[AJUDA] Problema - Maf, Bomba ou Sonda ?

roxo

Moderador
Meus caros,

Este fim de semana tava vindo de viajem pra casa e o que me ocorreu: Reparei que o carro tava cortado quando aumento o giro do motor, tipo em uma ultrapassagem o danado corta que faz medo e não desenvolve. Nisso tive que manter o giro e a velocidade bem baixo, coisa de 100 a 110km/k. Num trocho de 100km percebi que o carro consumiu 20litros :semata: :semata: .... Pensem ai em uma viajem de 500km ????

Mas beleza. consegui chegar em casa ... e partir para ver o bloblema. Peguei meu Vag e tive esse erro:

Address 01 -------------------------------------------------------
Controller: 06A 906 018 FC
Component: 1,8l R4/5V MOTR HS V01
Coding: 04000
Shop #: WSC 00001
2 Faults Found:
16514 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: Malfunction in Circuit
P0130 - 35-10 - - - Intermittent
00561 - Mixture Adaptation
12-00 - Adaptation Limit (Mul) Exceeded

Ai vi o que tava acontecendo, a sonda não está fazendo a leitura correta da mistura .. e tenta corrigir isso .. com isso tá jogando combustivél de tudo que é jeito ... ai fui pra debaixo do argolas e vi que os fios da sonda estavam desencapados e um pedaço de fita isolane totalmente queimado. Pensei logo: deve ter havido curto e com isso a sonda foi pro beleleu ... Mas, como ja vinha desconfiado de minha bomba de combustivel resolvi testar também, tive o seguinte:

Nanometro ligado na linha de injeção: (medição feita com o carro parado)

Carro em marcha leta: Pressão no sistema = 2.5Bar

Carro em marcha lenta e retirado o tubo de vacuo do regulador de pressão: Pressão do sistema = 3,0Bar

Carro em marcha lenta e dando umas aceleradas: Pressão no sistema = subia acima de 3,0Bar (não chegava a 4Bar)

Carro desligado: Estanqueidade do sistema = 2,2Bar

No Elsawin diz: Pressão no sistema tem que ser de 3,0Bar e estanqueidade no minimo 2Bar. Com essa informação pensei logo que minha bomba não está atendendo a pressão recomendada (3Bar), mas conversando com o cara da oficina e com o Overspeed ele me disseram a mesma coisa: Que tem uma certa tolerancia e que o certo mesmo é medir fora e ver vazão tb. Mas aqui é foda não tem como fazer esse serviço não.

Tava vendo também que pode ser a Maf, pois uso uma da MTE ... mas acredito que se fosse ela teria o erro no Vag tb .. mas é uma possibilidade.

Com isso to aqui me descabelando no que posso fazer .... e posei aqui para ver a opinião dos amigos .. quem sabe uma luz ai ...

Grato,

:legal: :legal:
 

AS555N

Membro de Honra
Roxo, vai na sonda, tem um colega meu que passei o VAG e acusou o mesmo, troquei a sonda dele e ele disse que o consumo melhorou na hora, o mixture adaptation é porque a sonda não ta operando normalmente, ECU não detecta a quantidade de oxigênio da queima e não consegue fazer a adaptação da mistura, e aumenta o consumo (melhor sobrar do que faltar), como a ECU vai regular a mistura se ela não consegue "ler" o quanto tá sendo queimado........troca a sonda, pode ir na fé.

Abraços nobre amigo
Renato
 

roxo

Moderador
AS555N disse:
Roxo, vai na sonda, tem um colega meu que passei o VAG e acusou o mesmo, troquei a sonda dele e ele disse que o consumo melhorou na hora, o mixture adaptation é porque a sonda não ta operando normalmente, ECU não detecta a quantidade de oxigênio da queima e não consegue fazer a adaptação da mistura, e aumenta o consumo (melhor sobrar do que faltar), como a ECU vai regular a mistura se ela não consegue "ler" o quanto tá sendo queimado........troca a sonda, pode ir na fé.

Abraços nobre amigo
Renato


Meu caro,

TRanquilo .. eu tava com esse pensamento seu tb !!!!! vou aguardar aqui mais opiniõs dos colegas ...no mais não esqueci de sua encomenda não viu .. é só tempo agora .. pois ja to com o materia na mão ...
 

AS555N

Membro de Honra
Esquenta não Roxo.....sem pressa, esse amigo meu tambem tava com o mesmo problema de consumo, a hora que tirei a sonda dele a bixa tava toda carbonizada, sinal se mistura rica, depois que troquei a sonda o VAG não acusou mais Mixture Adaptation e o carro voltou ao normal.
[]'s
Renato
 

chedid

Administrador
roxo, eu tenho 99% de certeza que a sonda de 4 fios é mesma genérica que vende por ai, só compre bosch e nova.
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

TRanquilo Zé... já achei a sonda ... Bosch 0258986505, só que essa é universal .... mas para o meu modelo mesmo (4fios) R$ 129,00 .. vou pegar uma e ver no que dá...
 

chedid

Administrador
opa, boa sorte meu amigo. este carro merece um troféu. vc é teimoso e persistente... logo seu carro fará jus ao seu esforço!
 

roxo

Moderador
Meus caros....

Hj fiz um scan depois da viajem .... ai tá gora isso:

1 Fault Found:
16518 - Oxygen (Lambda) Sensor B1 S1: No Activity
P0134 - 35-00 - -

Vou bater o martelo na Sonda Lambda mesmo ....
 

totolati

Novato
meu a3 tb dá esse erro..

só que eu nao entendo nada de mecanica, e o meu carro tem problema nos vedadores de valvulas, logo, ele consome oleo, e faz uns 3 ou 4 meses que estou completando oleo por falta de grana pra mandar arrumar.

sendo assim eu imaginei que esse erro está acontecendo não por problema na sonda, mas sim pelo fato do carro estar queimando oleo junto.

ainda nao cheguei a tirar a sonda pra ver.

aliás, alguem pode me dizer aonde essa peça fica no a3 1.8t 150cv?
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Hoje como tava num corre desgraçado .... so no final da tarde pra tirara a sonda. Bem, fui em uma oficina de escpamentos aqui pertinho, levantei o argolas, tirei aquela proteção do catalizados e pimba .. tá lá um remendo que tudo indica que o miolo já foi tirado fora ... como eu sei que esse procedimento não altera nada no carro, mas que faz um mau desgraçado para o meio ambiente e por conta to procurando um catalizador novo, resolvi reforça a solda na abertura que ja tava apresentando um vazamento. Retirei a sonda antiga e tá lá a ponta da danada toda preta, obstruindo as entradas do ar e essa mesma ponta quebrada ....

Como a que comprei é Universal, vou ter que conectar a camblagem para casar com o soquete .... ai aproveitei e já to fazendo um Diy pra galera .... e depois posto os resultados
 

Micuim

Membro
Pô, mas em algum lugar deve ter esta sonda original, sem ser na conce$$ionária, lógico...

ps.: me interessei pelo assunto porque meu A3, desde que comprei, dá umas cortadas violentas se socar a bota derrepente, fora que o consumo tá meio alto também...
 

yurimedau

Novato
roxo, fica esperto, o catalizador do audi originalmente pareçe ter uma solda mesmo, tipo esmerilhadinha, pra dar acabamento???
O meu tbm é assim, e tem o miolo normal, comprovei isso em mais duas a3 distintas da minha!
 

chedid

Administrador
A mais barata que achei uma vez para um amigo era 300,00, isso ML. Acho muito caro, sendo que se acha bosch por 120 a 160,00 vc só tem emendar os fios, acho que valor pago a mais num vale a pena.
 

Micuim

Membro
Roxo, tira umas fotos aí da sonda original e da que você vai instalar, com as respectivas conexões a serem feitas...
 
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