Ajuda com pressão da turbina

Meu carro quando acelero la perto dos 6 mil rpm a pressão da turbina desce.

De 5ª marcha quando chega a 250 ele cai a pressão de 1,3kg pra 1 kg, mas ainda tem mais motor pra chegar no limite.

Aconteceu isso comigo quando a turbina era original e eu aumentei a pressão de mais, ai quando acelereava caia de mais a pressao.

Agora estou usando uma Garret APL 240 .42 fria e .63 quente a pegada dela ta mtu rapida, aos 3 mil rpm ja tem mais de kg de pressão.

queria ajuda de vcs pra saber o que pode ser.

A alimentação do carro ta Ok quando vem pressão o combustivel chega a bater 6 kg de pressão.

É uma a3 1.8T 150 2000 ( nao sei se muda alguma coisa esse tipo de defeito de carro pra carro)
Valeeu.
Abçoss!
 

jaltinier

Plantonista
Rafa...não entendo mto de mecanica..na verdade eu to mais pra meXânico mesmo...rsrsrs...brincadeiras a partes...cara, geralmente a turbina cai de pressão mesmo, isso é normal, ela vai enchendo, depois estabiliza e depois dá uma caida na pressão, mais para questão de conservação dela mesma...se vc quiser mudar isso, vai ter que mudar a configuração da sua preparação, por exemplo, o Paulobeto preparou o audera dele pra ter pegada depois dos 4mil RPM, aí usa bastante a pressão da turba até o corte de giro, mais aí começa a complicar te explicar....vou deixar pra quem entende mais...
 
Entao Jaltiner

Tinha um Golf aki na oficina com uma k16 era o golf gti 150.

E a pressão de turbo dele nao caia nem que a vaca tussa meu, sendo que a turbina dele eh menor que a minha (nao lembro as medidas da k16).

Sei que a minha tem rotor 42,5mm/eixo 49, 5mm.

Mas sei la neh se tem essa da turbina da uma caida pra nao explodi ehehehehe.

Bom, vleu por enquanto, vamo ve se o pessoal consegue dar uma luz aki ahhaha.

Abçoss
 

paulobeto

Membro
...depende de muita coisa. Sua turba (42,5mm / 49,5mm) é para até uns 280CV-290CV já peidando. Ela é ligeiramente maior que uma GT20, quase uma GT22.

Pelo tamanho da sua turba é muito normal ter queda a partir dos 5.500rpm ... principalmente com um eixo pequeno de 49,5mm. Já tive turba com dimensões parecidas e o comportamento era similar. Pela minha experiencia com menos que 52mm de eixo a turba não segura pressão não. Por isso que escolhi uma com 54mm de eixo e AR .86 mas ai a pegada vai mais tarde mas ............ da aquela sensação de pegada INFINITA .... muito bom isso... parece que não acaba nunca a pegada ...

Com relação a K16 que vc viu, creio não ser um bom parametro visto que existe N modelo de K-16 no mercado (umas nem puxa 240Cv e outras bate bem uns 320CV). Derrepente o cara tem uma k16 com conjunto rotativo maior .. mas ai ninguem fala .. ninguem abre o jogo .. A minha antiga guerreira Garrett GT25 era anabolizada ... eixo de 51mm Turbonetics

A sua pega bem cedo não? 2.900 - 3.000rpm?

Existe muitas variaveis. Quando eu fui fazer UP , o meu preparador quase me entrevistou.. perguntou como eu quero o carro.. bala de farol a farol... carro apara estrada... entende... se vc por exemplo por rotor pequeno pega cedo mas esquenta muito o fuxo de ar na amissão ... é mais complexo o ajuste do que parece.

é aquela conversa .. pega cedo .. morre cedo... Eu não acho que teu carro tem problema ..mas se quiser e se vc morar em SP ou ABC Paulista posso te indicar a Nascar ... posso ir com vc no Sábado... vc bate um papo com quem prepara mais de 05 rojões com pelo menos 320Cv todo santo mês.
 
HUuuun. agora entendii.

rotor 42,5 ta blz entao de tamanho pra 1,3 kg?

o ideal entao seria aumentar o eixo (caixa quente neh?) por um por exemplo de 52mm por ai?

Vlew pela atençãoo
 

chedid

Administrador
cara, o ideal é vc definir quantos hps quer.... e ai definir a turbina, dá uma ligada para hzl, eles entendem bem disso e podem dizer o que pode fazer para melhorar.
 
Eu nao tenho uma estimativa de potencia, eu quero uma potencia que eu controle o carro e nao o carro me controle entende? Nao gosto quando vc acelera e ele nao anda, eu quero uma potencia boa porem que nao quebre o brinquedo tbm, se nao sai caro ashuhsuhusau.

Vou tentar entrar em contato com a Nascar e hzl pra ver oq ambos me indicam.
Valeeu pela ajuda =);

Abçoos!
 

chedid

Administrador
olha minha turba dá 1k5 e continua subindo nas marchas altas, é uma k16 modelo intermediário... só que vc sente que depois certo rpm o motor perde força, mesmo matendo a pressão de turbo. minha turbina atual é carcaça borg t2 .48 rotor 44,5 eixo 46mm. to para fazer um up colocando uma carcaça fria .63 e aumentando o eixo para 49.5, matendo o rotor 44,5, segundo o cara da hzl vem 390hpz nesta configuração.
 
Vixi agora me complico hahaha. me perdi agora.

O PB falou que a minha alimenta 290 no talo.
Voce fazendo os Ups tiraria 390 com mesmo tamanho de eixo da minha :S

A caixa fria tbm enfluencia em questão da potencia?
ou esses 2mm a mais no rotor da a tal diferença?
 

paulobeto

Membro
isso Chedid!

Rafael,
se vc quer potencia .. Cavalaria total até o corte então vc precisa de pelo menos 52mm de eixo .. pegada em alta .. AR maior ...
Minha opinião? Esqueça isso. vai te dar LAG e poucos gostam de ter LAG em carros para uso urbano. Se eu fosse andar no dia a dia nunca teria um carro assim.

Mas... não quer dizer que ela não chegue na potencia que vc deseja. Vc pode ter 300CV a 4.500rpm ou 300CV a 5.500rpm ou 300CV a 6.500rpm ou 300CV a 7.500rpm .. entende ...

Em termos de fluxo, eu julgo 49mm muito pequena para mais que 350CV mas não quer dizer que não bata 350CV... vc vai acabar jogando mais pressão pra chegar nos 350CV...e ai é que acho muita pressão para uma turbina pequena, pois estará sempre do limite de surge ...fluxo de ar esquenta demais e vc acaba perdendo CVs ao rodar ...

Não esqueça que teu rotor é 42mm... o mesmo tamanho de uma GT20/GT22 .. pequeno demais. Não é só eixo ou só rotor que da potencia, mas o conjunto. Rotor pequeno e eixo grande da gargalo na admissão e esquenta a mistura e pode frita teu carro .. entende?
 

chedid

Administrador
Paulo, o que vc achou da sugestão da hzl para mim? meu carro é de uso urbanoooooo... quero chegar pertop dos 390 (vou forjar o motora com taxa de 10,5 e quase 1.9 (pistão 82,5)...
só lembrando ele me sugeriu manter carcaça borg, colocar carcaça quente .63 eixo para 49.5 e mater o rotor em 44,5
 

paulobeto

Membro
fala Chedid,
seu UP vai deixar seu carro assim como o Claudião fez no SBP dele... vai bater pico a uns 5.500rpm tambem com esse eixo/rotor.

Será impossível até para um carinha com 450Cv pegar vc ou ele no farol a farol .. o carro fica bala demais ... canhãozinho.

Vc deve ter falado para a HZL que vc queria o minimo possivel de lag, por isso o eixo não é tão grande. Eu acho que um pé T2 com eixo 49mm num AR 0.63 pode te dar 390CV, mas acho que vai ter dar isso com um preço: Pressão alta. No mímino 1,50bar .. talvez 1,6 /1,7 bar

Ainda acho eixo 49mm muito pequeno para 400CV mas da para tirar. A turba vai rodar em altissima rotação. Com torque alto em rotações intermediarias assim como muitos CVs em rotações intermdiarias vai abusar um pouco da sua embreagem.

Quando eu rodava com 1,2bar na minha GT25 ela durou muito. Quando coloquei 1,6bar num durou 7.000km. Entende? Não creio que essa turba vai rodar os memos 70.000 km da sua hoje (vc deve rodar nos 1,2/1,2bar no max .. certo).

Mas esse é o preço para ter conjunto rotativo relativamente pequeno ... POREM... fica monstrinho de rua, farol a farol e torque la em cima. Não duvide que nessa nova configuração a temperatura de admissão vai aumentar muito e um novo IC será quase mandatório para vc.
 

chedid

Administrador
eu rodo om 1k5 uhauhauha, mas rodei a maior parte dos 70mil com 1k e 1k2.

vou ver com hzl se dá botar um pouco maior o eixo. mas tenho pavor de muito lag... e também num quero ela dure pouco hahua. eita, já sei to com uma dicotomia..
um amigo sugeriu a mesma configuração da HZL só que com rotor maior (subir de 44,5 para 47)... mas ai num se cabe na carcaça e se num subir muito o lag. o que achas?
quanto ao IC, aqui é complicadíssimo por um frontal.... será que lateral anabolizado serve?
 

paulobeto

Membro
sim, o IC anabolizado serve, tanto o da Supercooler (eles melhoram c/base no seu, reforço ..etc).

Qto ao rotor de 47mm (mesmo tamanho da GT28RS) é um bom numero e nada grande/gigante.

47mm / 49mm é praticamente o tamanho da turbo modelo Biagio Turbo C, so que esta ultima costumam usar é T25 que chega nessa faixa de até 400CV.

Pergunta para a HZL qual a pressão de operação estimada para a conf que ele indicou... sou um ignorante perto do conhecimento deles, mas é que de fato achei 42mm / 49mm pequeno para quase 400CV, principalmente se usar pé T2.

Vai girar muito a turba e vai esquentar mais do que o esperado pois se trata de fluxo para ter CV. Se eles falaram até uns 370Cv ... 380Cv peidando .. a 1,5 - 1,6bar ..ok .. mas bater perto dos 400CV acho um pouquinho só forçado. A minha turba peida a 1,65bar para bater proximo dos 400CV ... e olha que tenho eixo 52mm AR .86... e vi como esquenta a bagaça perto do limite e por isso to pondo IC frontal.

Não quero te confundir, mas é minha opinião.
 

Claudião

Novato
Rafael, Chedid, entrando no papo... PB vc é uma biblia mecânica ambulante... qual a configuração da fria /quente/eixo da minha turba ? só pra ter parâmetro e ver o quão longe eu tô de turba de vcs...
por isso que coloquei o IC maior... a bicha deve tá girando no gargalo !!
 

chedid

Administrador
paulobeto disse:
sim, o IC anabolizado serve, tanto o da Supercooler (eles melhoram c/base no seu, reforço ..etc).

Qto ao rotor de 47mm (mesmo tamanho da GT28RS) é um bom numero e nada grande/gigante.

47mm / 49mm é praticamente o tamanho da turbo modelo Biagio Turbo C, so que esta ultima costumam usar é T25 que chega nessa faixa de até 400CV.

Pergunta para a HZL qual a pressão de operação estimada para a conf que ele indicou... sou um ignorante perto do conhecimento deles, mas é que de fato achei 42mm / 49mm pequeno para quase 400CV, principalmente se usar pé T2.

Vai girar muito a turba e vai esquentar mais do que o esperado pois se trata de fluxo para ter CV. Se eles falaram até uns 370Cv ... 380Cv peidando .. a 1,5 - 1,6bar ..ok .. mas bater perto dos 400CV acho um pouquinho só forçado. A minha turba peida a 1,65bar para bater proximo dos 400CV ... e olha que tenho eixo 52mm AR .86... e vi como esquenta a bagaça perto do limite e por isso to pondo IC frontal.

Não quero te confundir, mas é minha opinião.

Paulo ai que tá... este intercoler anaboliado no local original (não frontal) será que guenta baixar a tempe da turba? porque pressão o original aguenta.... isso é mito que falam.... já vi o original rodando com 2k... e nada de estourar...
 

paulobeto

Membro
o anabolizado não vai dar conta de resfriar não mas melhora bastante. Eu sou um exemplo disso, mas não quer dizer que vc não possa manter como está pois problema não vai adar mas após 350CV um IC frontal é bem vindo mesmo.

É que eu sinto perda efetiva de CVs quando o motor esquenta. Em umas das puxadas forte (na verdade foram umas 5 seguidas) o carro ficou muito manco e acabei parando para ver o que ocorria. O Claudião tava tambem comigo e viu ... esquenta demais, mas para o dia a dia e uma ou outra puxada não vejo problema.
 

chedid

Administrador
vc viu qual temperatura da admissão pelo scaner? o meu hoje chega a 100graus com Ic original
 

paulobeto

Membro
o meu chegava a 95C e hoje fica nos 80C mas esfria rapido com o carro andando na estrada. O meu objetivo é manter no max 65-70C em qq condição com o IC frontal.
 
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