gustavopidone
Novato
Fala galera!
Queria muito a ajuda de vocês pra desvendar o mistério que está rolando com o meu A3. Vou tentar detalhar ao máximo, já que estou resolvendo tudo na garagem de casa.
Tenho um A3 1.8T 180cv (2004/2004) manual, e estou tendo um problema no sistema de arrefecimento do carro.
> Mês passado meu carro começou a disparar as ventoinhas assim que eu colocava a chave no contato, mesmo sendo a primeira partida do dia. Fiz a troca do rele das ventoinhas, e não resolveu. Troquei então o cebolão do radiador, e limpei o sensor do nível de água que vai na flange do lado direto do motor (olhando o motor de frente). Após isso, ventoinhas pareciam estar funcionando.
> Com isso, passei a reparar que estava pingando líquido de arrefecimento em baixo, do lado do passageiro. Estranhei e acabei trocando todas as mangueiras do sistema de arrefecimento por novas de silicone. Até aí tudo OK.
> Aproveitei e troquei todas as conexões plásticas por novas de metal, menos a carcaça da válvula termostática e a válvula em si, pois não consegui. Faltou equipamento. No mais, tudo trocado e funcionando.
> Após isso, coloquei novo aditivo e fiz a sangria, porém o carro não acionava o primeiro estágio da ventoinha. Chegou a 106 graus (acompanhando pelo climatronic) e a água do reservatório subiu drasticamente, para não despejar tudo acabei desligando o carro. Sei que ela funciona o estágio 2 aos 110 graus.
E agora o carro parece não acionar a ventoinha, e estou com medo de funcioná-lo e queimar a junta. A ventoinha funciona normalmente no estágio 1 quando ligo o ar condicionado, porém entre 90 e 100 graus ela não arma. Antes de todo esse problema eu lembro ter chego em casa um dia e ela ter acionado bem tarde, com velocidade máxima; conferi no climatronic e marcava 110 graus - logo eu sei que o estágio 2 está sendo respeitado.
O que me intriga é ela não armar o estágio 1, somente quando ligo o ar condicionado (que está funcional e gelando). Além disso, encontrei um conector solto bem atrás das ventoinhas e nao encontrei sua conexão de forma alguma.
Minhas suspeitas:
1) Termostática travou fechada: farei o teste verificando a temperatura da mangueira inferior e atualizo o post;
2) Cebolão e rele novos, porém algum com defeito de fábrica;
3) Esse conector solto (parece ser 2 pinos original audi/vw) ser o causador deste problema;
Revisões feitas:
1) Todas as mangueiras de arrefecimento;
2) Conexões do sistema de arrefecimento em metal;
3) Cebolão do radiador novo;
4) Rele das ventoinhas novo;
5) Líquido de arrefecimento + sangria feito;
Alguém tem alguma luz para me ajudar?
Estou fazendo tudo na garagem de casa, então estou conseguindo me virar bem.
Queria muito a ajuda de vocês pra desvendar o mistério que está rolando com o meu A3. Vou tentar detalhar ao máximo, já que estou resolvendo tudo na garagem de casa.
Tenho um A3 1.8T 180cv (2004/2004) manual, e estou tendo um problema no sistema de arrefecimento do carro.
> Mês passado meu carro começou a disparar as ventoinhas assim que eu colocava a chave no contato, mesmo sendo a primeira partida do dia. Fiz a troca do rele das ventoinhas, e não resolveu. Troquei então o cebolão do radiador, e limpei o sensor do nível de água que vai na flange do lado direto do motor (olhando o motor de frente). Após isso, ventoinhas pareciam estar funcionando.
> Com isso, passei a reparar que estava pingando líquido de arrefecimento em baixo, do lado do passageiro. Estranhei e acabei trocando todas as mangueiras do sistema de arrefecimento por novas de silicone. Até aí tudo OK.
> Aproveitei e troquei todas as conexões plásticas por novas de metal, menos a carcaça da válvula termostática e a válvula em si, pois não consegui. Faltou equipamento. No mais, tudo trocado e funcionando.
> Após isso, coloquei novo aditivo e fiz a sangria, porém o carro não acionava o primeiro estágio da ventoinha. Chegou a 106 graus (acompanhando pelo climatronic) e a água do reservatório subiu drasticamente, para não despejar tudo acabei desligando o carro. Sei que ela funciona o estágio 2 aos 110 graus.
E agora o carro parece não acionar a ventoinha, e estou com medo de funcioná-lo e queimar a junta. A ventoinha funciona normalmente no estágio 1 quando ligo o ar condicionado, porém entre 90 e 100 graus ela não arma. Antes de todo esse problema eu lembro ter chego em casa um dia e ela ter acionado bem tarde, com velocidade máxima; conferi no climatronic e marcava 110 graus - logo eu sei que o estágio 2 está sendo respeitado.
O que me intriga é ela não armar o estágio 1, somente quando ligo o ar condicionado (que está funcional e gelando). Além disso, encontrei um conector solto bem atrás das ventoinhas e nao encontrei sua conexão de forma alguma.
Minhas suspeitas:
1) Termostática travou fechada: farei o teste verificando a temperatura da mangueira inferior e atualizo o post;
2) Cebolão e rele novos, porém algum com defeito de fábrica;
3) Esse conector solto (parece ser 2 pinos original audi/vw) ser o causador deste problema;
Revisões feitas:
1) Todas as mangueiras de arrefecimento;
2) Conexões do sistema de arrefecimento em metal;
3) Cebolão do radiador novo;
4) Rele das ventoinhas novo;
5) Líquido de arrefecimento + sangria feito;
Alguém tem alguma luz para me ajudar?
Estou fazendo tudo na garagem de casa, então estou conseguindo me virar bem.