Adaptação DIY Rádio 2 Din Audi Symphony II A3 8L

Olá!

Quebrei muito a cabeça tentando encontrar adaptadores para encaixar um rádio 2 din no lugar do Symphony 2 original da A3 8L, por isso compartilho a gambiarra que fiz. Chamo de gambiarra porque daria para ficar melhor.

Eu comprei um adaptador específico para este fim, mas não serviu de nenhuma forma. Nem a moldura cabia, ela era mais larga em uns 3 mm.
A moldura eu lixei as laterais até conseguir encaixar no console e o resto fiz conforme as fotos.


O sistema original dispõe de uma cava dentro do console que acopla um guia fixo na parte de trás do symphony para elevar a traseira, conforme indica a seta de cima.
A seta de baixo indica onde a trava inferior do aparelho fica presa.
Interior console a3.jpg


Eu cortei uma cantoneira de alumínio em L de modo que conseguisse fixar com parafusos no aparelho novo. Essa cantoneira dirá a altura da parte de trás do aparelho. Fiz dos dois lados.
Não guardei as medidas porque imaginei que cada aparelho tivesse furações diferentes. Contudo, basta medir a distância total entre as cavas (esq e dir) no console, subtrair a largura do novo aparelho e dividir por dois. Essa será medida limite que cada cantoneira deverá sobressair às laterais do aparelho.

Como não queria que o aparelho ficasse saindo facilmente, adaptei duas travas, simulando as travas inferiores do symphony.
Para tanto, cortei dois pedaços de uma tira de ferro de 1mm, dobrei a ponta para facilitar a entrada e saída (ficou bem justo , o ideal seria uma chapa mais fina), furei e alaguei o furo na chapinha para conseguir regular a distância do aparelho para ficar rente ao painel do A3. Por fim, dobrei a chapinha para fazer o efeito mola e parafusei no aparelho.

Suporte e trava radio 2.jpg
Suporte e trava radio.jpg
Nessas fotos é possível ver dois parafusos abaixo das cantoneiras. Os coloquei para apoiar no suporte do rádio que é pesado, mas eles estão no lugar errado. Deveria ter colocado em cima das cantoneiras (mas, não tem furo original no aparelho ali).
Neste caso, ficaria melhor se eu tivesse cortado essas cantoneiras maior para fixa-las nos outros 2 furos mais a frente do rádio.

A altura frontal do rádio original é dada pela própria moldura do aparelho, o que não acontece com rádios 2 din universais. Portanto, a parte da frente do aparelho é ajustada pela moldura que você terá que adquirir ou fazer.

Caso alguém queira as medidas da moldura que tenho aqui, posso tirar e postar.


Aparelhos multimídia que não possuem o leitor de DVD, são menores do que esse aparelho. Talvez os adaptadores que encontramos na internet funcionem com eles.
 
Topo