Audi A3 Sportback 2009 com avaria ESP/EPC e aceleração falhando

nv_ygor

Novato
Olá pessoal,

comprei um audi a3 a pouco tempo e mesmo apresentou em certo momento avaria ESP e o simbolo do controle de tração não apagou mais, porém eu conseguia andar normalmente mesmo com esse erro, mas hoje aconteceu de novo mas o carro nao acelera mais que 3 mil giros e o carro não passa de 10km/h..

Liguei na CSS e descobri que existe um recall de modulo ABS que o antigo dono nunca foi fazer, já agendei lá para terça-feira.

Mas o próprio pessoal da Audi informou que o motivo da falha na aceleração não tem haver com o recall, por isso minha preocupação, vou ter que levar o carro de guincho pois ele tá em modo de emergência.

Alguem aqui ja passou pelo mesmo problema, ou sabe me dizer que com o recall esses problemas desaparecem de fato?

desde já agradeço
 

Anexos

  • 49F23E47-1068-4D40-97C8-29E15FB0B142.jpeg
    49F23E47-1068-4D40-97C8-29E15FB0B142.jpeg
    321.2 KB · Visualizações: 13

Erick_204

Novato
Olá pessoal,

comprei um audi a3 a pouco tempo e mesmo apresentou em certo momento avaria ESP e o simbolo do controle de tração não apagou mais, porém eu conseguia andar normalmente mesmo com esse erro, mas hoje aconteceu de novo mas o carro nao acelera mais que 3 mil giros e o carro não passa de 10km/h..

Liguei na CSS e descobri que existe um recall de modulo ABS que o antigo dono nunca foi fazer, já agendei lá para terça-feira.

Mas o próprio pessoal da Audi informou que o motivo da falha na aceleração não tem haver com o recall, por isso minha preocupação, vou ter que levar o carro de guincho pois ele tá em modo de emergência.

Alguem aqui ja passou pelo mesmo problema, ou sabe me dizer que com o recall esses problemas desaparecem de fato?

desde já agradeço


Olá. Como posso saber se minha A3 tem recall programado? Ela é ano 2010, modelo sport 2.0t
 

nv_ygor

Novato
Olá @Erick_204 ,

basta ligar na Audi da sua cidade e perguntar, eles vão pedir o chassi do seu carro e com isso eles te dão a informação que precisa.

Atualizando o caso do meu carro.. durante o recall foi constatado um defeito no módulo abs e só a atualização não resolveu, a própria audi solicitou um novo módulo sem custos e aparentemente os erros sumiram e não tive mais problemas.

Peguei ele faz poucos dias, portanto vou andar mais com o carro e qualquer coisa aviso vcs.
 
Olá pessoal,

comprei um audi a3 a pouco tempo e mesmo apresentou em certo momento avaria ESP e o simbolo do controle de tração não apagou mais, porém eu conseguia andar normalmente mesmo com esse erro, mas hoje aconteceu de novo mas o carro nao acelera mais que 3 mil giros e o carro não passa de 10km/h..

Liguei na CSS e descobri que existe um recall de modulo ABS que o antigo dono nunca foi fazer, já agendei lá para terça-feira.

Mas o próprio pessoal da Audi informou que o motivo da falha na aceleração não tem haver com o recall, por isso minha preocupação, vou ter que levar o carro de guincho pois ele tá em modo de emergência.

Alguem aqui ja passou pelo mesmo problema, ou sabe me dizer que com o recall esses problemas desaparecem de fato?

desde já agradeço


Qual concessionária? To com problema absolutamente idêntico ao seu. Até o relato é igual... resolveram rápido? Sou do RJ
 

nv_ygor

Novato
Pessoal, seguinte..

Aconselho vocês ligarem na Audi da cidade de vocês e passar o chassi para eles verem se existe algum recall pendente.

Alguns modelos do Audi A3 Sportback 2009 TFSI ficam de fora desse recall, então é bom ligarem lá para terem certeza. Infelizmente não são todos os modelos que fazem parte do recall..

No meu caso, trocaram o módulo ABS e levou cerca de 5 dias, pois moro em Brasília e a peça veio de São Paulo, após isso o erro sumiu.

Notei que ao tirar a bateria do meu carro, a mensagem "Avaria ESP" aparece novamente, pesquisei e descobri que quando você tira a bateria do carro as vezes o carro perde os parâmetros e precisa ser recalibrado novamente, mas nesse caso para recalibrar é só esterçar o volante todo para o lado esquerdo, em seguida todo para o lado direito, após isso o erro some. Portanto se mesmo após recalibrar o erro continuar, provavelmente pode ser problema no módulo ABS msm. De qualquer forma liguem lá na Audi.

A respeito da falha na aceleração e luz EPC acessa.. limparam a TBI e alguns outros componentes e até o momento parou, mas andando com ele ainda sinto umas cabeçadas que o carro dá, provavelmente pode ser MAF, como no momento estou usando o carro para trabalho só irei ver esses detalhes em um outro momento, pois ele está me atendendo bem.
 

nv_ygor

Novato
Olá pessoal, eu aqui de novo rsrs

Só atualizando a questão do EPC e falha de aceleração..

O problema voltou a um mês atrás, passei o scan e mostrava o código de erro P0121, o que aconteceu foi que eu levava pra oficina e voltava normal, passava algumas semanas e voltada o problema, tava ficando chato, porém após muita pesquisa de possíveis soluções acabei descobrindo que com o tempo o conector que vai no corpo de borboleta nesses modelos 2009/2009 tem um problema crônico de ter mal contato ou oxidar depois de muito tempo de uso.

Nesse caso comprei um limpa contatos, desconectei do corpo de borboletas o plug e passei com vontade, deixei 15minutos pra secar, conectei novamente e quando fui ligar.. a surpresa, a carro voltou ao normal, e está assim até hoje, mesmo tendo passado um mês depois da aplicação.

Recomendo para quem tiver passando o mesmo problema.
 
Bom dia Amigo,

Estou com o problema identico do seu o meu tambem é um 2009, pode me atualizar se o problema foi resolvido depois desse ultimo post seu?

Diogo
São Paulo
 

nv_ygor

Novato
Opa, bom dia!

Até agora depois de 1 ano nunca mais tive problemas relacionados a esse, mesmo assim levo um limpa contatos no porta luva caso ele volte hehehe.

Dependendo pode ser problema na TBI (internamente), mas em modelos 2009, quase certeza que é mal contato no conector mesmo da TBI, tente passar bastante e deixe secar uns 20 minutos, conecte novamente, e depois ligue o carro.. pelo menos no meu caso resolveu e nunca mais tive problemas..
 
Opa, bom dia!

Até agora depois de 1 ano nunca mais tive problemas relacionados a esse, mesmo assim levo um limpa contatos no porta luva caso ele volte hehehe.

Dependendo pode ser problema na TBI (internamente), mas em modelos 2009, quase certeza que é mal contato no conector mesmo da TBI, tente passar bastante e deixe secar uns 20 minutos, conecte novamente, e depois ligue o carro.. pelo menos no meu caso resolveu e nunca mais tive problemas..
Levei o carro no mecânico, passou a máquina zerou os códigos e voltou ao normal sozinho.

Sem nenhuma falha e nenhum código, mas se não me engano o código era esse mesmo que o seu, vou comprar um adaptador de vcds e vou fazer o diagnóstico se aparecer algum falha novamente, e tentar solucionar co você fez


Enviado de meu SM-G996B usando o Tapatalk
 

nv_ygor

Novato
Levei o carro no mecânico, passou a máquina zerou os códigos e voltou ao normal sozinho.

Sem nenhuma falha e nenhum código, mas se não me engano o código era esse mesmo que o seu, vou comprar um adaptador de vcds e vou fazer o diagnóstico se aparecer algum falha novamente, e tentar solucionar co você fez


Enviado de meu SM-G996B usando o Tapatalk

Zerar erro não adianta muito não, o problema vai voltar em qualquer momento, melhor jogar um limpa contatos no conector da TBI, da pra fazer em casa mesmo, só desconectar, passar o limpa contatos e esperar 15 minutos, ou então se não quiser ter mais dor de cabeça, troca o connector por um novo!
 
Zerar erro não adianta muito não, o problema vai voltar em qualquer momento, melhor jogar um limpa contatos no conector da TBI, da pra fazer em casa mesmo, só desconectar, passar o limpa contatos e esperar 15 minutos, ou então se não quiser ter mais dor de cabeça, troca o connector por um novo!
Vou fazer um teste hoje, ja comprei o limpa conector rs, vou atualizando
 
Só para atualizar, fiz esse teste de limpar o plug a dois dias, e hoje a luz de injeção ascendeu novamente, e o codigo que esta aparecendo é o P0172.

O carro não esta falhando e não notei perda de potencia.

Detalhe já troquei o sensor MAF também.

Pesquisei aqui nos foruns e não achei nenhuma resposta conclusiva, vou fazer um post novo
 
Topo