Bomba de agua

Pessoal,
sou novo aqui, tenho um audi a3 150cv. comprei o carro a um ano e meio.
No 1o ano o carro estava uma maravilha! nenum problema.
de uns 6 meses pra ca comecou a dar problemas. a cada dia fura um conector das mangueiras do radiador, deu tambem uma trinca no encaixe do radiador. sempre que aparece o problema resolvo no mesmo dia.
agora o carro aquece mas nao ha vazamento. o cara que mexe com radiador falou que deveria ser a valvula termostática e que eu deveria levar em um mecanico.
ja o mecanico, disse que é a bomba de agua que nao funciona. li em alguns topicos que se a agua nao estiver circulando na mangueira de retorno para o reservatório é porque a bomba está com problema.
Ai me veio a dúvida. Mesmo se a valvula termostática estiver travada fechada deveria sair água da mangueira de retorno? independende da temperatura do carro?
me desculpem se eu estiver falando muita besteira. por favor me deem uma ajuda!
obrigado
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Umas perguntas cruciais ...:

1 - O carro tá aquecendo (temperatura acima dos 90) ???

2 - Explique melhor esse "furar o conector da mangueira" se puder postar uma foto fica melhor.
 

roxo

Moderador
gabrielvalgas disse:
desculpe a ignorancia!
o carro está aquecendo acima de noventa sim.
quanto aos conectores, procurei na net e acho que o nome certo sao flanges.
abaixo estao os links para os que eu tive que trocar. nao de uma vez. Cada hora trincava um.
http://www.saimports.com.br/produtos/p_ ... 145952.jpg
http://www.saimports.com.br/produtos/p_ ... 122306.jpg

nao encontrei os outros. posso estar enganado tambem. achei essas fotos na net mas acho que foram essas peças mesmo que eu tive que trocar.


Meu caro,


Relaxe ... aqui não tem esse troço de ignorancia não .. afinal vc tá interessado é isso que importa aqui na comunidade....

Bem, realmente seu carro tá com problema no sistema de arrefecimento, recomendo a não andar com o veículo de jeito nenhum... vc pode ter um problema de cabeçote ai vc vai ter realllllllmente um problemão

Eu to acreditando que as flanges estão rachando pela pressão no sistema ... interessante vc mandar um macanico ver realemnte a bomba e a termostatica (que pode estar travada) ... eu chuto a bomba pelo fato do carro não tá jogando agua para fora do reservatório. Mas tá ai ... certo mesmo mandar desmontar e ver a bomba .. posta aqui os resultados !!!!
 
problema resolvido!
relamente era a bomba dagua!
o mecanico trocuo a valvula, nao resolveu, foi para a bomba. Ai aproveitou e trocou a correia dentada, meu carro ja ta com 99 mil km.
problema resolvido!
obrigado pelas dicas!
 

roxo

Moderador
Meu Caro,

Que maravilha .... sempre lembrando de usar o aditivo para a fuido de arrefecimento, experiencia propia, vai te enconomizar muito.... eu faço isso:

Combinação:

2 litros de MAX Flux Long Life Organico (motormax) - esse substitui o carrissimo G12 e atende a norma da VW e Audi
3 Litros agua desmineralizada (agua para bateria)

No seu caso, eu recomendaria uma limpeza no sistema ...

Mas parabéns pelos resultados
 
Roxo,
obrigado mais uma vez! meu carro ainda está rodando so com agua, diz o mecânico que era pra testar, ver se nao está com nenhum vazamento, mas pelo que notei ele nao acha importante colocar fluido nao. Ja eu acho muito importante. esse fluido que voce me disse é esse:

http://www.motormax2000.com.br/ft/autom ... 20LIFE.pdf

outra dúvida, eu mesmo consigo e posso fazer essa limpeza no sistema?

encontrei esse produto:

RADIATOR FLUSH - Limpa o Radiador em 15 Minutos | cód. M67 cx: 24x200ml
http://www.motormax2000.com.br/ft/autom ... 0flush.pdf

voce conhece?
eu mesmo consigo usálo?
aproveitando, voce sabe qual a especificacao do fluido da direção hidraulica? estou precisando trocar o meu.
Obrigado,
Abraco
 

roxo

Moderador
gabrielvalgas disse:
Roxo,
obrigado mais uma vez! meu carro ainda está rodando so com agua, diz o mecânico que era pra testar, ver se nao está com nenhum vazamento, mas pelo que notei ele nao acha importante colocar fluido nao. Ja eu acho muito importante. esse fluido que voce me disse é esse:

http://www.motormax2000.com.br/ft/autom ... 20LIFE.pdf

outra dúvida, eu mesmo consigo e posso fazer essa limpeza no sistema?

encontrei esse produto:

RADIATOR FLUSH - Limpa o Radiador em 15 Minutos | cód. M67 cx: 24x200ml
http://www.motormax2000.com.br/ft/autom ... 0flush.pdf

voce conhece?
eu mesmo consigo usálo?
aproveitando, voce sabe qual a especificacao do fluido da direção hidraulica? estou precisando trocar o meu.
Obrigado,
Abraco


Meu Caro,

Seu mecanico ta certo em rodar um tempo somente com agua só para ver os vazamentos, mas se vc ja constatou que não tem nenhum vazamento, pula logo para a limpeza e colocação do aditivo + agua.

O aditivo q vc postou é esse mesmo ... quanto ao flush faça o seguinte: mantenha contato com o Bruno da Motormax, é uma pessoa muito legal, diga que é do forum A3 Clube e que foi o Fabio da Bahia que passou o contato, pergunte a ele o flush correto (eles tem um produto propio para nossos cabeçotes de aluminio e demais componentes) e vai te dar uma mão no correto emprego e na aquisição dos produtos necessários.

Contato:

Bruno Ribeiro - consultor técnico e comercial.

[email protected]
tel: (21) 7852-3121
id: 83*41287
(21) 3867-0012

NO mais, vc consegue fazer esse processo sem problemas, aguarde esta semana que vou postar um Diy bem legal desse procedimento (limpeza e troca do liquido de arrefecimento)
 
colocando o topico pra cima novamente...

o carro avisou no CB o problema de arrefecimento, levei para oficina no guincho e talz...

o mecanico me condenou a bomba de agua, entao surgiram as duvidas:

1º Essa bomba é a mesma de algum outro carro VW?

2º Se alguem ja trocou, foi caro?

Obs, meu A3 é 2002 1.8 20V

meu carro era muito bom, mas depois que fiz uma viagem para Ilheus na Bahia com ele só estou tendo dor de cabeça com ele!
 

roxo

Moderador
hnvinicius disse:
colocando o topico pra cima novamente...

o carro avisou no CB o problema de arrefecimento, levei para oficina no guincho e talz...

o mecanico me condenou a bomba de agua, entao surgiram as duvidas:

1º Essa bomba é a mesma de algum outro carro VW?

R: Sim, a do golf, Polo, Bora ... mas não se ligue a isso vai ser um preço só

2º Se alguem ja trocou, foi caro?

R: Eu já troquei, depende o que vc entende de caro a peça em si de boa qualidade vc paga em torno de 300,00. Caro mesmo é a mão de obra a depender de onde faça.

Obs, meu A3 é 2002 1.8 20V

meu carro era muito bom, mas depois que fiz uma viagem para Ilheus na Bahia com ele só estou tendo dor de cabeça com ele!

Nobre, vc é de que local ????
 
troquei minha bomba dagua e aproveitei pra trocar a correia dentada. Meu mecanico disse que a mao de obra era uma so.
pela bomba paguei 150 e mais 130 pela mao de obra qui em Belo Horizonte
 

yurimedau

Novato
Voltando ao assunto das flanges, meu acrro apresentou trincas nas duas flanges, uma em formato de " Y " que fica abaixo do reservatório de agua e outra que fica em baixo do motor, ao lado da bateria.
Como sou de uma cidade pequena fiz uma breve gambiarra com durepoxi ( rsrsrsrsrs ),. quie durou felizes 3 meses, e depois optei por fazer as peças em inox em um torneiro mecanico de confiança, ficou muito melhor e mais resistente e esteticamente legalzinho!!

Obs: As conexões originais são feitas de um baquelite ( vagabundíssimo )que se deterioram na presença de aditivos, portanto que nunca usou, não use!
Abraços
 

roxo

Moderador
yurimedau disse:
Voltando ao assunto das flanges, meu acrro apresentou trincas nas duas flanges, uma em formato de " Y " que fica abaixo do reservatório de agua e outra que fica em baixo do motor, ao lado da bateria.
Como sou de uma cidade pequena fiz uma breve gambiarra com durepoxi ( rsrsrsrsrs ),. quie durou felizes 3 meses, e depois optei por fazer as peças em inox em um torneiro mecanico de confiança, ficou muito melhor e mais resistente e esteticamente legalzinho!!

Obs: As conexões originais são feitas de um baquelite ( vagabundíssimo )que se deterioram na presença de aditivos, portanto que nunca usou, não use!
Abraços


Meu caro,

Que bom que vc conseguiu resolver seu problema ... agora com as fages em inox é pra acabar o carro ... mas discordo do seu opinamento do não uso do aditivo ... se realmente as peças plasticas se deteroram, o que acho improvavél, pelo uso do aditivo te digo por experiencia propia que vc tá trocando 3 peças que somadas dão uns 150 contos por um Cabeçote que pode chegar a 4k. Eu postei um texto tecnico no Diy que fiz do sistema de arrefecimento.. veja lá ... pode ser que vc mude de idéia quanto ao uso do aditivo...

Realmente essas peças plasticas trincam .. mas por conta da temperatura e variações dela no cofre do motor ... no mais o aditivo, correto e nas proporções corretas, no motor só traz beneficias.

:legal: :legal:
 
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