Aviso de Óleo no CB! Pode ser borra?

shogun

Novato
Hj eu estava andando e apreceu o aviso de óleo no CB piscou umas 3 vezes e parou, como estava perto de casa continuei andando, passou mais uns 2 km apareceu o aviso novamente. Cheguei em casa fui verificar e óleo estava no nivel.

Sera que isso pode ser borra?

Esse aviso serve para informar alguma coisa em relação ao óleo do cambio tbm? pois troquei o óleo a umas 3 semanas.
 

jefersong

Membro
Eu tive um problema parecido assim que comprei o carro, foi bomba de oleo leva em um mecanico e pede para testar a bomba de oleo.
 

gabrielm

Novato
amigo, que aviso. amarelo ou vermelho. explica melhor ai...se for o amarelo é o nivel, dae pode ser o sensor que fica la no carter..agora se for o vermelho é o da pressao, que até hoje nao sei onde fica.
 

Northon

Membro
pescador do carter entupido por borra, nao ande mais com o carro, guinche-o a um mecanico e mande limpar todo o motor por dentro, abrindo o mesmo
 

gabrielm

Novato
shogun, quando o aviso é o vermelho, nao é referente ao nivel do oleo....é o da pressao do oleo pro motor..

pessoal,

alguem sabe onde fica o sensor da pressao do oleo? nao o que fica no carter. esse é o do nivel....quero saber onde fica esse da pressao, pois no meu carro acendeu uma vez (essa luz vermelha) isso quando fiz uma curva em declive e entrei forte nela...acendeu o aviso, eu desliguei o carro, dei um tempo, e ela nao acendeu mais, nunca mais.......detalhe que final do ano foi limpo todo o carter e o pescador...

queria saber onde fica esse sensor por curiosidade tambem saber como ele funciona....alguem sabe?
 

shogun

Novato
Eu não manjo muito de mecanica, desses casos que citaram ai qual seria o mais grave e mais caro de resolver?

Borra?

Mal contato da Cebolinha?

Bomba de Óleo?

Outra coisa que esqueci de citar. em menos de um mes eu fui trocar as velas e uma delas estava melada de óleo, estou esperando chegar a junta da tampa de valvulas para trocar, sera que tem algo relacionado?

Caso eu tenho que tirar o carter para limpar sera que ja compensa pegar um kit de juntas(http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Gol ... et/ES1751/) e trocar todas?
 

ederkoala

Novato
Shogun !

O meu estava acontecendo isso !
não era nenhum dos sensores...
Eram bomba de óleo mesmo...
Peça pra colocar o relógio e medir a pressao de oléo que tem que estar entre 3,5 a 4,5 bar e em marcha lenta 1,3 bar se eu nao me engano !
Não rode com o carro assim, caso seja a bomba com pouca pressao vc vai ferrar as bronzinas e terá q retificar virabrequim, biela, e demais componentes, com muita sorte não afetará o cabeçote, mas se estiver aberto, revisa tudo, compra tudo novo e bora.

Gabriel
É perto da valvula n112, não sei explicar direito... na altura do sensor de água talvez... eu mesmo troquei o meu, mas não era !

Galera, luz de óleo eh coisa séria, por mais que nao bata o motor pode ser borra, bomba de óleo, pescador entupido, acendeu a luz, para, manda de guincho pro mecanico e manda ver pq eh melhor gastar um pouco do que muito !
 

shogun

Novato
chedid disse:
cara, é perigoso sim! para este carro de uma vez!

Então é q eu encomendei umas peças q vão chegar no fim do mes, ia aproveitar pra fazer tudo junto, mas o jeito vai ser deixar o carro parado até la mesmo.

Pra minha sorte ainda é o mes de renovar o seguro!
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Vamos lá.... pode ser tudo que disseram aqui .. por parte:

Bomba de Oleo - Pouco provável, pois esse componente, como disse uma vez, é um dos mais resistente e dimensionados em nossos argolas, não que não quebre ... mas quando é a bomba um dos primeiros sintomas, depois da luz da presão do oleo, é o não carregamento correto dos tuchos hidraulicos no cabeçote, vc percebe um som de como se tivesse batendo valvula ... não é a priore, mas, uma forma de vc ver se sua bomba tá legal, além de medir como o amigo aqui informou, é abrindo a tampa de abastecimento de oleo e vc vera se a danada tá jogando oleo (espirra oleo pra todo lado), correto mesmo é medir, mas é um bom começo para avaliar.

Borra no pescador - É o sintoma mais comum que leva a esse aviso ... não posso afirmar se é mais correto fazer a limpeza mecanica (carter, pescador) pois vou esperar o amigo dizer como anda a troca do oleo em seu argolas, tipo e frequencia ... um histórico da lubrificação.

Mal contato no sensor de pressão - é a primeira coisa que aconselho a fazer antes das outras opções, pode ser o propio sensor ou pode ser o chicote (fio partido, mal contato). Verifique no propio sensor, que fica acoplado no resfriador de oleo (suporte do filtro de oleo), veja se tá melado envolta da base do sensor, se for, troque ... ele costuma a rachar por ali ... aproveite e tire o terminal e taca ali um limpa contato.

Beleza .. espero ter ajudado .. posta os resultados e de qualquer forma ... PARE SEU CARRO E RESOLVA ESSE PROBLEMA ...
 

shogun

Novato
Carro ja esta na oficina!

As peças da ecs que eu esperava que fossem chegar só no fim do mes chegaram na segunda e vai dar pra faze tudo junto.

Roxo,

eu estou com o carro a quase um ano mas não andei nem 10mil KM ainda, quando eu comprei o carro estava utilizando óleo mineral, quando deu uns 3mil km eu troquei o óleo, por desinformação eu acabei colocando o mesmo tipo de óleo(não me lembro a viscosidade), rodei mais 4mil km e troquei dessa vez por sintético 5w40 e o carro rodou uns 2-3mil km e e acendeu essa luz 2 vezes num intervalo de 3 semanas.

Não sei se estou falando besteira mas logo que eu comecei a ler os tópicos sobre o tipo de óleo aqui eu vi em algum lugar que com o mineral era mais facil ter borra por isso eu troquei o óleo e foi a minha primeira suspeita.
 

shogun

Novato
chedid disse:
mas vc já sabe qual é problema?

Então eu vou trocar as correias e ja vai tirar o carter para ver se tem borra, se não for isso ai ele vai ver o que pode ser.

Eu não manjo muito não posso eu passar um diagnóstico.

Eu levei na oficina do Domingos, o pessoal aqui do forum confia bastante nele e eu tambem ja fiz uns serviços com
ele.

gabrielm disse:
pedem pra abrir o motor por baixo pra ver o pescador, ver se esta muito sujo por baixo o motor e tal...

isso
 

Lele74

Novato
Tbm tive esse mesmo aviso, em um Golf GTÍ. Aconteceu quando estava em giro mais alto, tipo esticando uma 3' ou 4' marcha. Abri o carter e o pescador estava parcialmente obstruido. As paredes quase não apresentavam sinais de borra.
Isso foi em 2002, a 10 anos atras e levei a concessionaria, onde foi feito a retirada e limpeza do pescador. Depois montaram o carter e fez o Flushing no motor. Após o Flushing, esgota-se todo o oleo novamente recolocando outros novos litros de oleo.
 

roxo

Moderador
Meu Caro,

Eu vou acertar .... com certeza borra no pescador e carter .. eu no seu caso,iria ainda mais lonje .. faria a limpeza no cabecote .. trocava filtro e oleo ... resltado = tudo zerado e vc sabendo o que tem ...
 
Topo