Aditivo para Radiador

Olá.
Gostaria de saber qual aditivo recomendado para o sistema de arrefecimento do audi turbo, quais as normas exigidas pela fabrica.
Desde ja agradeço.
Abraço.

Tenho a mesma duvida quando minha agua abaixa eu so estou completando com agua. qual adtivo é o recomendado? qual valor +-? quantidade? alguem pode nos ajudar...abs

Jordaum

Aro 99
Sobre o aditivo, eu recomendo o G12, conforme o manual do carro, que é vendido nas Concessionárias.

há um tempo eu pesquisei sobre isso, pois tive algumas dúvidas.

O liquido de arrefecimendo do A3 8L 1.8T, segundo o catálogo seria o PN 33 G/ 012A8F /A2 (é o lilás), porém não achei disponível no peças-on-line.

Então pensei que ele teria sido substituído pelo azul (G/ 052 774 /A3), porém a VW aqui em BH me informou que o G012A8GN0 substituiu o G012A8DA2, mas não achei esse pn pra comprar em lugar nenhum (na época)

PN G012A8DA2
Base: Etilenoglicol (ou monoetileno glicol)
Cor: Rosa/ lilás
aditivo001ac4.jpg

aditivo002yc4.jpg

PN G052774A3
Base: monopropilenoglicol
Cor: Azul
bc7372481ea2f0890827508ecef07cba_GRD.JPG

Os concentrados são divididos em dois tipos: A e B, e ambos são compostos por uma base e inibidores de corrosão. A diferença entre eles é base que os compõem. A do tipo A é o monoetilenoglicol, um composto orgânico biodegradável solúvel em água de sabor adocicado e tóxico por ingestão, utilizado na fabricação de fibra poliéster, resina PET e aditivos para arrefecimento.

Já a base do tipo B é o monopropilenoglicol, um composto orgânico, relativamente biodegradável, de sabor neutro, não tóxico e utilizado na fabricação de resinas poliéster, pomadas, cosméticos e aditivos para arrefecimento para aplicações de baixa toxidade ou quando há possibilidade de contaminação humana, como em sistemas de refrigeração de chopeiras.

Sobre a troca, existem centros automotivos que fazem a troca do liquido de arrefecimento com flush e equipamentos para drenar o liquido. Geralmente são bem recomendados, pois a limpeza do sistema é bem feita.

Mas se vc mesmo for fazer, não tem segredo:

Se estiver muito sujo, recomendo retirar o reservatório de expansão e lava-lo bem (o pessoal de oficina usa aquelas pastas desengraxante e área. Colocam dentro, fecham e sacodem até remover a sujeira, depois lava com bastante água, e pronto.)

Depois disso, vc pode fazer um flush. Existe basicamente 2 tipos:

1º Bardhal Radclean (por exemplo)
Drene toda a água suja e coloque de 1 a 2 frascos e rode por 7 dias e depois drene tudo novamente.

2º Radflush (por exemplo)
Coloque o produto no reservatório e deixe o motor rodar de 15 a 20 min. Depois drene tudo de novo, lave o sistema com água em abundancia (abaixo tem o procedimento para drenar todo o sistema, retirando a mangueira do retorno), quando sair água limpa feche o sistema e ligue o carro, deixe o carro ligado ate acionar a ventilador 2 vezes, apos isso espere um pouco para dar uma esfriada no sistema e drene tudo, faça isso ate a água sair limpa.

Tem vários produtos de flush, como: Radiator Flush Wynns, STP, etc.

Procedimento para troca do líquido de arrefecimento:

- Tire a presilha com um alicate e solte a ponta inferior da mangueira de borracha ligada ao reservatório (mangueira do retorno), deixando o líquido descer;

- No mesmo instante abra a tampa do reservatório e coloque uma mangueira de água de rua ligada, enchendo o mesmo;

- Depois ligue o motor para recircular a água e espere até q todo o líquido velho saia (vc verá qdo só passar a cair água limpa);

- Deixe um tempo a água limpa passar pelo radiador até desligá-la e espere que o compartimento vá esvaziando para poder completar rapidamente com o aditivo (2 frascos), tudo com o motor ainda ligado e a borracha ainda solta;

- Quando parar de sair a água e passar a sair o aditivo, pare de completar com o aditivo, conecte novamente a borracha ao reservatório e recoloque a presilha com o alicate.

- Com a tampa do reservatória ainda aberta, deixe o motor ligado por alguns minutos par o liquido circular no motor. Depois desligue o motor e espere esfriar para que o nível do reservatório de expansão se estabilize. Ele deve ficar abaixo do mínimo, ai vc completa o nível, fecha o reservatório e ta pronto.

Obs.: Nunca abra o reservatório de expansão com o carro quente, pois vai sair água muito quente e com pressão.

Esse aditivo G12 é caro, existem outras opções confiáveis, com preço mais em conta.

A propria VW (Concessionária Catalão), vende o Wurth:
RN97.jpg

Outro muito bom é o Motul Inugel Optimal
inugel.jpg

Basicamente vc vai precisar de um fluido orgânico de base Etilenoglicol (ou monoetileno glicol), mas CUIDADO! Tem muito produto picareta no mercado, a maioria é aguá pura com colorante.

Fontes:
Tópicos do VWGC, incluindo postagens minhas

IQA alerta consumidor sobre Líquido de Arrefecimento
http://www.iqa.org.br/website/destaques_exibe.asp?n=671

Aditivos de radiador contêm muita água
http://blogs.estadao.com.br/advogado-de ... uita-agua/

INMETRO - Análise aditivo radiadores
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf

Video interessante:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GN6CGB40BSo[/youtube]

[]s,

Jordaum

Aro 99
Tive que editar pq estava dando problemas com alguns videos, segue separado:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0h_lN52jph0[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=c87EnWMkAik[/youtube]

Vídeo engraçado, mas da pra ver algumas partes do procedimento. Detalhe sobre a porcentagem do aditivo, verificar se o seu aditivo é puro ou já vem com água, pois a maioria já vem diluído.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Lj-fvQSYFCw[/youtube]

Thomas

Administrator
mandei mp... também me interessa esse aditivo!!! vo fazer a troca do sistema de arrefecimento!

quantos litros usa? dois?

abração

ThiagoF

Membro
Uso paraflu mesmo!
preço compativel, acha se em qualquer auto peças, e otimo produto, recomendo!
Trabalho em uma concessionaria IVECO marca de caminhoes italiana e aqui é só paraflu,..sem falar na FIAT tbm é só paraflu.

willtsi

Membro
Thomas disse:
mandei mp... também me interessa esse aditivo!!! vo fazer a troca do sistema de arrefecimento!

quantos litros usa? dois?

abração

Boa tarde Thomas!
Sim eu coloco 2 litros de aditivo e 3 de agua.

Thomas

Administrator
por esse preço compensa usar produto original mesmo Thiago!!

valeu will...
ja efetuei a compra de dois litros, ele me fez 50 os dois!!! saiu bão demais...
Concessionária é quase 100 um litro desses!!!

abração

jefersong

Membro
Thomas disse:

valeu will...

abração[/quote
Concordo com vc é esse venderdor é super gente boa se não me engano é com ele que eu compro oleo ele faz um bom preço no cratox slx e ainda me entrega em casa aqui no rio com frete gratis, pois eu ligo diretamente para ele.

ThiagoF

Membro
Thomas disse:

valeu will...

abração

Entao nao cheguei a ver o valor ai de cima pois no meu job nao abre ml..
mai no caso entao thomas vc pagou 25 em cada litro ? se for isso na proxima compro esse mesmo, pois no paraflu pago 20 R$ o litro

Thomas

Administrator
foi iso sim Thaigo.. falei que ia indicar para o pessoal do clube, pois tinha mais gente interessada, e ele fez 25 o litro... mais o frete que pra min, interior do estado de SP, ficou em 18 via PAC..
Ele é do Rio de Janeiro..

Mas mesmo assim compensa, pois estará usando produto VW original, recomendado para nossos carros!

abração

Thomás Lèlis

shogun

Novato
se não me engano o pentosin 5w40 com esse cara é R$23,00 o litro, na minha proxima troca vou comprar com ele.

ThiagoF

Membro
shogun disse:
se não me engano o pentosin 5w40 com esse cara é R$23,00 o litro, na minha proxima troca vou comprar com ele.

ai vc ta falando de oleo ????

viu e por acaso onde ta 23,00 o litro do pentosin ???

shogun

Novato
ThiagoF disse:
shogun disse:

ai vc ta falando de oleo ????

viu e por acaso onde ta 23,00 o litro do pentosin ???

Sim o óleo, esse vendedor tem o aditivio [url=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-425652472-aditivo-p-radiador-original-vw-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-vw-_JM e tamem tem o óleo

roxo

Moderador
Meus Caros,

Boa Informação, belo topico ..

Pra melhorar quem ja comprou desse vendendor .. posta aqui os dados de contato direto com ele , sem ser pelo ML ...

Thomas

Administrator
Galera, falei com ele e disse que iria indica-lo para o forum, mas para isso precisava saber onde ele conseguiua esses produtos e porque o preço baixo do aditivo original pra gente ter uma certeza da procedencia do mesmo, e segue então o email dele com os contatos para quem quiser.
Frise-se que ja comprei com ele, mas ainda não chegou os produtos, pois vou efetuar o pagamento HOJE dos dois 2 litros do aditivo do radiador!!

OLA TOMAS AKI NO RJ O PREÇO DESSE ADITIVO NAS CONCESSIONARIAS SAEM A 46,00 EU TRABALHO NUMA CONCESSIONARIA VW AKI NO RJ E QUANDO SE ESTAR ENCALHADO NO ESTOQUE O MEU GERENTE ME FAZ UM  OTIMO PREÇO AI EU COMPRO E VENDO PELA INTERNET TENHO MEUS PRODUTOS A PARTE TODOS ELES EU ADQUIRO NA PROPRIA CONCESSIONARIA ONDE TRABALHO ATE A 30,00 PRA MIM AS VEZES E DIFICIL DE VENDER VC DEVE TER VISTO MINHAS QUALIFICAÇOES NO SITE DO ML E PODE FICAR TRANQUILO O PRODUTO E ORIGINAL E LACRADO OK PODE DIVULGAR SIM PARA SEUS AMIGOS QUALQUER DUVIDA MEUS TELS E
21 77140681/ 14*19263 NEXTEL
86946779 TIM
71748148 OI
76336980 CLARO
99099770 VIVO
24401416 FIXO
[email protected]
LUIZ CLAUDIO

roxo

Moderador
Meus Caros,

Muito bom essa dica ... acho que como a maioria .. só fico com o pé atraz pra saber se é de procedencia !!! ... Deixa o do Thomas chegar pra vermos .. mas boa dica mesmo assim ... agradecido !!!!!

Thomas

Administrator
Assim que chegar tu também posto aqui pra voçês.
MAs já aidanto que o Will aqui do forum, ele ja comprou e recomenda... então eu só vou confirmar o que ele disse...

O vendedor me falou que é um otimo aditivo, pois é mesmo importado da Alemanha e a consistencia do produto falou que é bem superior aos outros vendidos no mercado....

Abração