rotor de metal e fico tranquilo ....

Quanto a rodar sem termostatica é isso mesmo, não é lenda urbana não, o motores vag trabalham na eficiencia e com tudo dimensionado para a temperatura de 90 graus ... se a pessa não fosse importante ela não estaria ali né.... vai da cabeça de cada um ... penso que item de motor tem que ser respeitado em sua totalidade, nada de achismo ou armengues duradouros .... afinal, o prejuízo pode ser bemmmmmmmmmmm maior ....
 
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