Audi A4 1.8t 2003

Bom dia amigo.

Sei que o fórum é em relação as nossas A3.
Mas gostaria que os amigos entendidos me ajudasse com uma dúvida.
Como sabem meu A3 é 2004 e 1.6 (podem zuar, sei que é manco, mas atende as minhas expectativas... rsrs)

Já estou a dois anos com o carro e até hoje ele só me deu alegrias.
Resolvi continuar na marca, mas estou com algumas dúvidas.

Estou estudando a possibilidade de trocar o meu carro por uma A4 1.8T ano 2003.
Quais os pontos que vocês recomendam eu analisar.

Sobre esse carro, a manutenção mecânica (motor) é igual as do A3 1.8T?
A parte de suspensão é igual as do Passat?
A manutenção deste carro é muito mais alta em relação ao meu carro?

Claro que irei procurar um que esteja em muito bom estado e com a kilometragem mais baixo possível.
Faço minhas revisões em casa mesmo, todo fim de semana dou uma olhadinha geral no carro.

Se alguém tiver base de consumo e poder me ajudar eu agradeço.

Bom amigos é isso, aguardo as opniões de vôcês.

Um abraço e um ótimo FDS!

MorpheuZ

Membro
Motor e cambio é o mesmo do a3t/golf gti, sem problemas, agora parte de suspensão e peças de acabamento é um pouco mais complicado mas nada desanimador. A furação das rodas também se não me engano é 5x112.

No mais é isso que você falou mesmo, pegar um em ótimo estado, de procedencia, e com motor bom.
Faça logo uma revisão geral, trocando oleo/filtro, filtro de combustivel, correia dentada, sensor maf, que não terá problemas futuros.

O motor 1.8 20v turbo é isso aí, já estou no meu 3º, basta fazer a manutenção de forma correta que ele dura até mais que um aspirado, meu anterior vendi com 213.000 km sem ao menos ter feito turbina, e não fumava, não tinha folga, não batia pino, não rajava, era intacto mesmo.

lipeloko

Novato
Assino embaixo o que o Morpheuz disse...mas que a manutenção é mas cara que a do 1.6....com certeza é....uma troca de óleo com certeza sai bem mais cara....mas compensa cada centavo...mas tudo é pesquisar bastante....fiz vários serviços no meu carro (turbo 150cv 06/06 hj com 68300km) e nao achei os preços tão altos como todo mundo diz...é mais caro...mas da pra pesquisar e comprar mta coisa original por preços bons..senão eu tava perdido! hahahaha..... ate hj nao tive nenhum problema com o carro..só manutenção pelo tempo e km do carro..como correias..tensionadores...velas..oleo...filtros...e fiz mes passado tudo de freio.....agora mes que vem quero dar uma geral na suspensao...

Abraçooo

MorpheuZ disse:
Motor e cambio é o mesmo do a3t/golf gti, sem problemas, agora parte de suspensão e peças de acabamento é um pouco mais complicado mas nada desanimador. A furação das rodas também se não me engano é 5x112.

No mais é isso que você falou mesmo, pegar um em ótimo estado, de procedencia, e com motor bom.
Faça logo uma revisão geral, trocando oleo/filtro, filtro de combustivel, correia dentada, sensor maf, que não terá problemas futuros.

O motor 1.8 20v turbo é isso aí, já estou no meu 3º, basta fazer a manutenção de forma correta que ele dura até mais que um aspirado, meu anterior vendi com 213.000 km sem ao menos ter feito turbina, e não fumava, não tinha folga, não batia pino, não rajava, era intacto mesmo.

Entendi MorpheuZ.
Com certeza irei ter muita paciência para encontrar uma bem inteira, assim como eu peguei minha A3.
Minha A3 estou com ela a quase 02 anos, e até o momento nunca me deu dor de cabeça, a não ser a troca de uma bomba de combustível, uma valvula termostática e buchas da suspensão dianteira.
Sou bastante cuidadoso com o carro, e tenho experiência em mecânica e manutenção... Não levo carro no mecânico, faço eu mesmo com muito cuidado. Meu receio era em relação as peças de serem "MUITO" mais caras que a do A3, mas pelo que tô vendo não é nada muito fora do normal.
Todo e qualquer motor requer atenção... Fazendo tudo certinho, um motor destes dura com certeza mais de 400.000 km
A troca não será agora de imediato, só queria mesmo era ter a certeza pra me programar... rsrs...
Obrigado pelos esclarecimentos... Um abraço!

lipeloko disse:
Assino embaixo o que o Morpheuz disse...mas que a manutenção é mas cara que a do 1.6....com certeza é....uma troca de óleo com certeza sai bem mais cara....mas compensa cada centavo...mas tudo é pesquisar bastante....fiz vários serviços no meu carro (turbo 150cv 06/06 hj com 68300km) e nao achei os preços tão altos como todo mundo diz...é mais caro...mas da pra pesquisar e comprar mta coisa original por preços bons..senão eu tava perdido! hahahaha..... ate hj nao tive nenhum problema com o carro..só manutenção pelo tempo e km do carro..como correias..tensionadores...velas..oleo...filtros...e fiz mes passado tudo de freio.....agora mes que vem quero dar uma geral na suspensao...

Abraçooo

Lipeloko, com certeza a manutenção é mais cara, mas eu queria ter um referencial de quanto é mais cara entende?
Quanto a isso tranquilo, tenhos a tabela de códigos das peças e o manual de manutenção, além de um certo conhecimento em mecânica e manutenção, então quanto a isso é sussa.
Quer uma opinião? Seu carro com 68300km, agora é que tá ficando bom. Mantendo as trocas de óleo em dias, vai ter motor de 1º por muito tempo.
Agora outra dúvida que me surgiu, qual é a diferença deste câmbio Multitronic?
Fiquei animado para a troca, acho muito loco o design da A4 deste ano.

pliniodemarco disse:
furação é a mesma, 5x110, a sus penação do Passat é mesma dos A4 e não do A3, a troca por um turbo vale a pena sem duvidas.

Fala Plinio...
Então cara a furação do A3 é 5X100... E não 5X110
Essa era minha dúvida, as buchas, bandeijas, molas e amortecedores são as mesmas do Passat deste ano então?
Pois é, já tive 02 carros turbo (montados) uma Parati 91 e um Voyage 4 portas 91 também (esse tá de volta comigo, mas sem o turbo), ambos eram 1.8 e andavam com 1Kg... Era bom os briquedos e na época eu gostava de acelerar... Hoje tenho 29 anos e dirijo que nem um senhor de idade... rsrs, quero a 1.8T mesmo porquê é a que mais se adequa ao meu perfil... A 2.0 acredito que seja mais gastona, a V6 então não se fala... A 1.8 é econômica e na hora que precisar de pontência, vai tá ela debaixo do capo... Tô apaixonado por esse carro...

littlefox1982 disse:
pliniodemarco disse:
furação é a mesma, 5x110, a sus penação do Passat é mesma dos A4 e não do A3, a troca por um turbo vale a pena sem duvidas.

Fala Plinio...
Então cara a furação do A3 é 5X100... E não 5X110
Essa era minha dúvida, as buchas, bandeijas, molas e amortecedores são as mesmas do Passat deste ano então?
Pois é, já tive 02 carros turbo (montados) uma Parati 91 e um Voyage 4 portas 91 também (esse tá de volta comigo, mas sem o turbo), ambos eram 1.8 e andavam com 1Kg... Era bom os briquedos e na época eu gostava de acelerar... Hoje tenho 29 anos e dirijo que nem um senhor de idade... rsrs, quero a 1.8T mesmo porquê é a que mais se adequa ao meu perfil... A 2.0 acredito que seja mais gastona, a V6 então não se fala... A 1.8 é econômica e na hora que precisar de pontência, vai tá ela debaixo do capo... Tô apaixonado por esse carro...
Opa erro técnico, eu quis escrever 5x 100 mesmo (igual ao Golf). Tb adoro o meu 1.8T, é econômico e anda muito.

RafaPR

Consultor Técnico
Motor não é igual, tem várias diferenças. Principalmente na parte da turbina/pressurização, e se não estou enganado no cabeçote também.

Câmbio também não tem nada a ver com o do A3, pois a mecânica do A4 é longitudinal!

RafaPR disse:
Motor não é igual, tem várias diferenças. Principalmente na parte da turbina/pressurização, e se não estou enganado no cabeçote também.

Câmbio também não tem nada a ver com o do A3, pois a mecânica do A4 é longitudinal!

Vixiii... rs
RafaPR, você acha zica então?
Tipo, arcar com a manutenção de uma A3 1.8T 150, tá dentro das minhas possibilidades... Muito mais que isso, vou ter que deixar de lado e esperar até que consiga uma Sportback...
Dê sua opinião...

Obrigado!

della

Membro
Little,

Ja ouvi dizer que a mecanica do A4 e do A3 1.8T de comum tem no maximo as letras 1.8T, o resto muda bastante mesmo como disse o RafaPR...

RafaPR

Consultor Técnico
littlefox1982 disse:
RafaPR disse:

Vixiii... rs
Tipo, arcar com a manutenção de uma A3 1.8T 150, tá dentro das minhas possibilidades... Muito mais que isso, vou ter que deixar de lado e esperar até que consiga uma Sportback...
Dê sua opinião...

Obrigado!

Não posso te afirmar com 100% de certeza, mas na minha opinião é zica sim. Pense assim, o A3 que tem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos rodando e ainda compartilha a mecânica com o Golf que também tem um monte nas ruas já é chato de manter, difícil achar peça, difícil achar quem entenda bem pra mexer, por aí vai. Imagine o A4 que tem muito menos nas ruas? Certamente vai ser mais chato de achar peça, pior pra achar mecânico, por aí vai. E claro que tudo isso sempre acaba implicando num custo de manutenção maior!

Eu sei que até alguns anos atras os A4/Passat eram uma pica de manter por causa da suspensão. Ela é multi-link, toda feita com braços de alumínio que não dão conta das nossas estradas e custavam uma nota pra trocar. Hoje que o pessoal aprendeu a trazer coisas do eBay e outros lugares de fora, parece que já é bem mais tranquilo nesse sentido...

della disse:
Little,

Ja ouvi dizer que a mecanica do A4 e do A3 1.8T de comum tem no maximo as letras 1.8T, o resto muda bastante mesmo como disse o RafaPR...

É basicamente isso. O motor, na sua essência, é o "mesmo". Só que como é longitudinal no A4 mudam todas as fixações do bloco, isto é, um 1.8T de A4 não da pra colocar no A3 e vice-versa.

E pelo mesmo motivo, também mudam quase todos, senão todos os periféricos. Sei que algumas versões do 1.8T dos A4/Passat, mesmo com baixa potência (150/163cv) saíram com K04, o que pode trazer alguma margem maior de up só no chip!

Eu tenho um A4 1998 1.8 20v

Unica coisa que é igual são algumas peças de motores como juntas, valvulas, e mesmo assim tem peças que são diferentes.

O resto do carro é tudo diferente, Suspenção, Cambio, Peças do motor, Correias, Tensores, Reservatórios, Mangueiras, Interior do carro, etc...

Só que o preço que eu vejo é o mesmo do A3, não tem muita diferença de preço na manutenção do carro.

Sobre a suspenção nunca tive problemas com ela ou gastei dinheiro, só que ela é um pouco mais sensivel mesmo, em contrapartida é mais confortavel.

e mesmo se você quiser deixar zerado os 8 braços sai R$800 reais o jogo

Meu carro tem 82mil kilometros, é 98 e os braços estão zerados, sem folgas, sem barulhos, acredito que se andar com cuidado não deve dar tanto problema assim.

A verdade é que vejo o pessoal andar com o carro que nem anda com um gol 1.0 sai na buraqueira andando que nem louco, ai é dose mesmo, eu ando devagar e com cuidado com ruas esburacadas e nunca tive problemas.

RafaPR disse:
littlefox1982 disse:
RafaPR disse:

Vixiii... rs
Dê sua opinião...

Obrigado!

Não posso te afirmar com 100% de certeza, mas na minha opinião é zica sim. Pense assim, o A3 que tem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos rodando e ainda compartilha a mecânica com o Golf que também tem um monte nas ruas já é chato de manter, difícil achar peça, difícil achar quem entenda bem pra mexer, por aí vai. Imagine o A4 que tem muito menos nas ruas? Certamente vai ser mais chato de achar peça, pior pra achar mecânico, por aí vai. E claro que tudo isso sempre acaba implicando num custo de manutenção maior!

Eu sei que até alguns anos atras os A4/Passat eram uma pica de manter por causa da suspensão. Ela é multi-link, toda feita com braços de alumínio que não dão conta das nossas estradas e custavam uma nota pra trocar. Hoje que o pessoal aprendeu a trazer coisas do eBay e outros lugares de fora, parece que já é bem mais tranquilo nesse sentido...

Exatamente por isso que vim tirar essa dúvida no fórum. Esse modelo de A4 vejo pouquissimas nas ruas, mas acho lindona mesmo.
Quanto a mexer no carro, levando em consideração na durabilidade Audi até que é de boa. Ter um cabo Vag, Elsawin e Etka, junto com meu conhecimento em carros, não teria problema nenhum com mão de obra (meu pai é macânico). O problema maior são as peças mesmo. Tô sentindo que é bucha mesmo. Não em questão ao carro, que é maravilhoso, é em questão ao meu bolso mesmo... rsrs

della disse:
Little,

É basicamente isso. O motor, na sua essência, é o "mesmo". Só que como é longitudinal no A4 mudam todas as fixações do bloco, isto é, um 1.8T de A4 não da pra colocar no A3 e vice-versa.

E pelo mesmo motivo, também mudam quase todos, senão todos os periféricos. Sei que algumas versões do 1.8T dos A4/Passat, mesmo com baixa potência (150/163cv) saíram com K04, o que pode trazer alguma margem maior de up só no chip!

No caso eu não me interessaria em fazer UP na potência.
Mas saber se as partes internas do motor (Bronzinas, bomba de óleo, virabrequim, pistões, bielas, anéis, valvulas, etc...) seria interessante.
Acabei de dar uma olhada por cima no ML e ví que realmente meu bolso não está preparado para uma nave dessas.
Até conseguiria manter o carro da forma que eu gosto (o mais em pé possível), mas fui inventar de constituí família e isso implica em outros gastos... rsrs...

marcoslama disse:
Eu tenho um A4 1998 1.8 20v

Unica coisa que é igual são algumas peças de motores como juntas, valvulas, e mesmo assim tem peças que são diferentes.

O resto do carro é tudo diferente, Suspenção, Cambio, Peças do motor, Correias, Tensores, Reservatórios, Mangueiras, Interior do carro, etc...

Só que o preço que eu vejo é o mesmo do A3, não tem muita diferença de preço na manutenção do carro.

Sobre a suspenção nunca tive problemas com ela ou gastei dinheiro, só que ela é um pouco mais sensivel mesmo, em contrapartida é mais confortavel.

e mesmo se você quiser deixar zerado os 8 braços sai R$800 reais o jogo

Meu carro tem 82mil kilometros, é 98 e os braços estão zerados, sem folgas, sem barulhos, acredito que se andar com cuidado não deve dar tanto problema assim.

A verdade é que vejo o pessoal andar com o carro que nem anda com um gol 1.0 sai na buraqueira andando que nem louco, ai é dose mesmo, eu ando devagar e com cuidado com ruas esburacadas e nunca tive problemas.

Marcos,
Mas será que a mecânica da sua é igual a da nova fase?
O carro já é outro modelo, acredito que tenha algumas modificações quanto a sua.
Eu sou bem tiozinho pra andar, não coloco meu carro em buraco e até rua com remendo me irrita...
Realmente, o pessoal reclama das buchas de bandeijas das A3 também... Não vejo problema nenhum, só tem que saber andar com o carro...
Com certeza a A4 é bem mais confortável que as A3. A A3 tem apelo esportivo, então sua suspenção é mais dura propositalmente.
Agradeço os seus esclarecimentos e de todos os amigos aqui. O que me fez levantar outra questão (e outro tópico) A desvalorização da Sportback

Um abraço!

gabrielm

Novato
a desvalorização da sportback e/ou esperar o A1 baixar de preço. (tudo bem que sao carros diferentes...mas são 4 argolas...) eu to bem tentado pelo a1. só esperar cair o preço....tipo daqui a uns 5 anos..rsss

gabrielm disse:
a desvalorização da sportback e/ou esperar o A1 baixar de preço. (tudo bem que sao carros diferentes...mas são 4 argolas...) eu to bem tentado pelo a1. só esperar cair o preço....tipo daqui a uns 5 anos..rsss

Deve ser bem interessante dirigir uma A1, pelas retomadas rápidas e pelo seu baixo consumo
Mas não teria uma não...
A lateral parece de um GOL G5... rsrs
Muito dinheiro pelo carro, na minha opinião. Vamos aguardar a desvalorização...

gabrielm

Novato
rsssss lembra o gol mesmo! haaha eu gosto dos consumos...quase nao bebe...e alem de lindo deve ser um tirinho pra andar...

lipeloko

Novato
Pra te falar em qto eh mais caro fica dificil..mas pelo que eu andei vendo..a manutenção das 180cv...é bem mais cara que as das 150cv....vi isso pelos preços de jogos de velas, do kit da embreagem.....mas é akilo..sempre achei a 150cv meio fraca de motor...entao chipei a minha e agora sim..tenho uma com uns 190..195cv..com a manuntencao da 150...hahaha

e tb tive uma aspirada 2003 que fiquei 4 meses...entao nem tive tempo de fazer qualquer seviço nela...

abraçoo

gabrielm disse:
rsssss lembra o gol mesmo! haaha eu gosto dos consumos...quase nao bebe...e alem de lindo deve ser um tirinho pra andar...

Isso é verdade, pelo que andei vendo chega a fazer até 18km com um litro. Deve ser muito bom dar um piloto nele mesmo, deve ter torque a qualquer hora que cutucar o acelerador. Um tempo atrás ouvi dizer que foi o motor VW 1.6 Twinturbo foi eleito o melhor motor do mundo (não sei qual a categoria), mas fico imaginando.
Acho estranho a VW não usar esses motores em nossos carros. A Kombi usa o motor EA111, porém essa motorização não vem em outros carros (Gol, Fox, Polo, Voyage). Imagina um Golzinho G5 com um 1.4 desses e com um turbocompressor. Ficaria massa na minha opinião...