Apoio de braço travou !!!

Terres

Novato
Daee pessoal, parece engraçado mas esses dias joguei meu apoio de braço pra trás e não voltou mais, mesmo apertando o botão, soqueando "forçando" não desceu mais, tem alguma trava especial q eu ainda n descobri ou terei mesmo de levar numa concessionária pra dar um jeito ? Alguma dica ?

Grato

Carlinho

Consultor Técnico
Fácil! Aconteceu a mesma coisa comigo a alguns meses atrás! Fiquei 2 dias inteiros quebrando cabeça e quase quebrei o apoio de braço de tão puto que tava ficando... :lol:

Ainda bem que tirei algumas fotos na época...

Isso acontece pq o botão de destravar o apoio de braço possui duas linguetas de plástico que empurram linguetas de ferro, e com o tempo o plástico se desgasta e quebra...
Você vai precisar de uma chave torx, bem fina. Deve ser a torx-6 ou 8 no máx...
Existem 4 parafusos que ficam cobertos pelo carpete interno do apoio de braço, que prendem o botão de acionamento do apoio de braço:
apoio1.jpg

passe a unha de leve que vc vai encontrar os parafusos, pois eles ficam muito bem camuflados para se ver a olho nú...

Depois que vc tirar o botão, verá as linguetas de ferro que são pra destravar o apoio:
apoio2.jpg

O esquema é vc colocar uma chapinha de ferro ligando uma das linguetas à outra, e colá-la, como desenhei o traço na imagem acima. Daí não vai mais quebrar pq o que vai empurrar a lingueta de ferro não será mais as linguetas de plástico, do botão, mas sim o botão inteiro...

Botão:
3499499108_cbbcfa088a_b.jpg

Acho que dá pra entender, se precisar de mais alguma info, é só falar...

ps. não precisa nem tirar o apoio fora do carro, pq é um saco pra tirar e colocar devolta mais chato ainda... ;)

phabran

Membro
Bacana, Carlinho. Comigo é o contrário, o meu não trava mais, está solto. Vou abrir o apoio para ver o que aconteceu.

Carlinho

Consultor Técnico
phabran disse:
Bacana, Carlinho. Comigo é o contrário, o meu não trava mais, está solto. Vou abrir o apoio para ver o que aconteceu.
Verifica se as linguetas de ferro estão voltando depois que o botão empurra elas, suponho que pode ser isso.
Tem também uma trava na articulação, que é onde a outra extremidade das linguetas de ferro se encaixam, vê isso também... :)

Terres

Novato
bahh meu velho valeu essa dica, amanhã mesmo vou começar a dar uma fuçada pra achar esses botõese tentar conseguir umas linguetas, aliás essas linguetas tem q colar ali ?

Carlinho

Consultor Técnico
Terres disse:
bahh meu velho valeu essa dica, amanhã mesmo vou começar a dar uma fuçada pra achar esses botõese tentar conseguir umas linguetas, aliás essas linguetas tem q colar ali ?
Não cara, as linguetas já estão lá, o que você tem que fazer é colocar auma chapinha de ferro, que dê para colar de uma lingueta a outra, como se o traço em vermelho fosse a chapinha de ferro...

Terres

Novato
Entendi, ainda n tive tempo pra olhar bem mas pelo qvi essa parte de veludo q tu mostra na foto fica embaixo dos orifícios q suportam os copos ? teria q levantá-los então pra achar esse veludo e por sequencia os parafusos então.

Carlinho

Consultor Técnico
Isso. Eu não uso o porta copos, tenho mas nunca usei, e pelo que ví deve ser meio chatinho de tirar...

Carlinho

Consultor Técnico
Quando comprei o carro ele já não estava lá, e nem quis colocar pq acho mais útil como porta objetos...

Terres

Novato
Hum é interessante usar como porta objetos quem sabe deixo o meu tb dessa forma desde q os objetos n fiquem fazendo barulho qdo virar pra trás... bom so to esperando sobrar um tempo e pegar umas chaves e seguir o esquema qvc me passou, logo q conseguir posto aqui os resultados.

Terres

Novato
Dae Carlinho ! Hj tive um tempo e dei uma olhada no meu apoio travado, retirei o suporte de copos e cheguei ao veludo porém passei o dedo e não senti os parafusos torch como aparecem na foto ae resolvi não forçar nada e vim novamente dar uma olhada na aqui no tópico, será q terei de pegar uma chave e forçar o veludo, claro q tem q rasgá-lo. Tentei forçar um pouco pelas laterais mas o botão n sai mesmo...

Carlinho

Consultor Técnico
Terres, passe a unha no veludo, que vc verá. É meio difícil de achar mesmo, mas é pra estar lá. O botão só sai tirando esses parafusos, se não tirar eles, não sai e ainda quebra.

Vou fazer o seguinte, tô indo almoçar agora e dentro do carro tenho uma mini-trena, vou medir a distância dos buracos com relação ao canto e posto aqui...

FER3206

Novato
olá Torres
aconteceu a mesma coisa com o meu e Carlinhos me passou essas fotos fiz o procedimento e deu certo.

Té +

Terres

Novato
Bah valeu Carlinhos, esse findi estarei de folga e qro olhar melhor isso mas o meu passo a a unha e n da pra sentir nada cara, deve estar muito bem camuflado, se vc puder me dizer a distância ae sim furo direto, abrç... o Fernando ae consegui pelo jeito, eu q to apanhando ehe

Carlinho

Consultor Técnico
Cara, vou tentar pegar outra coisa pra medir pq a minha trena não dá, ela é muito ruim e o apoio de braço mto pequeno. Vou ver se consigo medir de outra maneira...

Terres

Novato
Cara, achei os parafusos agora so ver como usar a chave pois está cheio de pelinhos onde encaixaria a chave torx...

Carlinho

Consultor Técnico
Os pelinhos rasgam cara! Vc vai encaixar a torx, e quando vc tirar os parafusos os pelinhos ficam colados na cabeça dos parafusos... Mas isso não estraga ele nem nada...