Alto consumo e oscilação na lenta A3 150cv AT

pedrinhors

Membro
Olá pessoal tudo bem?

Recenetemente adiquiri um A3 2003 1.8T 150cv AT. O carro é bem conservado, possui manual, chave cópia, histórico, notas, etc (criei um tópico caso alguém se interesse em ver o carro).

Alguns detalhes que gostaria de resolver:

- O consumo está elevado. Primeira média cidade 7,1 (com todos os cuidados do mundo, sem acelerar nada). Segunda média 5,5 (cuidando menos, com algumas puxadinhas). Lógico que consumo é dependente do trânsito da cidade e da condução. E imaigno que ele faça entre 6,5 e 7,5. Agora 5,5 achei muito elevado.

- Ele oscila a lenta quando liga entre 740 e 850 no Climatronic. Depois de quente tenho a impressão que diminui. Vi um tópico recentemente sobre isso mas ninguém comentou o que pode ser.

O que pensei em fazer:

- Troca de óleo (apesar de ter sido trocado recentemente quero colocar o original 5W40 da VW), filtro de óleo e filtro de combustível
- Verificar as velas
- Verificar filtro de ar (está com K&N, limpar)
- Limpar TBi (desmontando, algum problema se bem feito?)
- Verificar bicos (as máquinas de bancada testam corretamente, algum prejuízo pro bico)

Acho que era isso.

Abraços!
 

fmn10

Novato
Amigo, o meu a lenta oscilava bastante, ele tinha umas mangueiras da pressurização furada, aí dava entrada falsa de ar... troquei as mangueiras, Aí tb limpei a TBI, e joguei limpa contato na Maf... ficou redondinho agora!
 

pedrinhors

Membro
Amigo, o meu a lenta oscilava bastante, ele tinha umas mangueiras da pressurização furada, aí dava entrada falsa de ar... troquei as mangueiras, Aí tb limpei a TBI, e joguei limpa contato na Maf... ficou redondinho agora!

Opa, beleza? Obrigado. Pode tirar uma foto e enviar de qual é essa mangueira? Vou olhar antes de enviar pro mecânico.
Abraço!
 

pedrinhors

Membro
Pessoal, terceira média do carro:

5,6km/L
16km/h de média na cidade

Acho que teria que fazer em torno de 6 a 6,5 no mínimo, não?
 

pedrinhors

Membro
Boa tarde.
Nova medição de consumo: 5,33km/L; 15km/h média cidade

Mesmo trecho que o tanque anterior, mesma média praticamente.

Hoje troquei óleo (5W40 Super Mobil Sintético, era esse que tinha disponível com especificação w502), filtro de óleo e filtro de combustível na css VW aqui da cidade. Verificamos as velas e estavam aparentemente boas. Limpamos e colocamos de volta. Na próxima semana vou marcar para verificar a TBi (limpeza se necessário) e a pressão da bomba e condição dos bicos injetores.

Acho que o possível de ser feito para melhorar o consumo é isto, certo?

Um pouco esbranquiçadas, antes da limpeza


Depois de limpas, pareciam bem novas por isso não foram trocadas


 

pedrinhors

Membro
Nova medição de consumo:
Rodovia
Média de velocidade no climatronic, tentando manter 95-105km/h
Média consumo: 11,5 km/L

O que acham, está dentro?
 

pedrinhors

Membro
Pessoal, esse é o resumo de 1500km que rodei até agora com o A3:

Média Cidade 5,83
Média Estrada 11,37
Média trecho Misto 7,31
Média Geral 8,17

Alguém mais anota todos os tanques como eu e tem essa informação? Posta aí em baixo!
 
Topo