A3 1.8T 150 03 2p MT Preto - Raphael

rapha.reis

Membro
Buenas,

Meu nome é Raphael, tenho 27 anos e sou de SP Capital, atualmente moro e trabalho em Jarinu interior de SP e todo FDS vou pra capital.

Já tive alguns carros modificados, mas apenas modificações estéticas. Este é meu primeiro carro ao qual realizarei modificações mecânicas!

Em 2012 - 2013 tive um Golf GTI mk3 94 que era xodó! Muito íntegro, troquei a frente para frente de Jetta, tinha os bancos da A3, susp a ar... era meu carro de dia a dia:

BzcVx5d.jpg

Depois precisei de um carro econômico pra viajar direto e acabei pegando um Palio 2013 completinho que também teve susp a ar e rodas, mas não tenho foto infelizmente. Cruzei a Argentina, Bolívia, Paraguai, Chile e Brasil de Palio 1.0!
bmeD8Qs.jpg

p7HNoKG.jpg

[YouTube]https://www.youtube.com/watch?v=mrstMCxNNvQ[/YouTube]

Diferente dos outros carros, no Audi não vou seguir a linha do "stance". Minha vida mudou quando um primo comprou um Gol GTS 2.0 turbo e eu andei em um carro turbo pela primeira vez rsrs. A sensação de por 2º e ouvir o giro subir e os pneus fritarem é indescritível! Desde a época do Golf eu já era doido pra ter um A3 1.8T!
Enfim, mutreteiro que sou, cacei até que achei um A3 no qual o dono precisava de um carro econômico. Aí já viu... troquei o palio no A3. Pretendo deixar a mecânica fina, afinal é meu carro de uso diário! Depois disso, trocar essas rodas, partir pra uma suspensão mais baixa mas que mantenha dirigibilidade boa, cuidar destes detalhes do painel, forro, banco... detalhes! E ai sim partir pra um upgrade de turbina, escape, chip e o caralho A4. Quero um carro misto de dia-a-dia que permita diversão em um track day.

gAICere.jpg

3UIXHcP.jpg

TtHTzeF.jpg

UCWyvlt.jpg

cFTJSbM.jpg

IHULgur.jpg

5kbx8Xd.jpg

uuLlhRt.jpg

fymURQK.jpg

Fotos de quando peguei o carro. Sim,vários detalhes a fazer, mas eu estou disposto! O carro era de garagem, o antigo dono tinha outro carro e usava pouquíssimo o A3.

Peguei o carro faz 2 semanas. To muito feliz com o carro!

Primeiro problema: Um belo dia na estrada a noite apagou farol, parou o ventilador, seta, buzina... pesquisei aqui no forum e lí sobre o bendito do comutador de ignição. Comprei um no mercadocar a 40R$ e levei em um auto elétrico pra trocar. Quando desmontamos, o comutador estava perfeito. O que deu problema foi o plug do comutador, que por algum motivo que ainda não sei esquentou muito a ponto de derreter um dos pinos do plug. Estou caçando um plug do comutador, algum amigo que o tiver me diz por favor! Por enquanto estamos com uma adaptação técnica, infelizmente. Detalhe: após a retirada do airbag, led ficou aceso no painel. Mas certeza que está conectado corretamente!

Primeira coisa que fiz:

jj139BN.jpg

Mobil 5w40, filtro de óleo Fram e filtro de ar trocados.

Quando ergui o carro vi a mangueira que sai do intercooler solta! A abraçadeira estava solta. Tratei de apertar.. o que foi triste, pois antes disso o turbo estava espirrando haha... mas tb estava sem pressurização. Após isso andou ridiculamente mais! Não tirei foto infelizmente.

DTAyBGR.jpg

Aqui está a mangueira que sai da valvula, estava quebrada. Troquei por uma nova.

QUOTGIQ.jpg

OoI7Kr1.jpg

Mangueira do regulador de pressão também partiu só de encostar. Carro ficou oscilando entre 900 e 1200 rpm na lenta. Troquei também e ficou normal de novo.

"Sanados" os problemas, fui viajar no carnaval! Fui com a patroa pra São Thomé das Letras, ida e volta 770km. Fui e voltei em modo soviético hard hahaha... 190 na Fernão Dias. Carro foi perfeito! Na volta, depois de rodar por umas 2 horas entre 140 e 160, fui reduzir marcha em uma ultrapassagem e tomei um susto... não entrou a quarta! Tentei terceira e nada... nem a quinta entrou mais. Parei em um posto e fui tentando engatar sem forçar, fui soltando a embreagem devagar até que entrou a primeira, e as outras marchas da mesma forma com muita dificuldade!

Com bastante calma cheguei a SP, e fiquei encucado com isso... a embreagem não estava alta, nem patinando nem trepidando pra ter morrido assim do nada. Pesquisei bastante aqui e cogitei ser atuador, mas a embreagem tinha curso normal. Assim ficou registrado no PC de bordo a chegada a SP:

zCLQrQu.jpg

Consumo médio, ainda que otimista, muito justo pela pegada da viagem!

Ontem ao voltar do trabalho sai com o carro e... normal! Engatando perfeitamente de novo. Hoje pela manhã levei em um mecânico de confiança e ele deu uma volta no carro. Além deste problema de não engatar, eu ouvia um ronco alto ao acelerar que era crescente. E quando pisava na embreagem e deixava o carro descer também ouvia. Quando revisamos o óleo do cambio... dava dó! Quando tiramos o bujão deve ter saído no máximo 100ml de óleo do cambio! Tratamos de por óleo no tal do cambio, 2 litros certinho!

i3rV0ql.jpg

É... é o que tinha pra hoje! A viscosidade pelo menos é a certa, agora a qualidade eu já não sei.

Enfim, óleo trocado e cambio perfeito! Manteguinha, engatando liso. Peguei estrada hoje e rodei 80 km, um bom trecho a 140 e tudo perfeito até então!

Vi vários posts aqui da galera reclamando deste ronco no cambio e também do problema de não engatar. Pode não ser o mesmo problema que eu tive, mas enfim, fica aí a vivência!

Várias coisas pra fazer, vou copiar um outro colega aqui do forum que esta inserindo todos os gastos em uma planilha na internet, vou deixar disponível aqui!

Próximos passos:

-Plug do comutador de ignição(URGENTE, dicas serão bem vindas)
-Rolamentos
-Ar condicionado não funciona. Foi gasto cerca de 800 reais recentemente pelo antigo dono, que disse que um dia ao ligar o ar viu fumaça sair do capo. E vi que o porta fusivel em cima da bateria esta derretido... preciso revisar o porque de ter derretido.
-Troca correia e esticador
-Revisar freios. De vez em nunca, ao freiar, o pedal trepida. Carro freia normal, mas pedal fica trepidando. E o pedal esta muito baixo... segundo mecanico pode ser cilindro mestre.
-Trocar junta do cabeçote. Está bem melecado de óleo em volta do cabeçote, mecanico diz que apenas trocar a junta resolve.

PLANILHA DE GASTOS: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ONiHULm8eoGpYqkiC5fMUsKkT1YcO9y9gH_vx_7SY2E/edit#gid=0

PERGUNTAS:

-Pelo fato de ter desligado o air bag pra trocar o comutador, tenho que apagar o erro no VCDS? Ou realmente deu algo de errado no air bag?

Obrigado e parabéns a todos pela colaboração! Irei postar o máximo possível pra ajudar a todos.

Sent from my iPhone using Tapatalk

della

Membro
Tens uma bela saga pela frente, mas o modelo tem potencial, turbo, manual e 2P dá um projeto e tanto!
Sobre suas perguntas:
Conector: Você pode utilizar um de bomba de combustível interna, serve perfeitamente.
Luz do Air Bag: Quando o volante é sacado para acessar o comutador a ignição não pode ser ligada, caso contrário registra a avaria, outro ponto é ter cuidado na montagem do volante, se o cara não colocar de volta exatamente na mesma posição que foi sacado corre o risco de estragar a "cinta" do air bag... Primeira coisa é resetar a falha no VCDS.

rapha.reis

Membro
della disse:
Tens uma bela saga pela frente, mas o modelo tem potencial, turbo, manual e 2P dá um projeto e tanto!
Sobre suas perguntas:
Conector: Você pode utilizar um de bomba de combustível interna, serve perfeitamente.
Luz do Air Bag: Quando o volante é sacado para acessar o comutador a ignição não pode ser ligada, caso contrário registra a avaria, outro ponto é ter cuidado na montagem do volante, se o cara não colocar de volta exatamente na mesma posição que foi sacado corre o risco de estragar a "cinta" do air bag... Primeira coisa é resetar a falha no VCDS.
Sim, uma saga e tanto sem dúvidas! Devagar chego lá.
Um plug de bomba interna é igual Della?

Perfeito, obrigado pela ajuda! Semana que vem deve chegar o cabo que comprei no mercado livre, agora aprender a usar o software!

olivercruuz

Membro
sou suspeito pra falar, mas os 2p são os mais lindos hehehe
procurei por muito tempo um 2p turbo e com teto inteiro... acabei não achando e peguei aspirado mesmo

rapha.reis

Membro
Atualizando...

Muitas coisas aconteceram, pequenos problemas e grandes melhorias! Até então passei bons momentos com o carro, um problema ou outro mas nada grave.

Os faróis me incomodavam muito com esse aspecto de carro velho... além da iluminação péssima! Como pego muita estrada, estava complicado.

Em casa mesmo, lixei com 1200 e fiz o polimento na mão mesmo com a ajuda do meu velho:

y24Xjjg.jpg

Melhorou uns 20%, mas continuava péssimo! Com a ajuda do pessoal do grupo do Whatsapp, me indicaram um brother que resolveria o problema... e de fato resolveu! Na foto não da pra ver muito bem, mas melhorou muito!

if9YQvi.jpg

1zUj0VQ.jpg

Meu apoio de braço estava com o botão quebrado. "Restaurei" o botão da melhor forma possível. Pra quem não sabe, tem como retirar o botão soltando os parafusos na parte de dentro, conforme foto:

hMdORJO.jpg

Ai fica bem mais fácil trabalhar com o mecanismo! Usei arame e uma vareta de trava elétrica pra refazer as travinhas. Funcionou!

re5RAJ2.jpg

27uv0F7.jpg

Outra coisa que me incomodava muito no carro eram as colunas com o tecido esfarelando.

lc4H9BT.jpg

Tecido comprado e...

zjYsyai.jpg

xHPYoLQ.jpg

Que alívio ter as colunas limpas! Próximo passo será o teto, mas meu teto até que não está tão ruim.

Aproveitando o embalo, parti pras laterais traseiras! Sinceramente, eu achei a qualidade dos acabamentos do A3 muito fracos... me decepcionaram um pouco. Meu Golf 94 tinha acabamentos de melhor qualidade. Com toda a idade do carro, quando desmontei as laterais traseiras estavam em melhor estado. Enfim:

Bastante cola pra arrumar os suportes. Ainda tem muitos rangidos, preciso desmontar com tempo novamente pra dar um jeito de resolver isso.

StsW3yY.jpg

ocS36FM.jpg

AKzC0at.jpg

kY2mdwl.jpg

lsngPe7.jpg

Sz9mBwq.jpg

Sim, eu instalei uma valvula de prioridade pra fazer tshi (meu primeiro carro turbo...)

oUpQahF.png

Dois rolamentos dianteiros trocados, começaram a roncar a alguns dias

vuau2mf.png

Tirei as rodas 17 ridículas e botei as originais enquanto as 18 não vem!

Uvhxi6G.png

Alguns center caps que estavam faltando

h07Rvkd.png

As lentes dos dois farois de milha estavam quebradas. Infelizmente eles não são originais, este carro já sofreu uma leve pancada na frente que danificou o parachoque. Troquei as lentes e botei lampadas super brancas.

mclFMhe.jpg

Kit suspensão! Bieletas, 4 buchas da bandeja, buchas barra estabilizadora, kit amortecedor dianteiro. Tudo Monroe Axios!

hLPOhpE.jpg

LyhK6NX.jpg

Suspensão completa feita na Drift de São Caetano/SP. Amortecedores reduzidos e com mais pressão, molas esportivas e todas as buchas trocadas. Baixadinha de leve...

ABksOvr.jpg

Trampo do FDS: reservatório OEM, Rad Clean pra limpar o sistema, interface china, manopla com coifa, porta fusível bateria china

bOxPxjS.jpg

Drenando água do sistema seguindo o tutorial do forum!

NO2wkZw.jpg

DlC9NvR.jpg

Boa95pc.jpg

Listo! Agora rodar 7 dias e drenar e torçer pra não ter vazamento!

IKFtdED.jpg

Meu carro está baixando água, mas não vejo vazamento. Ou se tem, é algo bem sutil! Uma vez a cada 2 semanas pelo menos preciso botar água. Por isso decidi usar o rad clean, na intenção de encontrar logo o vazamento. Não está misturando com óleo nem nada do tipo!

Próximo mês faço nova troca de óleo e já entro com o militec! Depois que encontrar a causa do problema do arrefecimento, vou comprar o kit troca de correia da ECS com correia Gates e valvula termostática 87º, mais bomba d'agua e uma caralhada de coisa! Tambem pretendo trazer um kit de junta da tampa de válvula, a tampa está bem melada, está começando a vazar por alí!

Um problema que tem sido bem complicado é andar com o carro na chuva. Meu AC não está funcionando e será revisado em breve. Em dias de chuva, ligo o ventilador e jogo o ar todo no parabrisa. O vidro fica ok sem embaçar por algum tempo mas de repente entra um bafo quente dentro do carro que embaça o parabrisa inteiro na hora! Ai sou obrigado a ligar o ar quente pra desembaçar. Não sei se quando o carro esquenta alguma mangueira furada deixa o ar entrar no sistema de ventilação... não sei, preciso de sugestões!

Fora tudo isso, só alegria! Sigo com a restauração, estou atualizando todos os valores na planilha pra quem tiver interesse. Link no primeiro post!

Abraços

Reinaldo.a3

Membro
preto e 2p.....mesma configuração do meu.
Bacana ver que esse a3 ta nas maos certa!

PS : Qual o codigo/partnumber dessa manopla com coifa? Qto pagou ?

Abcs,
Reinaldo

Iuri

Membro
essa manopla é do aliexpress ne?

eu achei ela..mas estou em duvidas sobre as medidas que tem vendidas lá!

quanto pagou na caixa de fusivel de cima da bateria?achou aonde?

rapha.reis

Membro
ReinaldoDiasA3 disse:
preto e 2p.....mesma configuração do meu.
Bacana ver que esse a3 ta nas maos certa!

PS : Qual o codigo/partnumber dessa manopla com coifa? Qto pagou ?

Abcs,
Reinaldo
Fala Reinaldo!

Essa manopla eu comprei no Aliexpress mais pra saber a qualidade mesmo, paguei 25 reais se não me engano! Não tenho o part number.
Pelo valor, qualidade muito válida. Acabei que usei ela pra restaurar a minha original, pois a minha estava com o logo das marchas gasto. Tirei o logo desta manopla e puis na original.

Iuri disse:
essa manopla é do aliexpress ne?

eu achei ela..mas estou em duvidas sobre as medidas que tem vendidas lá!

quanto pagou na caixa de fusivel de cima da bateria?achou aonde?
Sim, do Ali!

Essa que eu comprei não serviu no meu carro. Até onde sei comprei o modelo certo, mas o encaixe na alavanca é bem mais largo. Acabei usando ela pra restaurar a minha original!

Caixa de fusíveis do Aliexpress tb... ótima qualidade aparentemente! Paguei cerca de 50 reais.

Iuri

Membro
Qual foi a medida da manopla..eu vi que tem duas..uma menor e uma maior..

Tem o links da caixa?

Everson

Novato
Belo trabalho no carro, os farois ficaram exelentes e o restante tbm.

Sobre sumir a agua o meu aconteceu exatamente a mesma coisa, Olha por tudo e não achava o vazamento, até que um dia na troca de óleo ví o escorrido rosa do líquido de arrefeicimento na bomba dagua, pouca coisa vazando. Não sei se é o teu caso mas fica a dica.

rapha.reis

Membro
Iuri disse:
Qual foi a medida da manopla..eu vi que tem duas..uma menor e uma maior..

Tem o links da caixa?
A manopla que comprei foi essa, mas como eu diss,e não serviu! O encaixe dela é bem mais grosso: https://www.aliexpress.com/item/23mm-5-6-Speed-Car-Gear-Shift-Knob-With-Leather-Boot-Gear-Stick-Shifter-Lever-Gaiter/32759170454.html?spm=2114.13010608.0.0.UaCF79

Este é o link da caixa de fusíveis, de qualidade muito boa: https://www.aliexpress.com/item/New-Fuse-Box-for-VW-Beetle-Golf-Jetta-1J0937617D-1J0937550-1J0937550AA-1J0937550AB-AC-AD/32614419452.html?spm=2114.01010208.3.9.AHlLSh&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_1_10152_10065_10151_10130_10068_5010013_10136_10137_10060_10138_10155_10062_437_10154_10056_10055_10054_10059_303_100031_10099_10103_10102_10096_10052_10053_10142_10107_10050_10051_5030014_10084_10083_10080_10082_10081_10178_10110_519_10111_10112_10113_10114_10182_10078_10079_10073_10123_10189_142,searchweb201603_1,ppcSwitch_5&btsid=e5af32cc-80d5-41e1-ba33-c7bc5c800415&algo_expid=06249209-ef6d-4ff8-930b-368c511b5cfe-0&algo_pvid=06249209-ef6d-4ff8-930b-368c511b5cfe

Éverson disse:
Belo trabalho no carro, os farois ficaram exelentes e o restante tbm.

Sobre sumir a agua o meu aconteceu exatamente a mesma coisa, Olha por tudo e não achava o vazamento, até que um dia na troca de óleo ví o escorrido rosa do líquido de arrefeicimento na bomba dagua, pouca coisa vazando. Não sei se é o teu caso mas fica a dica.
Obrigado! Ainda tenho muito trabalho pela frente, devagar chego lá!

Boa, não cheguei a desmontar a proteção da correia pra dar uma olhada na bomba d'agua! Vou ver isso, obrigado pela dica!

Everson

Novato
Muito bom Rapha.
Sobre o tuff stuff, cuidado ao passar no couro do teu carro pois ele é bem agressivo e pode danificar.

Opa Raphael, belíssimo carro e voce tem muito cuidado com o carro mesmo, vim para saber o seguinte, esse adaptador usb e aux que voce comprou funciona bem? Da uma qualidade boa (comprei recentemente pro meu carro, vao instalar amanha), e a valvula d eprioridade, pagou quanto e aonde comprou?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Queria aproveitar e ver se alguem pode me ajudar, tenho o cabo VAG versao 17, meu carro esta com uma falha qnd acelero ele, passei no scanner da mecanica e nao deu nd, sera que pode ser a borboleta suja? As luzes de ABS estao ficando acesas no meu, consigo apagar-las apebas pelo cabo VAG? Se
Sim, como faço?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Iuri

Membro
@[member="rapha.reis"]
Tu diz que a manopla de 22m é muito pequena para o encaixe original?
Pois lá tem duas medidas
Á 13 e a 22..uma tem de servir kk