[A3] - Compra de Usado - Duvidas.

limite01

Novato
Caros, boa noite.

Estou querendo entrar no hall de donos de um A3, mas tenho algumas dúvidas/receios, pois até hoje sou apenas um entusiasta da marca e não tenho como comprar um 0km, então, estou analisando opções usadas. Ja faz algum tempo que venho pesquisando modelos e opções para compra.

Meu primeiro receio é relativo a manutenção. Tenho um tio que tem um A3 2001 com mais de 100 mil km rodados que NUNCA deu problemas mecânicos, apenas desgaste natural de um carro que já tem anos de uso, mas o carro é dele desde que saiu da concessionária. Para alguem que vai comprar um usado, duvidas:

-Melhor comprar de um particular ou de uma concessionária?
-Existe alguma forma de prevenir algum problema grave na compra de um usado?
-A manutenção corriqueira é muito cara? É realmente muito complicado achar peças?
-É dificil achar oficinas de confiança? (estou em SP)

E o seguro? Algumas cotações online chegam a bater os 8 mil reais.

Hoje analiso 2 opções:

AUDI A3 2.0 TFSI SPORTBACK S-TRONIC 2008/2009 > 60.000km (já com desenho atualizado)
AUDI A3 2.0 TFSI SPORTBACK S-TRONIC 2007/2008 > 50.000km

Se tiverem mais alguma dica, será bem vinda.

Abraços e Obrigado!

JapaGreen

Membro
Cara,
Eu comprei o meu de particular. Tive que garimpar muuuuuuuito para achar um em bom estado.
Acabei pegando de uma senhora de BH ano passado. o carro era unico dono e tinha 40kkm rodados (2006).
Na época não conhecia o clube. Mas vale apena dar uma olhada nos carros daqui primeiro. Os carros do pessoal daqui costumam ser de fino trato.
Mas, oq vc mais vai ter que ter é paciência. Pesquise bastante, garimpe mesmo. não abrace logo de cara o primeiro que gostar.

Manutenção... se vc fizer as preventivas tudo certinho é muito dificil de dar algum problema...

Oficinas de confiança=> não é dificl nao. Tem até um post que trata deste assunto. vale dar uma olhada=> http://www.a3clube.com/topic/203-oficinas-de-confianca/

Seguro... dai depende... São paulo é caro mesmo.. e o sportback deve ser mais caro que o 8L. comecei pagando R$3200,00 (morando em SP). Depois mudei para atibaia e caiu um pouqinho (R$2800,00).

Bom.. .Boa sorte ae!

JulioRJ

Membro
Tudo o que o de cima falou.

E já adianto que nada te garante que você não vá ter um problema na primeira esquina, carro usado é carro usado. É normal.

Levei 1 ano pra escolher um carro em excelentes condições e já tive algumas pequenas surpresas. Já vi relatos parecidos.

Eu uso seguro de cooperativa, pago 150 dilmas/mes no a3 2005

Peças pelo que eu sei é o seguinte: Depende da sua pressa. Se você quer uma peça original pra "ontem" e for uma peça importada ou rara, vai pagar caro. Mas se você tem tempo de comprar antecipadamente pela internet, fica tranquilo que estão na média da categoria.

Pra vc ter uma idéia... estou fazendo a embreagem que está morrendo aos 90k, sendo que a do meu gol morreu com 60k. O kit do a3 1.8 é entre R$ 370~600, a do gol 1.6 é entre R$ 200~350. Uma embreagem de focus zetec 1.8 fica entre 350~550. Lógico que por ter muitas peças importadas, vai sair mais caro no longo prazo.

Mas às vezes a emoção fala mais alto, o a3 é o carro mais gostoso que ja dirigi na minha vida.

No meu caso, comprei de agência com 92mil rodados....mas estava beeeem na hora de fazer algumas manutenções. O carro quebrou com 2 meses e como sabia que não iria pagar pra arrumar e sim me sugerir devolver o carro, preferi ficar com ele, arcar com a despesa e ter um carro redondo!

Não recomendo comprar de agência ou concessionária não. Acredito que seja mais tendencioso eles "esconderem" um problema do que um particular. Mas como o @[member="JulioRJ"] falou acima, nada te garante que pegar de particular também você não terá nenhum problema.

Mas também sugiro primeiro sondar a galera que cuida bem do carro ou esses "achados" que as vezes rola por aí com baixa KM e pouca rodagem. Mas esses são raros. Normalmente os com preços bem abaixo, estão mais sujeitos a ter umas coisas razoáveis pra fazer. Saldo as exceções.

E se for pegar de agência, antes de pegar ou ao menos antes de acabar a garantia, revisa tudo....passa scanner....e cobra tudo o que de grave precisar fazer deles se possível.

Porque comigo, em 2 anos com o carro tive uns 10 conto de gastos com manutenção...isso que encontrei um carro em ótimo estado de conservação visto os demais que olhei.

No meu caso, não pago seguro...o carro é blindado, moro em cidade tranquila e uso o carro muito pouco diariamente... e se fosse pagar, pagaria bloqueador com seguro (desses que se paga coisa de 80...100 reais e cobrem até 30mil que é a faixa de tabela do meu carro). Quando cotei o seguro, achei desde 2.300 (apenas roubo e incêndio) até 8 mil.

Manutenção....como dizem, não é um carro que têm fama de ficar quebrando, mas quando precisa fazer...mesmo que as preventivas, não é nada barato na minha opinião. Claro, paga-se o preço do conforto e status que um audi oferece.

No meu modelo por ex. (1.8T 180cv) o motor e cambio são importados...logo todas as peças relacionadas são mais difíceis de achar e mais caras...já peças básicas como pastilha, disco compartilha muito com a família VW e não foge muito da média de outros carros.

E se for pegar mesmo e ainda estiver muito cismado com a manutenção, recomendo ir de manual! 70% dos meus gastos com manutenção nesses 2 anos foram de cambio automático.

fica a dica!

abraços e boa sorte no garimpo!

limite01

Novato
Valeu pelas dicas galera!!

Acho que vou continuar garimpando mais um pouco. Realmente eu queria achar um com cambio manual, ainda me assusto um pouco com a possibilidade de um cambio desses automáticos dar um zica. E eu particularmente gosto mais de cambio manual, mas é bem complicado achar um A3 manual.

De resto acho que não tem muito segredo. É paciência e um dose de sorte também! Vamos ver o que acontece...

Abraços!!