ajuda - compressor do ar condicionado

Olá amigos..

Meu audi está com uma falha muito esquusita.. ligo meu ar condicionado e ele funciona, quando olho pro compressor noto que o mesmo para de trabalhar do nada, tipo da um tranca, ai percebo que o mesmo tenta "ligar" mas não consegue.

E tb percebi que a minha ventoinha maior não está funcionando/girando quando ligo o ar.. mas percebo que sim.. sai um ar gelado.

Alguma boa alma para me dar umas dicas pq estou perdendo o sono por causa disto.

Abraços

Bom.. levei numa empresa que faz manut em a/c hj.

A ventoinha maior não está acionando quando liga o ar. Feito um teste breve, foi constatado que não está chegando o positivo na ventoinha.
o compressor está funcionando... a principio!

Terça deixarei o carro para eles olharem melhor e até para fazer um orçamento mais completo.

Mas a principio meu problema ou é a ventoinha maior, que pode ter queimado o motor ou falha no módulo da ventoinha.

Cfacioli

Membros VIP
fabricio10 disse:
Bom.. levei numa empresa que faz manut em a/c hj.

A ventoinha maior não está acionando quando liga o ar. Feito um teste breve, foi constatado que não está chegando o positivo na ventoinha.
o compressor está funcionando... a principio!

Terça deixarei o carro para eles olharem melhor e até para fazer um orçamento mais completo.

Mas a principio meu problema ou é a ventoinha maior, que pode ter queimado o motor ou falha no módulo da ventoinha.
Parece que isso das ventoinhas eh um defeito meio que comum nos a3. Antes disso, veja se todos fusiveis daquela caixinha em cima da bateria estao todos ok. Ja vi muitos casos aqui se resolverem apenas com a troca dos fusiveis.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

@[member="Cfacioli"]

Troquei os três fusiveis que fica em cima da bateria.
Somente a ventoinha menor funciona quando o veículo atinge os 90°.
Carro não aquece, não baixa temperatura e nem nada.

Ao ligar o ar condicionado, nenhuma das ventoinhas aciona...o compressor funciona normalmente, mas ele para do nada segundos após.

To achando que queimou o motor da ventoinha grande :'(

Cfacioli

Membros VIP
fabricio10 disse:
@[member="Cfacioli"]

Troquei os três fusiveis que fica em cima da bateria.
Somente a ventoinha menor funciona quando o veículo atinge os 90°.
Carro não aquece, não baixa temperatura e nem nada.

Ao ligar o ar condicionado, nenhuma das ventoinhas aciona...o compressor funciona normalmente, mas ele para do nada segundos após.

To achando que queimou o motor da ventoinha grande :'(
Eh, entao eh ventoinha mesmo... Mas pensa, menos mal que trocar um compressor hein?

Snme acho q ja li aqui que o @[member="gabrielm"] trocou do ex a3 tip dele... As vezes ele te da uma luz se eh isso mesmo.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Prezado, tive o mesmo problema seu. Isso não é problema da ventoinha e sim do relé do ar condicionado. Custa no mercado livre aproximadamente R$ 120,00.

Amigo.. minha ventoinha maior queimou mesmo.. e essa semana descobri que o relé tb queimou!! Vou ver se providencio um novo relé para solucionar esse problema. Muito obrigado pela ajuda!!!

Romeuhew4062 disse:
Prezado, tive o mesmo problema seu. Isso não é problema da ventoinha e sim do relé do ar condicionado. Custa no mercado livre aproximadamente R$ 120,00.

Amigo, abaixo da bateria... ao lado do radiador verás dois parafusos.. afrouxe eles que o relé ficará solto.. depois solte os dois plugs e estará livre.

andreh2001 disse:
Alguem poderia especificar aonde está o relê. Suponho estar com o mesmo problema.

Grato!

andreh2001

Novato
Olá amigos! A dias venho sentido uma queda no arrefecimento do meu ar condicionado. A meses atras era elogiado pela sua eficiencia, e aos poucos vem perdendo ela... Hoje já não noto diferença entre AC ligado ou com o ECON (na temperatura LO). Li sobre a valvula torre e a valvula de expansão. Gostaria de saber aonde elas se localizam e se é possivel trocar, sem retirar o compressor. Fiz hoje a uma refrigeração e o mesmo fez o teste e disse que a pressão de gás, estava ok.

Aguardo ajuda, abraço!

DiStefano

Membro
Pessoal, vocês poderiam indicar algumas empresas confiáveis de ar condicionado aqui na zona leste? penha? mooca? tatuapé? anália?

a maioria manda trocar o compressor , basta ouvir barulho que já dizem que é o compressor, ai é fogo

JulioRJ

Membro
também tenho q ver o meu... acho q tem alguma ventoinha q nao arma e o compressor às vezes desliga quando está MUITO quente e parado. parecido com o seu problema...

Prezados amigos do Clube, vou dar uma dica super eficiente pra vcs sobre ar condicionado e sistema de arrefecimentos, que envolve temperatura do motor e arrefecimento do ar condicionado feito pelas duas ventoinhas.

nota-se que as duas ventoinhas se ligam ao relé do ar condicionado. as ventoinhas tem dois comandos, sendo o primento estágio acionado quando se liga o ar. Para melhor explicar, para melhor desempenho do ar e temperatura do motor, é necessário que se faça uma adaptação dos dois conectores das ventoinhas, jogando o comando do chicote do primeiro estágio de velocidade da ventoinha para o segungo. Vcs terão um melhor desempenho do ar condicionado gelando demais e evita altas temperaturas do motor.
Resuminho, peças ao eletricista que jogue o comando do primeiro estágio para o segundo estágio, assim sendo, quando se ligar o ar, as ventoinhas armam e sopram mais... Não prejudica em nada e meu ar gela a 9 graus e reduz desgaste do motor e peças acessórias, sem contar a economia de combustível, pelo fato do carro andar mais frio... Espero ter ajudado vcs. Qualquer coisa pode me mandar as dúvida, se houver.. Grande abraço a todos....

The Rock

Novato
bom dia pessoal!!!

Acabei de comprar meu Audi A3 1.6 ano 2000 e andei lendo aqui no fórum sobre os problemas do ar condicionado. O meu também não gela. Quando comprei, o antigo dono me disse que era falta de gás, porém levei em duas assistências esse fds e logo condenaram o compressor. O problema é que quando ligo o ar, percebo que aciona o compressor, o giro do carro cai um pouco e as 2 ventoinhas trabalham normalmente porém não gela nada......um inferno!!! Estou com o pé atras de ser o compressor mesmo pq chegaram a cobrar R$ 1.250 dilmas pra fazer o serviço......por isso gostaria que vcs me indicassem um local de confiança, se possível próximo ao Ipiranga, para levar a nave.

abraços a todos!!

JulioRJ

Membro
galera... preciso de ajuda. nao entendo muito de ar. vou ter que aprender essa p... pra não ser enrolado!

meu problema piorou. antes o compressor desarmava em dias muito quentes. agora está desarmando até no inverno.

até andando, descendo serra, se a temperatura tiver acima de 35 graus, ele fica desarmando o compressor...

será que é excesso de gás no sistema?

fiz um reparo recentemente, substituindo a embreagem do compressor, porém teve que dar mais uma carga e estou desconfiando que tem excesso de carga. o mecanico é relativamente bom, porém é daqueles q às vezes peca por excesso... talvez ele colocou carga demais.

mas também nao sei qual é a pressao ideal do meu sistema, entao fico sem ter como argumentar com ele.

o verão está chegando e eu preciso dar um jeito nisso, rodo todo dia com o carro.

hoje mesmo andando à uns 40km/h e em semaforo ele ficava desarmando. só segurou mesmo despois que fiquei um bom tempo a 100km/h

preciso de ajuda de verdade!

abraços!!!

JulioRJ disse:
galera... preciso de ajuda. nao entendo muito de ar. vou ter que aprender essa p... pra não ser enrolado!

meu problema piorou. antes o compressor desarmava em dias muito quentes. agora está desarmando até no inverno.

até andando, descendo serra, se a temperatura tiver acima de 35 graus, ele fica desarmando o compressor...

será que é excesso de gás no sistema?

fiz um reparo recentemente, substituindo a embreagem do compressor, porém teve que dar mais uma carga e estou desconfiando que tem excesso de carga. o mecanico é relativamente bom, porém é daqueles q às vezes peca por excesso... talvez ele colocou carga demais.

mas também nao sei qual é a pressao ideal do meu sistema, entao fico sem ter como argumentar com ele.

o verão está chegando e eu preciso dar um jeito nisso, rodo todo dia com o carro.

hoje mesmo andando à uns 40km/h e em semaforo ele ficava desarmando. só segurou mesmo despois que fiquei um bom tempo a 100km/h

preciso de ajuda de verdade!

abraços!!!
Cara não sei se tem algo haver, mais o meu tava com isso também, e fui ver era apenas o fusivel emcima da bateria que tava meio oxidado, tirei ele lixei, passei wd-40 e passei wd-40 nos contatos, e ja aproveitei e tirei os 3 fusiveis que tem ali emcima.