Ajuda na compra de A3!!! 1.6, 1.8, ou 1.8T????

savauge

Novato
Olá amigos!!

Sou novo no clube! Sei que há inumeros topicos parecidos com este, mas minha dúvida é a seguinte:

Tenho um Celta 06 e não aguento mais meu carro! Não anda nada, bebe muito, toda hora da um problema pq é um carro muito frágil... Então, pensei em comprar um A3 2000, ou 2001... Embora seja uma carro mais antigo, dizem que não da problema, porém, tenho algumas dúvidas:

1- A manutenção do A3 1.6 é mais barato que os outros? Pois os carros desse ano são mais ou menos o mesmo preço, seja 1.6, ou 1.8, ou 1.8T... Eu tinha em mente o 1.6 pois a principio é mais barato de manter... Certo?

2- O automático da mais problema que o manual? bebe mais? Sou daquelas pessoas que tem um certo preconceito com carros automaticos...

3- Alguem tem ideia da média do preço do seguro deste carro (2000 ou 2001) no RJ? Pq se for muito caro, estava pensando em não fazer seguro e só colocar um alarme por afastamento e outro alarme convencional. Será arriscado demais?

Eu estou de olho em um a3 1.6 automático, ano 2000, com apenas 25.000 km rodados! MAs antes gostaria de tirar essas dúvidas...

Desde já agradeço a todos,
Abs :)

Northon

Membro
Olá, bem vindo ao clube e bela inicitiva vc querer trocar de carro, celta é mto ruim mesmo

Bom, quanto a manutenção do 1.6 em relação aos outros digo, em 1o lugar, que a manutenção dependerá do estado do carro. Prefira adquirir carro em que a loja dê garantia (embora todas sejam obrigadas, pelo cod. de defesa do consumidor, a dar garantia TOTAL de 90 dias, e nao 3 meses de motor e caixa).

Com relação a problemas, acho a susp. do a3 frágil, ainda mais as buxas da barra estabilizadora que vc gasta 80 reais pra trocá-las.

Com relação a motor, tenho um turbo 150 e até agora só troquei bomba dagua, correias, e limpei borra do motor qdo o adquiri, a 2 anos... Mas é uma coisa, pifa algo tem que abrir bem o bolso, por isso, vai do estado do carro. Mas certamente o 1.6 é mais facil de mecher, agora o 1.8 asp não deve diferir do turbo com relação a mecanica.

O problema do automatico sao dois: 1 - tem que trocar o oleo da caixa, em que gastará 800 reais, no minimo, a cada 50mil km no MAX; 2- não poderá passar de 200cv, a caixa nao aguenta mais que isso...

Bom, já adianto que o 1.6 auto anda menos que teu celta, sem dúvida alguma, 1.6 é manco demaaaaaaaaaais eheheh

boa sorte!

Carlinho

Consultor Técnico
Eu nem iria de 1.6, pode até ser mais barata a manutenção, mas o consumo vai ser o mesmo de um 1.8T.

E eu não pegaria um automático pois a manutenção do câmbio é complicada, não é qualquer pessoa que faz. Tiptronic então, só se for pra manter original, e estiver disposto a gastar uma grana fazendo uma revisão nele...

RafaPR

Consultor Técnico
Cara, pense bem antes de fazer qualquer negócio.

Não é só o A3, mas qualquer carro com cerca de 10 anos de uso sempre vai ter algum detalhezinho pra vc arrumar. Então se vc já tá cansado de manutenção de carro, não recomendaria pegar um A3 mais antigo. Isso porque, com certeza os probleminhas simples do A3 sairão muito mais caro que qualquer probleminha que vc teve no Celta.

Desculpe ser tão direto, mas é ilusão pura achar que um carro de 10 anos "não dá problema". Alguma coisinha vc sempre vai fazer...

Se você busca só conforto e um certo status, vai de 1.6 sem dúvidas. Mecânica nacional e baratinha com consumo excelente. Eu não concordo que o 1.6 vai beber igual ao 1.8, pois o A3 não é tão pesado assim e o câmbio é bem mais curto no 1.6.

Conheço donos de Golf 1.6 e o consumo é ótimo, no A3 não tem porque ser diferente!

Só fica esperto que até 2001 os 1.6 tem mecânica importada também, o que faz se perder todo sentido da coisa, já que daí a manutenção dele é equivalente a de um 1.8T quase. O esquema é pegar os 1.6 de 2002 pra frente que utilizam o mesmo 1.6 EA111 que hoje equipa Golf, Gol, Polo, Fox e afins...

Sobre o 1.6 automático, fuja que é mico. O desempenho é ridículo, além do que nesse aí sim vc pode esperar um consumo alto e a revenda é praticamente impossível depois...

Sem contar que esses 25 mil km rodados num carro ano 2000 são muito duvidosos!

Agora se você busca desempenho além dos outros atributos como conforto etc, é 1.8T na veia, mas tenha consciência que a manutenção será um pouco cara...

savauge

Novato
Vlw plas dicas...

Sei que a manutenção é cara... Sei q um carro antigo sempre da um probleminha ou outro!

Mas eu comprei um celta com o objetivo de não me dar dor de cabeça, e toda semana da um problema diferente!!!! Gastei um dinheirinho pra deixar ele legalzinho, mas nem mexi no motor! COloquei a roda do Astra, coloquei um arefolio, farol de milha, xenon... ou seja, só estética! Não tinha pq ele dar tanto problema! Gastei em dois meses mais de R$ 1.000 em manutenção... Troca de suspensão, manutenção do cambio que estava vazando óleo e mais.... E eu sou extremamente cuidadoso com o carro, troco óleo periodicamente, qualquer barulhinho já levo no mecânico de confiança, e o carro só tem 61.000 Km rodados!!!! E ele bebe horrores... Faz 7,5 no alcool e na gasolina faz no maximo 8,5!!!! Até anda bem pra carro 1.0, mas é foda... Não procuro potencia, pq sempre tive carro 1.0m quero só um carro que me de mais conforto e menos dor de cabeça!

Vejo que em média então o melhor é o 1.8, com câmbio manual, certo? Só me preocupa a manutenção e o seguro!!!

Eu também desconfiei desse 1.6 pouco rodado... Mas vai q é uma raridade! O problema é ser automático... =/

Klaus

Membro
tbm num eh assim nao, o problema eh ser automatico, eu tb m nunca gostei de carro AT, e num me arrependo nem um poko e ter pegado o meu...
mas eh o q falaram, se o cambio AT der problema ai fudeu, eh cara a manutenção, e num vai fika q nem era antes, nunca vai fika perfeito, e otra da pra consegui sim mais de 200 cv num cambio AT...
eu nao pegaria um 1.6, primeiro pq num anda nada, gasta mais q um 1.6 comum, e na hora de vende vai se meio dificil, eu pegaria um 1.8, turbo ou nao, mas dou preferencia para o turbo...eh um puta carro, vc nao vai se arrepender, mas a manutenção eh carinha msm, e o seguro geralmente eh caro...

markinho

Membro
Estou muito interessado em comprar um A3 ano 2002.

No momento possuo um Gol 1.0 16V.
Viajo 5 dias por semana, faço mais ou menos ums 90 Km por dia, por isso necessito de um carro que me transmita conforto, segurança e economia.
Quero saber qual modelo pegar, visando consumo, manutenção, rendimento e etc...
Quantos Km/L faz um A3 1.6, 1.8...

Aguardo atenciosamente alguma resposta ou opiniões.

savauge

Novato
Ta difícil escolher... Cada um tem sua opinião! kkkk...

O seguro do 1.6 é mais barato provavelmente, neh? Assim como o IPVA (RJ)...

São muitas coisas a colocar na ponta do lápis!!!!! PReciso de ajuda mesmo, to dicotômico! Alias, Tricotômico (1.6, 1.8, 1.8 T) kkkkkk....

summer

Novato
Mais alguem tem automatico pra copartilhar a opinião!
Estou pegando um A3 1.8T 150cv Automatico 2001 com 85.000 km.
Era de um mecanico e esta periciado!

summer

Novato
cerealk disse:
leia minhas impressoes
só pra add, comprei com 58mil km e está com 84mil agora, quase 2 anos

Você esta satisfeito com o AT?

Nunca tive AT, dizem que depois desse nunca mais vou quere voltar pro manual!!

AS555N

Membro de Honra
Summer, com certeza, tenho um 1.8T auto e não me arrependo, vai mais ou menos pelo fato de que se o câmbio automático aguenta até 200, 210cv com certeza com os 150cv originais vai ser difícil quebrar, quanto a troca de óleo do câmbio a cada 50 mil hum........talves o antigo dono ja tenha trocado e é bem capaz de vc vender o carro antes de atingir a próxima troca, é um carro muito confiável e da pra rodar ai uns 500km com tanque....talvez um pouco mais ou menos e isso vai depender do peso do seu dedão do pé, se fizer a manutenção preventiva não vai ficar na mão, só presta atenção nos detalhes do painel, coisas do tipo: descascados....funcionamento do porta-copos e coisas assim, uma olhadinha no teto para ver se tem algum sinal de descolamento do tecido que por sinal é um câncer em audi A3 e testa as funcionalidades do alarme porque dá pane as vezes e o povo nao arruma, da uma abridinha na tampa do óleo do motor e veja se tem uma fuligem parecida com uma areia negra grudada na tampa ou nas peças que o olho consegue ver....pode ser sinal de borra no motor.....verificar se fuma na partida......e se fuma andando e por menor que seja pode ser sinal de turbina que ja passou pra uma melhor....coisas assim, espero que tenha ajudado.

[]`s
Renato

djl25

Novato
amigo, pod comprar sem medo só atente para a quilometragem do carro e estado geral, lata e estof etc...ver c esta original isso é importamte...quanto a manutençoes,e vc encontrar uma oficina e um bom mecanico n é tao cara assim,sai caro c vc for na autorizada,eu tho um a3 1.8t fiz uma revisão geral , e naõ gastei 2000$ esta todo revisado ,hj com 122k e esta muito bom eu compraria um turbo mesmo boa sorte

Northon

Membro
summer disse:
cerealk disse:
leia minhas impressoes
só pra add, comprei com 58mil km e está com 84mil agora, quase 2 anos

Você esta satisfeito com o AT?

Nunca tive AT, dizem que depois desse nunca mais vou quere voltar pro manual!!

sim
fora a troca de oleo, o cambio nao da pb, só se colocar + de 200cv eheh

nunca mais volto pro manual, mas AT só com carro com torque, dirigi um new civic at que é um ranho, n tem torque, e o a3 tem 21 a 1750rpm já...

summer

Novato
AS555N disse:
Summer, com certeza, tenho um 1.8T auto e não me arrependo, vai mais ou menos pelo fato de que se o câmbio automático aguenta até 200, 210cv com certeza com os 150cv originais vai ser difícil quebrar, quanto a troca de óleo do câmbio a cada 50 mil hum........talves o antigo dono ja tenha trocado e é bem capaz de vc vender o carro antes de atingir a próxima troca, é um carro muito confiável e da pra rodar ai uns 500km com tanque....talvez um pouco mais ou menos e isso vai depender do peso do seu dedão do pé, se fizer a manutenção preventiva não vai ficar na mão, só presta atenção nos detalhes do painel, coisas do tipo: descascados....funcionamento do porta-copos e coisas assim, uma olhadinha no teto para ver se tem algum sinal de descolamento do tecido que por sinal é um câncer em audi A3 e testa as funcionalidades do alarme porque dá pane as vezes e o povo nao arruma, da uma abridinha na tampa do óleo do motor e veja se tem uma fuligem parecida com uma areia negra grudada na tampa ou nas peças que o olho consegue ver....pode ser sinal de borra no motor.....verificar se fuma na partida......e se fuma andando e por menor que seja pode ser sinal de turbina que ja passou pra uma melhor....coisas assim, espero que tenha ajudado.

[]`s
Renato

O Painel não tem nenhum descascado (até me assustei porque todos que eu fui olhar estavam descascados), o porta copos estava funcionanado perfeitamente, quanto ao teto está começando a descolar na trazeira ainda esta pouco, na quinta eu vou olhar a tampa do oleo como vc falou, fumando não tá foi a primeira coisa que fui ver!!

Fiquei curioso com uma coisa:
O vendedor falou que tinha magazine no porta malas, fui ver o som e é original com toca-fitas,
fui procurar no porta malas o magazine e não achei!
Só achei um negocio do lado esquerdo de quem abre, tipo uma caixa preta com um cooler de arreficemento!
Alguem sabe o que é isso? (desculpem a ignorancia)