A3 180cv ajuda com manutenção!

ThiagoF

Membro
Ola pessoal me associei ao clube agora que comprei uma a3 180cv 2002..
ate tenho entendimento em mecanica mais nada se compara a quem tem experiencia com o carro..ja possui e conhece legal!
pessoal pretendo trocar o oleo dele em breve..porem fico meio assim na escolha..um tecno BR semi sintetico 15-40 vai legal ??? ou vcs me indicam um 100% sintetico mesmo??
outra coisinha...hj de manha liguei ele e minha mae flou que saiu uma fumacinha do escape..ele nao fuma ate onde sei...tipo foi a 1º partida do dia acho normal sair um pouco de fumaça,..isso seria algo anormal pessoal ???

espero que possam me ajudar
Abraço a todos!
 
Thiago,

O óleo ideal é o sintético 5W30.Sempre que trocar ( o ideal é a cada 7.000 Km ), troque o filtro de óleo junto.

Normalmente, em dias frios ou durante a primeira partida pela manhã, costuma sair vapor ( não é fumaça ) pela descarga.

Quanto ao óleo, pode o Pentosin, Motul, Mobil, etc...

A AUDI usa hoje o Pentosin e usava o Motul até uns 2 anos atrás.

Já que irá trocar o óleo, verifique também o óleo da caixa de marcha, da direção hidráulica e do freio.Neste último, veja se não tem água misturada.Se tiver, troque imediatamente, usando o recomendado pela Audi ( não sei esta especificação de cabeça ).

Qual a quilometragem do carro??Aos 50.000 km deve-se trocar a correia dentada, além do esticador dela e seu rolamento.

Muito importante a verificar é se há formação de borra de óleo no interior do motor.Mande limpar as "aeroquips" da turbina, para que não falte lubrificação nela e, se possível, troque a água do motor e utilize o aditivo recomendado pela Audi.

Como está a suspensão e freios??

Assim que possível, se apresente aqui no fórum e poste umas fotos da Audera, ok?

Dê notícias,

Abs,

Patrick Mello
 

Jordaum

Aro 99
Pratick já falou tudo, tem nem o que comentar mais não :) Só acrescentar q a especificação do fluido de freio é Dot4, e que é bom trocar a cada 2 anos.

[]s,
 
pessoal minha audi numa viagem que fiz estava a 180 km por hora derrepente o carro começou a fumaçar e espirrar óleo pelo porta copos nunca vi isso quando abri o tampo do motor estava pegando fogo atraz da turbina agora meu carro anda ouço o barulho da turbina mas ele não desenvolve o motor esta trabalhando certinho a turbina eu ouço o barulho porque que ele não esta andando???? me ajudem sou novato com audi!!!
 

Taty

Novato
Patrick me ajuda responde meu forum "Manutenção audi a3 28 mil", vc que entende bem mais que eu. Me aconselha, me ilumina, to desesperada!!
 
Hammer,

Parece que a turbina "foi pro saco"...Repito: parece!!

Onde vc está??Em São Paulo, Capital??

O interessante aí é descobrir PORQUE ela pode ter quebrado e porque vazou tanto óleo ( sob pressão alta!! ) e podem ser algumas coisas: má lubrificação, pressão inadequada, defeito da própria turbina, tubulação de água ou óleo rompida levando ao superaquecimento dela e algumas outras coisas...

Te perguntei onde vc está, pois é importante indicar alguém de confiança para verificar seu carro.

Dê notícias e por favor, se apresente no site, se possível colocando fotos da sua máquina também.

Abs,

Patrick Mello
 
valew Patrick pelas dicas, agora é o seguinte o meu mecanico abriu o carro mas não acha nada sabe o carro não esta andando mais escuto o barulho da turbina normal só que quando chega em 50 km/h a turbina desarma da tipo um estalo e o carro não a nada mais do que isso o que será que é ????me ajuda kara!!!
 

ThiagoF

Membro
PatrickMello1969 disse:
Thiago,

O óleo ideal é o sintético 5W30.Sempre que trocar ( o ideal é a cada 7.000 Km ), troque o filtro de óleo junto.

Normalmente, em dias frios ou durante a primeira partida pela manhã, costuma sair vapor ( não é fumaça ) pela descarga.

Quanto ao óleo, pode o Pentosin, Motul, Mobil, etc...

A AUDI usa hoje o Pentosin e usava o Motul até uns 2 anos atrás.

Já que irá trocar o óleo, verifique também o óleo da caixa de marcha, da direção hidráulica e do freio.Neste último, veja se não tem água misturada.Se tiver, troque imediatamente, usando o recomendado pela Audi ( não sei esta especificação de cabeça ).

Qual a quilometragem do carro??Aos 50.000 km deve-se trocar a correia dentada, além do esticador dela e seu rolamento.

Muito importante a verificar é se há formação de borra de óleo no interior do motor.Mande limpar as "aeroquips" da turbina, para que não falte lubrificação nela e, se possível, troque a água do motor e utilize o aditivo recomendado pela Audi.

Como está a suspensão e freios??

Assim que possível, se apresente aqui no fórum e poste umas fotos da Audera, ok?

Dê notícias,

Abs,

Patrick Mello






Entao Patrick ele ta filé de motor cara..levei num mecanico de confiança meu..andou..estudou legal o motor..nao fuma nao bate nao raja nada...totalmente seco o motor...filé..
quero trocar o liquido de arrefecimento junto com oleo e os filtros..qual poe..paraflu????
outra coisa como poe foto do audao??? so meio frango em blogs e foruns pessoal kkkkk
oo freios dele ta fortissimo..fico feliz demais quando freio ele..muito bom mesmo..porem as pastilhas tao em meia vida mais ou menos meu mecanico olhou..mais direto ela fica assobiando sabe quando vc freia...um barulho alto as vezes incomoda;;

Abraço
 

Taty

Novato
Segundo o Patrick me explicou, o 5w30 é melhor para motores turbo. (Nossa que chique já to comentando em outros tópicos assuntos 'técnicos'). Agora só sei que esse 5W30 é uns 50 reais mais caro que o outro. Pelo menos o da marca Castrol que a Audi recomenda no manual. (recomenda pq deve ter feito uma senhora parceria de mkt e ganha $$ em cima, obvio).
 
Bom w30 pode ser meio fino demais,jah que estamos num pais tropical...onde se passa dos 30 graus facil...fora o maior aquecimento do oleo da turbina...
 

ThiagoF

Membro
Pessoal, entao vi numal loja o oleo Elaion 100% sintetico 5w40 to pensando em por esse no meu audi a3 180cv
que vcs acham???? na embalagem vem falando o oleo ser indicado pela VW..e audi eh VW tbm neh pessoal

abraço
 
Pessoal,

Na época em que esse modelo de A3 era vendido O km, não existia ainda os 5W30, que realmente são melhores e garantem um pouco mais de viscosidade nos "extremos de temperatura do motor".
Na autorizadas Audi, o pessoal trabalha hoje com o Pentosin 5W30.
Não há problema em utilizar o 5W40.Ele atende às especificações do veículo.Apenas os 5W30 são um pouco melhores...
Não é recomendado usar o 0W30 por se tratar de "fuído" e ser muuuuuito fino.

Taty,

Vc está começando a gostar do negócio, hein??Vai lá no Pacaembu na 5ª agora??

Abs a todos,

Patrick Mello
 
hammerfallklks disse:
valew Patrick pelas dicas, agora é o seguinte o meu mecanico abriu o carro mas não acha nada sabe o carro não esta andando mais escuto o barulho da turbina normal só que quando chega em 50 km/h a turbina desarma da tipo um estalo e o carro não a nada mais do que isso o que será que é ????me ajuda kara!!!

Hammer,

Seu mecânico entende mesmo de Audi ou é apenas um curioso no assunto.

Por favor, leve em alguém que conheça esses carros.

O barato sai caro...

Abs,

Patrick Mello
 

Taty

Novato
VOU!! Amanhã, tô começando a gostar do negócio não, sempre gostei, a diferença é que agora eu estou virando especialista no assunto. rsrsrs
 

Northon

Membro
PatrickMello1969 disse:
Pessoal,

Na época em que esse modelo de A3 era vendido O km, não existia ainda os 5W30, que realmente são melhores e garantem um pouco mais de viscosidade nos "extremos de temperatura do motor".
Na autorizadas Audi, o pessoal trabalha hoje com o Pentosin 5W30.
Não há problema em utilizar o 5W40.Ele atende às especificações do veículo.Apenas os 5W30 são um pouco melhores...
Não é recomendado usar o 0W30 por se tratar de "fuído" e ser muuuuuito fino.

Taty,

Vc está começando a gostar do negócio, hein??Vai lá no Pacaembu na 5ª agora??

Abs a todos,

Patrick Mello

Em 1º lugar, insta consignar que o óleo, atendendo a especificação VW XXX XXX que está no manual, é porque passou nos testes e atende ao que pede o motor.

Em 2º, entre o 5w30 e o 0w30 não haverá qualquer prejuízo em utilizar o 0w30, ao contrário, o numero antes do W significa viscosidade a frio, como será mais viscoso, isto é, mais fácil de lubrificar a frio, diminuirá o desgaste do motor quando ligar na 1ª partida. Já, quando quente, os dois terão a mesma viscosidade.

No mais, motor cansado nao recomendo w30, o ideal é w40 pois já terá uma folga maior e, se por w30, poderá queimar mais óleo...

Além do que eu acho o w30 muito viscoso a quente, afinando demais o oleo podendo faltar lubrificação posteriormente.

O elaion 5w40 é sintético e atende as normas VW, então podem colocá-lo sem medo nos A3 8L.
 

della

Membro
Northon disse:
PatrickMello1969 disse:
Pessoal,

Na época em que esse modelo de A3 era vendido O km, não existia ainda os 5W30, que realmente são melhores e garantem um pouco mais de viscosidade nos "extremos de temperatura do motor".
Na autorizadas Audi, o pessoal trabalha hoje com o Pentosin 5W30.
Não há problema em utilizar o 5W40.Ele atende às especificações do veículo.Apenas os 5W30 são um pouco melhores...
Não é recomendado usar o 0W30 por se tratar de "fuído" e ser muuuuuito fino.

Taty,

Vc está começando a gostar do negócio, hein??Vai lá no Pacaembu na 5ª agora??

Abs a todos,

Patrick Mello

Em 1º lugar, insta consignar que o óleo, atendendo a especificação VW XXX XXX que está no manual, é porque passou nos testes e atende ao que pede o motor.

Em 2º, entre o 5w30 e o 0w30 não haverá qualquer prejuízo em utilizar o 0w30, ao contrário, o numero antes do W significa viscosidade a frio, como será mais viscoso, isto é, mais fácil de lubrificar a frio, diminuirá o desgaste do motor quando ligar na 1ª partida. Já, quando quente, os dois terão a mesma viscosidade.

No mais, motor cansado nao recomendo w30, o ideal é w40 pois já terá uma folga maior e, se por w30, poderá queimar mais óleo...

Além do que eu acho o w30 muito viscoso a quente, afinando demais o oleo podendo faltar lubrificação posteriormente.

O elaion 5w40 é sintético e atende as normas VW, então podem colocá-lo sem medo nos A3 8L.

O Northon falou bem, apenas complementando... a especificação que vem antes da letra "W" (de winter, ou inverno in english) é a viscosidade em baixas temperaturas, e baixas mesmo, nada parecido com terras tupiniquins, mesmo no sul.

Para o Brasil, o que realmente importa é o que está depois do W. Sigam as recomendações do manual.
 
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