Audi A4 AVANT

RafaPR

Consultor Técnico
Paulo, é isso mesmo.

Mas eu tenho uma curiosidade, esses carros que andam com as modificações da APR e com câmbio DSG, não mudam NADA no câmbio?

Outra coisa, quanto tempo duram as embreagens dele? e pra trocar, será que é mto caro/complexo?

Sobre a dúvida entre Jetta e Passat, se for pra gastar num Passat 2.0T, acho que vale mais a pena já juntar + um pouco de grana e sair de Jetta 2.0T 0km!!

Claudião

Novato
RafaPR, os SPB c/ DSG até o APR3 não muda nada, creio que nem no APR4 pois o câmbio segura até 500cvs...

PB pode confirmar e te fala da troca e durabilidade !

paulobeto

Membro
RafaPR disse:
Paulo, é isso mesmo.

Mas eu tenho uma curiosidade, esses carros que andam com as modificações da APR e com câmbio DSG, não mudam NADA no câmbio?

Outra coisa, quanto tempo duram as embreagens dele? e pra trocar, será que é mto caro/complexo?

Sobre a dúvida entre Jetta e Passat, se for pra gastar num Passat 2.0T, acho que vale mais a pena já juntar + um pouco de grana e sair de Jetta 2.0T 0km!!

Olá RafaPR,

quanto dura é de fato dificil responder. A minha humilde opinião é que 500CV é muito mas eles fazem a rodo nos US.

Esse cambio DSG tem varias opções de upgrade de software, e umas dasquem faz é a empresa HPA Motorsport Inc. (que estudo esse cambio desde 2004) . Existe DSG nível 2 , 3 e 4

Na opção 3 (custa USD 1900!!) e customizado para suportar até 60kgm torque. Eles alteram o modo progressivo do cambio, aumentam o limite de torque setado por marcha , elevam o limite vermelho de rotação máxima e eliminam o modo automatico de troca quando colocada a alavaca no modo M ou S.

Na opção 4 (custa USD 2495!!)
veja, nada de hardware, tudo recalibração via software. A HPA é uma das únicas do mundo capaz de reprogramar o cambio dentro de tantas variaveis possiveis.

O cambio DSG é tão perfeito que existe 50 patentes no mesmo cambio protegendo essa tecnologia!

O limite do cambio é no torque: 60kgm portanto vc pode ter 450CV ou 500CV mas vão alinhar a curva do torque dentro dessa faixa pois sabemos que torque não sobe na mesma proporção da potencia.

Vide caso: ando perto dos 400CV com 46kgm e o Claudião nos 300CV (por enquanto hehehe) ta com 50kgm! ....

Se eu fosse falar de preço de peça/conserto/cambio DSG eu diria que o valor não dever ser caro .. mas sim absurdamente caro!

MAURO87

Novato
Soria deixa dar minha opinião. Na empresa que trabalho, temos um jetta 08/08 completaço. Cara os 07 são 150 cv e os 08 em diante 170. Fazendo um comparativo com nossos argolas o jetta é muito + confortável ( sedan, por natureza é mais macio que hatch, mesmo esse tendo aro 17)O cambio é ótimo, mas noto que nas retomadas não é nada diferente do meu a3 150cv,projeto 8 anos mais velho,creio que seja até mais (lerdo) Esse da empresa é 170 cv. Depois que embala o bixo é uma nave, a 160Km está a 3.500 rpm em 6 marcha. Cara mas o bixão bebe, faz 8.5 na estrada ac ligado numa média de uns 130 150. Bem na boa até 100Km/h faz 10. Cara é outro estilo de carro, vai evoluir em muitos itens, mas na esportividade e desempenho não tem comparação, no meu mode de ver.

Claudião

Novato
paulobeto disse:
RafaPR disse:
Paulo, é isso mesmo.

Olá RafaPR,

quanto dura é de fato dificil responder. A minha humilde opinião é que 500CV é muito mas eles fazem a rodo nos US.

Esse cambio DSG tem varias opções de upgrade de software, e umas dasquem faz é a empresa HPA Motorsport Inc. (que estudo esse cambio desde 2004) . Existe DSG nível 2 , 3 e 4

Na opção 3 (custa USD 1900!!) e customizado para suportar até 60kgm torque. Eles alteram o modo progressivo do cambio, aumentam o limite de torque setado por marcha , elevam o limite vermelho de rotação máxima e eliminam o modo automatico de troca quando colocada a alavaca no modo M ou S.

Na opção 4 (custa USD 2495!!)
veja, nada de hardware, tudo recalibração via software. A HPA é uma das únicas do mundo capaz de reprogramar o cambio dentro de tantas variaveis possiveis.

O cambio DSG é tão perfeito que existe 50 patentes no mesmo cambio protegendo essa tecnologia!

O limite do cambio é no torque: 60kgm portanto vc pode ter 450CV ou 500CV mas vão alinhar a curva do torque dentro dessa faixa pois sabemos que torque não sobe na mesma proporção da potencia.

Vide caso: ando perto dos 400CV com 46kgm e o Claudião nos 300CV (por enquanto hehehe) ta com 50kgm! ....

Se eu fosse falar de preço de peça/conserto/cambio DSG eu diria que o valor não dever ser caro .. mas sim absurdamente caro!

Carai PB, os caras fazem igual a APR, espeta o notebook e seta os bagulhos?tem no brasil ou só na gringa? gostei dessa de aumentar o limite "vermeio"...

paulobeto

Membro
num sei, preciso ver.
mas apenas vale a pena quando vc tem uma turba grande que pega forte em alta .. ai sim vem CV´s a mais na linha "vermeia" rsrsrs

se vc colocar uma stage3/2871R ... ai sim da para deixar mais nervoso em alta ... affff ... fico até longe do ce ..... enm tento brincar ...

soria

Novato
Claudiao e Mauro87, obrigado ai pelas considerações....

Pois é, o A4 3.0 seria pela potencia e conforto, o jetta seria mais pelo conforto e pelo ano do carro, KM mais baixa, e da p deixar um visual bacana tambem... aqui em Curitiba tem uns 2 jettas com um escape muito bem feito, o ronco deles eh coisa maravilhosa!!!! IDENTICO AO RONCO DE UMA MASERATI.

vamos ver, preciso antes vender o meu e ai sim vou decidir o que fazer....

Kitsune

Membro
Cara,

Sou fã de avant também! Acho foda!

a4_avant_body_kit.jpg

vortexpost0720094.jpg

paulobeto

Membro
Fala Soria... falei com os manos sobre o chip para o A4 3.0...

olha ... o ganho será pouco pelo fato de ser aspirado (por volta de 18CV) mas o que pega é o preço ... não entrei em detalhes pois envolve negociação mas acho fica por volta de 2k - 2,5k ...

a vantagem do 3.0 é o motor para 500.000Km ...
a vantagem do 1.8T é a facil preparação mas ... limitado no cambio Multitronic..

bom... tava te devendo esta info ... de chip ...

fala com o Over pois é o Dr. no assunto.

de qq maneira sendo Audi ... vc estará bem calçado!

abs,
Paulo

soria disse:
Claudiao e Mauro87, obrigado ai pelas considerações....

Pois é, o A4 3.0 seria pela potencia e conforto, o jetta seria mais pelo conforto e pelo ano do carro, KM mais baixa, e da p deixar um visual bacana tambem... aqui em Curitiba tem uns 2 jettas com um escape muito bem feito, o ronco deles eh coisa maravilhosa!!!! IDENTICO AO RONCO DE UMA MASERATI.

vamos ver, preciso antes vender o meu e ai sim vou decidir o que fazer....

paulobeto

Membro
bom ... meu pitaco final:

Sempre desejei ter um A4 mas ter um A4 sem poder fazer UP forte é desanimador.. meu desejo sempre foi um A4 (não importa o ano) mas com cambio DSG ... mas não tem devido a posição do motor no A4 .... agora tem o novo Jetta.. 2.0T DSG ... apenas preciso aguardar uns 2 anos .. e comprar o carro mais barato ...hehehe

Kitsune

Membro
PB, vou colar aqui um post meu lá do vwgc:

Deixa eu opinar (sintam-se a vontade para corrigirem) porque estou pesquisando sobre o A4 também (Tô cogitando partir pro A4 - Avant? - ou S3).

Sobre o carro em sí, dispensa comentários.

Sobre o câmbio, tem uma análise - um pouco superficial, mas esclarecedora - do bestcars. A partir de coisas que estou lendo, conversas com consultor técnico da Audi Carbel, Folha de dados de especificação da Audi-EU podemos analisar alguns pontos sobre esse câmbio:

- É um câmbio automático CVT, porém com marchas "emuladas", o que tira aquela sensação de giro constante durante aumento de velocidade (horrível. Quem já dirigiu um Sentra ou Fit com CVT sabe do que estou falando);
- NÃO TEM CONVERSOR DE TORQUE. Logo a perda de potência normal de um câmbio automático não se aplica aqui (Leia-se: Aceleração e consumo melhores que o do câmbio manual);
- As marchas "virtuais" não tem suas relações fixas, o que otimiza quase sempre a faixa de torque pra situação. Desempenho? Ele Reduz as relações! Consumo, conforto? Aumenta! Isso significa 160 km;h a 3200 rpm em 6ª marcha (!!)
- É bem resistente. Ao contrário dos CVTs mais "populares", que utilizam um acoplamento tipo "correia", a Audi optou por uma corrente articulada. Ou seja, aguenta o V6 com 30 MKgf de torque, original! Dá e SOBRA pra uns Ups no 1.8T de 163/183cv.

O DSG é um passo a frente - principalmente no que se refere à desempenho e capacidade de suportar torque, devido ao sistema de embreagem mergulhada em óleo, que atenua perda térmica e minimiza impacto de acoplamento. E hoje o "estado da arte" em relação à câmbio caminha junto com a dupla embreagem/câmara de óleo. BMW e Mercedes já tem câmbios assim e já já vão aplicá-los em seus carros "de entrada"...

Mas o Multitronic é uma excelente opção. Há quem os prefira - do contrário a Audi não o aplicaria até hoje. Dos automáticos/CVT é o que há de melhor. Não impede 90% dos UPs que fazemos por aqui - e trabalhando dentro da faixa operacional a qual ele foi submetido pra aguentar. Pra coisa beirando os 300cv, já é melhor pensar no DSG. Mas 200cv, 220cv, 240cv é tranquilo pro Multitronic...

Queria que o Over, ou alguém gabaritado em preparações desse sua opinião.

Tem a loja credenciada da APR no RJ também né? Vou entrar em contato com eles e ver o limite desse câmbio preconizado pela APR...

Abraços!!

edit: Outra análise interessante: http://www.fem.unicamp.br/~sergio1/graduac...VT/hondaudi.htm

E lendo mais, depois, descobri queo limite do DSG (ou DKG, como é chamado na alemanha) é de 36 MKgf, contra 31 MKgf do multitronic. Diferença boa? Demais!! Vale a média de 20K entre os valores dos carros que tem DSG contra os que tem Multitronic? Sei não hein?

Sendo que, como eu disse, 90% das nossas mexidas (sei que você é mais mau que a maioria, hehe) não vão além dos 30MKfg e uns 240cv?

Pô, uma Avant dessa com a receita basica (APR Stage I + Hardware: escape, filtro) com 240~250cv dá pra brincar hein? Fora a exclusividade...

ps.: E depois você pega um DSG, depois de uns 2 anos! :grin:

paulobeto

Membro
ok..
Multitronic de fato guenta uns 250CV na boa ... creio que até um pouquinho a mais. Os Tiptronics dos A3 antigos já guentam entre 240-250CV sem duvida .. mas é aquilo que vc falou ... o problema sou EU!

Não consigo mais comprar um carro com a intenção de fazer um UP e ficar abaixo dos 320-350CV .. não dá... esse é o ponto. Nessa situação e tratando-se de cambio automatico sobra apenas os DSG com UP até 60kgm de torque.

Se fosse uma carro para meu dia a dia .. Ok .. mas eu já tenho Accord 6cc Vtec c/240CV e um Corolla com 153CV .... entende...

O negócio agora é sangue nos zóio ...hehehe

Kitsune

Membro
Hehehe..saquei! Ta certo! Um dia ainda chego lá.

Hoje tenho que ter um carro que me atenda para ir ao trabalho, viajar, ir na academia...hehe. Mais complicado...

Falar nisso, to quaaase colocando meu A3 a venda pra partir pra um A4 (preferência Avant) ou Sedã. Acima de 2005. Se souberem de algo...

ps.: O DSG aguenta 60 mkgf de torque ou você chutou um valor alto? Caraio!

Tenho 2 Audi A4... um 1999 1.8t Avant e outro 2003 3.0 sedan...

Recomendo pegar um a4 V6 3.0... a sensação de um motor grande é muito boa, acelerar um V6 é muito bom, a sinfonia produzida pelo motor é demais!

Carro turbo acho muito delicado.

Quanto ao multitronic, se gosta de conforto, vai gostar. Só não esquece de verificar a substituição do ATF da transmissão, paguei 180 reais em cada litro na concessionário, sendo que este fluido para cambio CVT só tem original AUDI.

paulobeto

Membro
kalichevski disse:
Tenho 2 Audi A4... um 1999 1.8t Avant e outro 2003 3.0 sedan...

Recomendo pegar um a4 V6 3.0... a sensação de um motor grande é muito boa, acelerar um V6 é muito bom, a sinfonia produzida pelo motor é demais!

Carro turbo acho muito delicado.

Quanto ao multitronic, se gosta de conforto, vai gostar. Só não esquece de verificar a substituição do ATF da transmissão, paguei 180 reais em cada litro na concessionário, sendo que este fluido para cambio CVT só tem original AUDI.

para mim o ideal é a sinfonia do 6cc com a pegada de um bom turbo.. ou seja, um 6CC turbo na cabeça!

nirvana

Membro
Fico pensando! e já sonhei muito rs, já pensou um A3 com um swap pra 3.0 30v v6 manual? =D eu tava com uma passat 2.8 30v manual blindada....lindeza demais....fikei sonhando num a3 com motor fudido pra rancar e fazer swap....rsrs