ARRANCADAS 201m e 402m

ademar5

Membro
galera eu participei pela primeira vez de um campeonato de arrancadas e achei muito legal. nao fui muito bem, rsrsrs

entao gostaria de dicas do pessoal que tem experiencia nessa categoria.

qual tipo de pneu?
calibragem?
suspensao?
...?

eu participei do evento racha noturno, amador, nos 201 metros e fui com meu carro com aro 18 225/40 e meu melhor tempo foi 10.1

alguem aqui ja participou? quais tempos?

vlw

Oquati

Membro
Blz

Pneus ja vao mudar muito seu tempo, tem varios...ex.:

Toyo r888 ou yohohama a048

Se for mais profissa, hoosier ou mickey thompsom

A susp tem q ficar mais firme e barras anti torção/ tração sao bem vindas!

E mais importante, aliviar peso! Rodas.. Etc!

prisco

Novato
Fui uma vez em Saltinho (201mts, pista de cimento em aclive) com meu antigo A3 k04, pneus de rua aro 16 com +-25psi e susp stock. 9,8s em média no tempo de pista.

O maior problema do A3 pra arrancar é o peso... O "ideal" pra comecar a tracionar era uns R888 225 aro 15, suas trizetas chorarão mas vai melhorar absurdamente o grip... Pressão tem q ir testando, mas eu acho q cerca de 12~15 vá oferecer a melhor pegada, mas só testando pra ter certeza da melhor pressão, sem contar q a pressão muda ao longo da temperatura/condição da pista... Amortecedores e molas mais duras tb ajudam a tracionar por reduzir o deslocamento de peso na aceleração, sem contar q levantar a traseira (como se vê a maioria dos tração dianteira na arrancada, mas claro q suspa traseira tem q ser um pau pra fazer efeito legal) ajuda a traseira a empurrar a dianteira pra baixo na hora da arrancada

kikohonda

Membro
Brinquei outro dia nos 201 mts e meu melhor tempo foi 9.8 s com pneus de rua em aro 17 com 15 libras de pressão.

10.1 não foi ruim não Ademar.

ademar5

Membro
peguei alguns valores de "DUREZA " de alguns modelos de pneus.

goodyear eagles NCT5 = dureza 58
bridgestone potenza GIII = dureza 59
goodyear excellence= dureza 62
michellin XH-AS= dureza 64
pirelli P7= dureza 68
pirelli P6000= dureza 73

o pessoal da turbo B estao usando NCT5 aro15 com perfil 60/65 e umas 12 a 15 lbs

como estes pneus tem precos mais em conta que o r888, vou testa-los preimeiros. kkkkkkkkkkkk

Cara, esses pneus não tem comparaçãp com os R8... Tem até pneu importado como maxxis que é mais mole que esses ai... Pessoal da arrancada só usa esses ai por força do regulamento

leorsxd

Membro
Cara pra vocês terem uma ideia um SI Stock dum conhecido, com os R888 + Cano aberto = 9,6 nos 201
Um SI com Hondata + Filtro e Cano + R888 = 9,1 nos 201.

Um amigo dum Golf GTI 180 Chipado Aro 18 Pneus maxxis se não me engano fechou 9,8
Um Outro dum A3 150 CV com cano aberto + Filtro = 10s nos 201.

Quando eu tinha o Voyage montava ele na oficina Tomate Racing aqui em SBC e acompanhei algumas etapas do ECPA de 2011 com o pessoal lá... Lembro que tinha um Gol de rua com uma preparação tipo DT-B, com motor 2.0 forjado, cabeçote com preparação TOP da Pro Heads e comando 0350T da Samacar, turbina HX40 com eixo 66, FuelTech RacePRO tocando 8 bicos sendo os de baixa IWP trabalhados e os de alta Ford Racing de 160 lbh, BoostControler, câmbio Sapinho completo com blocante, alavanca Mutante e mto mais... Esse carro andou na Desafio (correu desclassificado, só pra ver tempo) primeiro com R888 e virou 7,4 queimado, o melhor tempo "válido" dele foi 7,6... Sendo que por causa dos R888 deu para colocar muuuuito mais pressão por marcha no BoosterController (snme ele chegou a andar com 2,4 de 3ª)... Ai o pessoal só para fazer uma comparação colocou os Michelin de um DT-B e o carro virou 7,9 despregando a reta inteira pq tava com mta pressão... Depois de acertar de novo a pressão (baixaram para 1,9 snme) o carro conseguiu virar 7,8 alto... Lembrando que nos 201m, essa diferença de 0,4s é uma eternidade e demonstra a superioridade dos R888 perante os pneu da DT-B, outro detalhe também que na época o tratamento de pneus não era proibido, então esses Michelin que usaram não eram exatamente iguais aos que se acha no mercado por ai... E o pessoal dizia que esses Michelin eram mto superiores aos falecidos Ventura montados invertidos... Enfim, só um comentário UAHuHAUHUAhUHAuHAU

Ahhh sim e numa brincadeira que teve no ECPA há um tempo atrás um conhecido meu que tinha um Voyage Super 86 c/ motor 1.8 STD só com uma 42/48 pendurada num coletor comum para baixo e andando na 2E com 1,2 de pressão (carro de 250 cv na Dynos Race) virou 10 segundos com pneus Maxxis Victra Z4S... Um outro Voyage Argentino 1.9 c/ HX40, FT e tudo mais, com seus 400 whp, virou 8,9 andando de pneu Kumho Ecsta