Auto falantes das portas

RafaPR

Consultor Técnico
Pessoal, esse final de semana tirei os falantes dianteiros e constatei que estão rasgados os cones deles.

Compensa consertar isso pra manter original, ou é melhor comprar logo outro modelo?

Alguém recomenda algum modelo de marca boa (Bravox, Pioneer) que entre sem adaptações na porta do A3?

Não quero sonzão forte, quero que continue nos mesmos padrões de fábrica e preferencialmente sem necessitar de adaptações.

A maior "dificuldade" é que os originas do A3 são fixados com 3 parafusos, sendo que todos que eu vejo vendendo são fixados com 4 parafusos...

outra coisa, a medida da porta é 4" ou 5"?

valeu...
 

Serious

Novato
Cara, tem um tópico que tem sobre alto falantes.
./viewtopic.php?f=3&t=155&p=5456&hilit=alto+falantes#p5456
"tamanho das caixas de som"

a porta é 4"
mas o original tem uma medida estranha 4"
eu coloquei de 4" hinor mais pesados (dobro da potencia, tive adaptar a furação , com uma furadeira mesmo fiz em cima os 3 furos , encaixou certo.

Importante na minha opinião é tu manter o padrão do som , exemplo, o original é um mid bass de 4", usa um mid bass de 4" e não usar um coaxial como muita gente tem feito.

O alto falante original é preso na forração da porta , tem gente que cria uma grade fixa ele na "parede" da porta, assim ele fica mais firme , vibra menos , não é uma ideia ruim , mas eu não fiz.

Além de criar 3 furos no formato de triangulo como o original eu coloquei eles na boca do alto falante externa com cola silicone, para evitar futuras vibrações. ficou 10! 100% Só coloquei porque este alto falantes é muito mais pesado que o original de plástico instalado.

Espero ter ajudado! abraços
 

RafaPR

Consultor Técnico
Com certeza ajudou amigo Serious, se bem entendi vc furou o próprio auto-falante pra casar com a furação do A3, correto?

Desse jeito é melhor mesmo, aí a adaptação fica no auto-falante e não no forro do carro, aí não corro o risco de estragar o forro.

Muito obrigado pela dica sobre o tipo do auto-falante, pois eu realmente já tava olhando uns coaxiais pra por no carro (na verdade não sei a diferença direito, hehe).

Onde vc comprou os falantes que colocou no seu ?

E sobre consertar os velhos? tem várias casas de auto-falantes aqui em Curitiba que dizem consertar, mas eu não sei se esse tipo de serviço fica bom mesmo ou se é bobagem...
 

A3Branco

A3 Maníaco
Considero este Tópico bem util.Acho q todos ou estamos na epoca de trocar ou em breve estaremos.
estou precisando um som mais forte mesmo!
 

Serious

Novato
Cara o som original realmente é bonito pela divisão de frequencia

Eu sou músico e entendo um pouquinho de música , claro sempre tem que entende mais..
Mas o bonito num som de carro quando tu vê uma competição que não seje de SPL (potencia) e sim de qualidade é a divisão de frequencia , tweeter nos puxadores e mid bass em baixo nas portas (sem tweeter).
Assim tu gera o famoso efeito de palco no audio do a3.

Dai tu tem um alto falante + especializado em graves , proporciona graves mais macios e consegue cobrir melhor as frequencias graves por ele não tem que se preocupar com bobabens estéticas, ou quebrar galho em médio e agudos. Claro tu vai precisar de divisor de frequencia, mas não precisa ser ativo , simples capacitores de corte ja te resolvem.

Tu acaba tendo um ganho de qualidade absurdo e acaba ganhando frequencia de maior cobertura (mais graves que tu nao teria num coaxial),assim tu consegue colocar alto falantes mais especializados, eu coloquei mid bass de 65rms, olha cara , são bem potentes mesmo, deu um baita grave na porta que não tinha antes, por isto colei a borda do alto falante pra não ficar vibrando na porta no alto falante.


Sim, eu furei no alto falante a furação tripla para nao ter que adaptar na forração da porta... Cara, quando tu desmontar tu vai ver que não tem como adaptar no forro da porta , é bem cruel mesmo. Só prendendendo na própria porta e não no forro. E isso sim é complicado , mas tem muita gente que faz.

Tentando resumir, em aúdio sobre tua dúvida dos coaxias:
Tweeter - geralmente altura dos ouvidos, a distancia gera distorção frequencias e perda de percepção.
Midbass - perto do ouvindo , preferencia caixa selada sem duto e sem sistema bass reflex.
Graves - distancia média , pode reparar que nos homes theather eles nem viram o alto falante de grave para o ouvinte, a distancia "encorpa" gerando frequencia de sobras junto, aumentando a potencia.
SubGraves - Sistemas bass reflex (caixa aberta) tem um grave mais potente, sistemas selados tem um grave macio menos potente, mas com certeza todas estas opções longe do ouvindo gerando o fundo, a profundidade de palco. (dependendo do som se confunde, woofer, subwoofer) por questão de custos.


As divisões se misturam a gosto , mas em geral...
é assim:

(esta eu utilizo)
Graves : 20 a 100 Hz
Medios-Graves : 100 a 500 Hz
Medios : 500 a 2.000 Hz
Agudos : 2.000 a 20.000 Hz

Muita gente prefere outro criterio, por decadas, assim fica :

Graves : 20 a 200 Hz
Medios : 200 a 2000 Hz
Agudos : 2.000 a 20.000 Hz

ou

Graves : 16 a 160 Hz
Medios : 160 a 1.600 Hz
Agudos : 1.600 a 16.000 Hz / 20 kHz)

Quanto tu usa um coaxial ele não consegue cobrir todas frequencias, ele falta pressão em várias , ficam buracos.
Esquema simples de montagem de crossover (cortes de frequencia da porta, ativo , ou passivo)
mmsonorizacao_so11hzemaltofalantes.gif


Divisão de frequencias , só a título de curiosidade:
graf_xover_3vias.gif


Aqui só pra tu entender como funciona a cobertura de faixas, com os altos falantes sendo especializados , cada um na sua frequencia...
-A primeira opcao em cima seria a divisão correta, um alto falante pra grave, medio, um pra agudo.
mmsonorizacao_af15divisoesdehzentreafs.gif

-A última opção simboliza um coaxial... falta grave, falta agudo , sobre médio , distorce uma coisa antes da outra. Isto é, não recomendo.



Espero ter ajudado, abraços!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Show a explicação Serious, valeu!

Só mais uma pergunta, onde vc comprou os midbass de 4" pra por nas portas? é caro?
 

Carlinho

Consultor Técnico
Eu peguei no ETKA umas specs dos falantes BOSE utilizados no S3, se alguém quiser procurar falantes de qualidade, ter um parâmetro para comparar:

tweeter - 25mm - 1800-20000Hz
falantes dianteiros - 20w 115mm - 80-7000Hz
falantes traseiros - 40w 168mm - 80-20000Hz

só não conseguí do sub, que são dois falantes e não tem as specs...
 
Carlinho
Por esse seu post, vc diz q os falantes traseiros sao mais potentes que os dianteiros (20w a 40w)
supostamente isso nao faz sentido, uma vez que o principio do palco sonoro e o som vir da frente, dessa forma que foi posto, o som viria mais forte de tras

Nao sou especialista, mas ja li algumas coisas a respeito de palco sonoro

os entendidos que se pronunciem

abracos
 

RafaPR

Consultor Técnico
"Musicalmente" falando não sei dizer, mas é isso sim leandro.

Pode notar que os falantes traseiros são maiores que os dianteiros.

Em tempo, achei um kit de Pionner 5" filézinho por R$ 150, acho que vai ser esse mesmo...
 

Carlinho

Consultor Técnico
leandrolucas disse:
Carlinho
Por esse seu post, vc diz q os falantes traseiros sao mais potentes que os dianteiros (20w a 40w)
supostamente isso nao faz sentido, uma vez que o principio do palco sonoro e o som vir da frente, dessa forma que foi posto, o som viria mais forte de tras

Nao sou especialista, mas ja li algumas coisas a respeito de palco sonoro

os entendidos que se pronunciem

abracos
Foi o que peguei no ETKA, esses lances de palcosonoro eu desconheço... =/
 

RafaPR

Consultor Técnico
Julio, não serve. A furação não bate com a do A3 (são só 3 furos em formato de triângulo no A3) e nem o tamanho.

No A3 os falantes dianteiros são de 4 1/2 polegadas, então pra dar certo vc tem que ou achar um auto-falante com a mesma furação do original, o que eu acho muito difícil, ou comprar um de 5" pra conseguir furar ele nas bordas e fazer a furação original do A3.

Eu instalei hoje mesmo os meus novos, comprei de 5" da Pioneer. Só que ele também não batia com a furação original do A3, aí eu tive que furar a borda dele com a furadeira p/ acertar na porta do A3.

Ficou show de bola daí...
 

JulioLock

Novato
a beleza, vou comprar uns de 5". tem que abrir todo forro da porta ou da pra tirar a gradinha do auto falante da porta??? nao sei se é pq o meu é blindado mais eu nao acho nem um parafuso na minha porta pra tirar o forro.

se coloca um falante mais potente sera que o modulo original vai tocar na boa ou os falantes vao ´´ficar passando fome´´?
 

RafaPR

Consultor Técnico
Vai tocar, mas acho desnecessário já que o som original não vai ter toda potência necessária.

Sobre os parafusos, são dois na parte de cima do forro, nos cantos e dois dentro do puxador da porta. Tem que soltar um parafuso no puxador pra puxar a capinha pra baixo, aí lá dentro tem os outros dois parafusos...
 

krauss

Novato
leandrolucas disse:
Carlinho
Por esse seu post, vc diz q os falantes traseiros sao mais potentes que os dianteiros (20w a 40w)
supostamente isso nao faz sentido, uma vez que o principio do palco sonoro e o som vir da frente, dessa forma que foi posto, o som viria mais forte de tras

Nao sou especialista, mas ja li algumas coisas a respeito de palco sonoro

os entendidos que se pronunciem

abracos

opa os de traz sao mais potentes pq no sistema do a3 soh os falantes trazeiros sao amlificados no modulo do sub original , os dianteiros vem direto do radio do carro , por isso a diferença de w. abs
 

JulioLock

Novato
Troquei os meus hj, o meu A3 é blindado e pra abrir o forro foi fods, é tudo cheio de adaptaçao e vedado com silicone, e nao tem esses 2 parafusos nas laterais, so 2 grandes dentro do puxador.
Coloquei dois Pioneer 4´´ de 160w tive que adaptar no forro msm. mais nada de mais
o da porta do motorista estava todo estourado e o da porta do passageiro estava ate bom mais so de pegar nele ele esfarelou na mão, estao muito velhos. os trazeiros estao com os originais ainda.
 

JulioLock

Novato
krauss disse:
leandrolucas disse:
Carlinho
Por esse seu post, vc diz q os falantes traseiros sao mais potentes que os dianteiros (20w a 40w)
supostamente isso nao faz sentido, uma vez que o principio do palco sonoro e o som vir da frente, dessa forma que foi posto, o som viria mais forte de tras

Nao sou especialista, mas ja li algumas coisas a respeito de palco sonoro

os entendidos que se pronunciem

abracos

opa os de traz sao mais potentes pq no sistema do a3 soh os falantes trazeiros sao amlificados no modulo do sub original , os dianteiros vem direto do radio do carro , por isso a diferença de w. abs
UALLL vou colocar os falantes pioneer 160w q ta nos dianteiros nos trazeiros entaooo, sera q muda muito?? vale a pena fazer isso, o meu é mo trampo pra abrir o forro
 

krauss

Novato
JulioLock disse:
krauss disse:
leandrolucas disse:
Carlinho
Por esse seu post, vc diz q os falantes traseiros sao mais potentes que os dianteiros (20w a 40w)
supostamente isso nao faz sentido, uma vez que o principio do palco sonoro e o som vir da frente, dessa forma que foi posto, o som viria mais forte de tras

Nao sou especialista, mas ja li algumas coisas a respeito de palco sonoro

os entendidos que se pronunciem

abracos

opa os de traz sao mais potentes pq no sistema do a3 soh os falantes trazeiros sao amlificados no modulo do sub original , os dianteiros vem direto do radio do carro , por isso a diferença de w. abs
UALLL vou colocar os falantes pioneer 160w q ta nos dianteiros nos trazeiros entaooo, sera q muda muito?? vale a pena fazer isso, o meu é mo trampo pra abrir o forro

nao muita coisa mais vai ficar mais forte jah que a pontencia de 20w vai subir pra 40w. que é a potencia prevista do modulo original. abs
 
Topo