Audi a3 1.8 - Durabilidade do motor.

tbrlafa

Novato
Salve galera. Pesquisei muito e nao encontrei nada concreto ao respeito. Pois bem, sempre fui fã de Audi a3, trabalhei 3 anos em uma concessionária VW e de vez enquando aparecida uns por lá (os mecânicos sempre faziam careta, mais tudo bem rs). Sei que é um carro que exige muito cuidado mas minha duvida é a seguinte: em media, quantos mil km dura um motor de um A3 1.8 sem precisar de retifica (sei que varia de dono pra dono), pois achei dois A3 um turbo e um aspirado, ambos estão lindos mais estão com 180mil rodados então bate um certo receio. Achei uns com km mais baixa, mais não chegavam aos pés do estado de conservação destes. Pergunto isso pois recentimente comprei um uno e com 190mil km tive que fazer o motor dele (1.0 pelado, gastei 3,5k), então fico na dúvida. Abraço.

opa...

eu tive um A3 tip 180cv 2005.
comprei ele com 156.000 km e usei até os 175.000 km.
carro era de um diretor da empresa que trabalha e o carro era revisadinho tudo certinho.
tive problema com solenóide do câmbio que travou e com coifas de homocinéticas, mais nada.
carro não baixava óleo, não fumava, não batia nada.
[font="Calibri""]vendi ele pra comprar um Sportback mas, por causa do meu filhote que nasceu, acabei pegando um Jetta TSi.[/font]
[font="Calibri""]esse mês convenci (sem nenhum esforço) minha esposa a comprar um Sportback 2010... :-D[/font]

Makoto

Novato
Eu tenho um A3T 150cv, comprei com 121.000Km e hoje tem 135.000Km, não fuma, turbina original OK, motor não tem nenhum barulho estranho. Depende muito dos donos anteriores.

magoo

Membro
turbina original roda ate uns 140.000km/r
retifica de cilindro em torno de 200.000km/r
isso para a3 1.8 e 1.8T
1.6 eu nao sei

jefersong

Membro
O motor em si eu acredito que rode mais de 200.000 o meu está com 165.000 e não tem nenhum problema e eu ainda tenho o pé pesado.

Alan74

Membro
O meu é 1.8 aspirado, ano 98, tem 164.000 , e não queima óleo nem tem ruído. Acredito que já fizeram o cabeçote dele né, pois retentor de válvula não dura muito, mas o motor, chega nos 230.000 tranquilo, lógico, uso normal ( tiozão) .

della

Membro
Tempos atrás tinha uma matéria no NA falando de um Bora 1.8T nos EUA que teve o motor aberto após rodar PASMEM 800.000Km e ainda era standard!
O motor foi aberto por engenheiros da Audi que afirmaram que o estado interno dos componentes era excelente e que o mesmo motor ainda rodaria muito sem precisar de retifica...

Pessoalmente eu acho que esse motor apesar de ultrapassado é bem robusto e projetado, se as manutenções forem feitas certinho ele deve passar muito fácil dos 200.000Km sem qualquer anomalia, claro que tudo depende de cuidados básicos como abastecer com cobustível de qualidade, trocar óleo conforme a recomendação da fábrica, manter os periféricos do motor como sistema de arrefecimento sempre em ordem e por aí vai...

o meu turbo tem 161 mil km e vou chipar ele foi todo revisado tá zeradinho o motor, mas tb invisto muito em manutenção preventiva..
o aspirado tá com 200mil km.. já tomou muito pau a vida toda agora tá com meu pai que anda mais sereno, mas continua ai rodando sem nunca ter que fazer motor..

É como vc mesmo disse isto depende mto de proprietários anteriores, peças de qualidade gasolina e oleo, e manutenções tbem de boa qualidade, o meu por exemplo ta com 161.oooKms abri o motor dele mês passado so por desencargo de consciencia o cabeçote ja estava na hora de revisar mesmo mais algunsmil/kms ja iria ter problemas com as válvulas e retentores, mas a parte dbaixo segundo meu mecanico rodaria bem ate os 250 mil, acho que minha turbina deva chegar perto dos 200 mil km, não vai ultrapassar disto não.

Mas enfim é um carro em que a alegria que proporciona a manutenção é compensada.

ThiagoF

Membro
O meu tem 206.000 km e parece um relogio,.. é um 180hp - 2002, nao fuma,.. nao raja, .. anda forte, nao tem um barulhinho, ontem mesmo tem um acesso proximo de onde moro, sentei o cacete federal mesmo parei na porta de casa em seguida e parecia um relogio Suiço... Rsss

Carro muito confiavel esses nossos argolas! Sem bem tratado no minimo da preventiva aguenta muuuuito. Eu tbm vi essa matéria que o Della citou era um Bora Verde Musgo, mecanica 1.8T 150 hp snme.
Tenho plena confiança no meu manco!

tbrlafa

Novato
Certo galera, ja deu pra ver que o Audi é osso duro mesmo hehe. Eu rodo muito pouco, moro no interior, cidade pequena. Então em um mês eu nao rodo 300km. Conversei com um dos donos hoje, o do aspirado, e ele me dise que ja retificou a parte de cima mas a de baixo nao precisou mecher, tem NF e tudo mais. O som é um daqueles toca fitas e por incrivel que parece ta funcionando perfeito, tem NF das revisoes, gastou 3200 na ultima eu vi a NF. A unica coisa no carro é o teto-solar. O que ta acontecendo: Ele abre todo pra dentro e fecha de volta, mais a terceira opção que é ele levantando pra cima sabem, não ta funcionando. Não acredito que seja o motor pois ele esta abrindo e fechando, deve ser algm sensor, mais isso acho que é de menos. Por mais conservado que o carro seja, veiculo usado sempre tem alguma coisa, que seja um arranhão mas isso eu to conciente que sempre tem. Muito obrigado a todos pelas respostas e se deus quiser em breve to postando as fotos do meu A3 aqui hehe. Um abraço.

alexandresk

Novato
O meu aspirado retifiquei com 90.000km pra forjar, camisa pistao valvulas tava tudo 100% só troquei os retentores de valvulas do escape que estavam um pouco desgastados.

Quem tem a 4R de janeiro tem uma reportagem de varios bmw 120 e 320 fazendo retifica com 50.000km por causa de retentores desgastados. Gasolina brasileiro tb não é fraca.

o que acontece nas Bimmer é que os retentores de válvulas ressecam com 50 mil km, ainda junto com a gasolina lenhada daqui.
O que ocorre é que eles ressecam e o óleo é queimado na câmara de combustão. Isso explica o pq não sai a fumaça típica, mas que o carro come o óleo todo.

alexandresk

Novato
é isso ai, mas quando queima óleo sai fumaça sim. não importa se é cortador de grama ou bmw. :p

bmw_retifica.jpg

ASCG

Novato
é isso ai, mas quando queima óleo sai fumaça sim. não importa se é cortador de grama ou bmw. :p

Ter um BM semi novo e passar por isso é foda,, eu acredito em retentores com baixa qualidade de produção...
esse modelo, de agora em diante vai ser deprecidado por logistas e compradores experientes....

MarceloA3T

Membro
Certo galera, ja deu pra ver que o Audi é osso duro mesmo hehe. Eu rodo muito pouco, moro no interior, cidade pequena. Então em um mês eu nao rodo 300km. Conversei com um dos donos hoje, o do aspirado, e ele me dise que ja retificou a parte de cima mas a de baixo nao precisou mecher, tem NF e tudo mais. O som é um daqueles toca fitas e por incrivel que parece ta funcionando perfeito, tem NF das revisoes, gastou 3200 na ultima eu vi a NF. A unica coisa no carro é o teto-solar. O que ta acontecendo: Ele abre todo pra dentro e fecha de volta, mais a terceira opção que é ele levantando pra cima sabem, não ta funcionando. Não acredito que seja o motor pois ele esta abrindo e fechando, deve ser algm sensor, mais isso acho que é de menos. Por mais conservado que o carro seja, veiculo usado sempre tem alguma coisa, que seja um arranhão mas isso eu to conciente que sempre tem. Muito obrigado a todos pelas respostas e se deus quiser em breve to postando as fotos do meu A3 aqui hehe. Um abraço.

A durabilidade tem muito a ver com as trocas de oleo, combustivel de boa qualidade, arrefecimento e tb acredito no asfalto e clima que ele anda. Como o Della falou, ja li esta materia do motor 1.8T de um bora com 800 mil km, porem o asfalto dos caras é um tapete, perfeito sem buracos, sem imperfeições e sem vibrações. O clima frio também deve ajudar.

Quanto ao teto Solar... você disse que não levanta na posição Exaustor. Fique atento... pode ser uma bucha para arrumar !! Pode ser as engrenagens, pode ser os braços metalicos... verifique quanto fica pra arrumar.
Eu procuraria um que esteja funcionado tudo...