Baixa temperatura no motor ?!?!

aleh2752

Novato
Boa noite pessoal.... como podem ver sou novo por aqui no fórum...

e como tbm estou a pouco tempo com o A3 T surgiu uma dúvida...então me perdoem se esse não for o local correto pra postar esse tópico...mas ja procurei e nao achei nada parecido com a minha dúvida....então vamos láá;.;;

Quando peguei o A3 o vendedor me disse que teria que fazer algumas coisinhas e etc....troquei embreagem e volante...gastei quase 2 pau nessa brincadeira...quando montei e dei uma volta no carro, percebi que ele tremia bastante o motor e a temperatura ficava super elevada....ai veio a notícia do mecanico....teve que fazer o cabeçote...pois a água do reservatória saia toda pelo escapamento....depois de quatro dias ficou prontinho o carro....ficou perfeita e lenta e não tremia mais... só que eu acho que a temperatura esta medindo errado...pois ela nao passa de 70º ... ou seja...ela fica cravada sempre nos 70 e não sobe nem desce....e o que eu saiba, a temperatura dela deveria estar nos 90º cravados...mais a minha não fica não sei pq....alguém poderia me dar uma luz???

Ahh...e uma outra dúvida... onde fica o sensor de óleo dela?? Pois esta acusando no Computador de Bordo...

Obrigado galera..

gabrielm

Novato
sobre o sensor de oleo fica dentro do carter (o do nivel, luz amarela no painel). se é a vermelha é a pressao...dae pode ser o pescador entupido. o oleo ta no nivel olhando na vareta?

aleh2752

Novato
gabrielm disse:
sobre o sensor de oleo fica dentro do carter (o do nivel, luz amarela no painel). se é a vermelha é a pressao...dae pode ser o pescador entupido. o oleo ta no nivel olhando na vareta?

Então Gabriel....o sensor que pisca no computador é amarelo...e ta me enxendo o saco.. kkkkk... o pior que ja foi mexido no motor e carter dela... agora só mandando abrir de novo né?

Obrigado pela resposta

gabrielm

Novato
ué, mas se ele ta dando sinal ou ta com o oleo baixo mesmo ou o sensor ta com problema....dae só abrindo tudo de novo.

aleh2752

Novato
gabrielm disse:
ué, mas se ele ta dando sinal ou ta com o oleo baixo mesmo ou o sensor ta com problema....dae só abrindo tudo de novo.

Humm....intendii...então deve estar com problema no sensor....pois o óleo foi trocado no mesmo dia que fiz o cabeçote...ou seja...semana passada...e o nível esta certinho...

agora sobre a temperatura eu acho que esta anormal tbm...pois a minha nao passa e nem desce de 70º ... estranho demais

Tem que passar o vag para saber. Veja se algum membro da sua cidade tem a boa vontade de te ajudar nessa.
Adiantando; alguns pontos que podem ser:
-Sensor de temperatura do reservatório de água
-Sensor de temperatura do cabeçote
-Válvula termostática travada

Micuim

Membro
Se você plugar o VAG vai conseguir ver a temperatura real que está no motor. Se estiver acima dos 70ºC, mas estabilizada próximo aos 90ºC, o problema deve ser a calibragem do painel mesmo ou algum sensor com defeito.
O normal é ficar, no painel, em 90ºC, cravado.
A válvula termostática não deixa baixar dessa temperatura e a mesma válvula, em conjunto com a ventoinha, não deixam subir além disso...
Válvula termostática travada não iria deixar a temperatura estável em 70ºC.

MarceloA3T

Membro
Se estiver frio por lá e sem transito ou rodando em estrada e a valvula termostatica estiver travada a temperatura não sobe alem dos 70º nao.

Micuim

Membro
E qual seria então a explicação prá valvula termostática travada ficar justamente em 70ºC? Travamento parcial? Não tem lógica...
Exemplo:
O meu A3 está sem a termostática: a temperatura oscila em dias mais frios ou quando não exijo muito do carro; mas esta oscilação é sempre até no máximo 90ºC, pois mesmo sem termostática (ou, pela lógica, com ela travada aberta) a ventoínha não deixa passar de 90ºC.
Se travar fechada, a lógica é que a temperatura também oscile, pois abaixo dos 90ºC, quem faz este controle é a termostática (para manter em 90), que estaria, neste caso inoperante.
Então, em ambos os casos, a temperatura deveria sim oscilar.
Prá mim, o que está acontecendo é a descalibragem do painel ou alguma falha num sensor.
Tenho quase certeza de que quando medirem a temperatura pelo scanner nesta condição que de 70ºC mencionada no tópico, a temperatura real do motor estará nas especificações de fábrica, que é próximo dos 90ºC.

Micuim

Membro
Em linhas gerais, foi o que eu comentei, pois, em verdade, a termostática é um coadjuvante do sistema de arrefecimento, especialmente para não deixar a temperatura oscilar para menos de 90ºC.
Se for só pelo sistema de arrefecimento, especialmente de nossos A3, que são muito eficientes em refrigerar, a temperatura ficaria na maior parte do tempo abaixo dos 90ºC, como acontece no meu carro, que está sem termostática...

alguem tem foto de onde fica a valvula? acho mais facil no caso dele, tirar e testar, com uma panela, coloca ela numa panela, com agua, e bota pra ferver, e cuida pra ver se abre! ou to falando muita bobagem?

To com um A3 de um amigo aqui sem a termostática que fica entre 60 e 70 graus. Só bate 90 quando pega muito trânsito ou se dá uns racing nele e logo volta pra 60.
Essa válvula é mecânica e trabalha com a pressão dilatativa da água, que permite a passagem para o radiador após chegar à pressão (ou temperatura) ideal do sistema. Muita gente fica rodando sem ela mesmo, escolha de cada um apesar de eu achar uma miséria pouca porque isso custa uns 80 reais.

Não, não dá pra testar ela numa panela hehehe mas foi muito criativo!

ThiagoF

Membro
andar sem termostatica altera diretamente no consumo do carro, até no rendimento, muitas vezes acende a luz da injeção tbm..
pois o motor quanto mais frio mais gordo vai ser a mistura, entao o carro fica andando gordo o tempo todo, pois nao esquenta na sua temperatura normal de trabalho que eh 90 graus,... gasta mais... assim que se atinge 90 graus a temp certa de funcionamento ele trabalha normal e nos parametros corretos empregados no projeto do carro.
Assim sendo se continua o carro nao esquentando, e o motor funcionando , ela entende que o sensor de temp de agua esta com pau (ai acendendo luz da injeção no painel), entao muitas vezes no VAG ou rasther o que for ele acusa o Sensor de temp de agua mais muitas vezes é termostatica travada aberta ou a falta dela

Veja pelo climatronic a temperatura da agua, ali ja da pra ter um norte se o sensor ta normal ou ta doidao.

roxo

Moderador
Meus Caros,

Muita informação e algumas resalvas:

1 - Ajudando o amigo aqui na duvida inicial, tente passar um vagcom primeiro e veja os erros que acusa .. no mais aconselho a vc a trocar o sensor de temperatura. Ele é um dispositivo duplo... manda informação tanto para a central como para o painel (ponteiro), tive esse problema e foi justamente a parte de informação para o painel que queimou .. vc pode ver qual a temperatura tá rolando no audera via climatronic (usando o painel do A/C) tem um tutorial aqui no forum explicando os procedimentos e os codigos .. procura que vc acha.

2 - Termostatica - Relamente andar sem esse dispositivo é pedir para gastar mais e ter um problema futuro com o motor do bolido, a informação dela travar é veridica ... mas a de se verificar sempre quando o carro aquece em demasiado ... esquentes em cabeçotes de aluminio eu nem preciso comentar a dor de cabeça que é !!!!

Nomais não vamos disvirtuar o assunto do topico ...