AUDI A3 1.8 20V 1997 148000km - FLUSH

mcsaliveros

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Olá pessoal, há um ano adquiri meu A3 bastante conservado, não tive problemas. Observei que na admissão existe presença de óleo. Quando fiz a troca de óleo e filtros, acabei caindo na asneira de fazer flush no motor... podem imaginar... meus tuchos não carregam mais. Hoje desmontei a tampa de válvulas, estava com presença de borra. Amanhã vou tirar o cárter e ver como andam as coisas por lá... Gostaria de opiniões para o procedimento, tanto de limpeza quanto de montagem e desmontagem desse carro. O óleo utilizado foi o Selenia 5w30. Grato.

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mcsaliveros

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Cárter fora. Tive canseira pra retirar os dois parafusos do lado da caixa, mas por hora, tudo em ordem. Gostaria de saber se existe possibilidade de alguém me dizer se a corrente da bomba de óleo tem uma tensão fraca ou se meu tensionador está ruim.

Bom, quanto ao barulho que escuto, depois de ter feito o flush e ter rodado uns 250k, tenho lá minhas dúvidas, pois o pescador não estava tão sujo.

Espero que alguém possa me ajudar, por favor. Onde compro o corta fogo?

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JulioRJ

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camarada, se fosse comigo eu faria o seguinte:

vou correndo na primeira autopeças e compro O OLEO MAIS BARATO QUE TIVER tipo 10w40, pode até ser um 15w40 mesmo, nao tem problema não.

troco esse oleo e filtro, coloco o novo e rodo um dia ou dois dias com ele.

desce esse oleo com o motor bem quente mesmo


agora com a experiência no dia desse semisintetico eu faria o seguinte:

o semisintetico silenciou o motor?

sim? poe um 10w40 pentosin motul etc

nao? poe um 5w40 pentosin motul etc


e roda... roda uns 4-5 mil km no maximo pisando bem... e vai trocando o oleo. isso vai limpar o motor naturalmente.


ai conforme o motor for melhorando/piorando vc pode ficar definitvamente com o sintetico 5w40 ou se ainda tiver uma merda mete o 10w40. se nao resolver abraça o capeta e mete o 15w40

eu faria isso.
 

JulioRJ

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ah e coloca um filtro bom e do modelo grande (aquele comprido). de preferencia original, mann, wega, etc

um molykote ou militec tb ajuda muito nessas horas
 

mcsaliveros

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JulioRJ disse:
camarada, se fosse comigo eu faria o seguinte:

vou correndo na primeira autopeças e compro O OLEO MAIS BARATO QUE TIVER tipo 10w40, pode até ser um 15w40 mesmo, nao tem problema não.

troco esse oleo e filtro, coloco o novo e rodo um dia ou dois dias com ele.

desce esse oleo com o motor bem quente mesmo


agora com a experiência no dia desse semisintetico eu faria o seguinte:

o semisintetico silenciou o motor?

sim? poe um 10w40 pentosin motul etc

nao? poe um 5w40 pentosin motul etc


e roda... roda uns 4-5 mil km no maximo pisando bem... e vai trocando o oleo. isso vai limpar o motor naturalmente.


ai conforme o motor for melhorando/piorando vc pode ficar definitvamente com o sintetico 5w40 ou se ainda tiver uma merda mete o 10w40. se nao resolver abraça o capeta e mete o 15w40

eu faria isso.
Olá amigo, obrigado pela dica. Vou fechar o cárter, a tampa de válvulas e tentar proceder conforme suas dicas. Antes eu vou aproveitar que está aberto e vou dar uma boa de uma limpeza!


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mcsaliveros

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JulioRJ disse:
ah e coloca um filtro bom e do modelo grande (aquele comprido). de preferencia original, mann, wega, etc

um molykote ou militec tb ajuda muito nessas horas
Vou procurar este também! Aqui irmão, você acha legal eu postar umas fotos do procedimento? Se sim, eu gostaria de saber onde posto, pois este é meu primeiro contato com fóruns. Forte abraço. Obrigado novamente pela atenção.

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JulioRJ

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coloca no DIY com um titulo bem explicativo... tipo limpeza do carter após flush...

e nao precisa citar se vai responder um comentario logo acima

abraços e melhoras aí
 

Helmar

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Quanto ao tensionador, tem tensão sim, e eles ficam no cabeçote, tirando a tampa dá para ver, só fique esperto pois é um trampo trocar o reparo, eu compraria ele novo e original. Abaixo vai a imagem dele.
tensor.jpg
 

mcsaliveros

Membro
Helmar disse:
Quanto ao tensionador, tem tensão sim, e eles ficam no cabeçote, tirando a tampa dá para ver, só fique esperto pois é um trampo trocar o reparo, eu compraria ele novo e original. Abaixo vai a imagem dele.
tensor.jpg
Irmão, esta tudo aberto já. Minha dúvida é a seguinte:

Meu trabalho fica a 60km da minha residência, saio todos os dias pela manhã e pé na estrada.

Na maioria das vezes o carro fica funcionando entre 60 e 70 Celsius. Na última semana antes da desmontagem, percebi que se o carro passasse de 70 graus, ele ficava com ligeiros engasgos. .. até que um belo dia eu peguei uma retenção no trânsito e o carro estabilizou nos 90, o que é normal, porém o carro ficou fraco e engasgando. Quando esfriava ficava legal novamente.

Troquei o sensor de temperatura da água, fiz o flush e troquei óleo e filtro.

Rodei mais uns 3 dias. ..

Como estou sempre com o ar condicionado ligado, não havia ouvido nenhum barulho de dentro do carro. Até que um dia parei pra comprar pão e deixei o carro ligado com minha mulher dentro.

Quando retornei, ouvi barulho parecido com o de tuchos batendo.

Minha dúvida são os engasgos. .. Será que eles tem alguma relação com o tensionador, ou os problemas decidiram aparecer juntos, pois eu constatei o barulho após a troca e os engasgos antes.

Agora além dos engasgos, tenho os barulhos.

Já estou sem a tampa do cárter e sem a tampa de válvulas.

Vou comprar a cola hoje e vou começar a limpeza da parte inferior, que por via de fatos, estava escura, mas não estava com crostas. O pescador estava bem limpo.


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andando no máximo uns 5 min o carro ja tem que ta em uns 90graus, depois disso não pode baixar nem passar de 90 graus, andando em rodovia ou parado em transito tem que ficar cravado nos 90 se ta oscilando, é valvula termostática.
 

Iuri

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Robson Corrêa disse:
andando no máximo uns 5 min o carro ja tem que ta em uns 90graus, depois disso não pode baixar nem passar de 90 graus, andando em rodovia ou parado em transito tem que ficar cravado nos 90 se ta oscilando, é valvula termostática.

ocilar ele vai ter que ocilar..mas tem de ocilar para mais, para que a valvula abra e ligue a ventoinha!
ate pq ele nao aciona a ventoinha ou a valvula por causa de tempo..e sim temperatura!

e outra


no painel fica cravado em 90..ele so vai mdar no painel a hora que chegar a 110c..no climatronic fica sempre uns 5~8c a mais..e no scanner faz a mediçao correta!

comprovamos isso em 3 a3 na oficina..todos eles com uma margem a mais no climatronic..

dois estavam com o sistema todo em dia fluidos recentemente trocados..e um estado em estado critico de fluido..praticamente so agua com ferrugem!
 

Helmar

Membro
Bom...
Tem como ativar o modo diagnóstico no painel do AC. perto junto os botões de recircular e a seta para cima, mova com o botão de temperatura até a posição 49c vai mostrar a temperatura real.
Quando a "bater" verifique a corrente de comando e o tensionador.
Como está a bomba dágua do seu carro?
correia dentada trocada?
Quanto ao óleo, se não sabe mas retirou todo, use o original.
 
Sim, to falando que no painel não pode ocilar se ta passando de 90 no painel é porque a valvula ta demorando para abrir, e sobre essa margem de erro, é fato que tem.
 
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