A3/2003/1.8T/180cv - Fluído do Cambio Automatico Tiptronic

Boa noite, companheiros...

Preciso de um informação 100% correta, sobre qual é o fluído exato para colocar no cambio do meu carro, Pentosin ou Dextron III???? Meu carro apresenta um atraso de 2,3 ou 4 segundos na troca de marcas, com mais frequencia no D, mas também acontece no automático, o giro sobe e demora pra achar a marcha correta. Tenho o carro a 04 anos, e já está com 150mil km rodados....

Aguardo contato,

Obrigado,

Ronaldo Nunes
Araranguá - SC
[email protected]
 

gabrielm

Novato
pode nao ser só o oleo. ja fez revisao antes?

agendei a revisao da caixa do meu (tip) para quinta que vem. o mecanico ja tem o oleo la com ele. mas tambem gostaria de saber essa informação certinha.

meu vou precisar trocar um sensor de rotação pois frio ele so passa da 2 pra terceira quando chega em 6k rpm. mas eu apago o erro no vag-com e volta ao normal...

tem que levar e pedir pra dar uma geral nela. meu ta com 120k e ja tinha revisado com 78kkm.

att
 
Nunca fiz revisao de tipo nenhum, apenas troquei correi dentada, troco o oleo e filtro do motor, de 5 em 5mil km... o emu eh bem estranho, mesmo com esse probleminha, tah dando 230km/h com rodas 19!!!!
 
qual seu câmbio? AT comum de 4 marchas ou o Tip?

Se for o AT 01M (A3 150 ou Aspro Auto)comum, usa esse aqui

foto22b.jpg


tem um colega que está a vender o óleo(exceto Tip)


http://www.a3clube.c...onic#entry94003


o tiptronic é o 09A

Usa esse aqui

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456627655-oleo-atf1-pentosin-transmissao-automatica-bmw-audi--_JM



pentosin-atf1-oleo-cambio-automatico-sintetico_MLB-O-196412850_3526.jpg



É específico pra Tiptronic
 

Reinaldo.a3

Membro
...vou deixa a minha experiencia aqui :

Para cambios automaticos dos 150cv ou Aspirado ( 01M ) sao esses os oleos/fluidos:

-MOBIL ATF LT 71141 1 L
-PENTOSIN ATF1 (preferivel)

Eu paguei 79 em cada litro do oleo e comprei 06 litros na lubnet.com.br.
O oleo velho saiu bem sujo...mas foi a melhor coisa que fiz! As trocas de marcha estao BEM melhores.

Aconselho tb ja comprar o fluido do diferencial que é bem CARO e só encontrei na VW Caraiga-SP ( Morumbi).
Em relação ao filtro do cambio aut eu tb recomendo comprar na concessionaria porque existem marcas paralelas (chinesas) que eu nao recomendo.

Eu nao sei qual é o oleo correto para os tiptronic...acho que o mais interessante é ligar na VW Caraiga ou na Eurobike apenas pra confirmar o oleo correto.


Abcs.
Reinaldo
 
Meu cambio é Tiptronic de 05 marchas... levei em uma oficina (bem pequena) aki da cidade, porém a mais equipada e o proprietário parecia entender do assunto, principalmente na parte eletronica, passar um equipamento que não lembro o nome, mas sei q não eh Scanner, nem Raster, nem VGA... e disse estar tudo certo, conforme o equipamento, nem avarias na memória, então poderia ser o fluído, ou os solenóides, ou jah os disco gastos... o problema é que aqui ninguém mexe nesses carros... vi um video no youtube de rapaz que fez a troca em casa, e filmou todo o procedimento, o qual não é difícil de fazer, basta ter o fluído correto e o filtro do carter do cambio... se eu tiver a informação correta sobre o fluído, eu mesmo faço, não tenho muito conhecimento, porém não sou completamente leigo no assunto, acredito ter capacidade.

Abraços a todos,

Ronaldo Nunes
Araranguá - SC
[email protected]
 

gabrielm

Novato
completar o oleo da pra fazer em casa, é pelo motor, embaixo do filtro de ar...agora o filtro da caixa pra trocar tem que abrir ela...

se tivesse erro em solenoide ia aparecer no scanner...

mandei uma pergunta la pro vendedor do oleo atf. se for mais barato que com o mecanico eu ja compro dele.....


att
 
MOBIL ATF LT 71141
Pode por o MOBIL TANTO NA TRANSMISSÃO 01M
ele atende a especificação ..


tanto a marcha demorando a entrar .. quando ela entra da um tranco
e na maioria das vezes acontece só de 3° Marcha

se for isso pode compra um kitizinho de sólenoide e fazer a 3° marcha do carro ....
faça antes que comprometa toda a transmissão ABRAÇO.
 
Meu carro não dah tranco na troca de marchas, apenas tem um atraso de uma marcha pra outra, e eh tanto da 1ª pra 2ª, da 2ª pra 3ª, da 3º pra 4ª... e as vezes da 4ª pra 5ª, mas acontece soh qdo eu arranco um com pressa, tipo para no semáfaro, e quero sair ligeiro acontece, parece que estou aprendendo a dirigir agora, num carro manual, e fico naquela de soltar devagar a embreagem, e acelero demais, o carro faz aquele ronco do motor e sai bem devagar... parece que fica queimando a embreagem... mas não tem cheiro de disco... acho q deve ser somente o nivel do oleo do cambio mesmo...
 

RGDA3

Membro
Olá pessoal.
Dá uma olhada nesse link: http://www.netserv19...S-LUBRIFICANTES
Procurem pelas suas respectivas Transmissões, tem o tipo de fluído lubrificante, a quantidade e a KM para troca.
Fica a dica, também tem o fluído do Diferencial.
Procurem lá por:
VW01M - Transmissão automática dos Audi Aspirados e Turbo 150cv.
JF506-E - Transmissão automática Tiptronic dos Audi Turbo 180cv.
OLEO P/ DIFERENCIAL - Possui uma nota para VW/AUDI.
Acho que essas são as especificações corretas e ter ajudado.
Abraços.
 
Ai está outra informação diferente postada pelo nosso amig RGDA3, na tabela presentada por ele, diz que o fluído usado no cambio tiptronic do A3 180cv, é o DexronIII, e na maioria dos outros post, fala do Pentosin Atf 1... fica a dúvida, tanto faz, são iguais e apenas de marcas diferntes??? Talvez não resolva meu problema, porém quero arriscar a troca do fluído, pois meu carro está com 150mil e nunca foi trocado, ao menos, quero colocr o fluido certo... Abraços!!!

Ronaldo Nunes
Araranguá - SC
 

RGDA3

Membro
Ai está outra informação diferente postada pelo nosso amig RGDA3, na tabela presentada por ele, diz que o fluído usado no cambio tiptronic do A3 180cv, é o DexronIII, e na maioria dos outros post, fala do Pentosin Atf 1... fica a dúvida, tanto faz, são iguais e apenas de marcas diferntes??? Talvez não resolva meu problema, porém quero arriscar a troca do fluído, pois meu carro está com 150mil e nunca foi trocado, ao menos, quero colocr o fluido certo... Abraços!!!

Ronaldo Nunes
Araranguá - SC

RonaldoA3TT, o Pentosin ATF1 atende e excede as especificações Dexron III e outras especificações de outras marcas também, é o fluído sintético indicado para nossos cambios Tiptronic.
Pode ir de boa nele.
Outra coisa RonaldoA3TT, só para te esclarecer: Dexron III não é uma marca de fluído e sim uma especificação do fluído à qual as marcas devem seguir, é como uma certificação que a marca atende/supera para o fluído específico.

Olhe as especificações do Pentosin ATF1:

65ce039f.jpg


Espero ter ajudado a solucionar suas dúvidas.
Se tiver postado alguma coisa errada, favor me corrigirem.
Abraços.
 

gabrielm

Novato
como ja foi falado por aqui no clube.....esse dextron era usado na especificação antiga...agora na nova não é mais recomendado...entao a tabela esta desatualizada mesmo.

att
 

Tang

Membro
Pessoal

A spec VW TL 521 62 não é a do TIPTRONIC ..... veja a spec do Pentosin --

http://www.pentosin.net/specsheets/Pentosin_ATF1.pdf

OE REFERENCE NUMBERS/RECOMMENDATIONS
Make Reference Number
Audi/Volkswagen G052162 A1/A2/A6


G052162 A1/A2 ou A6 não é pro TIP, ou seja, ele serve pro AUTO 4 marchas.

Tiptronic é G052990A2 --- Paralelo que oficialmente atenda a classificação só tem da Fuchs Titan e da Febi, além de uma marca Alemã que não comercializa fora da alemanha e não consegui importar.

Comprei o original na Inglaterra fabricado pela Texaco e também o Febi.

Tem gente que já usou (VWVortex) o Mobil 1 ATF (Sintetico) ou algum outro com spec MERCON V sem problemas.

Eu não usaria o ESSO LT nem o Pentosin ATF1, mas cada um é cada um.

Abs
 

RGDA3

Membro
Pessoal

A spec VW TL 521 62 não é a do TIPTRONIC ..... veja a spec do Pentosin --

http://www.pentosin....ntosin_ATF1.pdf

OE REFERENCE NUMBERS/RECOMMENDATIONS
Make Reference Number
Audi/Volkswagen G052162 A1/A2/A6


G052162 A1/A2 ou A6 não é pro TIP, ou seja, ele serve pro AUTO 4 marchas.

Tiptronic é G052990A2 --- Paralelo que oficialmente atenda a classificação só tem da Fuchs Titan e da Febi, além de uma marca Alemã que não comercializa fora da alemanha e não consegui importar.

Comprei o original na Inglaterra fabricado pela Texaco e também o Febi.

Tem gente que já usou (VWVortex) o Mobil 1 ATF (Sintetico) ou algum outro com spec MERCON V sem problemas.

Eu não usaria o ESSO LT nem o Pentosin ATF1, mas cada um é cada um.

Abs

Tang, estive pesquisando essa especificação G052990A2 e achei este: http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Drivetrain/Transmission/Fluid/ES11846/
Então este seria o original Audi com a especificação correta para os nossos tiptronic e não os Pentosin ATF1 como antes eu mencionei.
Abraço.
 
Topo