[Ajuda] Trocando kits originais do som do carro

Samu

Novato
Pessoal,

Já há algum tempo eu comprei e nunca tive tempo de substituir o som do meu carro (2003 1.6), agora no final do ano ( ou no começo de 2011 hehe ) acho que vai dar.
Eis que surge a dúvida, antes que eu deixe alguem meter a mão no meu carro, gostaria de saber se os equipamentos vão servir adequadamente em seus respectivos lugares.

Em substituição dos kits das portas:
http://www.leosound.com.br/loja/product ... cts_id=445

Em substituição dos kits do banco traseiro ( ela é 2 portas )
http://www.leosound.com.br/loja/product ... ts_id=3377

Relutei, mas vou trocar o aparelho original tbm, para dar o acabamento copmprei essa moldura
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... udi-a3-_JM
Alguma dica, cuidado especial para a retirada do som?

Grato pela ajuda!

Darei um feedback assim que finalizado.

:legal:
 

House

Fundador do A3Clube
o a3 tem muito pouco espaço nas portas, vc tem usar kits que tenham o imã retraido se nao mesmo os 5pol nao vao caber.
 

Samu

Novato
House disse:
o a3 tem muito pouco espaço nas portas, vc tem usar kits que tenham o imã retraido se nao mesmo os 5pol nao vao caber.


Imaginei!

Será que alguem tem a foto, ou a medição da altura do Kit original???
 

roxo

Moderador
Me caro,

É meio complicado mesmo esses altofalantes, eu desmontei mas não me atentei de fazer um Diy ou até mesmo pegar essas medidas .. mas vou ver se te arrumo isso
 
eu troquei tb, mas não me lembro das medidas.
Sei que são Bravox.
Aproveitei e fiz uma caixa de grave para o porta-malas pq depois que troquei os falantes a caixa original não aguentou!
 

Samu

Novato
Acho que o problema é somente nas portas neh, ou atrás tbm são complicados?

Vou tentar acompanhar a troca, e tirar algumas fotos!
 

phabran

Membro
Os falantes originais do A3 são de 4" e possuem 57mm de profundidade. Para desmontar os mids não tem segredo, acredito que os tweeters também não. Os mids é só puxar o forro da porta com cuidado sem rasgar e soltar 3 parafusos do mid.
Estou com um projeto interessante, estou esperando chegar os componentes. Quem vai montar é o Leandro Paganini, bem conhecido em SP por saber muito de som e ser juiz de acabamento em campeonatos de som. Montarei os seguintes itens:
- Duas Vias MB Quart PVF-213 5" (na traseira vou manter os originais ou desligar, ainda não sei)
- Amplificador Blaupunkt GTA480
- Subwoofer RFP-1412 em selada dimensionada
- Line Driver MTX RE-Q5 (para converter os fios em RCA e ter qualidade e um pouco mais de amplificação)
- RCA 4 canais Knukonceptz
Devo montar isso em janeiro, assim que chegar tudo e gastarei uns 700 reais para fazer a selada e a m.o. do Leandro. Quando finalizar eu posto aqui.
 

Samu

Novato
phabran disse:
Os falantes originais do A3 são de 4" e possuem 57mm de profundidade. Para desmontar os mids não tem segredo, acredito que os tweeters também não. Os mids é só puxar o forro da porta com cuidado sem rasgar e soltar 3 parafusos do mid.
Estou com um projeto interessante, estou esperando chegar os componentes. Quem vai montar é o Leandro Paganini, bem conhecido em SP por saber muito de som e ser juiz de acabamento em campeonatos de som. Montarei os seguintes itens:
- Duas Vias MB Quart PVF-213 5" (na traseira vou manter os originais ou desligar, ainda não sei)
- Amplificador Blaupunkt GTA480
- Subwoofer RFP-1412 em selada dimensionada
- Line Driver MTX RE-Q5 (para converter os fios em RCA e ter qualidade e um pouco mais de amplificação)
- RCA 4 canais Knukonceptz
Devo montar isso em janeiro, assim que chegar tudo e gastarei uns 700 reais para fazer a selada e a m.o. do Leandro. Quando finalizar eu posto aqui.

Puts cara..informação valiosa a da profundidade dos originaois!
Excelente configuração que está montando. mas me diga, onde achaste os MB 213, e quanto pagaste neles?
Meu projeto apesar de estar sofrendo mudanças é mais ou menos isso:
Kit 2 vias na frente ( bravox, mas agora sabendo a profundidade aumenta o leque de opções, MB e NAR inclusive ), coaxial atrás, empurrados agora por um Taramps T400, pro grave vou substituir meu antigo cara preta 307 por um UXP de 500rms empurrado por um HT600 digital. Vou fazer um porta-módulo e uma caixa localizada no fundo do porta-mala, fina, da largura e altura da mala e dutada. Cabos rca taramps ou seleniun. Som optei por tirar o original infelizmente, e vou colocar no lugar um Pioneer 4280sd vermelho pra não descaraterizar o painel, poderia comprar um aparelho melhor, mas foi o único vermelho que achei, já comprei no mercado livre a moldura para dar o acabamento.
Acho que é isso, espero que fique bom!

Aceito críticas e sugestões!
Phabran, obrigado pelas dicas, acho que seu som vai ficar mt top!
Não cogita trocar o aparelho, pelo o que eu estou vendo, vc quer qualidade com um pouco de grave neh?
Posso estar enganado, até pq sou leigo pacas em som, mas sem um crossover vc não conseguirá tirar uma boa regulagem dos componentes certo? Eu tbm não queria tirar o player original, mas com ele, não conseguiria regular os cortes de frequência, e um cross bom sai na casa dos 400 reais, optei por trocar.
 

House

Fundador do A3Clube
Como meus posts vão ficar grandes vou dividir em 3 partes:

Dimensional

Obs.: Phabran nada pessoal contra seu projeto só estou usando ele como exemplo das minha escolhas, tenho certeza que o seu ficará bom.

Propeople disse:
Precisa adaptar pq os de 5 ainda é grande,eu medi dah 4 polegadas e meia.....
E a altura é pouca tbm e logo bate no vidro....

30032010594.jpg


30032010595.jpg
 

House

Fundador do A3Clube
2 vias

Eu nao usaria os PV 213 olha as especs dele:

RMS Power Range : 50 Watts
Peak Power Handling: 110 Watts
Frequency response: 52-32000 Hz
Diameter: 5.25 Inch

Pionner Ts-g131c
- Potência Máxima 130 W
- Potência Nominal (RMS): 25W
- Resposta de Frequência: 50 a 25000 Hz
- Sensibilidade: 89 dB
- Impedância: 4Ω

Apesar da potencia do PV ser o dobro ele tambem é o dobro do preço e veja que a qualidade de graves do pioner é levemente melhor. E ninguem se quer escuta direito frenquencias acima de 20.000Hz.

Bom usando as esplicaçoes do nosso amigos Serious que é musico:


Serious disse:
Cara o som original realmente é bonito pela divisão de frequencia

Eu sou músico e entendo um pouquinho de música , claro sempre tem que entende mais..
Mas o bonito num som de carro quando tu vê uma competição que não seje de SPL (potencia) e sim de qualidade é a divisão de frequencia , tweeter nos puxadores e mid bass em baixo nas portas (sem tweeter).
Assim tu gera o famoso efeito de palco no audio do a3.

Dai tu tem um alto falante + especializado em graves , proporciona graves mais macios e consegue cobrir melhor as frequencias graves por ele não tem que se preocupar com bobabens estéticas, ou quebrar galho em médio e agudos. Claro tu vai precisar de divisor de frequencia, mas não precisa ser ativo , simples capacitores de corte ja te resolvem.

Tu acaba tendo um ganho de qualidade absurdo e acaba ganhando frequencia de maior cobertura (mais graves que tu nao teria num coaxial),assim tu consegue colocar alto falantes mais especializados, eu coloquei mid bass de 65rms, olha cara , são bem potentes mesmo, deu um baita grave na porta que não tinha antes, por isto colei a borda do alto falante pra não ficar vibrando na porta no alto falante.


Sim, eu furei no alto falante a furação tripla para nao ter que adaptar na forração da porta... Cara, quando tu desmontar tu vai ver que não tem como adaptar no forro da porta , é bem cruel mesmo. Só prendendendo na própria porta e não no forro. E isso sim é complicado , mas tem muita gente que faz.

Tentando resumir, em aúdio sobre tua dúvida dos coaxias:
Tweeter - geralmente altura dos ouvidos, a distancia gera distorção frequencias e perda de percepção.
Midbass - perto do ouvindo , preferencia caixa selada sem duto e sem sistema bass reflex.
Graves - distancia média , pode reparar que nos homes theather eles nem viram o alto falante de grave para o ouvinte, a distancia "encorpa" gerando frequencia de sobras junto, aumentando a potencia.
SubGraves - Sistemas bass reflex (caixa aberta) tem um grave mais potente, sistemas selados tem um grave macio menos potente, mas com certeza todas estas opções longe do ouvindo gerando o fundo, a profundidade de palco. (dependendo do som se confunde, woofer, subwoofer) por questão de custos.


As divisões se misturam a gosto , mas em geral...
é assim:

(esta eu utilizo)
Graves : 20 a 100 Hz
Medios-Graves : 100 a 500 Hz
Medios : 500 a 2.000 Hz
Agudos : 2.000 a 20.000 Hz

Muita gente prefere outro criterio, por decadas, assim fica :

Graves : 20 a 200 Hz
Medios : 200 a 2000 Hz
Agudos : 2.000 a 20.000 Hz

ou

Graves : 16 a 160 Hz
Medios : 160 a 1.600 Hz
Agudos : 1.600 a 16.000 Hz / 20 kHz)

Quanto tu usa um coaxial ele não consegue cobrir todas frequencias, ele falta pressão em várias , ficam buracos.
Esquema simples de montagem de crossover (cortes de frequencia da porta, ativo , ou passivo)
mmsonorizacao_so11hzemaltofalantes.gif


Divisão de frequencias , só a título de curiosidade:
graf_xover_3vias.gif


Aqui só pra tu entender como funciona a cobertura de faixas, com os altos falantes sendo especializados , cada um na sua frequencia...
-A primeira opcao em cima seria a divisão correta, um alto falante pra grave, medio, um pra agudo.
mmsonorizacao_af15divisoesdehzentreafs.gif

-A última opção simboliza um coaxial... falta grave, falta agudo , sobre médio , distorce uma coisa antes da outra. Isto é, não recomendo.



Espero ter ajudado, abraços!

EU realmente escolheria o Pionner pelo custo benefício, agora se vc é um daqueles loucos surdos de SPL que fazem questão de ouvir musica pela vibração dos ossos e faz questão de cada Wrms dai vá de PV.

Lembre-se que 25wrms já faz um belo estrago na sua audição.
 

House

Fundador do A3Clube
Subwoofer

Apesar do RFP-1412 ser fantastico e extremamente potente isso implicaria em uma perda de porta malas que EU, no meu caso não posso me dar ao luxo.

Eu faria uma versao brasileira pra solucao stealth da JL que nao usa extras do seu porta malas e tem uma qualidade descomunal...
Aqui tem um passo a passo em ingles.
http://freepdfhosting.com/37841f9301.pdf

BR0nBQCGkKGrHgoOKkIEjlLmUkORBKCmlzeg_35.jpg
 

chedid

Administrador
JL é um dos melhores subs que conheço a um preço acessível.... mas lembre pessoal: num basta ver potência do sub tem que ver muitos fatores como FS (QUE dá uma noção que tipo grave [seco ou profundo] ele toca) sensibilidade (cuidado tem uns malandros que fazem o teste a 2W/rms e e outros a 1w/rms) que neste caso dá noção do redimento do falante. entre outos fatores que agora num lembro.... sem contar qaue caixa pode mudar totalmente o comportamente do falante, em especial sub e woofer..
 

phabran

Membro
Samu disse:
Phabran, obrigado pelas dicas, acho que seu som vai ficar mt top!
Não cogita trocar o aparelho, pelo o que eu estou vendo, vc quer qualidade com um pouco de grave neh?
Posso estar enganado, até pq sou leigo pacas em som, mas sem um crossover vc não conseguirá tirar uma boa regulagem dos componentes certo? Eu tbm não queria tirar o player original, mas com ele, não conseguiria regular os cortes de frequência, e um cross bom sai na casa dos 400 reais, optei por trocar.

Na verdade vou manter o HU (head unit = player) original mesmo. O cross será necessário porque não consigo cortar as frequencias pelo HU. O cross do MB é bom, então o kit deve servir bem. Além disso paguei 160 dólares no kit com frete incluso e com os impostos ficará dentro do esperado orque estão me mandando com valor baixo e como gift. Inicialmente eu ia pegar um NAR VR50.01. Se o MB não ficar bom, troco ele, mas deve ficar sim. O NAR "casaria" melhor com o RFP por ter mesma sensibilidade de 91db.
Sim, viso montar um som de qualidade com graves. o RFP-1412 é muito bom com uma potência pequena, mas bate muito bem. Tudo será regulado pelo Leandro para evitar que o SPL sobressaia-se sobre a qualidade. A caixa será dimensionada da melhor forma no porta-malas e deve ter os 36L recomendados pela RF.

Deixo claro que não quero SPL, senão todo o projeto seria diferente. Por isso gastarei mais para ter um instalador profissional que tire o maior proveito do conjunto. Para isso é ESSENCIAL o tratamento das portas.
 

phabran

Membro
Samu, eu tive um Bravox CS60D e eu achava os tweeters dele muito estridentes, muita "gritaria". Eu recomendaria o kit NAR que citei acima. Custa 330 reais e tem muito mais qualidade.

Sobre o kit Pionner recomendado pelo House, ele não vem com crossover então seu player teria que fazer os cortes e, na minha opinião, marcas como Pioneer, JBL etc são marcas comuns, nada excepcional. Claro que existem as linhas top que visam qualidade, mas nem essas chegam perto de marcas como Morel, Focal, Helix, Hertz, MB Quart, Diamond ou DLS e nacional os NAR.

Pelo conjunto que está montando, não está visando muito qualidade e mais um som para SPL. Com seu player e o conjunto que comentou eu iria de NAR mesmo. Vai depender agora do amplificador que irá usar no duas vias e nos coaxiais. Lembre-se que o amplificador deve mandar de preferência mais potência do que os componentes pedem. Falta de amplicação e som alto queimam os falantes.
 

House

Fundador do A3Clube
lsso não é verdade phabran, o pionner usa o que se chama de crossover passivo, um simples capacitor que comanda o corte de frequencias entre os falantes. Com certeza um Morel Supremo de 5,25 pol com crossover ativo seria o supra sumo do mundo mas a ultima vez que vi um desses pra vender no ebay era por volta de 1.000 dolares! Infelizmente, apesar de grande apreciador, meu ouvido pra música é muito ruim (como de 99% das pessoas) o que não justificaria um investimento de tamanho aporte em caixa de som. Na minha opnião de não-audiófilo (por falta de ouvido que fique bem claro) JL e Pionner oferecem um excelente custo benefício. Quem percebe muito esse tipo de diferença entre qualidade otima e excelente são os apreciadores de musica classica.
 
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