Aerodinâmica: Potência vs Velocidade

madmax

Membro
Retirado do Hondaclub e editado:

Curto muito o assunto de aerodinâmica automotiva e sempre procuro ler e aprender mais sobre o assunto.Como o ar é praticamente invisível e nem sempre sentimos ele e seus efeitos, muita gente não da ou não vê a devida importância a esse assunto quando se trata de desempenho automotivo.
Basicamente, em linha reta você tem 3 forcas que agem no carro:

Para frente: WHP (potencia transmitida às rodas)
Para tras: Resistencia a rolagem (força de atrito que depende basicamente do Peso e Pneus) Resistencia do ar
A tabela abaixo mostra quantos WHP um Audi A3 8L precisa para atingir uma determinada velocidade, e mais que isso, mostra onde são gastos os WHP.

Tabelaaudi.png

Pela tabela da pra ver que quanto maior a velocidade, menos importante é o peso do veiculo e que seu motor esta brigando quase que exclusivamente para vencer a resistencia do ar.
Peso é importante sim, para aceleracao, frenagem, curvas etc... Mas quando se trata de top speed, ele tem uma importancia muito menor.
Vou deixar anexo uma Tabela Em Excel, onde vc pode preencher os dados do seu carro e estimar qtos WHP vc precisa para uma velocidade X.
Informacoes para preencher a tabela:
- Preencha o Cd (coeficiente aerodinamico do seu carro)
- Preencha a Area frontal (em ft²)
- Preencha o Peso do Veículo

http://forum.hondacl...54&d=1310365705

Neste link tem a planilha em excel, se não conseguirem baixar me enviem MP.

MarceloA3T

Membro
Mad Max.... sei que a tabela é física e tal...

Porem ja testei e posso fazer novamente !

Se tiver uma reta muito longa 4 KM (Rodoanel) Eu atingi 250 km/h com 200 WHP

Ele vai ganhando lentamente...porem vai ganhando até quase a final do painel e isso marcado com GPS ligado tb.

madmax

Membro
Marcelo,

A velocidade que você atingiu com o seu carro é coerente a potência e aerodinâmica dele, pois segundo a planilha para atingir 155mph( 248km/h) você precisa de 202whp, onde esta planilha simula um ambiente sem ventos, seja contra ou a favor, e também em uma reta, onde se tiver um pouco de vento a favor e uma leve descida realmente a velocidade é maior, onde podemos considerar uma diferença de até 2%.

madmax

Membro
Eu fiz o cálculo teórico na planilha para um Audi 8l atingir 250km/h(156,25mph) precisa ter 206whp, onde seu carro pode chegar neste velocidade pelo o que eu citei acima e também se na medição de dinamômetro deu 200whp, com certeza acima de 160km/h você terá mais que os 200whp depois ao ar passando pelo intercooler a 200km/h e a captação do ar a 200km/h é bem mais eficiente do que os ventiladores que usam nos dinamômetros que simulam um vento de no máximo 60km/h.
A titulo de curiosidade um S3 8l para atingir 250km/h precisa tem 220whp, isso porque o coeficiente aerodinâmico dele é de 0,33 e do A3 é 0,31, e também por ser mais pesado( 1180kg A3 2 portas, 1255kg A3 4 portas e o S3 1355kg).

kikohonda

Membro
Muito legal essa tabela madmax. Valeu!

Andre, segundo as informações acima, o s3 só chegaria a 250km/h com 220 cvs na roda. Como o s3 original não tem essa potência na roda, não chegaria a essa velo original.

madmax

Membro
Mas o S3 stock chega a essa velocidade numa reta sem vento segundo a "tabela"? Isso porque ele tem 225hp e na roda deve chegar perto de 200whp.

Segundo os cálculos o S3 original de 225cv( 193whp) tem condições de chegar a 238km/h reais, pois de painel seria em torno de 250km/h.
Já o S3 de 210cv(178whp) tem condições de chegar a 232km/h reais.
Segue a planilha com as dados do S3 8l:

TabelaS3.png

perazza

Novato
eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee depois nego vem tirar onda achando que pra
atingir velocidade x tem que ter 3.000 cavalos, 700kg de torq, e 10 intercoolers de scania !!!!

ai ai ai ai aaaaaaaaaaaaai ...

madmax

Membro
eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee depois nego vem tirar onda achando que pra
atingir velocidade x tem que ter 3.000 cavalos, 700kg de torq, e 10 intercoolers de scania !!!!

ai ai ai ai aaaaaaaaaaaaai ...

Com certeza, pois por exemplo para um A3 8L precisa de aproximadamente 355whp( 401,5cv no motor) para atingir 300km/h reais, uma velocidade bem considerável, mas para isso o cambio tem que ser escalonado para isso, pois tem que tem os 355whp na rpm desta velocidade.

Com certeza, pois por exemplo para um A3 8L precisa de aproximadamente 355whp( 401,5cv no motor) para atingir 300km/h reais, uma velocidade bem considerável, mas para isso o cambio tem que ser escalonado para isso, pois tem que tem os 355whp na rpm desta velocidade.

No caso, o cara mais próxima da situação que você descreveu acima é o Rafael Medeiros...

É incrível como a potência gerada pelo motor do carro é desperdiçada com todo tipo de atrito (do ar, contato com o piso, com as partes móveis do motor, com a transferência da potência gerada até as rodas etc etc...).
Espero que a nanotecnologia ajude em breve a resolver parte deste desperdício para termos carros cada vez mais potentes e econômicos.

perazza

Novato

então, o meu gti tem 400whp e cambio pra isso... mas o pessoal diz que é impossível e blablablablabla

é bem como eu disse, pessoal pensa como se 300kmh fosse a velocidade da luz, que é coisa de outro
mundo, que é contra as leis da física, que como eu disse anteriormente, precisa ter 3000cv e etc ....

HOJE em dia, com a evolução que teve no mercado da performance em questão de conhecimento, peças
e etc, não é dificil chegar a 300kmh. Qualquer carro bem equilibrado, bem montadinho, acertado, consegue.
Só que é como eu sempre falo pra todo mundo, tem carros que são feitos pra 402m, arrancadinha de farol e etc...
e tem carros que são feitos pra curtir um rolê na estrada, isso que é dificil de entrar na cabeça do povo !
Carro pra estrada e carro pra " farol ", são completamente diferentes em questão de acerto, pico de potencia,
rpm que a turbina começa a funcionar e etc ....

o meu carro por exemplo, pra brincadeirinha de farol, EU ACHO UMA BOSTA !

madmax

Membro
então, o meu gti tem 400whp e cambio pra isso... mas o pessoal diz que é impossível e blablablablabla

é bem como eu disse, pessoal pensa como se 300kmh fosse a velocidade da luz, que é coisa de outro
mundo, que é contra as leis da física, que como eu disse anteriormente, precisa ter 3000cv e etc ....

HOJE em dia, com a evolução que teve no mercado da performance em questão de conhecimento, peças
e etc, não é dificil chegar a 300kmh. Qualquer carro bem equilibrado, bem montadinho, acertado, consegue.
Só que é como eu sempre falo pra todo mundo, tem carros que são feitos pra 402m, arrancadinha de farol e etc...
e tem carros que são feitos pra curtir um rolê na estrada, isso que é dificil de entrar na cabeça do povo !
Carro pra estrada e carro pra " farol ", são completamente diferentes em questão de acerto, pico de potencia,

Com a potência que você tem seu carro e um acreto para estrada você deve chegar nos 300km/h sem problemas, por exemplo se o seu cambio estiver a 300km/h a 7000rpm e você tiver os 400whp nos 7000rpm com certeza você vai estar nesta velocidade, é só uma questão de intercalar a relação de cambio com a potência do motor.

Rodinei

Moderador
Galerinha da velocidade, vamos maneirar nas postagens, como já sabem NUM PODE muitas coisas que estavam postadas aqui.

Perazza, manda por MP o Link do video pros interessados Sidney.Silvestre, MarceloH, Rogériocabral, Freple, Piro.

Vlw.

Piro

Novato
O perazza tem o video da minha primeira acelerada com a s3 tbm...e o legal é que bate certinho a potencia e velocidade com a tabela

Oppa,
Manoos, com 399cv no motor eu coloquei 270km reais.. tinha mais quase 1000 rpm pra ir.. não fui por medo hahahaha

Com 400Whp isso da uns 460~480 no motor.. vc chega sim nos 300 reais!!
não sei sua configuração, pois vc mesmo disse que eh farol - farol... pra velocidade é outro esquema..
o Meu no caso ta pra estrada.. tanto que de farol a farol eh uma bosta husauhuhsa

Logo menos soco pressão na bagaça e ver quantos pocotós da e quanto da de 5ª no corte heheh