Audi A3 180cv Fumando na lenta

Boa tarde amigos, sou novo nesse forum mais possuo um Audi A3 180cv Tiptronic a mais de 2 anos.

Bom tive alguns problemas quando abasteci gasolina adulterada tive que trocar todas as bobinas e velas do carro.
Ja fiz a limpeza no motor pq sempre acendia a luz de pressão do oleo, o dono anterior nao trocava o oleo direito e tinha muita borra mandei limpar o motor e acabo o problema.

Ano passado fiz uma troca de oleo coloquei um 10w40 respeitando as normas 502 e 505 da audi/vw por volta do mes de setembro, passado algumas semana, liguei o carro esperando o oleo lubrificar o motor todo quando voltei na cara me deparei com uma nuvem de fumaca!

Levei no mecanico nada foi constatado entao julgamos que poderia ter colocado nivel de oleo acima do normal.

Passado alguns meses o problema deu denovo, andei com o carro ate a mecanica e simplesmente a fumaca parou no caminho o carro fico la 2 dias e nao fumou nada.

Esse ano respectivamente esse Domingo de manha meu carro fumou novamente na garagem mais fumou muito e eu troquei o oleo semana passada coloquei o mesmo 10w40 porque o motor ja esta com 74 mil rodados.

Entao to com duvida se e as valvulas ou se a turbina, porque parece que o carro fuma sempre que troco o oleo, e quando o nivel abaixo um pouco ele nao fuma mais.

Fora isso o carro esta perfeito acelerao normal, a turbina arma com 2.500 giros certinho a puxada quando arma a turbina esta bem forte.

Vou levar meu carro no meu mecanico que meche so com audi a oficina dele estava em reforma e portando nao estava pegando nenhum carro para arrumar, mais queria saber se alguem ja passou por isso para eeu ter uma ideia

Obrigado boa noite a todos

A mais uma questao que queria deixar em detalhe quando o carro ta ligado na lenta mesmo sem fuma vc sente que o carro ta queimando mais oleo, o cheiro do oleo e sentido facilmente no escape do carro com muita mais forte que o cheiro que se daria normalmente

Obrigado boa noite! a todos

roxo

Moderador
Meu caro,

Eu chutaria retentores de valvulas ... mas to na firmeza de caso de turbina .. deixa a galera que tem carro com turbo possa dar uma luz melhor ...

totolati

Novato
o meu tb está assim, e a turbina já foi arrumada, a principio o problema era soh na turbina, pois o intercooler estava cheio de oleo.

mecanico disse que poderia ser esses vedadores de valvula ae, mas tinha que confirmar se era necessário tirar o cabeçote do motor ou nao.

voces sabem responder isso?

Nao creio que seja turbina a fumaca é branca, mais veja bem a turbina ta acionando corretamente nos 2.500 giros e puxada ta bem forte e ele nao fuma quando a turbina esta acionada...

E custa a fumar, e um caso raro como eu falei, pode ser os retentores de valvula mesmo vou verificar isso se alguem tiver mais alguma dica do que pode ser fico grato.. e outra so comecou a fumar depois que o mecanico tirou o cabecote e limpou todo o sistema do motor, que tinha MUITA mais MUITA borra.

Essa borra causava falta de pressao na bomba do oleo poderia ter sido ela a causadora do problema nos retentores de valvulas? isso aconteceu quadno eu estava viajando a cerca de 170 km por hora quando diminui a velocidade pois tinha chegado em uma cidade proxima o motor tava batendo as 20 valvulas e fumandoooooooo muitooooo parei o carro foi de reboque chegando na minha cidade o mecanico tirou o cabecote limpou as borras e fico zero, mais ae veio esse problema de fumar sempre que troco o oleo.

Hoje liguei o carro normalmente deixei 5 minutos ligado antes de sair pra esquentar e lubrificar o motor coisa que sempre faco e o carro nao fumou, e coisa rara acontecer isso.

Obrigado e boa tarde a todos

Bom retentores de valvulas ja tive a noticia que nao pode ser, pois ele iria fumar na lenta so de bater na chave.
Turbina tambem nao pois iria fumar principalmente quando ela tivesse armada.

Pode ser alguma problema na parte do TBI alguma mangueira entupida ou furada algo do tipo, estou deixando amanha no mecanico para verificar isso! e posto algum resultado aqui.

totolati

Novato
o meu sai fumaça quando da a partida, andando nao sei se sai fumaça.

só acontece quando o carro ta frio.

e o nível de oleo ta baixando sempre..

roxo

Moderador
totolati disse:
o meu sai fumaça quando da a partida, andando nao sei se sai fumaça.

só acontece quando o carro ta frio.

e o nível de oleo ta baixando sempre..

Meu Caro,

Se fumaça pela manha .. na primeira partida ... batat - retentores de valvulas !!!!

Bom voltei aqui mais sem resultados, o carro saiu da oficina normalmente e passado mais 19 dias sem fumar, o danado fumou hoje denovo do nada na parte da amnaha eu deixei ele ligado uns 10 minutos hehehehe tava tomando cafe e esqueci que tinha ligado ele resultado entrei no carro encostei no acelerador e o danado comecou a fumar, vou voltar na oficina e pedir pra olhas os retentores de valvulas pois a turbina pelos testes esta funcionando normalmente.

Tinha uma mangueira do retorno do oleo que estava com gambiarra desde que comprei e nao tinha visto vou mandar trocar elas, mais nao sei se poderia esta causando algum refluxo para fazer o carro fumar vamos ver.

Northon

Membro
victorpamartins disse:
Bom retentores de valvulas ja tive a noticia que nao pode ser, pois ele iria fumar na lenta so de bater na chave.
Turbina tambem nao pois iria fumar principalmente quando ela tivesse armada.

Pode ser alguma problema na parte do TBI alguma mangueira entupida ou furada algo do tipo, estou deixando amanha no mecanico para verificar isso! e posto algum resultado aqui.

retentor de valvulas acho dificil que seja, qdo eles falha deixa passar oleo com o motor desligado para dentro da camara, fazendo com que queime oleo na primeira virada do dia

teu carro ta consumindo qto de óleo/1000km?

tire a mangueira pressurizadora da TBI, desligue o conector do MAF e ligue o carro, acelere e veja se sai oleo pela mangueira de pressurização.

fabio1709

Novato
Desculpa ressuscitar o topico, mas gostaria de saber o desfecho, pois tenho um A3 1.8T 150cv e estou com um problema semelhante. Percebi qdo estava num transito carregado, fiquei parado uns 10 minutos, o carro começou a fumar.
O msm não acontece qdo estou andando. A unica coisa diferente q fiz nesses dias, foi colocar gasolina comum num posto aqui perto de casa.
Será q tem alguma coisa a ver?

Compartilhando com o Fábio1709, gostaria de ressucitar o assunto. Tenho um A3 1.8T 150cv e acontece a mesma coisa. De dia, praticamente não vejo a fumaça. A noite, principalmente em trânsito pesado com o farol da carro de trás eh visivel a fumaça. Tem tom azulado e forte cheiro de combustível. Percebo que tem óleo tb... Levei umas quatro vezes na Audi aqui em Salvador e não descobrem o problema, simplemente pq quando se testa não fumaça. Pela minha experiência, seria retentores de válvulas, mas pelo histórico da conversa do fórum, pode ser ocasionado pela turbina. Na Audi, verificaram a turbina e estava tudo ok. Jah troquei para gasolina aditivada e pretendo mudar para a Podium da BR. Tem alguma influência?

fabio1709

Novato
Só pra constar ... no meu caso, era combustível de má qualidade. Coloquei a Aditivada do Shell e tudo voltou ao normal.

E ai pessoal, o meu A3 150 cv tbm esta fumando. Ja levei no mecanico e ele olhou a parte de cima do motor, disse que nao encontrou nada, e que teria que abrir todo o motor pra descobrir o que é, ai o custo de retifica fica alta. Como nao tenho como ficar sem carro 1 semana, pelo menos nao ja....ele disse que posso continuar rodando com o carro fumando mesmo, so e pra cuidar o oleo sempre que nao tem problema. E assim que der, levar la pra ele abrir o motor e encontrar o problema.

della

Membro
jeandepaula disse:
E ai pessoal, o meu A3 150 cv tbm esta fumando. Ja levei no mecanico e ele olhou a parte de cima do motor, disse que nao encontrou nada, e que teria que abrir todo o motor pra descobrir o que é, ai o custo de retifica fica alta. Como nao tenho como ficar sem carro 1 semana, pelo menos nao ja....ele disse que posso continuar rodando com o carro fumando mesmo, so e pra cuidar o oleo sempre que nao tem problema. E assim que der, levar la pra ele abrir o motor e encontrar o problema.

Pode ser a turbina...

simpa

Novato
Eu acredito q seja turbina, pois o meu estava na mesma situação. Fumava no transito lento, porem a turbina armava normalmente. A turbina do meu carro foi trocada e peguei o carro de volta essa semana e não está mais fumando em situação nenhuma.