Apresentação / Ajuda com turbo passat 1.8T 99

fsantos

Novato
Meu nome é Fabio e tenho um passat alemao 99 1.8T com tip e nao tenho nenhuma experianca com preparacoes, apenas conheco um pouco de mecanica... Estou curtindo o carro, porem acho que ele é muito fraco de arrancada (comparando como o golf 2.0) que tb tenho na garagem. Como minha turbina (original no passat) esta com problemas. Estava pensando em dar um up na mesma para ter uma melhor arrancada. Andei olhando um pouco o carro e achei alguns pontos onde acho que podemos melhorar:
a) achei a turbina fraca
b) achei a mangueira que sai da turbina e vai para o cooler fina e
c) achei o cooler pequeno.

Pensei em colocar a k4 mais nao sei se sera necessario trocar algo mais, nem tenho experiencia para definir melhor. Alem disso uma das coisas que me chamaram a atencao é a saida da turbina... Um boca muito pequena acho que isso ajuda na fraca arrancada, porem nao sei se posso trocar a turbina, pois a mangueira que pega nela nao deve ser facil de adaptar. Alguem tem alguma sugetao/ajuda? Gostaria de encontrar um Kit, conforme o descrito no link abaixo, mais não sei se é o mais recomendado. Sei que o forum é do A3, porem não encontrei muitas coisas na net, alem do post desse forum no link abaixo:
viewtopic.php?f=7&t=28&p=55&hilit=passat+1+8t&sid=c1fe4dcbfdbcc17999b074a15d29410d#p55
Desde já Obrigado a todos.
 

Carlinho

Consultor Técnico
Olá Fábio, bem-vindo!

Cara, a melhor opção pro teu carro, sem ter trabalho com adaptação é usar uma K04 mesmo. É uma turbina maior que a original, mas que não deixará perder a pegada cedo do motor.

Quanto ao aeroquip da sua turbina, ele pode estar ruim já, o esquema é trocá-lo por um novo.

O intercooler você pode colocar um frontal, só que aí esbarramos na questão da posição da tbi. Provavelmente seu carro tem a tbi na direita, do mesmo lado do intercooler original, e se colocar um frontal, tem que fazer uma tubulação enorme voltando para a tbi ou então achar um intercooler em que a entrada e a saída sejam do mesmo lado.
Assim:
intercooler_type11_picture.jpg


Ou vc pode conseguir um coletor de admissão do S3 ou TT, que a posição da tbi é invertida, e dá para usar um intercooler frontal comum...
 

Carlinho

Consultor Técnico
Cara, esse kit é só para facilitar, pq não necessita de nenhuma adaptação, se vc usar a K04 certa para o seu motor. Pois existe mais de um tipo de k04, por causa da posição dos motores, longitudinal ou transversal.

K04-01:
k04.jpg


K04-15:
k04-15.jpg


Pra usar a k04 é só tirar a sua original e colocar a k04, você só precisa fazer um chip para ficar com um acerto decente.
Intercooler tem como usar maior, mas qualquer um tem que ser frontal pois o local do original já é bem apertado. O ideal seria achar um do tipo que eu postei aí pra cima...
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Fala ai amigo, bem vindo!
Olha, a turbina ideal pro UP no motor do Passat é a segunda opçao mostrada pelo Carlinho ok!?...a k04-15 que é plug'n'play no teu motor.
 

Carlinho

Consultor Técnico
Eita, esquecí que o motor do Passat é longitudinal! Agora que fui lembrar desse detalhe! hehehehehe

Então fica tudo mais fácil! A turbina fica do lado direito e a tbi do lado esquerdo, então para colocar um intercooler frontal é beeem mais simples pois não tem que fazer tubulação fazendo curva de 180°. Exemplo de um IC frontal no Passat:
FMINTPASB5.jpg
 

Rodrigom

Novato
Se eu entendi bem, Fsantos está querendo que o carro tenha uma pegada melhor. Acredito que um intercooler frontal maior ajudaria em alta devido a troca de calor e dependendo poderia deixar o carro até mais "xoxo" em baixa devido toda area que a turbina terá que encher. Pensando no cambio TIP que é um limitador de potencia acredito que só a substituição da turbina e um bom acerto já teria o resultado esperado.

[],s
 

Carlinho

Consultor Técnico
Fsantos, intercooler vc pode comprar nessas SPA, Turbo Anhanguera da vida.
Acerto recomendo fazer com o overspeed, que acessa o fórum inclusive. Lembrando que ao trocar a turbina, vc vai precisar trocar o regulador de pressão de combustível por um de 4bar, e talvez os bicos também.
 

chedid

Administrador
Carlinho disse:
Fsantos, intercooler vc pode comprar nessas SPA, Turbo Anhanguera da vida.
Acerto recomendo fazer com o overspeed, que acessa o fórum inclusive. Lembrando que ao trocar a turbina, vc vai precisar trocar o regulador de pressão de combustível por um de 4bar, e talvez os bicos também.

olha eu nem trocaria o intercooler se ele for usar uma k04, só mudava a k04, bicos maiores ou regulador de pressão com mais pressão, e acerto com ouverspeed, pode confiar nele. ele anda meio sumido mas é gente boa rsrsrs
 

Jordaum

Aro 99
Eu também não trocaria o IC, só k04 e chip mesmo. Bomba e bico só se for usar alcool.

Cuidado que cambio TIP não da pra brincar muito nao.. ehhe


Obs. Esse IC da foto ai é praticamente igual ao meu Forge, para S3/TT.

[]s,
Jordão
 

fsantos

Novato
Pois é... sei que o limite é o cambio. Por seguranca queria ficar em no maximo 190/200 cv (estourando), até onde pude ir essa caixa (5HP19FLA) guenta até 220 cv, isso com o pentosin ajudando ela (he he he). Com a troca para K4 não vou passar disso correto?
 

chedid

Administrador
cara, lembre existem várias k04, e nem todas são plug and player com seu carro. tem que ver o modelo certo....
 

fsantos

Novato
chedid disse:
cara, lembre existem várias k04, e nem todas são plug and player com seu carro. tem que ver o modelo certo....


Então... estou vendo apenas as K04-15, essas não necessitam de adaptação, correto? Estou na duvida entre uma nova 800 (dolares) ou uma recondicionada pela marcos turbo. 1500 (reais)...
Porem ainda nao sei se a dele é K04-15...

Sds,
 

Carlinho

Consultor Técnico
fsantos disse:
chedid disse:
cara, lembre existem várias k04, e nem todas são plug and player com seu carro. tem que ver o modelo certo....


Então... estou vendo apenas as K04-15, essas não necessitam de adaptação, correto? Estou na duvida entre uma nova 800 (dolares) ou uma recondicionada pela marcos turbo. 1500 (reais)...
Porem ainda nao sei se a dele é K04-15...

Sds,
Vai na nova, recondicionada não é muito interessante, já que a diferença de preço, se vc não pagar imposto, será pouca coisa...
 
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