Auto falantes das portas

AdrianoY

Membro
Acho que 1 semana pra menos, pq o cara tava sem o material. A única diferença de material é que foi utilizado o tradicional que faz a suspensão pra fora, enquanto que se vc reparar no original é invertido pra dentro a suspensão. Mas em questão de som, não interferiu em nada....

AnthonyR

Novato
Cara o som original realmente é bonito pela divisão de frequencia

Eu sou músico e entendo um pouquinho de música , claro sempre tem que entende mais..
Mas o bonito num som de carro quando tu vê uma competição que não seje de SPL (potencia) e sim de qualidade é a divisão de frequencia , tweeter nos puxadores e mid bass em baixo nas portas (sem tweeter).
Assim tu gera o famoso efeito de palco no audio do a3.

Dai tu tem um alto falante + especializado em graves , proporciona graves mais macios e consegue cobrir melhor as frequencias graves por ele não tem que se preocupar com bobabens estéticas, ou quebrar galho em médio e agudos. Claro tu vai precisar de divisor de frequencia, mas não precisa ser ativo , simples capacitores de corte ja te resolvem.

Tu acaba tendo um ganho de qualidade absurdo e acaba ganhando frequencia de maior cobertura (mais graves que tu nao teria num coaxial),assim tu consegue colocar alto falantes mais especializados, eu coloquei mid bass de 65rms, olha cara , são bem potentes mesmo, deu um baita grave na porta que não tinha antes, por isto colei a borda do alto falante pra não ficar vibrando na porta no alto falante.

Sim, eu furei no alto falante a furação tripla para nao ter que adaptar na forração da porta... Cara, quando tu desmontar tu vai ver que não tem como adaptar no forro da porta , é bem cruel mesmo. Só prendendendo na própria porta e não no forro. E isso sim é complicado , mas tem muita gente que faz.

Tentando resumir, em aúdio sobre tua dúvida dos coaxias:
Tweeter - geralmente altura dos ouvidos, a distancia gera distorção frequencias e perda de percepção.
Midbass - perto do ouvindo , preferencia caixa selada sem duto e sem sistema bass reflex.
Graves - distancia média , pode reparar que nos homes theather eles nem viram o alto falante de grave para o ouvinte, a distancia "encorpa" gerando frequencia de sobras junto, aumentando a potencia.
SubGraves - Sistemas bass reflex (caixa aberta) tem um grave mais potente, sistemas selados tem um grave macio menos potente, mas com certeza todas estas opções longe do ouvindo gerando o fundo, a profundidade de palco. (dependendo do som se confunde, woofer, subwoofer) por questão de custos.

As divisões se misturam a gosto , mas em geral...
é assim:

(esta eu utilizo)
Graves : 20 a 100 Hz
Medios-Graves : 100 a 500 Hz
Medios : 500 a 2.000 Hz
Agudos : 2.000 a 20.000 Hz

Muita gente prefere outro criterio, por decadas, assim fica :

Graves : 20 a 200 Hz
Medios : 200 a 2000 Hz
Agudos : 2.000 a 20.000 Hz

ou

Graves : 16 a 160 Hz
Medios : 160 a 1.600 Hz
Agudos : 1.600 a 16.000 Hz / 20 kHz)

Quanto tu usa um coaxial ele não consegue cobrir todas frequencias, ele falta pressão em várias , ficam buracos.
Esquema simples de montagem de crossover (cortes de frequencia da porta, ativo , ou passivo)
mmsonorizacao_so11hzemaltofalantes.gif

Divisão de frequencias , só a título de curiosidade:
graf_xover_3vias.gif

Aqui só pra tu entender como funciona a cobertura de faixas, com os altos falantes sendo especializados , cada um na sua frequencia...
-A primeira opcao em cima seria a divisão correta, um alto falante pra grave, medio, um pra agudo.
mmsonorizacao_af15divisoesdehzentreafs.gif

-A última opção simboliza um coaxial... falta grave, falta agudo , sobre médio , distorce uma coisa antes da outra. Isto é, não recomendo.

Espero ter ajudado, abraços!

Reativando o Tópico!

Qual alto falante você colocou nas portas, os meus estão começando a vibrar!

Quero trocar logo os dois alto falantes das portas dianteiras.

A instalação foi simplismente plug and play, somente alterando a furação dos alto falantes ?

Agradeço a resposta de quem quer que possa ajudar, quero manter as caracteristicas originais do som, pois particularmente acho muito bom!

Pessoal, blz?
Sera que este serviria? O vendedor disse porem que o ímã dele eh grande!

Na segunda foto do anuncio tem mais especificacoes...
A medida eh a original nao? 4"?

Segue link do anuncio do ML

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455444137-01-mid-bass-4-polegadas-blindado-8-ohms-twinsound-_JM

Cascasrj

Membro
Na dúvida.. Reformarei o meu.

Não queria ter q tirar o forro da porta pq depois q tira sempre ficam uns grilinhos chatos.. mas...

teusMonte

Novato
Alguem ai sabe me dizer aonde eu encontro esse Mid Bass de 4 polegadas? Não acho em lugar nenhum, o menor tamanho que encontrei até agora foi só de 5". Será que não da certo? A furação dai eu dou um jeito, mais pelo tamanho mesmo, sera que não da boa um de 5"?

Alguem ai sabe me dizer aonde eu encontro esse Mid Bass de 4 polegadas? Não acho em lugar nenhum, o menor tamanho que encontrei até agora foi só de 5". Será que não da certo? A furação dai eu dou um jeito, mais pelo tamanho mesmo, sera que não da boa um de 5"?

Sera que serve? Achei meio fundo...algum mais entendido pode ajudar melhor...

https://www.somcuritiba.com.br/loja/coaxial-gto428-p-1103.html

Flavio

Novato
Estou com um kit 2 vias de 5 da Selenium comprado esperando para instalar, mas nem sei se vai entrar também. Agora que vi que comprei o tamanho errado e tinha de 4 onde comprei (Paraguai). Se eu soubesse instalar até fazia em casa, mas tem uns trequinhos quadrados no kit que não faço a mínima ideia de como instalar.

teusMonte

Novato
Estou com um kit 2 vias de 5 da Selenium comprado esperando para instalar, mas nem sei se vai entrar também. Agora que vi que comprei o tamanho errado e tinha de 4 onde comprei (Paraguai). Se eu soubesse instalar até fazia em casa, mas tem uns trequinhos quadrados no kit que não faço a mínima ideia de como instalar.

Cara...quando vc for instalar, me avise se deu certo hehe...que se ficar bom, dai irei procurar um de 5" tambem.
e Outra coisa, em qual loja no Paraguai vc comprou os teus??

puts, sei lá cara...pelo que o pessoal comentou ali em cima antes, pelo tamanho vai dar, só que é um Coaxial...ficaria mais interessante se fosse só o Midbass...que dai o tweeter fica em cima da porta, na altura da maçaneta né? Acredito eu que a qualidade fique melhor.

Pois eh, penso a mesma coisa, mas nao sou nenhum faixa-preta em som, rsrs...o problema eh achar esses so midbass 4"...tbm to pensando nesse kit ai 5"...

Dan Rittner

Membro
Pessoal tenho um kit 3 vias DLS com mid bass de 6, mid range de 3 e tweeters 2.

Estava pensando em colocar no carro e queria saber se alguém já colocou 6" nas portas.

Recomendações, sugestões?

EduGalaxe

Novato
na porta da frente, o tamanho é 4", mas os de 5" as vezes cabem tb... 6" vai precisar adaptar e vai depender principalmente da profundidade dele, isso é o que mais dificulta... na porta de tras cabe os de 6" de boa, mas nao tem lugar para os tweeters

EduGalaxe

Novato
o problema é a profundidade... se vc arrumar um de 6 polegadas "slim" vai dar apenas adaptando a furação

claro, isso é sem cogitar maiores modificaçoes como alargar o espaço do alto falante cortando o acabamento da porta, fazer alguma moldura em fibra pra deixar ele mais pra fora e tal... mas ae é cntg...