Ar no sistema de arrefecimento - A3 2020

Pessoal, primeiramente, obrigado pelo tempo e contribuição dos colegas do clube.

Comprei um A3 2020 0km em Outubro do ano passado. Em fevereiro de 2021, o carro acendeu um alerta no painel de falta de fluido de arrefecimento. Ao abrir o capô, de fato o reservatório estava vazio. Levei o carro na Audi. Eles constataram que era ar no sistema. Fizeram a sangria do fluido do sistema, deram o vácuo e encheram novamente o reservatório. Me entregaram o carro 2 dias depois.

Peguei o carro e fiz uma viagem para o interior (250km). Ao chegar ao local, o fluido já havia baixado e foi diminuindo dia após dia. Após 4 dias, a Audi me recomendou rebocar o carro.

O carro foi rebocado e reparado pela Audi novamente. 5 dias depois a Audi me entregou o carro. Novamente, após 10 dias, o nível do reservatório já estava abaixo do mínimo. Retornei o carro para a Audi.

Após uns 10 dias, me informaram que o carro estava pronto. Infelizmente, perdi a confiança na marca e na sua capacidade de resolver o problema, além do atendimento nesse período ter sido péssimo.

Após diversas tentativas de contato, informei ao SAC que já havia passado mais de 1 mês e que o vício oculto não havia sido resolvido, e por isso gostaria do meu dinheiro de volta.

Após longas discussões com a concessionária, eles informaram que trocariam a válvula termostatica e que isso solucionaria o problema. Com esse dado, resolvi buscar o veículo. No entanto, não houve a descrição da troca da válvula na ordem de serviço. Novamente. Fiz uma viagem de 250 km, e o nível do reservatório não para de baixar.

Gostaria da ajuda de vocês sobre o que vocês acreditam ser o problema? A Audi diz que no teste de pressão as peças não apresentam problema, porém o caso nunca é resolvido de forma definitiva.

Como vocês tentariam resolver esse caso? Já abri reclamação no SAC, no reclame aqui, no PROCON, porém a Audi não entra em contato nem tenta resolver o problema. Pelo O que pesquisei, uma ação judicial resolveria o problema, porém pode levar até 2 anos. Na minha visão é inadmissível um carro 0km, com 3500 km rodados, 6 meses de uso e ter o mesmo problema se apresentando já por 5 vezes. O pior é o descaso e mal atendimento da empresa, que muitas vezes sequer responde minhas solicitações.
 

Anexos

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Edner

Membro
Bah toda essa mão por causa de ar no sistema? Não era só ir abrindo e fechando a tampa para o ar sair, esses caras são foda... A troca da válvula termostática não entendo também o que tem a ver, a não ser que tenha travado fechada, tinha que verificar a temperatura das mangueiras de entrada e saída do radiador abaixo de 90 e acima. Esse líquido tem que estar indo para algum lugar, não notou nenhum vazamento quando sai de algum lugar onde estava estacionado? Ou pode estar vazando para dentro do motor se queimou alguma junta, alguma vez ele já superaqueceu?

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Motor nunca passou de 90 graus. O líquido não apresenta vazamento aparente. Segundo a Audi, Ele fica preso ao longo do sistema, nos blocos do motor e não há vazamentos.
 

Edner

Membro
Sim, entendi, então a válvula termostática estaria travando fechada, faz esse teste depois que ele atingir os 90 graus vê se as duas mangueiras que entra e sai do radiador estão quentes, pois se a válvula realmente estiver travada, um delas vai ter que estar fria... A troca dessa válvula é uma coisa simples, muito estranho a Audi fazer essa onda só por isso.

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Edner

Membro
Poisé, então a válvula termostática tá funcionando. Chegou a ver se antes dos 90 graus estava uma fria e outra quente? Essa válvula serve para manter a água dentro do motor antes do 90 graus para ele aquecer mais rápido. Quando estraga trava ou aberta ou fechada.. Essa água tem que estar vazando para algum lugar man, uma possibilidade seria estar com alguma junta queimada e vazando para dentro do motor, porém acho difícil, carro novo... Deixa eu dar uma pensada ver se vem uma luz.

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Bom dia Leosantoro,

Apenas para esclarecer a função da valvula termostatica; Ela tem a função "confinar" o fluido de arrefecimento "dentro" do motor (bloco/cabeçote) para que faça a transferência de calor do motor para o fluido de arrefecimento.... quando atinge temperatura de troca, a válvula abre a circulação para o radiador, para que assim a temperatura permaneça equilibrada em torno de 90 graus.

Sobre a tentativa de substituição de valvula com o intuito de resolver o desaparecimento do fluido, teria coerência técnica se o carro estivesse apresentando sobre aquecimento do motor, fato q relatou q não ocorreu!

Alerto para que verifique as condições do lubrificante do motor, pois há a possibilidade deste fluido estar "misturando" com o lubrificante do motor e por consequencia "sumindo" do sistema de arrefecimento; e o pior, alterando as características técnicas do lubrificante do motor.

Ou ainda, o fluido estar passando para dentro da câmara de combustão, em frações mínimas, porem o suficiente para reduzir o nível do fluido no reservatório após alguns dias!

Em resumo, deve procurar uma outra concessionaria ou opinião técnica, pois deve estar com problema em junta e/ou cabeçote!

Espero ter ajudado, boa sorte!

Saudações

Manoel Filho
 

ohfsu

Novato
O Meu resolveu com a substituição do fluido na própria Audi. Disseram que era ar no sistema e de fato depois nunca mais acendeu nada, nem baixou o nível.
 

Omernas

Novato
Boa tarde Leo,

Comprei um A3 sportback 1.8 2014 recentemente e está apresentando o mesmo problema.
O fluido está sumindo.
Conseguiu resolver o problema. Que tristeza, mal peguei o carro e já com problema.

Abraço.
 
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