Abastecer no ALCOOL, só ví vantagens!

yurimedau

Novato
Boaaa noite galera!
esses dias, fui pegar pista e tinha 1/4 de gasosa no meu tanque, como ia andar diretão resolvi completar1/2 tanque com alcool...ficou muito bom...
E fui completando conforme foi baixando o nivel...
De semana passada pra cá ta no alcool puro e ví as seguintes vantagens:

* Aumento do torque nas baixas rotações, ao sair de uma lombada por exemplo, o carro não da aquela tremida e não careçe de queimar embreagem
* Aumento dos HPs, ficou mais forte
* Ficou tão facil de pegar qto na gasolina, não falha nada nada nada...
* Diferença de R$ 1,10 no litro na minha cidade
* Esta fazendo 1km/l à menos do que fazia na gasolina.

Pretendo manter nessa rotina de andar no alcool, e de vez em quando andar puro an gasolina.

Ao não ser danos causado à bomba, pode ocasionar mais alguma avaria??
Abraços

LvBoX

Novato
axei q no alcool o carro ficaria manco por conta da taxa baixa...

qndo eu tinha meu Citroen Xsara " 1.8 16v " cheguei a misturar alcool com gasolina, no final pelo oq eu podia perceber nao consegui economia no final, rendia o mesmo no final e o carro ficava xoxo !

no A3 soh usaria alcool se fosse socar pressao na turbina

RafaPR

Consultor Técnico
Isso é loucura, os bicos originais não dão conta de alimentar o motor no álcool. É pouco tempo até vc destruir o cabeçote em função da mistura pobre!

Via de regra todo motor turbo de fábrica trabalha com a mistura um pouco "gorda" como margem de segurança. Como vc completou com álcool, o carro passou a trabalhar com acerto mais pobre e por isso a sensação de maior torque/potência.

Bom, cada um sabe o que faz, o aviso tá dado! ;)

paulobeto

Membro
Yuri,

se vc coloca alcool sem fazer o acerto no chip, a mistura fica excessivamente pobre, a temperatura na camara aumenta violentamente pois vai faltar combustivel e vai obrar oxigenio (O2) ... cuidado... pode fazer um rombo no seu pistão ... e olha ... já vi caso de não f... só o pistão não .... pode resecar suas velas ... detona seu bico de injeção ... a bomba de combustivel será o menor do problemas...

paulobeto

Membro
Yuri,

se vc coloca alcool sem fazer o acerto no chip a mistura fica excessivamente pobre, a temperatura na camara aumenta violentamente pois vai faltar combustivel e vai sobrar oxigenio (O2) ... cuidado... pode fazer um rombo no seu pistão ... e olha ... já vi caso de não f... só o pistão não .... pode resecar suas velas ... detona seu bico de injeção ... a bomba de combustivel será o menor do problemas...

O seu Hallmeter não acusou nada ainda?

yurimedau

Novato
PauloBeto
O hall ta meio pobre msm...
Enfim...vou largar mão...nem é tanto pela economia que optei, foi pelo aumento de torque msm!

AureoJr

Novato
é meu caro.. vou lhe contar uma historia.. uma amigo meu tinha um omega daqueles australianos sabe.. e porr* bebia feito um trem o carro e ele começou a abastecer com alcool e o carro fazia até mais do que com a gasolina.. aii ficou todo animado.. nao deu 3 meses de uso somente no alcool o motor dele foi pro saco.. o pistao estourou e furou o carter cabeçote foi pro saco.. ressecou tudo que tinha direito de borracha no motor.. enfimm.. se quer um conselho.. pare o mais rápido possivel de usar alcool heeheh.. abrass

nirvana

Membro
Pros aspirados podem usar normalmente, no maximo ele queima a bomba após algum tempo, troca por uma bosch Flex, e já era...

acho engraçado quando alguem fala que algum componente "interno" do motor no alcool é diferente, isso NÃO EXISTE, pistão, camisas, e ninguem mais recebe tratamente algum!! mudam bicos, injeção, bomba, pressurizador no maximo...enfim...ai esse assunto só da polemica sempre!

RafaPR

Consultor Técnico
nirvana disse:
Pros aspirados podem usar normalmente, no maximo ele queima a bomba após algum tempo, troca por uma bosch Flex, e já era...

acho engraçado quando alguem fala que algum componente "interno" do motor no alcool é diferente, isso NÃO EXISTE, pistão, camisas, e ninguem mais recebe tratamente algum!! mudam bicos, injeção, bomba, pressurizador no maximo...enfim...ai esse assunto só da polemica sempre!

Depende. Em termos de material é tudo igual sim, porém motor a álcool precisa de mais taxa e em função disso normalmente o pistão é diferente (não é flat top, ou é flat se os da versão gasolina são côncavos).

della

Membro
Acho balela esse assunto de peças que são corroídas por trabalhar com álcool...

Fora a explicação acima do RafaPR que está corretíssima.

Como bem sabemos, aqui no Brasil, temos adição de álcool na gasolina há tempos, então todos os componentes dos motores (de diversas montadoras) que entram em contato com o combustível já possuem tratamento para resistir ao álcool...

Claro que para uma conversão correta, é necessário adequar o motor devido às calibrações necessárias para trabalhar com o álcool, maior pressão, maior vazão, temperatura das velas...
Eu nunca faria uma experiência desta em meu carro (ainda mais um 1.8 turbo), sem antes ajustá-lo muito bem para utilização com álcool.

nirvana

Membro
RafaPR disse:
nirvana disse:

Depende. Em termos de material é tudo igual sim, porém motor a álcool precisa de mais taxa e em função disso normalmente o pistão é diferente (não é flat top, ou é flat se os da versão gasolina são côncavos).

tá certo rafa! da compressão sim, mas o a3 asp, já tem 10.3 de taxa de compressão... já rende bem no alcool com um re-acerto da injeção + bicos, velas, etc etc...

ai você entrou na questão interessante sobre o assunto o alcool precisa mais de taxa que a gasolina....que é o que eu penso desses carros "flex" será que eles rendem bem na gasolina mesmo e no alcool? pra mim carro ou vai bem numa coisa ou em outra...

Com essa nossa gasolina podre, sem taxa, será que carros de compressão muito alta como os atuais, e até nossas audis, não correm risco de batida de pino? complicado isso...foram feitas pra rodar com gasolina de primeiro mundo né! com no min. 97 octanas!

a gente tem que ficar enfiando tudo quanto é merd$@$@# no tanque...porque nesse brasil tudo é caro! e nada presta!

RafaPR

Consultor Técnico
A nossa gasolina é equivalente à vendida lá fora, já atende os requisitos mínimos de octanagem que os A3 necessitam.

Ao contrário do que se pensa, só há vantagens em adicionar o álcool na gasolina (como manda nossa legislação) e uma delas é justamente o aumento da octanagem!

10.3 de taxa de compressão hoje em dia eu já considero pouco pro álcool. Num motor com cabeçote de alumínio e toda tecnologia como o do A3, daria pra rodar com 12:1 sem grandes problemas.

A questão dos carros flex que você levantou, é isso mesmo. Inclusive existe um projeto de motor, se não estou enganado da Alfa Romeo, que possui um mecanismo para aumentar/diminuir a câmara de combustão e adequar a taxa ao combustível utilizado. Aí sim é um flex de verdade!