lucianovil
Novato
Olá galera,
Bem recebi algumas mensagens pedindo para explicar como realizei a instalação do módulo e os esquemas de conexão.
Primeiro, meu som fui eu que fiz praticamente toda a instalação por isso podem haver alguns erros, porém acho que vou ajudar alguns.
Levei cerca de 5 dias trabalhando 6 horas por dia. Mas isso foi pra aprender TUDO, eu não sabia o que era kit 2 vias, ou um cross over.
Vou explicar o que fiz e o que instalei, fotos só tenho algumas, infelizmente.
Instalei Kit 2 vias Beyma de 5 polegadas, esse kit:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566057587-rfk-52-kit-55w-alto-falante-tweeter-divisor-rfk52-beyma-_JM
e o Módulo foi este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578995272-modulo-hurricane-ha-4120-4-canais-_JM
Cabos de força e negativo 16mm, comprei cabo remote, mas só usei pequeno pedaço para fazer ligação com os fios do amplificador original.
Comprei 5metros de cabo RCA À TOA. NÃO USEI E QUEM FIZER COMO EU NÃO IRÁ USAR.
Utilizei esse esquema, última resposta da primeira página:
http://www.a3clube.com/topic/5852-sub-para-a-caixa-original-do-a3/
Precisará Adaptar cerca de 30cm de cabo coaxial para 2 saídas RCA femea de um lado e os 4 fios descascados do outro(2 fio sinal rca(+) e 2 fios terra(-)).
Porta fusível adequado ao seu módulo.
O que foi feito:
Primeiro de tudo puxei os cabos de força da bateria. Nisso o A3 tem uma vantagem, ele já tem um barramento livre para puxar direto abaixo do painel.
Você precisará de uma chave torx específica para desmontar o painel, se me lembro bem é torx t10 ou t11, mas vá em uma loja e faça o teste e compre a que funcionar.
Na parte inferior do painel há alguns parafusos, você só precisa remove-los e depois remover os parafusos que prendem o painel na caixa de fusíveis, do lado esquerdo ali na porta, para isso remova a capa da caixa de fusíveis e desparafuse.
Após isso você já vai sentir o painel solto, mas não completamente, precisa remove-lo com jeitinho, puxando um pouco pois há umas presilhas de pressão(TIRE COM CALMA, eu não retirei e quebrei uma presilha, ficando meu painel com um barulho baixo, mas incomodo em terrenos ruins).
Após retirar o painel, você ficará com uma imagem como as do markinho desse post:
http://www.a3clube.com/topic/1452-up-no-som-a3/
Engate um cabo de força e puxe do segundo parafuso da esquerda para direita, onde está escrito 30 em vermelho.
Após isso você precisa retirar os parafusos do acabamento do puxador que libera o capo. Não tente puxar com força, como o cabaço aqui, há 3 parafusos.
Após isso ele vai se soltar e todas as soleiras até o porta malas são retiradas com pressão, só precisa puxar. Somente se lembrando de levantar bancos traseiros e baixar a parte de trás do banco pro acabamento lá da soleira e banco de trás soltarem. Lá nesse acabamento você vai ver um buraco que leva pro compartimento da disqueteira e do sub original, só precisa passar o cabo ali.
Cabo negativo você possui 2 lugares, fixação do cinto traseiro, onde tem um parafuso grande que eu não tinha chave para retirar. Ou então ali no porta malas, levante o tecido e você vai ver que o chassi ali já tem algumas furações. Peguei a furadeira para lixar com vontade e chegar bem no chassi sem tinta. Peguei o parafuso e prendi o negativo ali.
Pronto você tem o positivo e o negativo no porta malas.
Agora o que você vai ter que fazer e que me levou um dia INTEIRO e é MUITO chato.
Abra o compartimento do subwoofer e você vai ver esse conector que vai pra baixo, em direção ao subwoofer e amplificador( que fica dentro do sub)
http://img42.imageshack.us/img42/5263/imagemppn.png
Eu aconselho a fazer como eu fiz, esse conector vermelho se conecta a outro, eu descascaria os fios a partir desse segundo conector, deixando o original ali.
Você faz assim: olha os fios do conector vermelho que são: TERRA RCA, Sinal linha DIR RCA, SINAL linha Esq RCA e o SINAL REMOTE, ou seja os 4 fios do canto maior, olha pra onde esses fios vão no outro conector e descasca eles nesse conector.
Uma dica é que os dois terra marrom, viram 1 terra amarelo nesse outro conector de baixo.
Tudo que estou falando parece fácil, mas é muito difícil você descascar e trabalhar num conector lá dentro, e eu achei bem difícil retirar o sub, tem que desmontar muitos acabamentos.
Você pega o cabo adaptado coaxial, rca femea, liga 2 malhas(-) no terra rca amarelo, os dois no mesmo fio, e liga o outro positivo 1 em cada sinal linha, o Direita e o Esquerda, ficando com 2 canais. Pega o fio que você comprou para o remote, liga nesse descascado remote e feito. Você liga o rca femea no seu par de rca normal que vai pro módulo.
Agora você tem toda fiação para o módulo, o positivo que veio da bateria, o negativo no cinto ou no porta malas, o remote e os rcas.
Agora é só ligar os cabos paralelos de audio e passar novamente. pelos acabamentos desmontados da porta já e desmontar o outro lado que é igual.
Desculpe não ter feito um DIY mas estou um pouco apertado de tempo e isso foi pra ajudar a galera que tava perguntando.
Quanto a qualidade.
Bem, não está chiando, mas percebo que a qualidade não está como um amigo meu que tem um kit 2 vias NAR cs3 num módulo audiophonic, está bem abaixo, mas está melhor que um amigo que tem um kit bravox ligado no rádio e melhor que o original no meu ponto de vista.
Está com algumas distorções que acredito ser por eu ter regulado mal o amplificador, ainda estou aprendendo, principalmente esse parte de ganho, low pass e hi pass.
É isso pessoal, qualquer dúvida, mp pra mim!
PS: acredito que a fiação original suporte módulos menores, aqueles boosters e os Sound Digital e outros classe D com melhor eficiência, puxando do próprio conector todos os cabos.
E queria agradecer markinho, djleob, marioaoliva e outros que me ajudaram, valeu!
Bem recebi algumas mensagens pedindo para explicar como realizei a instalação do módulo e os esquemas de conexão.
Primeiro, meu som fui eu que fiz praticamente toda a instalação por isso podem haver alguns erros, porém acho que vou ajudar alguns.
Levei cerca de 5 dias trabalhando 6 horas por dia. Mas isso foi pra aprender TUDO, eu não sabia o que era kit 2 vias, ou um cross over.
Vou explicar o que fiz e o que instalei, fotos só tenho algumas, infelizmente.
Instalei Kit 2 vias Beyma de 5 polegadas, esse kit:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566057587-rfk-52-kit-55w-alto-falante-tweeter-divisor-rfk52-beyma-_JM
e o Módulo foi este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578995272-modulo-hurricane-ha-4120-4-canais-_JM
Cabos de força e negativo 16mm, comprei cabo remote, mas só usei pequeno pedaço para fazer ligação com os fios do amplificador original.
Comprei 5metros de cabo RCA À TOA. NÃO USEI E QUEM FIZER COMO EU NÃO IRÁ USAR.
Utilizei esse esquema, última resposta da primeira página:
http://www.a3clube.com/topic/5852-sub-para-a-caixa-original-do-a3/
Precisará Adaptar cerca de 30cm de cabo coaxial para 2 saídas RCA femea de um lado e os 4 fios descascados do outro(2 fio sinal rca(+) e 2 fios terra(-)).
Porta fusível adequado ao seu módulo.
O que foi feito:
Primeiro de tudo puxei os cabos de força da bateria. Nisso o A3 tem uma vantagem, ele já tem um barramento livre para puxar direto abaixo do painel.
Você precisará de uma chave torx específica para desmontar o painel, se me lembro bem é torx t10 ou t11, mas vá em uma loja e faça o teste e compre a que funcionar.
Na parte inferior do painel há alguns parafusos, você só precisa remove-los e depois remover os parafusos que prendem o painel na caixa de fusíveis, do lado esquerdo ali na porta, para isso remova a capa da caixa de fusíveis e desparafuse.
Após isso você já vai sentir o painel solto, mas não completamente, precisa remove-lo com jeitinho, puxando um pouco pois há umas presilhas de pressão(TIRE COM CALMA, eu não retirei e quebrei uma presilha, ficando meu painel com um barulho baixo, mas incomodo em terrenos ruins).
Após retirar o painel, você ficará com uma imagem como as do markinho desse post:
http://www.a3clube.com/topic/1452-up-no-som-a3/
Engate um cabo de força e puxe do segundo parafuso da esquerda para direita, onde está escrito 30 em vermelho.
Após isso você precisa retirar os parafusos do acabamento do puxador que libera o capo. Não tente puxar com força, como o cabaço aqui, há 3 parafusos.
Após isso ele vai se soltar e todas as soleiras até o porta malas são retiradas com pressão, só precisa puxar. Somente se lembrando de levantar bancos traseiros e baixar a parte de trás do banco pro acabamento lá da soleira e banco de trás soltarem. Lá nesse acabamento você vai ver um buraco que leva pro compartimento da disqueteira e do sub original, só precisa passar o cabo ali.
Cabo negativo você possui 2 lugares, fixação do cinto traseiro, onde tem um parafuso grande que eu não tinha chave para retirar. Ou então ali no porta malas, levante o tecido e você vai ver que o chassi ali já tem algumas furações. Peguei a furadeira para lixar com vontade e chegar bem no chassi sem tinta. Peguei o parafuso e prendi o negativo ali.
Pronto você tem o positivo e o negativo no porta malas.
Agora o que você vai ter que fazer e que me levou um dia INTEIRO e é MUITO chato.
Abra o compartimento do subwoofer e você vai ver esse conector que vai pra baixo, em direção ao subwoofer e amplificador( que fica dentro do sub)
http://img42.imageshack.us/img42/5263/imagemppn.png
Eu aconselho a fazer como eu fiz, esse conector vermelho se conecta a outro, eu descascaria os fios a partir desse segundo conector, deixando o original ali.
Você faz assim: olha os fios do conector vermelho que são: TERRA RCA, Sinal linha DIR RCA, SINAL linha Esq RCA e o SINAL REMOTE, ou seja os 4 fios do canto maior, olha pra onde esses fios vão no outro conector e descasca eles nesse conector.
Uma dica é que os dois terra marrom, viram 1 terra amarelo nesse outro conector de baixo.
Tudo que estou falando parece fácil, mas é muito difícil você descascar e trabalhar num conector lá dentro, e eu achei bem difícil retirar o sub, tem que desmontar muitos acabamentos.
Você pega o cabo adaptado coaxial, rca femea, liga 2 malhas(-) no terra rca amarelo, os dois no mesmo fio, e liga o outro positivo 1 em cada sinal linha, o Direita e o Esquerda, ficando com 2 canais. Pega o fio que você comprou para o remote, liga nesse descascado remote e feito. Você liga o rca femea no seu par de rca normal que vai pro módulo.
Agora você tem toda fiação para o módulo, o positivo que veio da bateria, o negativo no cinto ou no porta malas, o remote e os rcas.
Agora é só ligar os cabos paralelos de audio e passar novamente. pelos acabamentos desmontados da porta já e desmontar o outro lado que é igual.
Desculpe não ter feito um DIY mas estou um pouco apertado de tempo e isso foi pra ajudar a galera que tava perguntando.
Quanto a qualidade.
Bem, não está chiando, mas percebo que a qualidade não está como um amigo meu que tem um kit 2 vias NAR cs3 num módulo audiophonic, está bem abaixo, mas está melhor que um amigo que tem um kit bravox ligado no rádio e melhor que o original no meu ponto de vista.
Está com algumas distorções que acredito ser por eu ter regulado mal o amplificador, ainda estou aprendendo, principalmente esse parte de ganho, low pass e hi pass.
É isso pessoal, qualquer dúvida, mp pra mim!
PS: acredito que a fiação original suporte módulos menores, aqueles boosters e os Sound Digital e outros classe D com melhor eficiência, puxando do próprio conector todos os cabos.
E queria agradecer markinho, djleob, marioaoliva e outros que me ajudaram, valeu!