A3 Fumando

miesso

Membro
Fala galera!

Queria a ajuda de vocês para direcionar a resolução de um problema que meu carro está apresentando.

- Audi A3 1998 150cv MT
- 119 mil km (rodando com Mobil Flex 10w40)
- chip (overspeed), filtro K&N inbox, escape 2,5" (downpipe e um abafador)

Percebi, tem uns dias, que o carro começou a fumar. Além disso, eu já havia realizado a limpeza da tampa de válvulas, pescador/cárter e, na última troca de óleo, eu percebi um pouco de sujeira encrostada na tampa do óleo (agora não sei se é resíduo de uma limpeza mal feita ou formou borra de novo, sendo que eu troco de 6 em 6 meses o óleo ou com 3mil km).

Detalhes:

- limpeza da tampa de válvulas, cárter e pescador a cerca de uns 10mil km

- o óleo baixava consideravelmente antes, não sei quanto exatamente pois não cheguei a medir volume/km, mas no final do ano passado eu troquei alguns componentes do PCV e o consumo de óleo caiu para uns 300-400ml em 2.400km, mesmo com um pequeno vazamento que ficou na vedação do cárter por um dos parafusos

Sintomas:

- o carro só fuma QUENTE após um tempo parado em lenta, quando acelero para sair de um farol, por exemplo

- o carro NÃO fuma com o ar condicionado ligado na situação descrita acima

- o carro NÃO fuma ao ligar de manhã (pelo menos, nada que eu note)

- o carro tem um cheiro esquisito, que inicialmente eu atribuí ao downpipe sem catalisador (pode até ser que seja isso, mas como li que tem alguns problemas que geram cheiros esquisitos no escape, achei melhor mencionar)

- a fumaça tem um tom branco, acinzentado (não sei dizer se tem um tom azulado, pois nem tenho experiência em identificar isso)

Li gente falando de turbina, de retentores de válvula, etc. Alguém já teve problema similar e resolveu?

As oficinas conseguem me dar um diagnóstico do que é sem sair desmontando o carro inteiro e deixando a conta cada vez mais alta?? Em São Paulo, indicam quem para levar o carro?

Abraços e obrigado!

ps: Utilizei a busca mas não encontrei ninguém que tivesse o problema igual ao meu com a solução postada no tópico...
 

Cfacioli

Membros VIP
miesso disse:
Fala galera!

Queria a ajuda de vocês para direcionar a resolução de um problema que meu carro está apresentando.

- Audi A3 1998 150cv MT
- 119 mil km (rodando com Mobil Flex 10w40)
- chip (overspeed), filtro K&N inbox, escape 2,5" (downpipe e um abafador)

Percebi, tem uns dias, que o carro começou a fumar. Além disso, eu já havia realizado a limpeza da tampa de válvulas, pescador/cárter e, na última troca de óleo, eu percebi um pouco de sujeira encrostada na tampa do óleo (agora não sei se é resíduo de uma limpeza mal feita ou formou borra de novo, sendo que eu troco de 6 em 6 meses o óleo ou com 3mil km).

Detalhes:

- limpeza da tampa de válvulas, cárter e pescador a cerca de uns 10mil km

- o óleo baixava consideravelmente antes, não sei quanto exatamente pois não cheguei a medir volume/km, mas no final do ano passado eu troquei alguns componentes do PCV e o consumo de óleo caiu para uns 300-400ml em 2.400km, mesmo com um pequeno vazamento que ficou na vedação do cárter por um dos parafusos

Sintomas:

- o carro só fuma QUENTE após um tempo parado em lenta, quando acelero para sair de um farol, por exemplo

- o carro NÃO fuma com o ar condicionado ligado na situação descrita acima

- o carro NÃO fuma ao ligar de manhã (pelo menos, nada que eu note)

- o carro tem um cheiro esquisito, que inicialmente eu atribuí ao downpipe sem catalisador (pode até ser que seja isso, mas como li que tem alguns problemas que geram cheiros esquisitos no escape, achei melhor mencionar)

- a fumaça tem um tom branco, acinzentado (não sei dizer se tem um tom azulado, pois nem tenho experiência em identificar isso)

Li gente falando de turbina, de retentores de válvula, etc. Alguém já teve problema similar e resolveu?

As oficinas conseguem me dar um diagnóstico do que é sem sair desmontando o carro inteiro e deixando a conta cada vez mais alta?? Em São Paulo, indicam quem para levar o carro?

Abraços e obrigado!

ps: Utilizei a busca mas não encontrei ninguém que tivesse o problema igual ao meu com a solução postada no tópico...

Nossa brother, q zica hein! Mas eu acho q vc pode ficar tranquilo, não deve ser nada grave.

Ja tive um outro carro que as vezes fumava tb, mais ou menos como vc disse, e comecou a acontecer justamente qndo troquei o escapamento por um direto em 2,25.

Nao acho q seja muita coisa e acredito que vc pode conviver c isso. De qq forma, espera a opinião de algum profissional. O @[member="Rafaelmedeiros"] pode palpitar e ajudar se for o caso.

Meu chute, pela km do carro, seria o reparo da turbina. Se for, é bem barato de resolver.

Boa sorte aí!!




Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 
Opa,
Valeu @[member="Cfacioli"]

Não estou recebendo alertas de e-mail aqui.. Nao tinha visto o e-mail dele!

Vamos la,
o que me parece é mais turbina do que cabeçote.. se fosse cabeçote fumaria frio ou quente!
Turbina, quando da pra começar a fumar tem estes sintomas...
Digo que parece que é turbina, pois ja peguei um caso deste e era a maldita da turbina com minima folga! E só fuma quando o escape esquenta bem!
E se você colocar o escape OEM e catalizador ele para de fumar hehe.

No mais eu ja respondi a MP dele, e se der tudo certo ele vai levar na oficina pra gente resolver!

Abraçooos
 

miesso

Membro
Bom já conversei com o @Rafaelmedeiros por telefone e fiquei de levar o carro na oficina dele na semana que vem.

Inclusive vou te mandar MP de uma coisa que esqueci de perguntar Rafael.

Abs!
 

Cfacioli

Membros VIP
@[member="miesso"]

Vi uma resposta sua em outro tópico falando do pré diagnóstico... Retentor de válvula então pelo jeito?




Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

miesso

Membro
Cfacioli disse:
@[member="miesso"]

Vi uma resposta sua em outro tópico falando do pré diagnóstico... Retentor de válvula então pelo jeito?




Sent from my iPhone using Tapatalk 2
Estou esperando a confirmação do @[member="Rafaelmedeiros"] se não tinha algo além, mas pelo jeito era isso MSM...

Não sei se isso é melhor ou pior do que se fosse turbina.. Kk
 

Cfacioli

Membros VIP
miesso disse:
Estou esperando a confirmação do @[member="Rafaelmedeiros"] se não tinha algo além, mas pelo jeito era isso MSM...

Não sei se isso é melhor ou pior do que se fosse turbina.. Kk
Que chato hein

Rs acho q eh pior =(

Dependendo pode ser a haste da válvula q ta gasta, aí precisa retificar.

Mesmo se for somente retentor, rola uma conferida em todo o cabeçote, ajustes, banho químico, juntas, etc. Fica meio caro.

Tomara q seja algo simples.


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

miesso

Membro
Cfacioli disse:
Que chato hein

Rs acho q eh pior =(

Dependendo pode ser a haste da válvula q ta gasta, aí precisa retificar.

Mesmo se for somente retentor, rola uma conferida em todo o cabeçote, ajustes, banho químico, juntas, etc. Fica meio caro.

Tomara q seja algo simples.


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
Sim ele me enviou uma mensagem a pouco dizendo q tava vazando MSM. Mas esse trampo do cabeçote eu já pedi pra ele fazer, trocando o jogo de juntas completo do cabeçote inclusive.
 

Cfacioli

Membros VIP
miesso disse:
Sim ele me enviou uma mensagem a pouco dizendo q tava vazando MSM. Mas esse trampo do cabeçote eu já pedi pra ele fazer, trocando o jogo de juntas completo do cabeçote inclusive.
E aí, novidades?



Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

miesso

Membro
Cfacioli disse:
E aí, novidades?

Sent from my iPhone using Tapatalk 2
Bom o cabeçote está na retífica. Ele vai colocar o jogo de juntas completo da Elring. Vai trocar o kit da correia dentada com a bomba d'água, refazer a junta e limpar o cárter, trocar aquele coxim inferior que estava zuado e ver se consegue sanar uma gambiarra que fizeram no conector que liga as mangueiras ao radiador de ar quente, pq tem um vazamento pequeno rolando...

Depois disso devo ficar tranquilo por um bom tempo... Pelo menos espero..kkk

Ah, a turbina ele disse não tem folgas, não tem óleo vazando em lugar nenhum ali e o retorno tbm estava zerado.

E não sei se foi do fórum, mas o Rafael disse que os caras que curtem A3 elogiaram muito meu carro, dizendo que está muito inteiro e tals..

Pelo menos um elogio depois de um gasto completamente fora dos planos né? RS...

Só assim pra não desanimar..

Ah e vc acha que vale a pena o inlet mesmo? To com o carro parado lá e poderia aproveitar, mas sei lá se compensa os 300 e poucos reais..
 

Cfacioli

Membros VIP
miesso disse:
Bom o cabeçote está na retífica. Ele vai colocar o jogo de juntas completo da Elring. Vai trocar o kit da correia dentada com a bomba d'água, refazer a junta e limpar o cárter, trocar aquele coxim inferior que estava zuado e ver se consegue sanar uma gambiarra que fizeram no conector que liga as mangueiras ao radiador de ar quente, pq tem um vazamento pequeno rolando...

Depois disso devo ficar tranquilo por um bom tempo... Pelo menos espero..kkk

Ah, a turbina ele disse não tem folgas, não tem óleo vazando em lugar nenhum ali e o retorno tbm estava zerado.

E não sei se foi do fórum, mas o Rafael disse que os caras que curtem A3 elogiaram muito meu carro, dizendo que está muito inteiro e tals..

Pelo menos um elogio depois de um gasto completamente fora dos planos né? RS...

Só assim pra não desanimar..

Ah e vc acha que vale a pena o inlet mesmo? To com o carro parado lá e poderia aproveitar, mas sei lá se compensa os 300 e poucos reais..

Seu carro parece ser muito novo mesmo!!

Legal cara, q bom q o carro está em boas mãos. Só isso já eh motivo pra vc ficar feliz. Vai ficar ótimo, tenho certeza.

Sobre o inlet... Qndo EU coloquei, não notei nada de diferença no bundômetro. Porém todos dizem q eh fato q melhora. Aí vai de vc... Eu colocaria de novo, justamente pq colocarei em breve uma k04, que necessariamente precisa do inlet.

Depende mais do que vc planeja fazer c o carro. Se for manter mais oem, rola comprar. Se for mexer em algo mais agressivo, eh jogar dinheiro fora.

Veja um exemplo. Meu carro tem o inlet, escape e filtro inbox, q vc conhece. Um amigo meu tem SOMENTE o cabeçote do aspirado, com um leve trabalho (diz aí @[member="Guilhermeudi"] ). Passamos os dois carros n dino e o dele deu uns 3 cvs a mais.

Logo, se colocar no papel o valor de cada preparação, acho q os comandos do aspirado vale mais a pena que todas as miudezas que vai trocando no turbo.


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

miesso

Membro
Cfacioli disse:
Seu carro parece ser muito novo mesmo!!

Legal cara, q bom q o carro está em boas mãos. Só isso já eh motivo pra vc ficar feliz. Vai ficar ótimo, tenho certeza.

Sobre o inlet... Qndo EU coloquei, não notei nada de diferença no bundômetro. Porém todos dizem q eh fato q melhora. Aí vai de vc... Eu colocaria de novo, justamente pq colocarei em breve uma k04, que necessariamente precisa do inlet.

Depende mais do que vc planeja fazer c o carro. Se for manter mais oem, rola comprar. Se for mexer em algo mais agressivo, eh jogar dinheiro fora.

Veja um exemplo. Meu carro tem o inlet, escape e filtro inbox, q vc conhece. Um amigo meu tem SOMENTE o cabeçote do aspirado, com um leve trabalho (diz aí @[member="Guilhermeudi"] ). Passamos os dois carros n dino e o dele deu uns 3 cvs a mais.

Logo, se colocar no papel o valor de cada preparação, acho q os comandos do aspirado vale mais a pena que todas as miudezas que vai trocando no turbo.


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
O seu deu quantos cv?
 

Cfacioli

Membros VIP
miesso disse:
201 com o remap do over, escape, filtro inbox e inlet?
Sim, na RODA. Segundo um colega do fórum:

"Fazendo os cálculos conforme o topdyno determina é o seguinte: (201whp+ 10hp) x 1,10 = 232,10hp no motor, que convertidos em cv temos 235,32cv no motor, e o torque temos 353,4 n.m, que convertidos em kgf.m temos 36,04kgf.m no motor."

201 na roda, 235 no motor.

Nada mau ne?




Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

miesso

Membro
Cfacioli disse:
Sim, na RODA. Segundo um colega do fórum:

"Fazendo os cálculos conforme o topdyno determina é o seguinte: (201whp+ 10hp) x 1,10 = 232,10hp no motor, que convertidos em cv temos 235,32cv no motor, e o torque temos 353,4 n.m, que convertidos em kgf.m temos 36,04kgf.m no motor."

201 na roda, 235 no motor.

Nada mau ne?




Sent from my iPhone using Tapatalk 2
Top... será que esse aí tem a k03 s ? ta bom demais né...

Bom, o @[member="Rafaelmedeiros"] (muito gente boa e atencioso, por sinal) resolveu o problema. Realmente os retentores estavam zuados e o cabeçote foi pra retífica e ficou zeradinho de novo. Jogo de juntas completo da Elring e kit de correia dentada (com bomba d'água) também trocado.

30s827d.jpg
 

Cfacioli

Membros VIP
miesso disse:
Top... será que esse aí tem a k03 s ? ta bom demais né...

Bom, o @[member="Rafaelmedeiros"] (muito gente boa e atencioso, por sinal) resolveu o problema. Realmente os retentores estavam zuados e o cabeçote foi pra retífica e ficou zeradinho de novo. Jogo de juntas completo da Elring e kit de correia dentada (com bomba d'água) também trocado.
Nao eh k03s nao... Só nos tip pra achar essa turbina.

Que beleza hein? Deve tá muito bom o carro!





Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

dudsleandro

Membro
Cara estou com uma duvida grande. meu carro ta com 180k KM, bem cuidado ate o momento, porem começou a fumar a uns 5mil KM, fuma na baixa e fuma na alta com pé dentro, dai já desconfiava da turbina, comprei outra usada com 1000KM, ficou igual, ou ela veio zuada ou é motor e/ou cabeçote.
Essa semana resolvi testar os 4 cilindros e ver as velas, todos 4 cilindros BONS, com compressão igual, e as 4 velas secas sem nenhuma marca de óleo, dai pergunto, sera apenas cabeçote? ou turbina ou os 2, pq ANEL eu acho que não he pois senão subiria para as velas correto? alguma dica?
[]´s
 

miesso

Membro
dudsleandro disse:
Cara estou com uma duvida grande. meu carro ta com 180k KM, bem cuidado ate o momento, porem começou a fumar a uns 5mil KM, fuma na baixa e fuma na alta com pé dentro, dai já desconfiava da turbina, comprei outra usada com 1000KM, ficou igual, ou ela veio zuada ou é motor e/ou cabeçote.
Essa semana resolvi testar os 4 cilindros e ver as velas, todos 4 cilindros BONS, com compressão igual, e as 4 velas secas sem nenhuma marca de óleo, dai pergunto, sera apenas cabeçote? ou turbina ou os 2, pq ANEL eu acho que não he pois senão subiria para as velas correto? alguma dica?
[]´s
Acho que o @[member="Rafaelmedeiros"] pode te dar uma luz... Eu manjo muito pouco...
 
Topo