Barulho do motor depois que desliga o carro

padovani

Novato
Pessoal, alguém poderia me explicar o que é aquele barulho que vem do motor, logo após desligarmos o carro? Qual a função disso?

Aparentemente pelo som é alguma bomba elétrica que fica circulando algum fluído... E ela pára depois de uns 3 minutos do desligamento do carro.

della

Membro
Se o seu for 180, em alguns deles, há uma bomba d'água secundária que fica circulando água pela turbina após desligar o motor. Poste mais informações sobre seu carro na asssinatura, fica mais fácil de ajudar.

jaltinier

Plantonista
mano della...pode ser o oleo voltando para o carter...uma vez cheguei em casa e tava um silencio do caramba e ouvi o barulho do oleo circulando no motor...

amigo...seja mais específico...

abraço

della

Membro
jaltinier disse:
mano della...pode ser o oleo voltando para o carter...uma vez cheguei em casa e tava um silencio do caramba e ouvi o barulho do oleo circulando no motor...

amigo...seja mais específico...

abraço

Quééé isso jonny boy?!! ouvir barulho de óleo voltando pro cárter nem cachorro consegue... kkk!
Vai ter ouvido bom assim lá na...

Mano, ele falou de barulho de motor elétrico que pára depois de uns minutos, deve ser mesmo a bomba de circulação de água na turbina, presente em alguns 180... Falta o amigo confirmar a motorização dele.

jaltinier

Plantonista
cara...pior que ouvi sim...é um barulho estranho mano della...e não estava bêbado não hein..rsrsr...mas não tinha notado que o colega falou sobre o motor elétrico...foi maus...

acho que é um 180cv...pois na assinatura dele ele colocou "Enfim, chegou o T!" e o T está em vermelho...

della

Membro
jaltinier disse:
cara...pior que ouvi sim...é um barulho estranho mano della...e não estava bêbado não hein..rsrsr...mas não tinha notado que o colega falou sobre o motor elétrico...foi maus...

acho que é um 180cv...pois na assinatura dele ele colocou "Enfim, chegou o T!" e o T está em vermelho...

Bem observado...

padovani

Novato
jaltinier disse:

Pois é, bem observado mesmo! E acertou em cima...

Mas foi maus aí pessoal, já atualizei a assinatura, e confirmo que é um 180 Cv.

Voltando ao tópico, é nitido o barulho de um motor elétrico funcionando mesmo, mas ao mesmo tempo é bem sutil... O antigo dono tinha comentado que havia uma bomba que mesmo após desligado o carro, ela mantém circulando óleo pela turba, mas eu sinceramente não botei tanta fé assim, pois não entendi o porque de ficar circulando óleo pela turbina após o motor desligado...

Por acaso ela ainda pode estar girando mesmo após o motor parado? Se bem que faria sentido ela ainda girar se a pessoa, digamos, acelerar o carro e logo desligar a chave... coisa que sabemos que não é nada recomendado!

padovani

Novato
jaltinier disse:
abraço

Meu Deus!!! Isso não é audição de cachorro... é audição de veado mesmo!!! :susto: huahuahuahuahua

Jalt, por favor não me leve a mal não! É que os veados são os animais com a melhor audição...

Só pra não dizer que estou apelando: http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Sist ... idos03.htm

É só ler o primeiro parágrafo...

Valeu

jaltinier

Plantonista
cara...não entendo mto de mecânica....mas se essa bomba for para manter a recirculação seja de água ou óleo, ela tem a função de dar mais durabilidade à sua turba...mas certamente tem outras funfas...

cara...esse negócio de acelerar antes de desligar é a coisa mais prejudicial ao carro...além de ser uma coisa imbecil...

man, se vc pesquisar aqui no clube, verificará que todos os users deixam o carro alguns segundos em rotação baixa antes de desligar, eu mesmo faço com todos os meus carros...é como se vc desse um descanso ao carro antes de desligar ele e dar tempo de se preparar para desligar...

ah mesmo procedimento para ligar e andar com o carro...ainda mais se o carro ficar mto tempo desligado (de um dia para outro), para que dê tempo do oleo circular no motor inteiro...nada de ligar o carro e sair afundando o pé...são coisas como essa que vc estiva a vida util do seu motor...

abraço

della

Membro
KKKKKKKKKKK!!!!!
Snme fica próximo ao radiador, numa das mangueiras...
E padovani, é água que circula e não óleo...

mohaully

Membro
por acaso esses motor que vcs falam é uma "bombinha" na parte da frente, já atrás da grade dianteira?

Fiquei curioso... pq meu golf fica com essa bomba ligada por algum tempo depois que desliga... eu escutava o barulho e não sabia de onde vinha, até estes dias descobrir que vem desta peça que citei.... é isso mesmo?

thiago0070

Novato
Pessoal,

É normal o barulho de bomba elétrica ligada após desligar o carro. Isto é a bomba de água auxiliar funcionando, é ela que mantém a água circulando no carro após seu desligamento.

Só tem nos 1.8T 180 e GTI 180 e fica atrás da grade do farol. A minha depois que desligo o carro fica um bom tempo ligada e é só virar a chave de novo que ela já começa a funcionar.

Muitos meXânicos aqui no BR apenas removem essa bomba quando da problema anulando ela com um T em mangueira.

Alguns dos 180CV que fui ver quando fui comprar não tinham essa peça e no começo eu achava que era algo do lavador de faróis que meu carro possui OEM.

Então não sei afirmar se todos os 180CV tem essa bomba ou se os que não tem é porque removeram.

Ela existe por algum motivo do clima Europeu.

Um tópico bem completo sobre ela:

viewtopic.php?f=5&t=3055

Aqui vai uma foto dela:

s_MLB_v_F_f_178596671_869.jpg

Abraços,

Thiago