ASR poder freiar as rodas automaticamente? sem pisar no freio??

meu carro no elevador e com as rodas no ar,
quando engato o D e deixo as rodas girando na marcha lenta, começa a dar
umas paradinhas como se estive com o pé no freio, nao sei o que pode ser,
nao sei se é o carro q freia sozinho ou se é defeito no cambio.

só sei q as rodas dianteiras dao umas travadinhas ,
alguem ja passo por isto?

Andr3T

Membro
Olha, eu já vi um relato aqui no fórum que foi o seguinte. O cara colocou um lado do carro no cavalete e deixou o outro no chão. Ligou o carro e engatou na marcha lenta. Tudo ok, a roda no ar estava girando, pois nossos diferenciais não são autobloqueantes. Derrepente ele disse que a roda no ar freiou sozinha e o torque passou para a roda no chão, quase derrubando o carro do cavalete. Sorte dele que estava em marcha lenta.

Resumo da história: isso gerou a maior discussão (no melhor sentido da palavra) no tópico desse rapaz, e a situação mais plausível que achamos foi que o A3 pode ter um sistema de bloqueio de diferencial utilizando o sistema de ABS do carro. Ou seja, se alguma das rodas do carro perde aderência com o chão, o atuador do ABS freia aquela roda para que a roda com tração receba o torque do motor.

No teu caso, não pode ser isso? As vezes um rolamento está mais velho que o outro, ou sei lá o que, fazendo que uma rodas suas rodas gire um pouco a menos que a outra, fazendo o sistema atuar? É uma hipótese.

merotti

Membro
Que eu saiba a única coisa que pode atuar de forma individual em cada roda, e que os nossos carros tem, seria o EBD (distribuição eletrônica de frenagem) mas apenas quando freando e não em marcha lenta

AS555N

Membro de Honra
André, pelo próprio manual do nosso carro, consta esse dispositivo sim, só não especifica o modelo, se o do nosso amigo aí for TIP é bem provável que tenha, e acho que é o ESP, ele sente e freia a roda que estiver perdendo a tração e manda para a outra, por isso que o TIP tem bomba de freio auxiliar, pra atuar nesse sistema, agora se funciona nas 4 aí já não sei, pode ser que sim. Abraço.

Andr3T

Membro
É verdade, isso soa mais como um controle de estabilidade em ordem de marcha (não frenagem) do que um sistema primitivo de bloqueio de diferencial. Uma roda começa a perder aderência, pouco de freio nela para que a roda com tração continue segurando o carro. Né?

AS555N

Membro de Honra
É verdade, isso soa mais como um controle de estabilidade em ordem de marcha (não frenagem) do que um sistema primitivo de bloqueio de diferencial. Uma roda começa a perder aderência, pouco de freio nela para que a roda com tração continue segurando o carro. Né?
Isso mesmo, infelizmente e não sei o porque o TipTronic é um carro bem mais completo que o manual e bem mais seguro, se não tivesse o problema crônico que tem esses câmbios juro que trocava o meu em um TIP.

MarceloA3T

Membro
Realmente bloqueio eletronico de diferencial, acredito que não tenha. O civic Si tem isso e ajuda muito na arrancada e saídas de curvas.

E estranho mesmo o A3 180cv TIP ter o ESP e ASR, EBD(controle de estabilidade) e o A3 Manual ter somente o de tração ASR e EBD.

No caso do Golf GTI tanto o TIP como o Manual tem tudoo ESP, ASR, EBD. Vai intender o que a Audi fez ?? rs

overspeed

Comerciante
Como o controle de tração funciona ? ao inverso do ABS:

Se uma roda esta girando com carga no motor mais do que a outra é sinal de que esta deslizando (gradiente positivo na verdade), a ECU diminui o torque (através de estratégia com pressão, ponto, combustivel e até fechando a borboleta) não sei se chega a freiar a roda que esta mais rapido (no EBD tenho certeza que sim, no ASR não tenho certeza... precisaria abrir o funktinorhamem e destrinchar o fluxograma, mas é algo que nunca me interessei)

A3 180 manual usa uma injeção mais antiga que não tem suporte a Wideband e controle de estabilidade (até porque no Brasil, volto a repetir a Audi usa o arquivo dos A3 150 DBW apenas usando bicos 10% maiores que no resto do mundo)...A3 180 Tiptronic usa o mesmo conjunto de injeção do Golf que tem "sopa de letrinhas" além do ASR tem controle de estabilidade (este eu tenho certeza de que chega a frear rodas individualmente pra puxar o carro pra "dentro" da curva) e EBD.

Por exemplo vc precisa mandar calibrar o sensor do volante qdo faz alinhamento nos Golf e A3 tiptronic.

Abs

overspeed

Comerciante
180 manual são TODOS com K03-023 (turbina semelhante à K03-011 apenas com atuador mais duro) e todos com narrowband, só os tiptronic tem Wide e controle de estabilidade

prisco

Novato
No Tiptronic que eu tinha nunca fiz isso! kkkkkk E levava sempre em locais "top" para fazer alinhamento.
Roça é fod@.. os caras nem sabem que tem esse sistema.

phabran

Membro
Não sei no caso do manual o que pode ser, mas quando levei meu carro para orçamento na suspentécnica, eles suspendem um lado do carro e ele acelera com freio de mão puxado para girar a roda e achar defeitos na suspensão, freios e homocinética. Quando ele fez isso, notei que ele desligou o ASR e arrancou um ou dois fusíveis do carro. Depois terminou, desligou o carro e plugou os fusíveis. Depois vou perguntar do que eram. Pode ser da direção hidráulica ou algo assim.