Barulho de "Nhééé..." nas rodas.

ninjakyok

Novato
Bom dia pessoal

No outro tópico comentei que eu estava com problemas nas pastilhas, bileta, amortecedores e etc... Então, troquei tudo... agora o carro está fazendo nhéééé quando está rodando, o som vem das rodas, as vezes da umas travadinhas tbm, nas oficinas dizem que é pq as pastilhas são novas ... é verdade? Quando eu freio bruscamente, parece que fica perfeito, o barulho diminui e as travadinhas param ...

Abraço!

Cfacioli

Membros VIP
Cara, uma vez aconteceu algo parecido comigo em outro carro que eu tinha. Eram os rolamentos dianteiros.

Imagina, como o rolamento pode estar gasto, o disco nao fica examente alinhado com a pinça e pastilha. Logo, alguma beirada do disco raspa na pastilha. Qndo vc freia, a pinça aperta o disco fazendo o conjunto a voltar no lugar. Aí o barulho pára.

Qse certeza que é rolamento dianteiro.

ninjakyok

Novato
Cfacioli disse:
Cara, uma vez aconteceu algo parecido comigo em outro carro que eu tinha. Eram os rolamentos dianteiros.

Imagina, como o rolamento pode estar gasto, o disco nao fica examente alinhado com a pinça e pastilha. Logo, alguma beirada do disco raspa na pastilha. Qndo vc freia, a pinça aperta o disco fazendo o conjunto a voltar no lugar. Aí o barulho pára.

Qse certeza que é rolamento dianteiro.

isso é caro? é perigoso? rs

Cfacioli

Membros VIP
Cara, nem idéia de preço... Só que esses são bem mais caros que os traseiros. Com certeza teve ter rolamentos de 1ª linha como INA, SKF, TIMKEN que são os mesmos de linha de montagem.

Mas perigoso não é, desde que você não demore demais pra trocar.

Cfacioli

Membros VIP
Olha liguei numa auto peças aqui, e eles tem só uma marca para reposição, a VTO (nunca ouvi falar), mas custa 83,00 cada.

Lost

Membro
o problema do rolamento estar com ressonância é que o mesmo já está desgastado devido a falta da graxa que tem sua vida util programada e o problema de ficar andando assim é o aquecimento do rolamento e aquecendo muito ele pode quebrar e travar a roda.
ja li e ouvi por ai qdo comprar um rolamento novo, lave e tire a graxa que vem nele e coloque no lugar uma graxa chamada BR2-PLUS da Molikote, é uma graxa com Bissulfeto de molibdenio de alta temperatura.
http://www.lubrificantes.net/fgr-001.htm

abz!!!

padovani

Novato
Ninja, pelo q vc nos passou, eu tb acompanho os amigos acima e meu palpite tb é rolamento de roda. Acho muito improvável a pastilha só por ser nova ficar fazendo isso. Apesar do seu A3 ser automático e precisar bem mais do freio, acho que não seria esse o comportamento a ser apresentado, não com pastilhas de boa qualidade.
É claro que você poderia esperar pra ver se o sintoma vai sumindo, mas aí corre o risco de acontecer o que o Lost comentou, sobre o travamento do rolamento.
Qual a km do carro? não é uma regra, mas quanto mais rodado tiver, maior a probabilidade de ser rolamento.
Só um comentário: se for trocar o rolamento, gaste um pouco mais, mas coloque um de qualidade. Não arrisque com um componente que é vital no carro, e que pode te dar dor de cabeça no futuro...

Cfacioli

Membros VIP
ninjakyok disse:
Tem como ver ela fisicamente? Os mecanicos falam que não é o rolamento que é a pastilha :S
ou falta de graxa?

Abrço!

Pra mim, o barulho é de pastilha mesmo, MAS, ela tá encostando e gerando o barulho por causa do rolamento ruim.

Ou, pode ser a ressonancia como o colega falou em cima. De novo, gerado pelo rolamento gasto.

Vai na fé. Troca e dps conta o que deu.

No site da Jocar tem um de primeira linha por uns 125 contos.

Cfacioli

Membros VIP
Travar pode mesmo, mas é muito pouco provável. Eu mesmo nunca vi travar... é mais fácil ele moer todo e a roda ficar meio bamba na ponta de eixo do que travar.

Mas há sim a possibilidade.

Vc disse se dá para verificar, acho q até dá, mas vai te dar trabalho... se quiser, tira a roda e a pinça, e tenta movimentar a roda para ver se tem folga no eixo. Se tiver, é o rolamento já tá muito ruim.

Uma solução provisória emergencial, mas tosca e porca, e tirar o rolamento e engraxar de novo...

ninjakyok

Novato
Cfacioli disse:
E ae, descobriu o que era? Conta para noissss

O nhéé que fazia nas rodas ao virar o volante com o carro parado, era o fluido de freio e o nhéé que fazia nas rodas quando estava andando e ia aumentando conforme a velocidade ainda estou para descobrir, os mecanicos por aqui sao #1@@# #@ para mim é o rolamento mas os caras estão teimando que é o cambio automatico que esta vazando oleo e que esta fazendo barulho...

Cfacioli

Membros VIP
Câmbio automatico dá pra vc por no NEUTRO e DESLIGAR A IGNIÇÃO (com cuidado, claro) numa decida por exemplo e ouvir se o barulho continua?

Se continuar, É ROLAMENTO. Compra o rolamento e MANDA trocar e pronto.

ninjakyok

Novato
Cfacioli disse:
Câmbio automatico dá pra vc por no NEUTRO e DESLIGAR A IGNIÇÃO (com cuidado, claro) numa decida por exemplo e ouvir se o barulho continua?

Se continuar, É ROLAMENTO. Compra o rolamento e MANDA trocar e pronto.

Vlwww vou tentar fazer isso, com a mão no freio de mão claro kkk
Ah! Eu escrevi errado, o fluido era da direção e não do freio, quando coloquei o fluido da direção o NHÉÉ que fazia ao girar o volante parou, agora só continua quando eu ando, quanto maior a velocidade maior o nhéé kkkk
Vou tentar a dica, abraço!

Edit: Um mecânico, colocou 2 jacarés no meu carro deixando a parte dianteira empinada, sem as rodas encostarem no chão, e começou a acelerar ... ( fiquei com muuito medo ), o barulho era infernal do NHÉÉÉ, ai ele falou que era rolamento, pedi para trocar, depois ele me falou que não era o rolamento era problema na caixa do cambio automatico que tava vazando fluido de direção e quem nem chegou a trocar o rolamento ... mas vai saber neh!

Rbr Batista

Novato
ninjakyok disse:
Vlwww vou tentar fazer isso, com a mão no freio de mão claro kkk
Ah! Eu escrevi errado, o fluido era da direção e não do freio, quando coloquei o fluido da direção o NHÉÉ que fazia ao girar o volante parou, agora só continua quando eu ando, quanto maior a velocidade maior o nhéé kkkk
Vou tentar a dica, abraço!

Edit: Um mecânico, colocou 2 jacarés no meu carro deixando a parte dianteira empinada, sem as rodas encostarem no chão, e começou a acelerar ... ( fiquei com muuito medo ), o barulho era infernal do NHÉÉÉ, ai ele falou que era rolamento, pedi para trocar, depois ele me falou que não era o rolamento era problema na caixa do cambio automatico que tava vazando fluido de direção e quem nem chegou a trocar o rolamento ... mas vai saber neh!

Meu carro faz um barulho que parece um assobio quando eu acelero, quando eu solto o acelerador o barulho (assobio) para, alguém sabe me dizer qual o problema? o mecânico disse que é a caixa de cambio que por sinal é automática.

Diego FM

Novato
ninjakyok disse:
O nhéé que fazia nas rodas ao virar o volante com o carro parado, era o fluido de freio e o nhéé que fazia nas rodas quando estava andando e ia aumentando conforme a velocidade ainda estou para descobrir, os mecanicos por aqui sao #1@@# #@ para mim é o rolamento mas os caras estão teimando que é o cambio automatico que esta vazando oleo e que esta fazendo barulho...
Cara.. o meu carro também, faz esse nhéé que vc fala, conforme aumenta a velocidade mais barulho faz, o mecanico me disse que é rolamento da direção parece, nao entendi direito, falei que este mes vou levar la pra ele ver, mas ele ja disse que é rolamento mesmo, nao entendi se era rolamento do volante ou da roda, mas acho que é no volante, e tbm quando giro o volante pro lado direito, parece que tem uma mola esticando, é um barulho dentro do carro somente, fora do carro nao ouve nada.

valeu..