Aquecimento repentino, ventoinhas desarmam, compressor do ar desarma, temperatura sobe

Sergio 87

Novato
Boa tarde a todos!

Tenho meu Audi A3 1.8 150cv ano 2003 a cerca de 2 anos, tenho feito sempre todas as manutenções em dia, sou bem enjoado com o carro e ele nunca veio a me dar problemas. A pouco tempo estou com o problema de aquecimento nele e não sei mais o que fazer. O problema aparece de forma intermitente, ou seja, sem um determinado padrão, ele quando menos se espera, andando tranquilamente pela cidade. Como tenho o costume de sempre andar com o ar condicionado ligado percebo na hora, o compressor do ar desarma e para de receber o ar gelado, como se ele entrada no modo "ECO" e fica apenas ventilação, o que por vezes começa a esquentar a temperatura do carro, tento por vezes desligar o ar condicionado e religar e não adianta nada, percebo inclusive que as duas ventoinhas param de funcionar e o carro começa a subir a temperatura no painel rapidamente. Eu estaciono o carro para não danificar nada no motor e o desligo, viro meia chave e ocorre que algumas vezes o sistema volta a funcionar por completo, espero a ventoinha fazer seu trabalho, a temperatura volta ao normal, religo e carro e continuo meu percurso. Acontece em alguns casos que isso não funciona, como disse é intermitente e não tem uma solução que eu venha a fazer que consiga estabilizar a temperatura. Já testei andar com o ar desligado e já aconteceu esse problema também. Lembrando que não é sempre, acontece em um dia, em outro não... as vezes fica a semana inteira sem dar problema algum, mas tem vezes que acontece sempre. Por eliminação pelo que já li pelo fórum, já comentaram a respeito da caixa de fusíveis em cima da bateria, a minha está bem novinha e com todos os fusíveis perfeitos, fiz a troca esses dias agora do relé que fica debaixo da bateria mas ainda assim não sanou o problema. Acho o mais estranho as duas ventoinhas desarmarem e em conjunto o compressor também. Alguém já passou por esse problema e conseguiu resolver? Alguma dica?

Uma observação, meu carro possui uma leve preparação para 193cv em dinamômetro, tenho intercooler frontal, escape, filtro, mangueiras de pressurização Metal Horse, inletpipe Sanco, velas iridium... enfim, algumas coisinhas que fui colocando no carro pra melhorar ele, só não fiz o remap ainda, mas não acredito que seja algo que eu tenha melhorado no carro que venha a me trazer esse problema, até porque o problema veio a aparecer a pouco tempo, e eu já usava essas peças a um pouco mais de tempo.

Agradeço desde já a atenção de todos vocês!
 

acfnation

Membro
Verifica o fusível que fica na caixinha em cima da bateria.
Bem comum derreter a conexão ou ele dar mau contato.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
 

Sergio 87

Novato
Bom dia a todos, eu ontem a noite e hoje percebi que ele acendeu alerta de temperatura com o carro completamente frio, logo após a partida do veículo. Aquele alerta vermelho que indica alta temperatura do líquido de arrefecimento ou falta dele. Verifiquei e o nível de líquido está dentro do normal, desliguei o carro e liguei novamente e não acendeu mais. Lendo a respeito no manual do carro achei sobre ser algum problema relacionado a ventoinha, se a temperatura está fria ainda e líquido dentro do normal. Vocês acham que o meu problema pode ser a ventoinha mesmo que pode estar dando falha? Agora estou quase certo disso, pois passei um limpa contato em todas as conexões do relé de ventoinhas e também na caixinha de fusíveis. Estou um pouco sem tempo essa semana para ir na auto elétrica fazer um diagnóstico. Um outra vez que passei scanner acusou algo relacionado a uma tensão no sistema, sem maiores informações.
 
Boa tarde a todos!

Tenho meu Audi A3 1.8 150cv ano 2003 a cerca de 2 anos, tenho feito sempre todas as manutenções em dia, sou bem enjoado com o carro e ele nunca veio a me dar problemas. A pouco tempo estou com o problema de aquecimento nele e não sei mais o que fazer. O problema aparece de forma intermitente, ou seja, sem um determinado padrão, ele quando menos se espera, andando tranquilamente pela cidade. Como tenho o costume de sempre andar com o ar condicionado ligado percebo na hora, o compressor do ar desarma e para de receber o ar gelado, como se ele entrada no modo "ECO" e fica apenas ventilação, o que por vezes começa a esquentar a temperatura do carro, tento por vezes desligar o ar condicionado e religar e não adianta nada, percebo inclusive que as duas ventoinhas param de funcionar e o carro começa a subir a temperatura no painel rapidamente. Eu estaciono o carro para não danificar nada no motor e o desligo, viro meia chave e ocorre que algumas vezes o sistema volta a funcionar por completo, espero a ventoinha fazer seu trabalho, a temperatura volta ao normal, religo e carro e continuo meu percurso. Acontece em alguns casos que isso não funciona, como disse é intermitente e não tem uma solução que eu venha a fazer que consiga estabilizar a temperatura. Já testei andar com o ar desligado e já aconteceu esse problema também. Lembrando que não é sempre, acontece em um dia, em outro não... as vezes fica a semana inteira sem dar problema algum, mas tem vezes que acontece sempre. Por eliminação pelo que já li pelo fórum, já comentaram a respeito da caixa de fusíveis em cima da bateria, a minha está bem novinha e com todos os fusíveis perfeitos, fiz a troca esses dias agora do relé que fica debaixo da bateria mas ainda assim não sanou o problema. Acho o mais estranho as duas ventoinhas desarmarem e em conjunto o compressor também. Alguém já passou por esse problema e conseguiu resolver? Alguma dica?

Uma observação, meu carro possui uma leve preparação para 193cv em dinamômetro, tenho intercooler frontal, escape, filtro, mangueiras de pressurização Metal Horse, inletpipe Sanco, velas iridium... enfim, algumas coisinhas que fui colocando no carro pra melhorar ele, só não fiz o remap ainda, mas não acredito que seja algo que eu tenha melhorado no carro que venha a me trazer esse problema, até porque o problema veio a aparecer a pouco tempo, e eu já usava essas peças a um pouco mais de tempo.

Agradeço desde já a atenção de todos vocês!

Olá, semana passada consegui resolver o mesmo problema que o seu, primeiro foi feita a troca da válvula termostática que fica na entrada do bloco do motor, pois estava travada, valor da peça R$ 102,00 e o que ocasionou a queima da ventoinha principal uma nova custou R$ 310,00 e tudo voltou ao normal. Verifique se as mangueiras de admissão do fluído de arrefecimento estão muito quentes ou frias, pode ser o mesmo caso do meu.
Espero ter ajudado.
 
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