AJUDA - Preparo Motor ADR (1.8 20v não turbo)

pitao

Novato
Fala ai galerinha,

Estou iniciando o projeto do meu motor, na realidade tenho um A4 com motor ADR mas quase não existe informação sobre este motor por ai. então estou recorrendo a vcs.

O que vcs costumam fazer para extrair uma potencia extra deste motor? Eu queria instalar uma turbina pequena, justamente para melhorar o desempenho dele em baixas rotações (o carro é manco manco manco) com um booster. pensando em pouco mesmo, 600g com 1kg no boost.

Já descobri que os pistões deste motor não são forjados, entao pistões forjados... na lista!

Resta saber a compatibilidade destes pistões com o que encontramos por ai (basicamente material para AP) sei que o diametro é o mesmo, mas e o resto??? idem para bielas.

Quando for fazer o motor vou começar do zero mesmo... desmontar tudo, limpar cada cantinho e depois remontar com os componentes novos. vale a pena montar um stroker 2.0??? ou então uma receita a la "ap treskilimei" 1.9-turbo?

eu realmente não sei direito por onde começar. reconheco (e adoro) o fato deste carro não ter um motor AP (so de pensar os cabelos do braço já arrepiam) mas caso exista o lado positivo de encontrar componentes para o motor em comum - nao reclamarei.

Eu basicamente miro em um motor com 250cv na roda - um street fortinho que de para levar a alguns trackdays e me divertir. as mudanças na suspensão e freio já estao no final da fase de planejamento. em breve comeca a implantacao. e ja comeco a pensar no que fazer no motor/transmissao (5m manual).
 

chedid

Administrador
uhauhauhauha AEB, define ai o que aeb.. estou forjando meu motor, se for parecido com o meu, te ajudo e te digo tudo que tem que comprar... ele é 20V também né? sabe se o cabeçote pe parecido com o do 15o ou do 180?
vai usar gasolina ou alcool? intercooler?
eu to montando um 2.0... não muda o valor, vc gata uns 800 a mais no máximo...e vale o torque...
outra cosia, sabe o limite de torque do seu cambio? pois se for tipo do GTI, eu montaria para tirar uns 350 hps pelo menos...
 

overspeed

Comerciante
Monta 2.0 com bielas e pistões forjados 10:1 de taxa pra usar alcool ou 9,5 pra gasolina e pode estuprar de pressão porque o cambio manual aguenta (é o mesmo de gol GTI usado em arrancadas, nego diz que 500cv vai... ams como gol pesa menos eu acho que 400 ai da de sobra)
 

pitao

Novato
Então o carro já tem taxa de 10:1 na gasolina.

Este carro, qdo sai na versão turbo de fábrica tem 150cv.

A ficha desse motor, saida da wikipedia:

1.8 R4 20v 92kW

This is a naturally aspirated version of the 1.8 R4 20vT.

identification

parts code prefix: ???, ID codes: AGN, APG, ADR, ARG, APT, AVV

engine displacement & engine configuration
1,781 cubic centimetres (108.7 cu in) inline-four engine (R4/I4); bore: 81.0 millimetres (3.19 in), stroke: 86.4
millimetres (3.40 in)

cylinder block & crankcase
grey cast iron, five main bearings

cylinder head & valvetrain
aluminium alloy, five valves per cylinder, bucket tappets, double overhead camshaft (DOHC)

fuel system & engine management
multi-point electronic sequential indirect fuel injection with four intake manifold-sited fuel injectors, 95 RON/ROZ unleaded; Bosch Motronic ME 7.5 electronic engine control unit

DIN-rated motive power & torque outputs
92 kilowatts (125 PS; 123 bhp) @ 5,800 rpm; 168 newton metres (124 ft·lbf) @ 3,500 rpm
92 kilowatts (125 PS; 123 bhp) @ 6,000 rpm; 170 newton metres (125 ft·lbf) @ 4,200 rpm
92 kilowatts (125 PS; 123 bhp) @ 5,800 rpm; 173 newton metres (128 ft·lbf) @ 3,950 rpm

applications
Audi A3 (AGN: 09/96-08/00, APG: 11/99-06/03), Audi A4 (ADR: 11/94-04/99, ARG: 07/98-11/01, APT: 02/99-09/01, AVV: 06/00-09/01), Audi Cabriolet (ADR: 04/97-08/00), Audi A6 (ADR: 10/95-11/97), SEAT León (AGN: 11/99-12/03, APG: 06/00-10/05), SEAT Toledo (AGN: 10/98-12/03, APG: 06/00-07/04), Škoda Octavia (AGN: 10/96-1999), Volkswagen Passat (ADR: 12/96-01/99, APT: 01/99-08/00, ARG: 02/99-08/00), Volkswagen Golf Mk4 (AGN: 10/97-11/00), Volkswagen Bora (AGN: 02/99-10/00)
 

chedid

Administrador
então, só veja qual cabeçote ele usa, se é o mesmo do 150 ou do 180... porque ao que tudo indica é mesmo do a3 aspro...
se for, tenho a receita para vc...
 

chedid

Administrador
olha, pelo que to vendo é mesmo motor do a3 aspirado, ai é mamão com açúcar para forjar... pistão iapel paga mais barato que original bielas de ap 144.. se for fazer 2;0 vira do golf/bora modelo novo.... fora isso é kit juntas, e mais o normal...
qual a potencia vc quer mesmo?
 

roxo

Moderador
chedid disse:
olha, pelo que to vendo é mesmo motor do a3 aspirado, ai é mamão com açúcar para forjar... pistão iapel paga mais barato que original bielas de ap 144.. se for fazer 2;0 vira do golf/bora modelo novo.... fora isso é kit juntas, e mais o normal...
qual a potencia vc quer mesmo?


Meu caro,

Bom menino ... ligeiro pequeno gafanhoto !!!!! :cool: :cool:
 

pitao

Novato
O carro esta voltando da oficina estes dias, posto aqui assim que voltar.

Então, o cabeçode dele é o Large Port (Igual ao cabeçote AEB, só que com a sigla ADR).

estou gostando destas ideias que estão surgindo aqui. sinto que vai dar merda.


eu to querendo um carro fortinho, mas nada descomunal. 250-300cv na roda. não preciso mais do que isso.


além disso as mudanças no carro incluerão: coilovers (decidindo se bilstein ou eibach ainda, dependendo de respostas de fornecedores), embuchamento em PU, discos de A8 na frente, barras de torção mais rigidas, monte carlo bar.

quero um carro que antes de mais nada ofereça um handling excelente, não tenho como andar chutado por ai, mas fazer curvas de maneira divertida... ah isso eu quero!
 

chedid

Administrador
cara então, vc pode fazer o que eu to fazendo (2.0) ou fazer um 1.8 ou 1.9 todos forjados... sei tudo que precisa... me manda uma Mp que te ajudo, ai depois a gente posta o que faremos aqui.
 

omar

Novato
Amigo tenho um audi a3 com motor 1.8 Aspirado. Gostaria de saber se o motor dele é forjado igual do turbo 150 e 180?
E gostaria de saber se colocando um filtro de ar aircool e um escape dimensionado se aumento a pontecia dele?
E onde estala escape dimensionado no Rj de preferencia na baixada fluminense?
 

jaltinier

Plantonista
omar, seu ganho de potencia vai ser de no máximo 10cvs...escape e filtro esportivo ajudam mas não fazem milagres, caso desejar algo em torno de 200cv vc vai ter que comprar um A3 turbo e chipar...

abraço
 

overspeed

Comerciante
chedid disse:
as bielas e pistões do a3 aspro são diferentes do a3 turbo, menos taxa e menor resistência.

MAIS taxa (10:1 x 9,2:1) e MENOS resitência (turbo vai a uns 350cv no motor/ uns 45mkgf - aspro com 300cv de motor/ uns 35mkgf já quebra)
 

pitao

Novato
ainda não forjei, nem consegui falar com o chedid.

eu vou atrás de uma receita meio louca. não to afim de turbo, quero enfiar um eaton m90 no carro. montando um stroker 2.2 vai ficar irado!

estava esperando voltar do carnaval pra começar a buscar as peças. proximos passos: jogo de bielas forjadas, pistoes forjados, aneis, m90...
 

MarceloA3T

Membro
pitao disse:
ainda não forjei, nem consegui falar com o chedid.

eu vou atrás de uma receita meio louca. não to afim de turbo, quero enfiar um eaton m90 no carro. montando um stroker 2.2 vai ficar irado!

estava esperando voltar do carnaval pra começar a buscar as peças. proximos passos: jogo de bielas forjadas, pistoes forjados, aneis, m90...


Compressor mecanico vc vai gastar muito mais ! Que preparadora vc esta pensando em montar ?
 

Maxweller

Membro
também tenho um aspirado e pretendo uma cavalaria em torno disso também, só que numa preparação que a turbina rendesse em altas rotações gostaria de recomendações de peças ou de dicas de alguem que já fez preparações em um aspirado ou tenha.
 
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