Audi A3 2.0 20v FT500 2001

Robson_beca

Novato
Amigo, procure saber mais sobre as programaveis que citei. Pois as que citei funcionam tanto banco a banco, quanto sequêncial ignição e combustível.
 

Tezotto

Membro
Eu trabalho com elas amigo...

Agora falar em IGNIÇÃO sequencial.... isso é lógico né.... todas fazem...

Mas beleza, como nosso amigo @[member="overspeed"] sempre diz, o importante é ser feliz.
 

overspeed

Comerciante
Tezotto disse:
Uma injeção Fullgroup pulsa uma vez a cada rotação, ou seja, em 6000RPM terá um tempo "teórico" de 10ms
Uma injeção semi sequencial injetaria apenas cada duas voltas??? teria 20ms??? quanto vc enxerga no mapa?
Para sequencial o tempo entre 2 eventos de admissão é dado por 120/RPM, a 6.000 vc tem 20ms

Numa fullgroup vc tem um evento a cada admissão, portanto vc precisa disparar a cada PMS de cada pistão, ou seja cada meia volta do virabrequim e o tempo disponível será de míseros 30/RPM, a 6.000 RPM vc tem 5ms

Numa sequencial vc tem um evento a cada PMS portanto 60/RPM e dará 10ms

Obvio que vc precisa somar os tempos (vai dar 4 disparos em vez de apenas um)

É um dos motivos que injeção sequencial aproveita menos os bicos...

digamos que os bicos tenham 1,2ms de deadtime total

rodando a 7.200 RPM

sequencial: 120/7200 x 1.000 = 16,6ms - 1,2ms = 15,46ms ou se preferir o DC máximo que vc pode usar dos bicos é 92.6% (ou seja se mandar pulsar mais que isso emenda o pulso)

fullgroup: 30/7200 x 100 = 4,166ms - 1,2ms = 2,9666ms tempo total será de 4 x 2,9666 = 11,86664 e o DC máximo de ridiculos 72% (mais que isso irá emendar os pulsos)

A grosso modo 11,8666/15,46 x 100 = 71%

Ou seja se com deka80 se alimenta cerca de 460cv no seu limite, numa fullgroup seriam cerca de 330cv
 

Tezotto

Membro
Todas fullgroup que conheço trabalham com uma injeção por rotação...
As que trabalham com uma injeção a cada pms são as monoponto....

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 

overspeed

Comerciante
Você não deve ter lido direito o que escrevi... pouco interessa como ela funciona, o que interessa é a parte fisica, o tempo disponivel para cada disparo dos bicos é diferente.

numa sequencial vc dispara individualmente a cada 2 PMS (admissão, compressão, expansão, escape) o que da 120/RPM de tempo entre eles

numa fullgroup vc dispara cada vez que um pistão esta em PMS portanto o tempo disponivel será de 30/RPM

Não importa o qto o display da injeção te mostre lá pois muitas vezes ela mostra o tempo total somado dos 4 disparos para facilitar a conta de quem não sabe o que esta explanado acima.
 

Tezotto

Membro
Bom, entrando na área técnica mesmo para um assunto tão básico o correto seria isso:

Podemos obter o período através da seguinte fórmula:

T=1/F onde:

T>>> Período em segundos
F>>> Frequência em Hertz

Agora vamos fixar uma rotação de 6000RPM para estudar os casos, em um motor girando a 6000RPM temos:

6000RPM / 60(segundos) = 100Hertz

Aplicando a fórmula, T=1/F >> T=1/100 >> T=0,010 segundos ou 10ms
Ok, encontramos de forma matemática e aplicando fórmula de base o tempo em que o virabrequim demora para dar uma volta à 6000RPM.

Agora vamos aos conceitos de injeção:
1° Injeção monoponto >> FIC ECIV; Bosch Monomotronic; Multec 700...
Temos neste sistema de injeção apenas um eletroinjetor localizado comumente na entrada de ar (corpo de borboletas) como nesta disposição combustível injetado por este chegará aos quatro cilindros, ou seja, necessariamente temos que ter um pulso de injeção a cada abertura da válvula de admissão de cada cilindro, assim sendo um pulso a cada meia volta do virabrequim, logo o período será a metade do explanado acima, 5ms.

2° injeção multiponto (fullgroup) LE/Jetronic, Bosch Motronic, Marelli G7.11...
Temos neste sistema de injeção quatro eletroinjetores, um em cada cilindro localizado ligeiramente acima das válvulas de admissão de seu respectivo cilindro, com isso não há possibilidade física do combustível injetado pelo cilindro 1 chegar até o demais e vice-versa, com isso temos apenas um pulso de injeção a cada volta do virabrequim...

Provo pra quem quiser esse conceito, nada de ver em display ou algo parecido, nem de osciloscópio eu preciso... simplesmente coloque um multímetro que meça frequencia em paralelo com um bico injetor... verá que nas fullgroup a frequencia à 6000RPM será exatamente de 100Hz, nas monoponto 200Hz e nas sequenciais 50Hz...


Bom pessoal, desculpe me estender, é que quando a coisa parte para a técnica achismo e coisas do tipo não convém, temos que explica em cima de base que possa ser confrontadas...

Em relação ao tempo disponível para cada injeção levando em consideração o deadtime a explanação do Over está coerente...
 

overspeed

Comerciante
Rapaz...

Você descreveu por BANCADA...

Batch = fullgroup
Bank = bancada
Sequential = sequencial

63860d1118889643-new-vitesse-chip-16-maps-and-sequential-fuel-injection-sequential_versus_batch_995.jpg
 

Tezotto

Membro
overspeed disse:
Rapaz...

Você descreveu por BANCADA...

Batch = fullgroup
Bank = bancada
Sequential = sequencial

63860d1118889643-new-vitesse-chip-16-maps-and-sequential-fuel-injection-sequential_versus_batch_995.jpg
Imagem perfeita Over!!!

Veja a fullgroup... uma injeção a cada 360° do vira!!! ou seja, 100Hz @ 6000RPM

Tanto a Bancada (semi sequencial como o pessoal aqui quer chamar) quanto a sequencial existe apenas um pulso de injeção a cada 720° do vira... ou seja, 50Hz a 6000RPM
 
Gosto de turbina grande pelo fato de pressurizar só quando eu quero(pisando) assim consigo andar com lambda acima de 1.00 em baixa carga elevando a economia sem risco para o motor.Ainda mais Stroker

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
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