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Agradecimentos e Dicas para som A3

Iniciador do tópico #1
Olá galera,

Bem recebi algumas mensagens pedindo para explicar como realizei a instalação do módulo e os esquemas de conexão.

Primeiro, meu som fui eu que fiz praticamente toda a instalação por isso podem haver alguns erros, porém acho que vou ajudar alguns.

Levei cerca de 5 dias trabalhando 6 horas por dia. Mas isso foi pra aprender TUDO, eu não sabia o que era kit 2 vias, ou um cross over.

Vou explicar o que fiz e o que instalei, fotos só tenho algumas, infelizmente.

Instalei Kit 2 vias Beyma de 5 polegadas, esse kit:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566057587-rfk-52-kit-55w-alto-falante-tweeter-divisor-rfk52-beyma-_JM

e o Módulo foi este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578995272-modulo-hurricane-ha-4120-4-canais-_JM

Cabos de força e negativo 16mm, comprei cabo remote, mas só usei pequeno pedaço para fazer ligação com os fios do amplificador original.

Comprei 5metros de cabo RCA À TOA. NÃO USEI E QUEM FIZER COMO EU NÃO IRÁ USAR.

Utilizei esse esquema, última resposta da primeira página:

http://www.a3clube.com/topic/5852-sub-para-a-caixa-original-do-a3/

Precisará Adaptar cerca de 30cm de cabo coaxial para 2 saídas RCA femea de um lado e os 4 fios descascados do outro(2 fio sinal rca(+) e 2 fios terra(-)).

Porta fusível adequado ao seu módulo.

O que foi feito:

Primeiro de tudo puxei os cabos de força da bateria. Nisso o A3 tem uma vantagem, ele já tem um barramento livre para puxar direto abaixo do painel.

Você precisará de uma chave torx específica para desmontar o painel, se me lembro bem é torx t10 ou t11, mas vá em uma loja e faça o teste e compre a que funcionar.

Na parte inferior do painel há alguns parafusos, você só precisa remove-los e depois remover os parafusos que prendem o painel na caixa de fusíveis, do lado esquerdo ali na porta, para isso remova a capa da caixa de fusíveis e desparafuse.

Após isso você já vai sentir o painel solto, mas não completamente, precisa remove-lo com jeitinho, puxando um pouco pois há umas presilhas de pressão(TIRE COM CALMA, eu não retirei e quebrei uma presilha, ficando meu painel com um barulho baixo, mas incomodo em terrenos ruins).

Após retirar o painel, você ficará com uma imagem como as do markinho desse post:

http://www.a3clube.com/topic/1452-up-no-som-a3/

Engate um cabo de força e puxe do segundo parafuso da esquerda para direita, onde está escrito 30 em vermelho.

Após isso você precisa retirar os parafusos do acabamento do puxador que libera o capo. Não tente puxar com força, como o cabaço aqui, há 3 parafusos.

Após isso ele vai se soltar e todas as soleiras até o porta malas são retiradas com pressão, só precisa puxar. Somente se lembrando de levantar bancos traseiros e baixar a parte de trás do banco pro acabamento lá da soleira e banco de trás soltarem. Lá nesse acabamento você vai ver um buraco que leva pro compartimento da disqueteira e do sub original, só precisa passar o cabo ali.

Cabo negativo você possui 2 lugares, fixação do cinto traseiro, onde tem um parafuso grande que eu não tinha chave para retirar. Ou então ali no porta malas, levante o tecido e você vai ver que o chassi ali já tem algumas furações. Peguei a furadeira para lixar com vontade e chegar bem no chassi sem tinta. Peguei o parafuso e prendi o negativo ali.

Pronto você tem o positivo e o negativo no porta malas.

Agora o que você vai ter que fazer e que me levou um dia INTEIRO e é MUITO chato.

Abra o compartimento do subwoofer e você vai ver esse conector que vai pra baixo, em direção ao subwoofer e amplificador( que fica dentro do sub)

http://img42.imageshack.us/img42/5263/imagemppn.png

Eu aconselho a fazer como eu fiz, esse conector vermelho se conecta a outro, eu descascaria os fios a partir desse segundo conector, deixando o original ali.

Você faz assim: olha os fios do conector vermelho que são: TERRA RCA, Sinal linha DIR RCA, SINAL linha Esq RCA e o SINAL REMOTE, ou seja os 4 fios do canto maior, olha pra onde esses fios vão no outro conector e descasca eles nesse conector.

Uma dica é que os dois terra marrom, viram 1 terra amarelo nesse outro conector de baixo.

Tudo que estou falando parece fácil, mas é muito difícil você descascar e trabalhar num conector lá dentro, e eu achei bem difícil retirar o sub, tem que desmontar muitos acabamentos.

Você pega o cabo adaptado coaxial, rca femea, liga 2 malhas(-) no terra rca amarelo, os dois no mesmo fio, e liga o outro positivo 1 em cada sinal linha, o Direita e o Esquerda, ficando com 2 canais. Pega o fio que você comprou para o remote, liga nesse descascado remote e feito. Você liga o rca femea no seu par de rca normal que vai pro módulo.

Agora você tem toda fiação para o módulo, o positivo que veio da bateria, o negativo no cinto ou no porta malas, o remote e os rcas.

Agora é só ligar os cabos paralelos de audio e passar novamente. pelos acabamentos desmontados da porta já e desmontar o outro lado que é igual.


Desculpe não ter feito um DIY mas estou um pouco apertado de tempo e isso foi pra ajudar a galera que tava perguntando.

Quanto a qualidade.

Bem, não está chiando, mas percebo que a qualidade não está como um amigo meu que tem um kit 2 vias NAR cs3 num módulo audiophonic, está bem abaixo, mas está melhor que um amigo que tem um kit bravox ligado no rádio e melhor que o original no meu ponto de vista.

Está com algumas distorções que acredito ser por eu ter regulado mal o amplificador, ainda estou aprendendo, principalmente esse parte de ganho, low pass e hi pass.

É isso pessoal, qualquer dúvida, mp pra mim!

PS: acredito que a fiação original suporte módulos menores, aqueles boosters e os Sound Digital e outros classe D com melhor eficiência, puxando do próprio conector todos os cabos.

E queria agradecer markinho, djleob, marioaoliva e outros que me ajudaram, valeu!
 
#2
O meu é um SD400 classe D, então deixei no positivo original mesmo, deixei bastante tempo tocando e o fio não ficou quente. Porém, há interferência do motor no sub e nas caixas traseiras. De duas uma: Ou meu Symphony II está com o aterramento queimado, ou como a fiação original passa tudo junto ali, os "Rca" estão recebendo interferência da fiação do carro.

Você pegou o RCA do chicote original lá de trás? Não ficou nenhum barulhinho, mesmo que mínimo?
 
Iniciador do tópico #3
Olá,

Desculpe a demora para responder.

Retificando o que disse, meu som tem sim chiados(interferências que irritam bastante).

Não notei nos 2 primeiros dias pois usei só aqui perto de casa e com cd, o que normalmente diminui bastante. Mas colocando no rádio e dependendo do lugar a interferência é absurda, irrita muito, o que não ocorria antes, ou seja, não é a antena.

No cd ocorre as vezes apenas, mas ocorre também. Acho que o mais correto é mandar fazer saídas rca no som original atrás, como um amigo meu fez. Um técnico consegue puxar do processador do som e fazer saídas rca atrás, cobra cerca de 90 reais.

Mas pra quem quer fazer o upgrade agora, acho que tá bom, visto que meu som original já estava bem ruim, e o kit beyma bate muito.

Abraço!
 
#4
Olá galera,

Bem recebi algumas mensagens pedindo para explicar como realizei a instalação do módulo e os esquemas de conexão.

Primeiro, meu som fui eu que fiz praticamente toda a instalação por isso podem haver alguns erros, porém acho que vou ajudar alguns.

Levei cerca de 5 dias trabalhando 6 horas por dia. Mas isso foi pra aprender TUDO, eu não sabia o que era kit 2 vias, ou um cross over.

Vou explicar o que fiz e o que instalei, fotos só tenho algumas, infelizmente.

Instalei Kit 2 vias Beyma de 5 polegadas, esse kit:

http://produto.mercadolivre.com.br/...-alto-falante-tweeter-divisor-rfk52-beyma-_JM

e o Módulo foi este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578995272-modulo-hurricane-ha-4120-4-canais-_JM

Cabos de força e negativo 16mm, comprei cabo remote, mas só usei pequeno pedaço para fazer ligação com os fios do amplificador original.

Comprei 5metros de cabo RCA À TOA. NÃO USEI E QUEM FIZER COMO EU NÃO IRÁ USAR.

Utilizei esse esquema, última resposta da primeira página:

http://www.a3clube.com/topic/5852-sub-para-a-caixa-original-do-a3/

Precisará Adaptar cerca de 30cm de cabo coaxial para 2 saídas RCA femea de um lado e os 4 fios descascados do outro(2 fio sinal rca(+) e 2 fios terra(-)).

Porta fusível adequado ao seu módulo.

O que foi feito:

Primeiro de tudo puxei os cabos de força da bateria. Nisso o A3 tem uma vantagem, ele já tem um barramento livre para puxar direto abaixo do painel.

Você precisará de uma chave torx específica para desmontar o painel, se me lembro bem é torx t10 ou t11, mas vá em uma loja e faça o teste e compre a que funcionar.

Na parte inferior do painel há alguns parafusos, você só precisa remove-los e depois remover os parafusos que prendem o painel na caixa de fusíveis, do lado esquerdo ali na porta, para isso remova a capa da caixa de fusíveis e desparafuse.

Após isso você já vai sentir o painel solto, mas não completamente, precisa remove-lo com jeitinho, puxando um pouco pois há umas presilhas de pressão(TIRE COM CALMA, eu não retirei e quebrei uma presilha, ficando meu painel com um barulho baixo, mas incomodo em terrenos ruins).

Após retirar o painel, você ficará com uma imagem como as do markinho desse post:

http://www.a3clube.com/topic/1452-up-no-som-a3/

Engate um cabo de força e puxe do segundo parafuso da esquerda para direita, onde está escrito 30 em vermelho.

Após isso você precisa retirar os parafusos do acabamento do puxador que libera o capo. Não tente puxar com força, como o cabaço aqui, há 3 parafusos.

Após isso ele vai se soltar e todas as soleiras até o porta malas são retiradas com pressão, só precisa puxar. Somente se lembrando de levantar bancos traseiros e baixar a parte de trás do banco pro acabamento lá da soleira e banco de trás soltarem. Lá nesse acabamento você vai ver um buraco que leva pro compartimento da disqueteira e do sub original, só precisa passar o cabo ali.

Cabo negativo você possui 2 lugares, fixação do cinto traseiro, onde tem um parafuso grande que eu não tinha chave para retirar. Ou então ali no porta malas, levante o tecido e você vai ver que o chassi ali já tem algumas furações. Peguei a furadeira para lixar com vontade e chegar bem no chassi sem tinta. Peguei o parafuso e prendi o negativo ali.

Pronto você tem o positivo e o negativo no porta malas.

Agora o que você vai ter que fazer e que me levou um dia INTEIRO e é MUITO chato.

Abra o compartimento do subwoofer e você vai ver esse conector que vai pra baixo, em direção ao subwoofer e amplificador( que fica dentro do sub)

http://img42.imageshack.us/img42/5263/imagemppn.png

Eu aconselho a fazer como eu fiz, esse conector vermelho se conecta a outro, eu descascaria os fios a partir desse segundo conector, deixando o original ali.

Você faz assim: olha os fios do conector vermelho que são: TERRA RCA, Sinal linha DIR RCA, SINAL linha Esq RCA e o SINAL REMOTE, ou seja os 4 fios do canto maior, olha pra onde esses fios vão no outro conector e descasca eles nesse conector.

Uma dica é que os dois terra marrom, viram 1 terra amarelo nesse outro conector de baixo.

Tudo que estou falando parece fácil, mas é muito difícil você descascar e trabalhar num conector lá dentro, e eu achei bem difícil retirar o sub, tem que desmontar muitos acabamentos.

Você pega o cabo adaptado coaxial, rca femea, liga 2 malhas(-) no terra rca amarelo, os dois no mesmo fio, e liga o outro positivo 1 em cada sinal linha, o Direita e o Esquerda, ficando com 2 canais. Pega o fio que você comprou para o remote, liga nesse descascado remote e feito. Você liga o rca femea no seu par de rca normal que vai pro módulo.

Agora você tem toda fiação para o módulo, o positivo que veio da bateria, o negativo no cinto ou no porta malas, o remote e os rcas.

Agora é só ligar os cabos paralelos de audio e passar novamente. pelos acabamentos desmontados da porta já e desmontar o outro lado que é igual.


Desculpe não ter feito um DIY mas estou um pouco apertado de tempo e isso foi pra ajudar a galera que tava perguntando.

Quanto a qualidade.

Bem, não está chiando, mas percebo que a qualidade não está como um amigo meu que tem um kit 2 vias NAR cs3 num módulo audiophonic, está bem abaixo, mas está melhor que um amigo que tem um kit bravox ligado no rádio e melhor que o original no meu ponto de vista.

Está com algumas distorções que acredito ser por eu ter regulado mal o amplificador, ainda estou aprendendo, principalmente esse parte de ganho, low pass e hi pass.

É isso pessoal, qualquer dúvida, mp pra mim!

PS: acredito que a fiação original suporte módulos menores, aqueles boosters e os Sound Digital e outros classe D com melhor eficiência, puxando do próprio conector todos os cabos.

E queria agradecer markinho, djleob, marioaoliva e outros que me ajudaram, valeu!
Bom dia Luciano vc lembra se a caixa de ar tem furos no lado do motorista, pois usando o macaco original escorregou e deu uma afundada na caixa de ar quero desamassar valeu