Fala galera!
Queria a ajuda de vocês para direcionar a resolução de um problema que meu carro está apresentando.
- Audi A3 1998 150cv MT
- 119 mil km (rodando com Mobil Flex 10w40)
- chip (overspeed), filtro K&N inbox, escape 2,5" (downpipe e um abafador)
Percebi, tem uns dias, que o carro começou a fumar. Além disso, eu já havia realizado a limpeza da tampa de válvulas, pescador/cárter e, na última troca de óleo, eu percebi um pouco de sujeira encrostada na tampa do óleo (agora não sei se é resíduo de uma limpeza mal feita ou formou borra de novo, sendo que eu troco de 6 em 6 meses o óleo ou com 3mil km).
Detalhes:
- limpeza da tampa de válvulas, cárter e pescador a cerca de uns 10mil km
- o óleo baixava consideravelmente antes, não sei quanto exatamente pois não cheguei a medir volume/km, mas no final do ano passado eu troquei alguns componentes do PCV e o consumo de óleo caiu para uns 300-400ml em 2.400km, mesmo com um pequeno vazamento que ficou na vedação do cárter por um dos parafusos
Sintomas:
- o carro só fuma QUENTE após um tempo parado em lenta, quando acelero para sair de um farol, por exemplo
- o carro NÃO fuma com o ar condicionado ligado na situação descrita acima
- o carro NÃO fuma ao ligar de manhã (pelo menos, nada que eu note)
- o carro tem um cheiro esquisito, que inicialmente eu atribuí ao downpipe sem catalisador (pode até ser que seja isso, mas como li que tem alguns problemas que geram cheiros esquisitos no escape, achei melhor mencionar)
- a fumaça tem um tom branco, acinzentado (não sei dizer se tem um tom azulado, pois nem tenho experiência em identificar isso)
Li gente falando de turbina, de retentores de válvula, etc. Alguém já teve problema similar e resolveu?
As oficinas conseguem me dar um diagnóstico do que é sem sair desmontando o carro inteiro e deixando a conta cada vez mais alta?? Em São Paulo, indicam quem para levar o carro?
Abraços e obrigado!
ps: Utilizei a busca mas não encontrei ninguém que tivesse o problema igual ao meu com a solução postada no tópico...
Queria a ajuda de vocês para direcionar a resolução de um problema que meu carro está apresentando.
- Audi A3 1998 150cv MT
- 119 mil km (rodando com Mobil Flex 10w40)
- chip (overspeed), filtro K&N inbox, escape 2,5" (downpipe e um abafador)
Percebi, tem uns dias, que o carro começou a fumar. Além disso, eu já havia realizado a limpeza da tampa de válvulas, pescador/cárter e, na última troca de óleo, eu percebi um pouco de sujeira encrostada na tampa do óleo (agora não sei se é resíduo de uma limpeza mal feita ou formou borra de novo, sendo que eu troco de 6 em 6 meses o óleo ou com 3mil km).
Detalhes:
- limpeza da tampa de válvulas, cárter e pescador a cerca de uns 10mil km
- o óleo baixava consideravelmente antes, não sei quanto exatamente pois não cheguei a medir volume/km, mas no final do ano passado eu troquei alguns componentes do PCV e o consumo de óleo caiu para uns 300-400ml em 2.400km, mesmo com um pequeno vazamento que ficou na vedação do cárter por um dos parafusos
Sintomas:
- o carro só fuma QUENTE após um tempo parado em lenta, quando acelero para sair de um farol, por exemplo
- o carro NÃO fuma com o ar condicionado ligado na situação descrita acima
- o carro NÃO fuma ao ligar de manhã (pelo menos, nada que eu note)
- o carro tem um cheiro esquisito, que inicialmente eu atribuí ao downpipe sem catalisador (pode até ser que seja isso, mas como li que tem alguns problemas que geram cheiros esquisitos no escape, achei melhor mencionar)
- a fumaça tem um tom branco, acinzentado (não sei dizer se tem um tom azulado, pois nem tenho experiência em identificar isso)
Li gente falando de turbina, de retentores de válvula, etc. Alguém já teve problema similar e resolveu?
As oficinas conseguem me dar um diagnóstico do que é sem sair desmontando o carro inteiro e deixando a conta cada vez mais alta?? Em São Paulo, indicam quem para levar o carro?
Abraços e obrigado!
ps: Utilizei a busca mas não encontrei ninguém que tivesse o problema igual ao meu com a solução postada no tópico...